Categoria: Esportes

  • Conheça aparelho do Santos que vale R$ 1 milhão e ajuda Neymar em projeto Copa do Mundo

    Peixe conta com duas câmaras hiperbáricas no CT que auxiliam craque a acelerar a recuperação entre jogos; ele deve ser titular nesta quarta-feira, contra o Inter

    Esporte – Neymar tem um aliado de R$ 1 milhão no Santos para alcançar a plenitude física exigida pelo técnico Carlo Ancelotti e ter um lugar na Seleção que disputará a Copa do Mundo. O meia-atacante utiliza uma câmara hiperbárica no CT Rei Pelé para ajudar na corrida por um lugar no Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá.

    Desde o ano passado, o Santos conta com duas câmaras instaladas no centro de treinamento para otimizar a recuperação dos jogadores.

    No caso de Neymar, que divulgou fotos do tratamento nesta semana, a sessão auxilia também na aceleração da recuperação muscular, fundamental no atual calendário cheio.

    Depois de atuar 90 minutos no clássico de domingo contra o Corinthians, o craque deve novamente ser titular do Santos na partida desta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Internacional, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão.

    Será a chance de o camisa 10 apagar a atuação discreta do fim de semana para iniciar o processo de convencimento da comissão técnica da seleção brasileira rumo ao torneio. Fora dos amistosos contra França e Croácia, Neymar terá no máximo 16 jogos a fazer antes de Ancelotti definir os 26 convocados para a Copa.

    Em meio ao processo de recuperação técnica e física, Neymar desde o ano passado se utiliza da estrutura da câmara hiperbárica entre as partidas do Santos.

    O clube, que não gastou para adquirir o aparelho avaliado em R$ 1 milhão, obteve a tecnologia por intermédio de parceria em meio ao processo de modernização do departamento médico e de fisioterapia.

    Dentro da câmara, os jogadores são isolados e respiram oxigênio puro sob uma pressão superior à atmosférica. Esse aumento permite uma maior dissolução do gás no sangue, o que acelera a regeneração celular, cicatrização de tecidos e suporte terapêutico em diferentes condições.

    No caso dos atletas de alto nível como Neymar, o departamento médico e fisioterapêutico do Santos usa o tratamento na câmera hiperbárica para três pilares: redução das inflamações, aceleração na recuperação dos tecidos e melhora na oxigenação muscular.

    O aparelho, portanto, auxilia na recuperação entre jogos, pós-operatório e contusões, tanto em relação a traumas quanto problemas musculares.

    Neymar, na semana passada, conviveu com desgaste físico, perdeu treinos com bola e foi preservado do jogo contra o Mirassol.

    Dentro do Santos, ter duas câmaras hiperbáricas é uma situação considerada estratégica, acima de qualquer luxo. Os aparelhos milionários ajudam a reduzir o tempo de afastamento e deixar os atletas próximos dos 100% a cada rodada.

    Para Neymar, o aparelho serve como mais um auxiliar na curta corrida por um lugar na Copa do Mundo.

    Afinal, Carlo Ancelotti foi claro: o craque só estará na competição se atingir melhores condições físicas. Restam exatos dois meses para a convocação final do grupo que tentará o hexa para o Brasil.

    Fonte: Globo Esporte

  • Morte súbita no esporte: o perigo silencioso que pode surgir sem aviso durante o esforço físico

    Especialistas alertam que colapsos em atividades esportivas raramente são “do nada” e, na maioria dos casos, envolvem doenças cardíacas ocultas.

    Saúde – Quando um atleta cai repentinamente durante uma partida ou prova, a explicação costuma vir rápida: “morte súbita”. Mas, na prática, o que parece um evento inesperado geralmente tem uma causa silenciosa por trás — quase sempre ligada a problemas cardíacos não diagnosticados.

    A chamada Morte súbita cardíaca ocorre, na maioria dos casos, por arritmias graves, como a Fibrilação ventricular ou a Taquicardia ventricular. Essas alterações impedem o coração de bombear sangue de forma eficiente, levando à perda de consciência e, sem socorro imediato, à morte.

    Esforço físico pode revelar doenças ocultas

    Embora a prática de exercícios seja essencial para a saúde, em situações específicas o esforço intenso pode funcionar como gatilho para problemas cardíacos silenciosos.

    Durante atividades de alta intensidade, o corpo sofre mudanças importantes: aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e da liberação de adrenalina. Se houver alguma alteração estrutural ou elétrica no coração, esse cenário pode desencadear arritmias fatais.

    Apesar do impacto, esses eventos são raros. Estudos indicam que a incidência varia entre 1 e 3 casos a cada 100 mil atletas por ano. Ainda assim, o choque é grande porque muitas vítimas são jovens e aparentemente saudáveis.

    As causas mudam com a idade

    Entre atletas com menos de 35 anos, as causas mais comuns estão relacionadas a doenças genéticas ou estruturais do coração, como a Cardiomiopatia hipertrófica — considerada a principal responsável nesses casos.

    Outras condições incluem a Cardiomiopatia arritmogênica, anomalias nas artérias coronárias e síndromes elétricas, como a Síndrome do QT longo.

    Já após os 35 anos, o principal fator de risco passa a ser a Doença coronariana, caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias do coração. Nessas situações, o esforço pode desencadear infartos ou arritmias graves.

    Atletas amadores são os mais vulneráveis

    Um dado que chama atenção é que a maioria dos casos não ocorre com atletas profissionais. Mais de 90% das mortes súbitas relacionadas ao esporte acontecem durante atividades recreativas, como corridas de rua, futebol amador ou ciclismo.

    Isso acontece porque atletas profissionais passam por avaliações médicas frequentes, enquanto praticantes comuns muitas vezes iniciam atividades intensas sem qualquer triagem cardiovascular.

    Provas de resistência aumentam o risco

    Eventos de alta exigência física, como maratonas, triatlos e desafios de longa duração, colocam o organismo sob estresse extremo. Em maratonas, por exemplo, o risco estimado é de um caso de morte súbita a cada 50 mil participantes ao longo da vida esportiva.

    Mesmo sendo um número baixo, episódios continuam sendo registrados, principalmente nos momentos finais das provas ou logo após o término.

    Prevenção pode salvar vidas

    Especialistas são unânimes: a melhor forma de reduzir riscos é investir em avaliação médica antes de iniciar atividades físicas intensas.

    Exames como eletrocardiograma, teste ergométrico e ecocardiograma ajudam a identificar alterações silenciosas que podem representar perigo.

    Experiências internacionais mostram resultados concretos. Países que adotaram triagens obrigatórias conseguiram reduzir significativamente os casos de morte súbita entre atletas.

    Um evento raro — mas evitável

    Apesar de parecer imprevisível, a morte súbita no esporte raramente acontece sem sinais prévios do ponto de vista médico. Em muitos casos, o coração já apresentava uma condição que ainda não havia sido descoberta.

    Por isso, mais do que preparo físico, segurança no esporte também passa por prevenção.

    Antes de encarar desafios intensos, a recomendação é clara: cuidar do coração pode ser o passo mais importante para continuar em movimento.

  • Douglas Santos valoriza última convocação antes da Copa do Mundo após se recuperar de lesão

    Atleta do Zenit chega à terceira convocação na era Ancelotti, sendo o segundo lateral-esquerdo mais convocado pelo italiano; amistosos contra França e Croácia serão nos dias 26 e 31 de março, nos EUA

    Esporte – Na última segunda-feira (16), Douglas Santos chegou à sua terceira convocação na era Ancelotti, que divulgou a última lista antes da definição final dos nomes que vão defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. Após se recuperar de uma lesão no ombro, que o tirou dos testes contra Senegal e Tunísia, em novembro, o atleta do Zenit valorizou a última chamada antes do Mundial.

    Entre os atletas mais convocados pelo italiano, o paraibano é o segundo lateral-esquerdo com maior presença nas listas do técnico. Empatado com Caio Henrique, do Mônaco, ele está atrás apenas de Alex Sandro, do Flamengo. Com presença constante e a indefinição na posição, o jogador é um dos cotados para estar na lista final.

    Natural de João Pessoa, o lateral de 31 anos passou quase 10 anos longe da Seleção Brasileira. Campeão olímpico em 2016, ele voltou a ser chamado para as últimas rodadas das eliminatórias da América do Sul, no ano passado. Ao ser novamente convocado, o atleta destacou o foco para seguir sendo lembrado por Ancelotti

    É um motivo de muita alegria poder novamente servir à Seleção. O foco sempre é desempenhar o maior nível no clube, mas sempre sonhando em servir ao meu país. Essa convocação representa muito o desempenho e a dedicação diária. Vestir essa camisa é sempre uma grande responsabilidade e também um orgulho enorme — declarou o lateral.

    Sobre os últimos testes antes da lista final para a Copa do Mundo, contra França e Croácia, marcados para os dias 26 e 31, nos Estados Unidos, Douglas Santos enfatizou que vai trabalhar forte nos treinamentos para conseguir ajudar os companheiros e contribuir nos amistosos.

    Vou aproveitar cada momento, trabalhar forte nos treinos e dar o meu máximo para ajudar o grupo. A Seleção sempre exige o mais alto nível e estar na lista é a realização de um sonho que se renova a cada convocação — afirmou.

    Fonte: Globo Esporte

  • Neymar manda recado após ficar de fora de convocação de Ancelotti

    Atacante agradeceu o apoio dos fãs e reforçou o foco na recuperação e nos próximos desafios pelo Santos.

    Esporte – O jogador Neymar usou suas redes sociais na última segunda-feira (16) para agradecer o carinho dos fãs após ficar de fora da convocação do técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, para os próximos amistosos do Brasil.

    Em uma publicação, o atleta compartilhou a imagem de sua tatuagem com o símbolo do Santos Futebol Clube, acompanhada da frase: “As pessoas não entendem o quão obcecado eu sou em vencer”.

    “Obrigado a todos pelas mensagens de carinho hoje! Confiem no processo. O que tiver que ser, será! Trabalhe no silêncio”, escreveu.



    Antes do Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, ainda haverá mais uma convocação oficial da equipe brasileira, prevista para ser divulgada em 19 de maio. Até lá, Neymar terá uma sequência importante de jogos pelo Santos, incluindo partidas do Campeonato Brasileiro Série A, da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.

    Condição física

    A expectativa gira em torno da condição física do atleta e de sua capacidade de atuar em todos esses compromissos — fatores que podem influenciar diretamente na avaliação de Ancelotti para a definição da lista final da seleção.

    Nesta temporada, Neymar participou de apenas quatro partidas pelo Santos e marcou dois gols. Em um dos jogos contra o Mirassol, o atacante não foi relacionado devido ao controle de carga física, justamente em um duelo acompanhado de perto pelo treinador da seleção brasileira.

    Técnico diz que decisão foi baseada em avaliação física

    Ao comentar a ausência do camisa 10, Ancelotti explicou que a decisão foi baseada principalmente em critérios físicos. Segundo o treinador italiano, o atacante ainda não atingiu o nível ideal para integrar o grupo neste momento.

    De acordo com o comandante da seleção, o talento do jogador nunca esteve em discussão, mas a comissão técnica entende que ele precisa estar completamente recuperado para ser convocado. Ancelotti ressaltou ainda que Neymar segue sendo observado e poderá ser considerado para a lista definitiva caso recupere plenamente sua forma nos próximos meses.


    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Bahia supera Vitória pela 3ª rodada do Brasileiro Feminino

    Esporte – Em partida disputada no estádio de Pituaçu, em Salvador, e que contou com transmissão ao vivo da TV Brasil, o Bahia derrotou o Vitória por 3 a 2, na noite da segunda-feira (16), pela 3ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino.

    Este foi o primeiro triunfo na competição das Mulheres de Aço, que agora ocupam a 13ª colocação com três pontos. Já as Leoas permanecem com apenas um ponto, ocupando a 14ª posição.

    Num confronto muito movimentado, o Bahia abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo. A lateral Dan Nunes fez grande jogada pela direita e cruzou para Roqueline, que, dentro da área, não perdoou. Porém, aos 43 o Vitória foi eficiente em contra-ataque rápido para empatar com Milena Monteiro.

    Logo aos seis minutos da etapa final, as Mulheres de Aço voltaram a ficar em vantagem, com um gol em cobrança de pênalti da zagueira Natalie Nalon. Aos 42 o Bahia encaixou contra-ataque que culminou em gol da volante Raquel. Quatro minutos depois as Leoas descontaram com a meio-campista Bárbara, mas a vitória final ficou mesmo com o Bahia.


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Gabrielzinho lidera natação paralímpica do Brasil no circuito mundial

    Mineiro conquista cinco medalhas na etapa italiana do World Series.

    Esporte – A seleção brasileira de natação paralímpica está na Europa para dois eventos do World Series, o circuito mundial da modalidade. Neste domingo (15), chegou ao fim a participação na etapa de Lignano Sabbiadoro (Itália). Foram dez medalhas conquistadas, cinco delas por Gabriel Araújo, o Gabrielzinho.

    O nadador da classe S2 – a segunda de maior comprometimento físico-motor – obteve dois ouros, duas pratas e um bronze. No último dia, o mineiro de 23 anos ficou com a segunda posição dos 50 metros borboleta. O multicampeão mundial e paralímpico nasceu com focomelia, que impede a formação completa de braços e pernas.

    No World Series, como as disputas reúnem diferentes classes, a definição de medalhas se dá por meio de um índice técnico de competição (ITC). Quanto mais próximo o tempo estiver do recorde mundial da categoria que o nadador pertence, maior a pontuação. Se for igual ao recorde, o atleta obtém exatos 1000 pontos. Caso a marca seja quebrada, o ITC do novo recordista será acima de 1000.

    Na prova deste domingo, o ITC de Gabrielzinho foi de 908 pontos, após cruzar a piscina em 54s68. O ucraniano Andrii Trusov, da classe S7 (intermediária entre aquelas para nadadores com deficiências físico-motoras), finalizou os 50 metros em 30s42 e alcançou 948 pontos, garantindo o ouro.

    Além da prata nos 50m borboleta, Gabrielzinho venceu os 50m costas e os 150m medley, foi prata nos 200m livre e bronze nos 100m livre. As demais medalhas vieram com as paulistas Beatriz Flausino (ouro e bronze), Alessandra Oliveira (dois bronzes) e Mariana Ribeiro (prata). O Brasil foi representado em Lignano Sabbiadoro por sete nadadores.

    A próxima etapa do World Series ocorre em Barcelona, de quinta-feira (19) a domingo (22). Dos atletas que estão na Itália, somente Gabrielzinho e o carioca Thomaz Matera, da classe S11 (cego total), retornam ao Brasil. Os demais seguem para a Espanha.

    O circuito mundial de natação paralímpica tem nove etapas ao longo da temporada. A italiana foi a segunda do ano – a primeira ocorreu em Gold Coast (Austrália). Depois de Barcelona, as disputas estão agendadas para Paris (França), Berlim (Alemanha), Fuji-Shizuoka (Japão), Guadalajara (México), Lima (Peru) e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Calleri celebra liderança do São Paulo e manda recado a Crespo: “Fez muito para chegarmos aqui

    Tricolor bateu a Chapecoense e assumiu a ponta da tabela na estreia de Roger Machado; atacante relembra importância de ex-técnico

    Esporte – O São Paulo venceu a Chapecoense por 2 a 0, no Canindé, e se isolou na liderança do Campeonato Brasileiro. Luciano e Calleri marcaram os gols da partida desta quinta-feira. Após o confronto, o argentino valorizou o resultado na estreia do técnico Roger Machado, mas fez questão de citar Hernán Crespo, o antigo comandante, ao comemorar a ponta da tabela.

    – Feliz demais, pelo gol, pelo jogo, pelo novo treinador que hoje merecia uma vitória e por Hernán também, que fez muito para chegarmos até aqui, e quero mandar um abraço grande a ele e toda a sua comissão – disse o atacante em entrevista ao Premiere.

    A semana foi marcada pela mudança no comando da equipe. Na segunda-feira, a diretoria do São Paulo surpreendeu ao anunciar a demissão de Hernán Crespo, que vinha tendo bons números no Brasileirão. Roger Machado chegou no dia seguinte com a missão de manter a boa fase e contou com o tropeço do Palmeiras diante do Vasco para garantir a liderança.

    Fizemos um segundo grande tempo, no primeiro não conseguimos mostrar em campo o que treinamos na semana, mas no segundo tempo com um golaço do Luciano, fizemos dois gols rápidos, deu para levar a vitória, seguimos na liderança que é o mais importante – finalizou o jogador.

    Fonte – Globo Esporte

  • Bruno Henrique, do Flamengo, comenta proposta do Palmeiras em 2023: “Irrecusável, mas eu recusei”

    Jogador recebeu oferta do clube paulista antes de renovar com o Flamengo e agora volta a estar em último ano de contrato

    Esporte – Um dos jogadores mais importantes do Flamengo neste século, o atacante Bruno Henrique relembrou a proposta que recebeu do Palmeiras em 2023, antes de renovar o contrato com o clube carioca. Ele classificou a oferta paulista como “irrecusável”, apesar de ter optado por seguir no Rio de Janeiro. O jogador explicou os motivos ao podcast Barbacast.

    Não aceitei a proposta pelo) Respeito e o carinho que eu tenho pelo Flamengo, eles também têm por mim. Esse foi o fator que me fez ficar. A identificação que tenho com o clube nesses anos todos que estou aqui. Sempre respeitado, sempre que entro em campo é para dar o meu melhor, raça, amor por essa camisa e os torcedores, pela minha família. É o fator primordial que me fez ficar – afirmou o jogador.

    A procura aconteceu em outubro de 2023. Bruno Henrique estava nos últimos meses de contrato com o Flamengo e recebeu uma proposta de quatro anos de contrato, com salários e luvas que o fariam ser um dos atletas mais bem pagos do elenco. Naquele momento, o maior entrave com os cariocas era o tempo de vínculo. O acerto aconteceu com o Flamengo logo depois.

    Inicialmente, o Flamengo ofereceu um ano de contrato, subiu para dois, mas as partes chegaram a um entendimento pelos três anos que Bruno e seus representante desejavam.

    Era maior de tudo. Falei com a Leila. Não tem como (sair) – declarou.

    Bruno Henrique está novamente no último ano de contrato com o Flamengo. Ele tem vínculo até dezembro e, no momento, ainda não abriu as conversas para a renovação.

    Fonte: Globo Esporte

  • Real Madrid x Manchester City na Champions League: onde assistir ao vivo e horário

    Real e City se enfrentam no mata-mata da Liga dos Campeões pela quinta temporada seguida; acompanhe o jogão em Tempo Real no ge às 17h desta quarta-feira.

    Esporte – Começa o grande embate destas oitavas de final da Champions League. Real Madrid e Manchester City fazem nesta quarta-feira o jogo de ida do confronto, no estádio Santiago Bernabéu. A bola rola às 17h (horário de Brasília), e você vai poder acompanhar os principais lances em Tempo Real no ge.

    Essa é a quinta temporada seguida em que acontece o confronto entre Real Madrid e Manchester City na Liga dos Campeões. O time espanhol levou a melhor em 2021/22 (semifinal), 2023/24 (quartas de final) e 2024/25 (playoffs para o mata-mata), enquanto a equipe inglesa ganhou a disputa em 2022/23 (semifinal).

    O Real se classificou para as oitavas da atual Champions depois de eliminar o Benfica nos playoffs. O City garantiu vaga direta, ao terminar em oitavo lugar na fase de liga. Ambos estão na vice-liderança de seus campeonatos nacionais, La Liga e Premier League.

    Mas os momentos são um pouco diferentes. O Real Madrid venceu sete e perdeu três dos últimos 10 jogos na temporada, e o Manchester City ficou invicto no mesmo período, com oito vitórias e dois empates.

    • Data: 11 de março de 2026
    • Horário: 17h (de Brasília)
    • Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha)
    • Árbitro: Maurizio Mariani (ITA)
    • Onde assistir: HBO Max; Tempo Real no ge

    Real Madrid: Courtois; Alexander-Arnold, Asencio, Rüdiger e Mendy; Valverde, Tchouaméni, Camavinga e Arda Güler; Gonzalo García e Vinícius Junior. Técnico: Arbeloa.

    Manchester City: Donnarumma; Matheus Nunes, Rúben Dias, Guéhi e O’Reilly; Rodri e Bernardo Silva; Cherki, Marmoush e Doku; Haaland. Técnico: Pep Guardiola.

    Fonte: Globo Esporte

  • Técnico do Tottenham explica por que substituiu goleiro aos 16 minutos na Champions

    Antonin Kinsky cometeu erros graves no primeiro e no terceiro gols do Atlético de Madrid, na Espanha

    Esporte – O goleiro tcheco Antonin Kinsky, do Tottenham, foi o grande protagonista da abertura das oitavas de final da Champions League. Entregou o primeiro e o terceiro gols durante a goleada por 5 a 2 do Atlético de Madrid, nesta terça, na Espanha, e acabou substituído aos 16 minutos.

    O técnico interino Igor Tudor, que já balança no cargo dentro do Tottenham, explicou a tomada de decisão e garantiu ter conversado com Kinsky.

    Eu nunca vivi isso em 15 anos de carreira. A substituição foi necessária para preservar o jogador e o time. Foi uma situação incrível. Antes do jogo, era a decisão correta, pelo momento que vivemos, com a pressão sobre Vicario. Depois do jogo, é fácil dizer que não foi a decisão correta. Conversei com Antonin (Kinsky), ele é um bom goleiro, infelizmente aconteceram esses erros em um grande jogo – disse Tudor

    Tudor, aliás, recebeu duras críticas do dinamarquês Peter Schmeichel, um dos maiores goleiros de todos os tempos e hoje comentarista da CBS Sports.

    – Este é um momento que todos no futebol vão se lembrar quando virem ou ouvirem falar de Kinsky. Você (treinador) precisa mantê-lo até ao menos o intervalo. Ele (Tudor) matou sua carreira. Eu sinto muito por Kinsky.

    O Tottenham sofreu sua sexta derrota seguida, e as cinco anteriores aconteceram no Campeonato Inglês. O time londrino é apenas o 16º colocado na Premier League, com 29 pontos, um acima da zona de rebaixamento. Contratado há um mês para substituir Thomas Frank, Tudor está cada vez mais pressionado e sob risco de nem mesmo chegar ao fim da temporada.

    Fonte: Globo esporte