Detran-AM passa a exigir exame toxicológico para primeira CNH a partir de julho; veja regra

Escrito por

em

Mudança vale para candidatos que querem tirar habilitação para motos, carros e veículos de pequeno porte.

Amazonas – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai passar a exigir exame toxicológico com resultado negativo para quem solicitar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B a partir de 1º de julho.

A mudança segue uma determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão ligado ao Governo Federal. A regra vale para candidatos que querem tirar habilitação para motos, carros e veículos de pequeno porte.

O exame toxicológico já é obrigatório para motoristas com CNH nas categorias C, D e E, que incluem caminhões, ônibus e outros veículos de transporte.

Como funciona o exame toxicológico para tirar a primeira CNH

O candidato não precisa apresentar o resultado do exame logo no início do processo de habilitação. A entrega poderá ser feita até a etapa de emissão da Permissão para Dirigir (PPD), desde que o resultado seja negativo.

Antes de liberar o documento, o Detran-AM vai consultar o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) para confirmar se o exame foi realizado e está válido.

O procedimento deve ser feito em postos de coleta e laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito. São os mesmos locais que já realizam o exame para motoristas das categorias C, D e E.

O exame tem validade de dois anos e meio. Informações sobre valores, prazos e locais de atendimento devem ser consultadas diretamente com os laboratórios credenciados.

Fonte: G1

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *