Categoria: Manaus

  • TRAGÉDIA NA BR-174: colisão violenta destrói veículos, mata mulher e deixa vários feridos no Amazonas

    Impacto brutal entre táxi e carro de passeio mobilizou equipes de resgate; vítimas foram encaminhadas em estado grave para hospital de Manaus.

    Manaus – Uma cena devastadora marcou a manhã deste sábado (9) na rodovia BR-174, no Amazonas. Uma colisão extremamente violenta envolvendo um táxi e um carro de passeio, na altura do km 68, resultou na morte de uma mulher e deixou pelo menos sete pessoas feridas.

    O impacto foi tão intenso que os dois veículos ficaram completamente destruídos, espalhando destroços pela pista e provocando momentos de desespero entre motoristas que passavam pelo local. Imagens registradas por testemunhas mostram a gravidade do acidente e a força da batida.

    Uma mulher, que ainda não teve a identidade divulgada pelas autoridades, morreu ainda no local após ficar presa às ferragens. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam no resgate da vítima em meio à estrutura completamente retorcida do automóvel.

    Além da vítima fatal, ao menos sete pessoas ficaram feridas. Algumas delas foram socorridas por motoristas que trafegavam pela rodovia antes mesmo da chegada das equipes de emergência.

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foram acionados rapidamente para atender a ocorrência. Os sobreviventes foram encaminhados ao Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, localizado no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.

    Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas hospitalizadas, nem detalhes sobre o que teria causado o grave acidente.

    A tragédia causou forte comoção entre quem presenciou a cena e reacende o alerta para os perigos nas rodovias do Amazonas.

  • Após operação nacional, preços da gasolina e etanol recuam em Manaus

    Fiscalização da Operação Consumo Seguro pressiona postos e combustíveis registram queda de até R$ 0,70 na capital amazonense.

    Economia – Os preços da gasolina comum e do etanol apresentaram queda em Manaus após a deflagração da Operação Consumo Seguro, realizada em todo o país para fiscalizar possíveis abusos na comercialização de combustíveis. Na capital amazonense, a gasolina, que chegou a ser vendida a R$ 7,59, passou a ser encontrada por até R$ 6,89. Já o etanol caiu de R$ 5,59 para R$ 4,99 em alguns postos.

    A redução representa uma queda de R$ 0,70 no litro da gasolina e de R$ 0,60 no etanol, após dias de forte pressão sobre os preços e denúncias de aumentos considerados abusivos por consumidores e entidades do setor econômico.

    Operação mirou possíveis irregularidades

    A Operação Consumo Seguro foi coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, com apoio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), do Procon Amazonas e do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas.

    Além da fiscalização de produtos vencidos e possíveis adulterações, a ação também analisou a evolução dos preços dos combustíveis nos últimos meses para identificar práticas abusivas contra consumidores.

    Alta histórica acendeu alerta

    Nesta semana, o preço da gasolina em Manaus atingiu o maior patamar desde 2022, durante o período mais crítico da pandemia. No interior do Amazonas, o combustível já se aproxima dos R$ 9 por litro em alguns municípios.

    O aumento gerou reação de vereadores, entidades empresariais e representantes do transporte coletivo. O Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas defenderam medidas emergenciais para conter os reajustes.

    Mercado ainda enfrenta falta de transparência

    Em Manaus, o abastecimento ocorre principalmente por meio da Refinaria da Amazônia e de combustíveis importados pelas distribuidoras.

    Segundo dados da refinaria, a gasolina sem tributos estava sendo comercializada a R$ 4,51 para distribuidoras. Já o etanol era vendido a cerca de R$ 5,28, conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

    Especialistas apontam que a diferença entre os preços praticados pelas distribuidoras e os valores repassados aos consumidores finais dificulta a compreensão do mercado e abre espaço para distorções. Contratos diferentes entre postos e fornecedores também influenciam diretamente no preço final ao consumidor.

    Consumidor segue atento

    Apesar da redução observada após a operação, consumidores ainda demonstram preocupação com a instabilidade dos preços. A expectativa agora é que a fiscalização mantenha pressão sobre o setor para evitar novos aumentos considerados injustificados.

  • Incêndio atinge restaurante e botijões de gás aumentam risco de tragédia

    Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível observar uma densa cortina de fumaça preta que podia ser vista ao longe.

    Manaus – Um restaurante foi atingido por um incêndio na quinta-feira (7), na avenida Maceió, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus. O incidente, marcado por chamas intensas e o risco iminente de explosões, causou pânico em quem passava por uma das vias mais movimentadas da cidade.

    De acordo com relatos de testemunhas e imagens capturadas por motoristas, o fogo se espalhou rapidamente. Um dos pontos de maior preocupação foi a presença de várias botijas de gás de cozinha no local, o que aumentava o risco de uma tragédia maior.

    Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível observar que as labaredas atingiram a vegetação em um muro lateral, o que serviu como combustível para que o fogo se propagasse com ainda mais velocidade. Uma densa cortina de fumaça preta se formou, podendo ser avistada de diversos bairros vizinhos.

    A fumaça espessa tomou conta da avenida Maceió, comprometendo severamente a visibilidade dos condutores. O fluxo de veículos, que já é intenso na região, passou a apresentar grande lentidão, exigindo atenção redobrada e paciência dos motoristas que trafegavam no sentido Centro/Bairro.



    O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado rapidamente para o combate direto ao fogo. A prioridade das equipes foi resfriar a área onde as botijas de gás estavam localizadas e isolar o perímetro para evitar que o incêndio atingisse residências e comércios vizinhos.

    Até o fechamento desta edição, os bombeiros permaneciam no estabelecimento realizando o trabalho de rescaldo, processo de resfriamento para evitar o surgimento de novos focos de incêndio. Não houve registro de feridos e as origens do fogo ainda são desconhecidas e devem ser apuradas após perícia técnica no local.

    O trânsito na região segue monitorado por agentes locais até a completa retirada das viaturas e dispersão da fumaça.

    Fonte: D24am

  • IML procura familiares de idoso que morreu após dar entrada vindo de Iranduba

    Manaus – O Instituto Médico Legal (IML) está em busca de familiares de Antonio Tomais Gama, de 64 anos, para o reconhecimento e a liberação do corpo. O idoso, natural de Carauari, no interior do Amazonas, deu entrada na unidade no último domingo (3), vindo do município de Iranduba.


    De acordo com o IML, a identificação foi confirmada por meio de exame de confronto necropapiloscópico, procedimento realizado a partir da comparação das digitais com registros civis. O trabalho contou com a atuação de peritos do instituto em conjunto com especialistas do Instituto de Identificação do Amazonas Aderson Conceição de Melo (IIACM).


    O órgão reforça que os corpos permanecem aguardando reconhecimento familiar pelo período de até 30 dias. Após esse prazo, caso não haja procura, o sepultamento é realizado como pessoa não identificada na capital amazonense.


    A liberação do corpo pode ser feita apenas por familiares, que devem comparecer ao setor de Coordenação Operacional do IML, localizado na Avenida Noel Nutels, nº 300, bairro Cidade Nova 2, zona norte de Manaus.


    O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3216-6040.

    Por jornalista Débora Alcântara
    Foto: Divulgação/SSP-AM

  • Carro perde controle e despenca dentro de igarapé na zona oeste de Manaus; vídeo

    Acidente aconteceu durante a madrugada na avenida Brasil, no bairro Compensa, em trecho sem muro de contenção.

    Manaus – Um carro caiu dentro de um igarapé na madrugada desta quinta-feira (7), na avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste de Manaus. O acidente chamou a atenção de moradores e motoristas que passavam pela região nas primeiras horas do dia.

    De acordo com informações preliminares, o veículo despencou em um trecho da via onde não existe muro de contenção às margens do igarapé. Ainda não há detalhes oficiais sobre a dinâmica do acidente, mas a suspeita inicial é de que o motorista tenha perdido o controle da direção antes da queda.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DYCmYs8BYvt/?igsh=enlhZHY2eHY0ZnZs

    Imagens registradas no local mostram o carro parcialmente submerso dentro do igarapé. O veículo precisou ser removido com o auxílio de um guincho, o que exigiu atenção redobrada de quem trafegava pela avenida.

    Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde do condutor nem se havia outras pessoas no automóvel no momento do acidente.

    A Polícia deve investigar as circunstâncias da ocorrência para esclarecer o que provocou a queda do veículo no igarapé.

  • Motociclista morre após colisão e motorista foge sem prestar socorro na AM-070

    Nelio José Ferreira da Silva retornava do trabalho quando teve a motocicleta atingida por um carro na noite desta quarta-feira.

    Manaus – Um grave acidente de trânsito terminou com a morte de Nelio José Ferreira da Silva, de 54 anos, na noite desta quarta-feira, na rodovia AM-070, que conecta Manaus ao município de Iranduba.

    A colisão aconteceu por volta das 19h, nas proximidades do quilômetro 19 da estrada.

    Segundo informações preliminares, Nelio conduzia uma motocicleta quando acabou colidindo com um veículo modelo Toyota Etios.

    Motorista teria fugido sem prestar socorro

    De acordo com relatos iniciais, a mulher que dirigia o carro de passeio deixou o local logo após o acidente e não prestou assistência à vítima.

    As circunstâncias da colisão ainda deverão ser investigadas pelas autoridades responsáveis.

    Até o momento, não há informações sobre a identificação ou localização da motorista envolvida no acidente.

    Trabalhador retornava do serviço no momento da tragédia

    Nelio morava no município de Iranduba e trabalhava como lenheiro. Segundo familiares, ele seguia o trajeto habitual de volta para casa após o expediente quando ocorreu o acidente fatal.

    A família foi informada sobre a morte por um amigo da vítima, que reconheceu Nelio no local da colisão.

    Vítima deixa esposa e cinco filhos

    A morte de Nelio José Ferreira da Silva causou comoção entre familiares e amigos. O trabalhador era casado e deixa cinco filhos.

    O caso deve ser investigado para esclarecer as causas do acidente e apurar possível omissão de socorro por parte da condutora do veículo.

    Fonte: AM POST

  • Polícia Civil divulga imagens de duas pessoas que desapareceram em Manaus

    Informações podem ser repassadas pelos números (92) 3667-7713, da Deops; (92) 99962-2441, da Depca; 197 ou (92) 3667-7575, da PC-AM; e 181, da SSP-AM.

    Manaus – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio das Delegacias Especializadas em Ordem Política e Social (Deops) e em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), divulga as imagens de duas pessoas que desapareceram em locais distintos de Manaus.

    A PC-AM reforça que, em casos de desaparecimento, não é necessário aguardar 24 horas para registrar a ocorrência. O procedimento pode ser realizado em qualquer delegacia, mediante a apresentação de documentos pessoais, além de informações sobre o último local onde a pessoa foi vista, suas características físicas e uma foto atualizada.

    Desaparecidos

    Miqueias Sarmento da Silva, de 32 anos, desapareceu no dia 2 de maio deste ano, na alameda Nossa Senhora do Bonfim, bairro Zumbi dos Palmares, zona leste.

    Anna Khynbylim Miranda de Souza, de 12 anos, desapareceu no mesmo dia, na avenida Maués, bairro Cachoeirinha, zona sul.

    Colaboração

    A PC-AM solicita que quaisquer informações que possam ajudar na localização dos desaparecidos sejam repassadas pelos números: (92) 3667-7713, da Deops; (92) 99962-2441, da Depca; 197 e (92) 3667-7575, da PC-AM; ou 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

  • Eleitores enfrentam filas no último dia para regularizar título em Manaus

    Prazo final nesta quarta (6) permite emitir o primeiro título, atualizar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral em todo o país

    Manaus – O último dia para regularizar o título de eleitor foi marcado por intensa movimentação em Manaus. Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (6), eleitores formaram filas em frente ao Fórum Eleitoral na tentativa de garantir atendimento antes do encerramento do prazo.


    A alta demanda reuniu tanto pessoas com horário agendado quanto aquelas que compareceram sem marcação prévia.

    Muitos relataram dificuldades para acessar o sistema online, o que levou parte da população a buscar atendimento presencial de última hora.


    Com a liberação da entrada, o fluxo aumentou rapidamente e os espaços internos ficaram lotados

    Do lado de fora, eleitores aguardavam na expectativa de conseguir uma vaga ao longo do dia.


    O prazo para regularização termina nesta quarta-feira em todo o país. Até o fim do dia, ainda é possível emitir o primeiro título, atualizar dados cadastrais ou solicitar a transferência de domicílio eleitoral por meio da Justiça Eleitoral.

    Por Jornalista Débora Alcântara

  • Manaus registra mais de 350 casos de sífilis congênita em 2025, diz Semsa

    Sífilis congênita é transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez ou no parto. Sem tratamento, pode causar aborto, parto prematuro, morte do recém-nascido e sequelas graves

    Manaus – Manaus registrou 351 casos de sífilis congênita em crianças menores de um ano em 2025, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em 2026, já foram confirmados 66 novos diagnósticos. De acordo com o órgão, 90,5% das mães dos bebês não fizeram ou não concluíram corretamente o tratamento durante a gestação.

    A sífilis congênita é transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez ou no parto. Sem tratamento, pode causar aborto, parto prematuro, morte do recém-nascido e sequelas graves, como cegueira, surdez e deficiência intelectual.

    Dados do boletim epidemiológico de 2026 mostram que muitos casos são identificados fora do pré-natal.

    O diagnóstico da sífilis materna ocorreu em:

    • 38,7% durante o pré-natal;
    • 55,5% apenas no parto ou curetagem;
    • 4,6% após o parto;
    • 1,2% sem registro de diagnóstico.

    Entre 2020 e 2025, foram registrados 1.926 casos da doença na capital.

    Medidas para conter a doença

    Para enfrentar o problema, a Prefeitura de Manaus criou, em 2025, o Comitê Municipal de Prevenção da Transmissão Vertical, ligado à Secretaria Municipal de Saúde. O grupo acompanha os casos e propõe ações para reduzir a transmissão de sífilis, HIV e hepatites B e C da mãe para o bebê.

    Segundo a enfermeira Ylara Enmily Costa, presidente do comitê, o diagnóstico precoce é essencial. “O ideal é que o diagnóstico ocorra no primeiro trimestre, o que permite iniciar o tratamento e reduzir o risco de transmissão”, explicou.

    A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do pré-natal. A orientação é que gestantes façam testes em diferentes fases da gravidez e iniciem o tratamento com penicilina benzatina o quanto antes, para evitar a transmissão ao bebê.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Tribunal de Contas do Estado quer abrir a ‘caixa-preta’ dos gastos da prefeitura com o festival Sou Manaus

    Órgão quer apurar o aumento de 1.156% dos gatos do município ao longo de quatro anos com o evento, que, em 2022, custou cerca de R$ 2 milhões e, no ano passado, R$ 25 milhões.

    Manaus – O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) determinou a abertura de uma tomada de contas especial para investigar gastos do Festival Sou Manaus Passo a Paço de 2025, organizado pela prefeitura da capital.

    Na prática, é o início de um processo administrativo formal para apurar, com profundidade e detalhadamente, o aumento de 1.156% dos gatos do município ao longo de quatro anos com o evento, que, em 2022, custou cerca de R$ 2 milhões e, no ano passado, R$ 25 milhões.

    Depois de dois adiamentos, por pedido de vistas de conselheiros do Tribunal, o processo sobre o assunto entrou na pauta da sessão de segunda-feira (4), quando se determinou que a prefeitura torne públicos todos os documentos relacionados aos gastos com o evento no ano passado para se começar a tomada de contas especial.

    No fim de fevereiro, o parecer do Ministério Público de Contas sobre o assunto destacou a falta de transparência e justificativa clara para o astronômico aumento do custo do evento. O parecer enviado ao TCE ressalta que não houve justificativa técnica suficiente para esse salto de despesas.

    O parecer também destacou que o gasto era desproporcional diante de outras prioridades da cidade em áreas como saúde, educação e saneamento, argumento também defendido pelo vereador Coronel Rosses, que foi o responsável por levar a denúncia ao TCE.

    Apesar de ter demonstrado compartilhar da indignação de quem compara gastos para a realização de shows com as carências de Manaus, o conselheiro Érico Desterro, relator do processo, destacou que agir diante disso é papel da Câmara de vereadores, assim como a Assembleia Legislativa deve fiscalizar gastos do governo do estado com eventos culturais.

    O vereador coronel Rosses participou da sessão no TCE desta segunda-feira. “Estar aqui defendendo a legalidade administrativa é um dever. Ao mesmo tempo, me envergonha porque na casa administrativa onde eu fui eleito democraticamente eu não consigo fazer isso, porque lá é um anexo da prefeitura de Manaus”, afirmou o vereador sobre a câmara municipal.

    O g1 questionou a Câmara Municipal de Manaus (CMM) sobre a alegação feita pelo vereador, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

    A responsabilização dos gestores responsáveis pelo gasto com o Sou Manaus foi defendida pelo Ministério Público de Contas, que afirma ter havido erro grosseiro, culpa grave e omissão do então prefeito, David Almeida (Avante), e do então diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.

    Com isso, o MP defendeu a aplicação de multa aos responsáveis, o que, pelo menos por enquanto, não foi aprovado pelo plenário do Tribunal de Contas.

    Segundo o prefeito David Almeida, o festival custou R$ 34 milhões — R$ 25 milhões de recursos públicos e R$ 9 milhões de patrocínios —, gerou cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos e movimentou aproximadamente R$ 150 milhões na economia local.

    À época do festival, em setembro do ano passado, o David Almeida afirmou que o festival custou R$ 34 milhões — R$ 25 milhões de recursos públicos e R$ 9 milhões de patrocínios —, gerou cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos e movimentou aproximadamente R$ 150 milhões na economia local.

    O g1 também questionou a prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, sobre as alegações defendidas pelo MP, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

    Fonte: G1