Categoria: Manaus

  • Hospital de Manaus mobiliza população para identificar paciente internado após agressão

    Homem deu entrada no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado sem documentos e segue sem contato com familiares.

    Manaus – O Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, na zona leste de Manaus, está pedindo apoio da população para ajudar na identificação de um paciente internado sem qualquer documentação.

    O homem deu entrada na unidade no último domingo (1º/03), após ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo informações médicas, ele foi vítima de agressão física e precisou de atendimento hospitalar imediato.

    De acordo com a direção da unidade, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, até o momento nenhum familiar ou responsável legal compareceu ao hospital. O paciente permanece sob cuidados médicos e segue sem identificação formal.



    Mobilização do Serviço Social

    Sem documentos ou dados que permitam contato com parentes, o Serviço Social da unidade iniciou uma força-tarefa para tentar identificar o homem e restabelecer o vínculo com sua rede de apoio. A localização de familiares é considerada fundamental tanto para o suporte emocional quanto para a condução de procedimentos administrativos e decisões médicas durante o período de internação.

    Como ajudar

    Qualquer pessoa que tenha informações que possam contribuir para a identificação do paciente pode entrar em contato pelos telefones:

    📞 (92) 3249-9062
    📞 (92) 99378-8158

    O atendimento também pode ser feito presencialmente no setor de Serviço Social do hospital, localizado na avenida Cosme Ferreira, nº 3.937, bairro Coroado, zona leste da capital.

    A unidade reforça que todas as informações recebidas serão analisadas com responsabilidade, com o objetivo de possibilitar o reencontro do paciente com seus familiares o mais breve possível.

  • Carro perde roda em movimento e causa colisão na zona Norte de Manaus

    Falha mecânica fez motorista perder o controle do carro e provocou colisão na via.

    Manaus – Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta segunda-feira (2) na avenida das Torres, localizada na zona Norte de Manaus. De acordo com informações preliminares, um veículo sofreu uma falha mecânica enquanto trafegava pela via, quando um dos lados da suspensão acabou se soltando de forma repentina.

    O problema ocorreu durante o deslocamento do automóvel, surpreendendo o motorista e outros condutores que seguiam pela avenida, conhecida pelo grande fluxo de veículos ao longo do dia.

    Motorista relata momento em que roda se desprende

    Em vídeos que passaram a circular nas redes sociais logo após o ocorrido, o condutor do veículo afetado relata que sentiu a roda se soltando de maneira inesperada. Nas imagens, é possível perceber a dificuldade do motorista em manter o controle do carro após a falha na suspensão.

    Outro motorista que presenciou o acidente afirmou ter visto o exato momento em que a peça se desprendeu do eixo do automóvel. As imagens reforçam o relato, mostrando a roda fora da posição normal e o veículo perdendo estabilidade na pista.

    Colisão ocorreu após manobra brusca
    Com a falha mecânica, o carro foi arremessado em direção à sarjeta. Durante a tentativa de evitar um impacto maior, outro veículo que trafegava pela via acabou atingindo o automóvel, sem tempo hábil para frear ou desviar, devido à manobra brusca provocada pela situação inesperada.

    Até o momento, não há informações oficiais sobre pessoas feridas. As circunstâncias do acidente ainda não foram detalhadas por autoridades de trânsito.

    Fonte: AM POST

  • Águas de Manaus intensifica obras de esgoto em todas as zonas da capital

    Manaus – A Águas de Manaus inicia o mês de março com frentes de obras de esgotamento sanitário em todas as zonas da cidade. Entre os dias 2 e 7, nove áreas recebem serviços de implantação de redes coletoras e novas ligações domiciliares. Todas as intervenções serão realizadas no período diurno.

    A iniciativa faz parte do plano de expansão do sistema de esgoto na capital amazonense. Atualmente, a cobertura do serviço já alcança 40% da área urbana de Manaus, e a meta é ampliar esse índice, garantindo mais qualidade de vida, saúde pública e preservação ambiental.

    Na zona Norte, os bairros Nova Cidade e Osvaldo Frota já contam com frentes de obras em andamento. Nas zonas Sul e Centro-Sul, os serviços chegam aos bairros Japiim e Nossa Senhora das Graças. Já nas zonas Oeste, Centro-Oeste e Leste, as equipes atuam nos bairros Planalto, Alvorada, Ponta Negra, Jorge Teixeira e Tancredo Neves.

    Durante a execução dos trabalhos, as vias passam por sinalização e interdição temporária para garantir a segurança das equipes, pedestres e condutores que circulam pelos locais. Em caso de dúvidas ou para mais informações, os moradores podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 092 0195, disponível para ligações e mensagens via WhatsApp.

    Fonte: Águas de Manaus

  • Mutirão de serviços garante mais de 7,8 mil atendimentos à população da zona sul de Manaus

    Foram oferecidas consultas médicas, além de emissão de documentos, acesso ao crédito e outros serviços

    Manaus – A 32ª edição do Programa Governo Presente, realizada no último sábado (28/02), nas Escolas Estaduais Prof.ª Ondina de Paula Ribeiro e Prof. Benício Leão, no bairro Japiim 1, zona sul de Manaus, somou mais de 7,8 mil atendimentos prestados à população. O mutirão de serviços reuniu mais de 30 órgãos da rede pública estadual, assegurando a emissão de documentos, consultas médicas, apoio ao crédito e entre outros atendimentos.

    A ação é coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), pela Unidade de Gestão Integrada (UGI), Secretaria de Governo (Segov) e Casa Civil, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Mais de 500 servidores foram mobilizados para atender a comunidade.

    O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, ressaltou o compromisso do Governo do Estado em aproximar cada vez mais os serviços dos órgãos públicos à comunidade, facilitando o acesso. “O Governo Presente foi pensado para estar onde as pessoas mais precisam. Nesta edição, no Japiim, reunimos as secretarias para atender a população da zona sul, seguindo a determinação do governador Wilson Lima”, disse.

    O motorista Sérgio Lima, de 53 anos, foi um dos beneficiados pelo mutirão de serviços. Ele fez consulta com oftalmologista, oferecida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). “Estava com dificuldades para leitura. Aproveitei a ação para conseguir a receita e já saí com o encaminhamento. Trabalho durante a semana e não tenho tempo, então, aproveitei a oportunidade para me consultar. Fui muito bem atendido”, relatou.

    Ações estendidas

    De segunda à quarta-feira (02 a 04/03), a SES-AM realizará atendimentos com consultas médicas presenciais. Na segunda-feira, serão disponibilizados atendimentos com clínico geral e ginecologista. Na terça-feira, terá somente clínico geral. Na quarta-feira, será a vez das especialidades de Ginecologia e Pediatria.

    A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) vai emitir declarações de hipossuficiência, além de atendimentos, por livre demanda, para a regularização de CPF.

    A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) seguirá realizando cirurgias de castração solidária de animais agendados durante a ação de sábado.

    E a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) também participa com atendimentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e agendamentos.

    Balanço de atendimento

    Durante a ação de sábado, a SES-AM realizou mais de 800 atendimentos em consultas presenciais com oftalmologista e clínico geral. Para Teleconsulta foi disponibilizada a especialidade de ortopedia. Também foram oferecidos exames, aferição de pressão e glicemia.

    A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) levou totem digital interativo com jogo de prevenção à dengue e à malária, a maquete “Certo e Errado no combate à dengue”, jogo de trilha gigante em tapete de vinil sobre prevenção à doença, e fez atividade lúdica de pintura para crianças de até 10 anos. Também realizou exposição educativa com insetos vetores, serpentes e morcegos, abordando zoonoses no Amazonas, além da distribuição do material educativo “Checklist contra o Aedes”.

    A Sepet, por meio do Castramóvel, realizou 369 atendimentos para castração solidária e agendamento de cães e gatos. Na ocasião, também inaugurou mais uma unidade do projeto Castramóvel ampliando a política pública de bem-estar animal. Com a entrega, o Amazonas passa a contar com seis unidades móveis em funcionamento.

    O morador do Japiim, Arquimedes Morais, de 40 anos, que levou sua cadela para realizar o procedimento de castração, elogiou o atendimento. “Eu achei muito bom, é um serviço muito importante. Além disso, ajuda no orçamento financeiro, já que a castração é gratuita”, declarou.

    O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), da SSP-AM, realizou cerca de 800 atendimentos para emissão e agendamentos para Carteira de Identidade Nacional (CIN).

    A dona de casa Samanda Lima, de 46 anos, aproveitou para renovar a carteira de identidade de seus dois filhos, de 7 e 15 anos. “Estava com dificuldades para emitir esse documento para os meus filhos. O Governo Presente é uma iniciativa muito importante para nós e bem perto da minha residência. Sou muito grata por essa ação”, disse.

    A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) realizou cerca de 1.027 atendimentos, entre eles, cadastro no Programa Crédito Rosa e orientações para o curso do Projeto Padaria Artesanal. Também fez a entrega de 300 kits de absorventes do Programa Dignidade Menstrual e de cartões da 1ª via do Auxílio Estadual.

    A Sejusc fez 1.397 atendimentos com a emissão de declarações de hipossuficiência, de regularização de CPF, serviços de apoio psicológico, social e jurídico, além de microcrédito do programa Empreender no Envelhecer para pessoas a partir de 45 anos e espaço recreativo para crianças.

    A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) realizou 118 atendimentos com orientação sobre a doação de cadeira de rodas, Programa Crédito Mais Inclusão e solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD). Orientou, ainda, sobre a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e da Carteira Intermunicipal (Passe Legal).

    A Secretaria de Educação e Desporto Escolar atendeu 115 pessoas com serviços de agendamento do Provão Eletrônico, atualização de cadastro de alunos e Serviços do Seduc Atende.

    A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) realizou cadastros de currículos na rede Sine Amazonas e encaminhamento para entrevista de emprego. Além disso, orientou sobre a Carteira digital de trabalho e habilitação para o seguro-desemprego.

    Fonte: Agência Amazonas

  • Instituto Municipal de Mobilidade Urbana intensifica sinalização viária em três zonas da capital

     Manaus – O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, na madrugada de sábado, 28/2, uma série de serviços de sinalização viária nas zonas Norte, Oeste e Sul da capital. A ação integra o cronograma permanente de ordenamento e reforço da segurança no trânsito, com foco na prevenção de acidentes e na proteção de pedestres e condutores.

    Durante a operação, as equipes executaram pintura de faixas de pedestres, implantação de sinalização vertical com instalação de placas regulamentares e de advertência, além da instalação de defensa metálica em pontos estratégicos.

    Na zona Norte, foram instaladas novas placas de sinalização ao longo das rua Bernardo, Dalva Oliveira e João Bosco Ramos Lima, no bairro Tancredo Neves, com o objetivo de organizar a circulação, orientar condutores e garantir maior visibilidade das normas de trânsito. Ainda na mesma zona, a avenida Noel Nutels, em frente ao campo do Núcleo 22, no bairro Cidade Nova, recebeu a implantação de defensa metálica, equipamento essencial para disciplinar o fluxo de veículos e ampliar a segurança de pedestres que circulam na área.

    Na zona Sul, a rua Coronel Teixeira Araújo passou por serviço de sinalização horizontal com a implantação de linha simples contínua, medida que reforça a proibição de ultrapassagens em trechos específicos e contribui para a redução de conflitos viários.

    Já na zona Oeste, a avenida Brasil recebeu a instalação de mais de 20 faixas de pedestres ao longo de toda a extensão da via. A medida reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança viária, garantindo travessias mais seguras e promovendo maior respeito à prioridade do pedestre.

    De acordo com o diretor de Sinalização do IMMU, Lucas Pimentel, as intervenções seguem critérios técnicos e fazem parte de um planejamento estratégico da autarquia. “A sinalização é um dos principais instrumentos de organização do trânsito. Quando implantamos faixas, placas e defensas, estamos garantindo mais previsibilidade para condutores e mais segurança para pedestres. Essas ações são planejadas com base em estudos técnicos e priorizam pontos com maior fluxo e necessidade de reforço”, destacou.

    De acordo com o IMMU, a realização dos serviços durante a madrugada minimiza impactos no tráfego e assegura maior agilidade na execução das intervenções. As ações fazem parte da estratégia contínua da Prefeitura de Manaus para fortalecer a sinalização urbana, promover a organização do tráfego e reduzir os índices de sinistros nas vias da cidade.

    Fonte:  Divulgação/IMMU

  • Impurb aposta em tecnologia e informação para melhorar mapeamento urbano nos serviços do Implurb

    Manaus – A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), inova em tecnologia e informação ao incorporar na rotina de trabalho e às suas ferramentas de geoprocessamento o software Drone2Map. A plataforma transforma imagens capturadas por drones em mapas inteligentes, modelos tridimensionais e análises detalhadas que fortalecem o planejamento urbano e a tomada de decisões estratégicas.

    De acordo com o gerente de Geoprocessamento do Implurb (GIG), Luiz Albuquerque, a aplicação do Drone2Map é considerada um divisor de águas.  “Sua aplicação tem demonstrado ser revolucionária.  O sistema de pós-processamento, baseado no conceito de um sistema de transformação geográfica, permite o tratamento de imagens capturadas por drones, utilizando princípios básicos da fotogrametria”, explicou.

    A equipe do GIG passou por treinamento sobre o uso do software que, na prática, converte imagens brutas em representações 2D e 3D de alta precisão. “O Drone2Map, em sua operação, converte imagens brutas capturadas em representações 2D e 3D. Adicionalmente, o software realiza diversas análises sobre essas imagens, gerando produtos como Modelos Digitais de Elevação (MDE), incluindo curvas de nível e mosaicos”, detalhou Luiz.

    Esses produtos permitem uma leitura aprofundada do território, auxiliando desde estudos topográficos até análises estruturais e ambientais. Embora o processamento possa exigir capacidade computacional robusta, o resultado entrega alto nível de qualidade e confiabilidade técnica.

    projetos gerados são georreferenciados e adequados para integração em nossa base de dados geocolaborativa, o Sistema de Dados Espaciais (SDE), que é amplamente utilizado em nossa secretaria”, destacou o gerente. Isso significa que todas as informações produzidas podem ser incorporadas ao banco oficial de dados do órgão, fortalecendo a inteligência territorial do município.

    Com a licença já adquirida, o Implurb passa a ter autonomia para transformar imagens aéreas em dados estratégicos. “O Drone2Map oferece um conjunto abrangente de ferramentas. Com a licença adquirida pelo Implurb, teremos a oportunidade de utilizar essa plataforma para gerar produtos a partir de imagens coletadas por drone, integrando-os à nossa base de dados”, reforçou Luiz.

    A adoção da tecnologia representa mais agilidade, precisão e eficiência na análise urbana. O Drone2Map integra recursos avançados de fotogrametria 2D e 3D, possibilitando a criação de ortomosaicos, nuvens de pontos tridimensionais e modelos digitais que ampliam a capacidade técnica da gestão pública.

    A ferramenta, associada ao sistema e à equipe técnica, vai fortalecer ações e políticas para o planejamento da cidade, aliando inovação, inteligência geográfica e modernização administrativa para oferecer respostas mais rápidas e fundamentadas às demandas urbanas.

    Fonte:  Claudia do Valle/ Implurb

  • Ageman amplia capacidade da iluminação pública em ruas do bairro São Francisco

    Manaus – Os moradores da rua Vasconcelos Chaves, no bairro São Francisco, zona Sul de Manaus, foram beneficiados com a melhoria da iluminação pública. A localidade, que contava com luminárias de 30 watts, recebeu 14 novas luminárias com potência de 70 watts no fim de semana.

    O trabalho de instalação das novas luminárias foi acompanhado pelas equipes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).

    O diretor-executivo de Regulação e Fiscalização do Serviço de Iluminação Pública da Ageman, Everaldo Leal Santarém, informou que a mudança se deu a pedido dos moradores.

    “A comunidade solicitou que a iluminação da quadra de esportes da rua ficasse acesa durante a madrugada, porque ajudava a iluminar melhor a via. Acionamos a Manaus Luz, que fez um teste de luminescência no período da noite e foi constatada a necessidade de ampliar a potência das luminárias para garantir uma melhor luminosidade na rua, ampliando a segurança para motoristas e pedestres”, explicou ele.

    A doméstica Tereza Torres, que mora na localidade há mais de 30 anos, disse que o trecho tem fluxo intenso de veículos e apresentava pouca luminosidade, mesmo com todos os equipamentos em funcionamento. “Agora, sim, ficamos até mais tranquilos e nos sentindo mais seguros”, destacou.

    Além da rua Vasconcelos Chaves, a Ageman também solicitou uma avaliação das condições de iluminação da rua Araújo Filho, localizada nos fundos da sede da Fundação Hospital Adriano Jorge. Nos próximos dias, a concessionária Manaus Luz deverá realizar um estudo para verificar a necessidade de melhorias no local.

    A Ageman reforça que problemas envolvendo os serviços de iluminação pública podem ser registrados por meio do aplicativo Manaus Mais Luz, pelo número 0800-201-0001 ou ainda junto à Ouvidoria da agência reguladora, pelos números de WhatsApp 98842-2919 e 98410-3247.

    Fonte: Tereza Teófilo/Ageman

  • Corpo de trabalhador empurrado em porto de Manacapuru é encontrado por equipes do Corpo de Bombeiros do AM

    Inicialmente, a polícia informou que ele teria caído de forma acidental, mas pós analisar as imagens, a Polícia Civil mudou a linha de investigação e passou a tratar o caso como homicídio.

    Manaus – O corpo do trabalhador identificado como Raimundo da Silva dos Santos, de 47 anos, foi encontrado neste sábado (28). Ele havia desaparecido após ser empurrado em um porto de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus. O resgate foi feito por equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros, que atuam nas buscas pelos desaparecidos do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV no Encontro das Águas.

    Raimundo desapareceu na madrugada de quinta-feira (26), na zona portuária de Manacapuru. Ele trabalhava no carregamento de cargas nos flutuantes. A Polícia Civil informou, inicialmente, que a queda teria sido acidental. Porém, após analisar imagens de câmeras de segurança, passou a investigar o caso como homicídio. 

    As imagens mostram Raimundo caminhando na área externa de um flutuante. Ao passar por um grupo de homens, um deles se levanta e o empurra pelas costas. Raimundo cai na água e desaparece.

    A identificação foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML), por meio de exame necropapiloscópico. O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) informou que os procedimentos seguem protocolos rigorosos, garantindo a correta identificação da vítima e a elucidação dos fatos.

    A Polícia Civil tenta identificar o homem que aparece no vídeo e apura as circunstâncias do caso.

  • Saiba quem era Raimundo, trabalhador conhecido como ‘Tita’ que morreu após ser empurrado em porto do Amazonas

    Raimundo da Silva dos Santos, o Tita, foi localizado no Rio Solimões após vídeo mostrar que ele foi empurrado pelas costas no porto de Manacapuru.

    Manaus – Conhecido como “Tita”, o trabalhador Raimundo da Silva dos Santos, de 47 anos, foi descrito pelo filho como um homem brincalhão, humilde e dedicado ao trabalho. Ele morreu após ser empurrado no Rio Solimões, no porto de Manacapuru, no interior do Amazonas.

    O corpo foi localizado no sábado (28) por mergulhadores do Corpo de Bombeiros. A identificação foi feita por meio de uma tatuagem com o nome do filho. “Só consegui identificar meu pai pela tatuagem com o meu nome”, contou Lucas Santos.

    Ele estava desaparecido desde a madrugada de quinta-feira (26), quando caiu na água após ser empurrado pelas costas. A cena foi registrada por câmeras de segurança. 

    Solteiro e pai de um filho, Raimundo era considerado presente e atencioso. “Ele era um excelente pai. Nunca deixou faltar nada quando eu era criança”, lembrou Lucas.

    Segundo o filho, Raimundo sempre trabalhou no carregamento de cargas em flutuantes. Também viajava para outras cidades em busca de serviço. Era conhecido em Novo Airão, onde atuava como descarregador de caminhão. Quando surgia oportunidade, seguia até Manaus para trabalhar no porto com colegas.

    “Ele sempre estava por lá atrás de trabalho, quando ligavam, ele ia”, relatou Lucas. De acordo com ele, o pai gostava do que fazia.

    Lucas contou ainda que Raimundo enfrentava problemas com bebida alcoólica, mas era considerado respeitoso e querido.

    “Ele era muito brincalhão, humilde e respeitoso com todo mundo”, disse. Católico, costumava ajudar a mãe nas tarefas do dia a dia.

    Segundo Lucas, o pai nunca mencionou ameaças ou conflitos no local onde trabalhava.

    Morte de Raimundo

    A Polícia Civil informou, inicialmente, que a queda teria sido acidental. Porém, após analisar imagens de câmeras de segurança, passou a investigar o caso como homicídio.

    As imagens mostram Raimundo caminhando na área externa de um flutuante. Ao passar por um grupo de homens, um deles se levanta e o empurra pelas costas. Raimundo cai na água e desaparece.

    A Polícia Civil tenta identificar o homem que aparece nas imagens e apura as circunstâncias do crime.

    Fonte: G1

  • Amazonas segue entre estados que mais desmatam, apesar da queda histórica na Amazônia

    Canutama, Lábrea e Apuí, no Amazonas, concentraram as maiores áreas devastadas entre agosto de 2025 e janeiro de 2026.

    Manaus – O desmatamento na Amazônia registrou o menor índice dos últimos sete anos no semestre encerrado em janeiro de 2026. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), houve redução de 41% em relação ao período anterior. Apesar da queda expressiva, o Amazonas aparece entre os três estados que mais derrubaram floresta, ao lado do Pará e do Acre.

    Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento mostram que, entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, três municípios amazonenses concentraram as maiores áreas devastadas:

    Isso é um alerta importante nos últimos meses: o avanço da destruição no norte do estado, onde há o maior bloco de áreas protegidas do mundo”, ressalta Raíssa Ferreira, pesquisadora do Imazon.

    Por outro lado, o Amazonas registrou uma das maiores reduções na degradação florestal — provocada por queimadas e extração de madeira. A área degradada caiu de quase 3 mil km² para apenas 53 km², uma queda de 98%.

    De acordo com o Imazon, a queda no desmatamento é essencial para que o Brasil alcance a meta de desmatamento zero até 2030. No Amazonas, o desafio é equilibrar os avanços na redução da degradação com o fato de ainda estar entre os estados que mais derrubam floresta na Amazônia Legal.

    Fonte: G1 Amazonas