Categoria: Amazonas

  • Parto no meio do rio: bebê nasce em bote durante travessia para maternidade no Amazonas

    Mulher entrou em trabalho de parto a caminho do hospital; mãe e recém-nascido passam bem e seguem em observação médica em Maués.

    Amazonas – Uma cena marcada por urgência e emoção foi registrada na manhã desta segunda-feira (5), no interior do Amazonas. Um bebê nasceu dentro de um bote, em pleno Rio Maués-Açú, enquanto a mãe era transportada de uma comunidade rural até a maternidade do município de Maués.

    A gestante, identificada como Izele, entrou em trabalho de parto durante a travessia fluvial, antes de conseguir chegar à unidade hospitalar. Diante da situação, profissionais de saúde foram acionados e prestaram atendimento ainda na embarcação, auxiliando no nascimento da criança em meio ao percurso pelo rio.

    Após o parto, mãe e bebê foram levados ao Hospital de Maués, onde receberam os cuidados necessários. Segundo a unidade de saúde, o recém-nascido, que recebeu o nome de Brian, nasceu bem e não apresentou complicações. Izele também se encontra em estado estável.

    A família mora na comunidade Laguinho do Apocuitaua Miri, localizada na zona rural do município, região onde o deslocamento até serviços de saúde depende, muitas vezes, exclusivamente do transporte fluvial. O caso evidencia a realidade enfrentada por moradores de áreas ribeirinhas, que percorrem longas distâncias para acesso a atendimento médico.



    De acordo com o hospital, mãe e filho permanecem sob acompanhamento médico e a previsão é de que recebam alta nesta terça-feira (6). O nascimento, ocorrido em circunstâncias inusitadas, mobilizou profissionais de saúde e chamou atenção para os desafios da assistência materna em comunidades afastadas dos centros urbanos no Amazonas.

  • Seca fora de época no Amazonas faz rios secarem e dificulta transporte em cidades do interior

    Seca fora de época no Amazonas faz rios secarem e dificulta transporte em cidades do interior

    Fenômeno, considerado incomum para esta época do ano, já afeta comunidades da região do Alto Solimões e compromete a navegação em portos importantes.

    Amazonas – Cidades do Amazonas estão enfrentando uma seca fora de época, em um período que deveria ser marcado pela cheia dos rios. O fenômeno, considerado incomum para esta época do ano, já afeta comunidades da região do Alto Solimões e compromete a navegação em portos importantes.

    Em Tabatinga, a 1.100 km de Manaus, navios não conseguem atracar no porto. As embarcações precisam parar mais longe, onde ainda há água. Quem depende do transporte fluvial usa uma ponte que, em condições normais, estaria coberta pelo rio.

    “Para o viajante, para comprar o cimento, alguma coisa para carregar no porto é longe”, diz o professor Izaque Silva.

    Ariosto Salvador Ramirez, presidente da Associação dos Taxistas Fluviais de Tabatinga, alerta para os riscos:

    “Se você não ficar muito atento às balsas, os flutuantes podem ficar em terra.”

    Em Coari, a 360 km de Manaus, a situação é semelhante. A área portuária secou.

    “Está secando aqui pra baixo do cais, bem perto da bóia”, relata o ajudante Daniel Silva.

    O período de cheia na Amazônia costuma ocorrer entre dezembro e junho, durante o chamado inverno amazônico. Mas, segundo especialistas, temperaturas acima da média e baixa umidade estão dificultando a formação de chuvas nas cabeceiras dos rios.

    Jussara Cury, superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil em Manaus, explica:

    “O acumulado indica chuvas muito abaixo do normal em dezembro, o que manteve a recessão no Alto Solimões, que agora já ocorre também no Médio Solimões”, explica Jussara Cury, superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil.
    A falta de chuvas no Alto Solimões já impacta Manaus. O Rio Negro, que nesta época costuma subir cerca de 10 centímetros por dia, atualmente registra apenas 1 centímetro de elevação diária.

    A previsão é que as chuvas cheguem nos próximos dias e ajudem a mudar o cenário para quem depende dos rios.


    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Criança de 3 anos morre após cair em fossa sem tampa em Maués

    Criança de 3 anos morre após cair em fossa sem tampa em Maués

    A criança foi retirada do local e levada ao hospital, mas não resistiu.

    Amazonas – O menino Emanuel da Silva Gonçalves, de 3 anos, morreu após cair em uma fossa sem tampa na tarde deste sábado (03/01), nas proximidades do Ginásio Poliesportivo Dr. Deodato de Miranda Leão, no bairro Ramalho Júnior, no município de Maués, interior do Amazonas.

    Segundo relatos de moradores, a criança estava brincando na área quando ocorreu o acidente. Familiares e pessoas que estavam próximas perceberam a situação e tentaram ajudar. Um adolescente de 17 anos, que passava pelo local, teria notado o desespero da mãe e realizou o resgate, retirando o menino da fossa.

    Após a retirada, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência. Emanuel foi levado a uma unidade de saúde do município, mas não resistiu e teve o óbito confirmado após dar entrada no hospital.

    O caso gerou comoção entre moradores da região. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre medidas adotadas no local onde a fossa estava aberta. As circunstâncias do acidente devem ser apuradas pelas autoridades competentes.

    Fonte: AM POST.

  • Colisão entre motocicletas deixa dois mortos na Vila Amazônia, em Parintins

    Colisão entre motocicletas deixa dois mortos na Vila Amazônia, em Parintins

    Acidente ocorreu durante a madrugada; vítimas não utilizavam capacete, segundo a polícia.

    Amazonas – Dois jovens morreram após uma colisão entre motocicletas registrada na madrugada de quinta-feira (1º), na comunidade Vila Amazônia, zona rural do município de Parintins, no interior do Amazonas. As vítimas foram identificadas como Roney João Vieira de Souza, de 32 anos, e Vitor Emanuel Queiroz, de 22.

    De acordo com informações repassadas pela polícia, nenhum dos dois utilizava capacete no momento do acidente. As circunstâncias da colisão ainda estão sendo apuradas pelas autoridades.

    Equipes de resgate foram acionadas para atender a ocorrência. Roney João Vieira de Souza morreu no local devido à gravidade dos ferimentos. Já Vitor Emanuel Queiroz chegou a ser socorrido e encaminhado para atendimento médico, mas não resistiu e morreu durante o deslocamento até a área urbana do município.

    Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML), que funciona no Hospital Regional Jofre Cohen, onde passaram pelos procedimentos legais. Após a liberação, as vítimas foram sepultadas na própria comunidade de Vila Amazônia.

    O caso reacende o alerta das autoridades sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, especialmente o capacete, e do respeito às normas de trânsito, mesmo em vias de comunidades rurais.