Cápsula Orion amerissou com sucesso no Pacífico e tripulação foi retirada em operação que segue protocolos da era Apollo.
Mundo – Os astronautas da missão Artemis II foram resgatados com sucesso após a cápsula Orion realizar uma amerissagem controlada no Oceano Pacífico, marcando mais um passo histórico no retorno da humanidade à Lua. O resgate aconteceu cerca de uma hora e meia após o pouso, em uma operação coordenada pela Marinha dos Estados Unidos.
A cápsula tocou o mar a aproximadamente 30 km/h, utilizando grandes paraquedas, nas proximidades de San Diego, exatamente como planejado pela NASA. O procedimento seguiu protocolos tradicionais usados desde a era Missões Apollo, incluindo as operações realizadas após a histórica jornada de Neil Armstrong.
Logo após o pouso, equipes especializadas se aproximaram da cápsula flutuante para garantir a segurança da tripulação antes da retirada. Um a um, os astronautas foram retirados sob aplausos e monitoramento médico.
“Que viagem! Estamos estáveis”, declarou o comandante Reid Wiseman, ao confirmar o código “green”, indicando que todos os tripulantes estavam em boas condições.
O administrador da NASA, Jared Isaacman, celebrou o sucesso da missão. “Foi uma missão perfeita. Retomamos o envio de astronautas à Lua. Isto é só o começo”, afirmou, destacando planos futuros de novas viagens e até a construção de uma base lunar até 2028.
A tripulação da Artemis II também fez história por sua diversidade. Além de Wiseman, participaram Victor Glover, o primeiro homem negro a integrar uma missão lunar; Christina Koch, a primeira mulher a participar de uma missão desse tipo; e Jeremy Hansen, o primeiro não norte-americano a orbitar a Lua.
O sucesso da missão representa um marco na nova era da exploração espacial e reforça os planos de futuras viagens, incluindo missões tripuladas mais frequentes à Lua e, futuramente, a tão aguardada jornada até Marte.
Deixe um comentário