Categoria: Mundo

  • Sob Milei, Argentina deixa de ser principal destino internacional de Lula

    No Lula 1 e Lula 2, vizinho era comandado por Néstor e Cristina Kirchner e foi mais país visitado pelo petista; cenário muda em terceiro mandato.

    Mundo – A Argentina deixou de ser o principal destino internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu terceiro mandato, segundo levantamento com dados de sua agenda oficial. O mandatário reduziu a frequência de viagens ao vizinho desde que Javier Milei assumiu a Casa Rosada.

    No Lula 1 e Lula 2, a Argentina foi o destino internacional mais visitado pelo presidente. O mandatário viajou ao vizinho sete vezes entre 2003 e 2006 e dez vezes de 2007 a 2010. Nestes períodos, o vizinho foi comandado por aliados do petista, Néstor Kirchner e Cristina Kirchner.

    Até aqui em seu terceiro mandato, Lula foi à Argentina somente três vezes – sendo que duas viagens aconteceram em 2023, quando o país ainda tinha o esquerdista Alberto Fernández como presidente. A única visita sob Milei se deu em participação na Cúpula do Mercosul, em julho de 2025.

    Auxiliares do presidente admitiram, sob reserva, que a menor frequência de viagens se deve ao distanciamento ideológico entre os mandatários. Lula e Milei expuseram divergências políticas publicamente mais de uma vez ao longo dos últimos anos.

    Até aqui, os principais destinos de Lula em seu terceiro mandato foram Colômbia e Estados Unidos – mesmo em meio à tensão na relação diplomática entre Brasília e Washington. O petista viajou cinco vezes para cada um desses países.

    A África também perdeu espaço na agenda de Lula no atual governo. No Lula 1 e 2, foi o continente mais visitado pelo petista, com 17 viagens e 14 viagens respectivamente. Em sua terceira passagem pelo Palácio do Planalto, o mandatário foi ao país somente sete vezes.

    Segundo fontes palacianas, uma das razões para a menor frequência de viagens ao continente é o número de conflitos armados internos que se espalham por países africanos – e impossibilitam qualquer tipo de visita diplomática.

    Lula reduz ritmo de viagens

    O presidente Lula desacelerou o ritmo de viagens internacionais em seu terceiro mandato. O petista registra 70 visitas a outros países e soma 127 dias fora do Brasil.

    O tempo em viagens internacionais equivale a cerca de 10% do terceiro mandato do petista – ou pouco mais de quatro meses. Em 2023, Lula passou 51 dias fora do Brasil; em 2024, 23 dias; em 2025, 40 dias; e em 2026, 13 dias.

    O levantamento considera as viagens já realizadas pelo presidente. Lula deve ter mais duas agendas no primeiro semestre: a primeira é a Cúpula do G7, na França, na próxima semana; a segunda é a cúpula do Mercosul, no Paraguai, que acontece no fim de junho. No segundo semestre, o petista ainda deve comparecer à Assembleia Geral da ONU, à Cúpula do G20, ambos nos Estados Unidos, e à COP31, na Turquia, mas priorizará agendas nacionais em campanha à reeleição.

    O número de deslocamentos está distante daqueles registrados no Lula 1 e Lula 2. Em seu primeiro mandato, o presidente realizou 104 visitas e passou 216 dias fora do Brasil; e no segundo governo acelerou este ritmo, com 146 visitas e 276 dias no exterior.



    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Trump anuncia morte de Niño Guerrero, líder da maior facção da Venezuela

    Presidente dos EUA disse ter ordenado ataque rápido e letal para executar Niño Guerrero, líder da facção venezuelana Tren de Aragua

    Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na noite desta sexta-feira (12/6), que o líder da facção Tren de Aragua (TdA), maior organização criminosa da Venezuela, foi executado após ataque das forças norte-americanas.

    Sob minhas ordens, o Comando Sul dos Estados Unidos realizou um ataque rápido e letal para executar com sucesso Niño Guerrero, o infame líder do Tren de Aragua, uma das organizações terroristas mais sanguinárias do planeta”, informou Trump em publicação na rede Truth Social.

    Segundo o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, o ataque cinético a um complexo do TdA na Venezuela ocorreu no início desta semana.

    Héctor Rusthenford Guerrero Flores, conhecido como Niño Guerrero, era um dos criminosos mais procurados da América Latina. Ele era acusado de homicídio, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, porte ilegal de armas e participação em organização criminosa.

    Expansão internacional

    Citado como um dos principais responsáveis pela expansão internacional da organização criminosa, Guerrero estava foragido desde setembro de 2023, quando fugiu da penitenciária de Tocorón durante uma grande operação das forças venezuelanas para retomar o controle da unidade.

    Investigações brasileiras apontam que Niño Guerrero liderou a expansão do TdA para o Brasil e ajudou a estabelecer relações comerciais com as facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) em áreas de fronteira, especialmente em Roraima.

    No comunicado desta sexta, Trump destacou que o Tren de Aragua é classificado pelos Estados Unidos como uma organização terrorista estrangeira.

    “Logo no início do meu governo, cumpri minha promessa de designar o Tren de Aragua como uma organização terrorista estrangeira, deportar milhares de criminosos perversos e declarar guerra aos cartéis”, escreveu.

    Fonte: Metrópoles

  • Imprudência com animal silvestre resulta em grave ferimento na mão

    Registro mostra o momento em que a aproximação do animal termina em acidente, reforçando os riscos de interagir com espécies silvestres sem segurança.

    Mundo – Um vídeo que vem circulando nas redes sociais mostra um homem tentando oferecer água a um jacaré, mas a situação acaba tomando um rumo inesperado. Durante a aproximação, o animal reage rapidamente e atinge a mão do homem, que acaba perdendo parte de um dos dedos.


    As imagens chamaram a atenção pela velocidade do ataque e reacenderam o debate sobre os perigos de manter contato direto com animais silvestres, mesmo quando aparentam estar calmos ou imóveis.

    Especialistas lembram que jacarés possuem reflexos rápidos e comportamento imprevisível, podendo atacar ao se sentirem ameaçados ou estimulados.


    Apesar de não haver informações oficiais sobre o estado de saúde da vítima ou o local exato onde o caso aconteceu, o vídeo ganhou grande repercussão na internet e gerou diversas reações entre os internautas.


    O episódio serve como alerta para que a população evite qualquer tipo de interação direta com animais selvagens, respeitando seu espaço e acionando órgãos ambientais sempre que necessário para garantir a segurança de todos.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZf7aKxBPLP/?igsh=NmlyeGE2cXVkZWFl

    Por Débora Alcântara

  • Irã diz que acordo de paz com os EUA ‘nunca esteve tão próximo’

    Chanceler iraniano, Abbas Araqchi, falou em avanços no memorando para finalizar a guerra no Oriente Médio. Mais cedo, Donald Trump havia chamado Irã de ‘desonroso’ por supostos termos do acordo vazados pela mídia dos EUA, mas depois republicou mensagem de Araqchi.

    Mundo – O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abás Araqchi, afirmou nesta sexta-feira (12) que um acordo entre seu país e os Estados Unidos para pôr fim à guerra no Oriente Médio “nunca esteve tão perto”.

    Já o premiê do Paquistão, Shehbaz Sharif, disse que EUA e Irã já concordaram com texto final do acordo de paz, e que ele está trabalhando com os dois países para finalizar os próximos passos. O governo paquistanês atua como principal mediador das tratativas.

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por sua vez, tem se posicionado publicamente de forma conflitante nesta sexta.

    Trump repostou em sua rede social Truth Social a mensagem de Araqchi, sendo que horas antes ele havia chamado o governo iraniano de “pessoas muito desonrosas para se negociar” ao desmentir supostos termos do plano de paz divulgados pela mídia norte-americana.

    Na quinta-feira (11), Trump anunciou que, após dois dias de bombardeios mútuos, EUA e Irã haviam chegado a um consenso e deveriam assinar um acordo de paz ainda neste fim de semana na Europa. Na ocasião, o Irã respondeu que ainda não havia batido o martelo para um acordo.

    Nesta sexta, o presidente norte-americano disse também que os detalhes do acordo divulgados pela imprensa norte-americana são falsos. Mais cedo, a rede de TV CNN Internacional afirmou, com base em fontes do regime iraniano, que o memorando prevê que:

    • Haja um novo cessar-fogo de 60 dias em ‘todas as frentes’, incluindo o Líbano;
    • O Estreito do Ormuz seja reaberto imediatamente. O Irã não cobraria taxas a embarcações, e o tráfico local voltaria aos níveis pré-guerra em 30 dias;
    • Os EUA também levantem o bloqueio naval que seus navios fazem na entrada de Ormuz;
    • Sanções ao Irã sejam flexibilizadas progressivamente;
    • O Irã se comprometa a não obter uma arma nuclear.

    Já a agência de notícias Reuters ouviu de uma fonte do governo norte-americano que o acordo prevê que:

    • O Estreito de Ormuz será reaberto;
    • O programa nuclear iraniano será desmantelado;
    • O Irã não receberá dinheiro de seus ativos congelados pelas sanções até que cumpra sua parte do acordo.

    A imprensa estatal iraniana, por outro lado, divulgou nesta sexta-feira (12) que Teerã não abrirá mão do controle do Estreito de Ormuz e do direito de enriquecer urânio. A agência de notícias iraniana Mehr diz que o memorando de entendimento deve:

    • Suspender as sanções dos EUA sobre o Irã;
    • Retirar as forças militares norte-americanas das proximidades do país;
    • Levantar o bloqueio naval a portos iranianos, com reabertura do Estreito de Ormuz;
    • Interromper as hostilidades em todas as frentes da guerra, incluindo o Líbano.

    A proximidade de um acordo entre os dois países foi anunciada pelo próprio Trump na quinta-feira (11).

    Após anunciar uma terceira noite de ataques e dizer que pretendia controlar o petróleo e o gás do Irã, Trump cancelou a ofensiva e afirmou que os negociadores chegaram a um consenso sobre “pontos finais” da proposta de paz.

    O presidente norte-americano disse ainda que um acordo definitivo com Teerã “talvez seja assinado no fim de semana”. A assinatura ocorreria na Europa e contaria com a presença de seu vice, JD Vance, segundo Trump.

    Trump disse que o “memorando de entendimento” já foi aprovado “por todo mundo no Irã”, inclusive o líder supremo do país, e que é um ótimo acordo, “pois o Irã jamais terá uma arma nuclear”.

    Minutos após a fala de Trump, no entanto, o Irã afirmou que o país ainda não aprovou nenhum acordo. “Nenhum texto para o memorando de entendimento inicial com os Estados Unidos foi aprovado”, afirmou a agência estatal Fars.

    As indicações de um acordo ocorrem após Estados Unidos e Irã voltaram a trocar ataques, mesmo sob cessar-fogo.

    A nova escalada começou após a queda de um helicóptero militar das forças dos EUA durante um sobrevoo na região do Estreito de Ormuz. Após o episódio, Trump acusou o Irã de ter atacado a aeronave e disse que teria de revidar.

    Na mesma noite, os EUA bombardearam sistemas de defesa no território iraniano e radares em Ormuz. O Irã revidou com ataques a uma base norte-americana no Bahrein. Na quarta-feira (10), os EUA fizeram um novo ataque, respondido por Teerã com mísseis lançados novamente a países do Golfo Pérsico.

    O Irã anunciou o fechamento do Estreito de Ormuz e disse que a escalada complicou ainda mais as conversas por um acordo de paz, além de tornar o cessar-fogo atualmente em vigor “sem sentido”.

    Fonte: G1

  • Venezuela concede à Shell licença de exploração e venda de gás natural

    A permissão foi dada após a reforma da lei de hidrocarbonetos que abriu o setor do país ao investimento estrangeiro.

    Mundo – A Venezuela concedeu, na quinta-feira (11), uma licença à britânica Shell para a exploração e exportação de gás, somando-se às transnacionais que devolveram ao país graças a uma recente reforma da lei de hidrocarbonetos que abriu o setor ao investimento estrangeiro.

    A presidente interina Delcy Rodríguez impulsionou em janeiro uma nova lei de hidrocarbonetos sob pressão dos Estados Unidos, após a captura de Nicolás Maduro em uma operação militar americana.

    Com essa licença, a Shell poderá explorar o campo Loran, que contém sete jazidas de gás natural, seis das transfronteiriças com Trinidad e Tobago, informou a presidência da Venezuela em comunicado.

    Segundo Rodríguez, essa concessão “vai permitir que a Venezuela dê um passo muito importante no seu desenvolvimento gasífero e também como exportadora de gás”. Ela mencionou que esse campo de gás ficou abandonado por 23 anos.

    Após a aprovação da reforma da lei de hidrocarbonetos no final de janeiro, Washington iniciou uma flexibilização das avaliações contra a Venezuela. O país possui as maiores reservas de petróleo do mundo e também é rico em gás natural.

    Peter Costello, presidente de Exploração e Produção da Shell, afirmou que “a assinatura desses acordos é uma conquista maravilhosa para a Venezuela e para a Shell e ressalta a nossa parceria de longa data”.

    O governo de Rodríguez firmou acordos com várias das principais petroleiras do mundo, entre elas a britânica BP e a espanhola Repsol.

    Especialistas do setor petrolífero estimam que a Venezuela desperdiçou bilhões de pés cúbicos de gás, o que provoca perdas econômicas e graves danos ambientais.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Cena impressionante: homem dado como morto se levanta em velório no nepal

    Imagens compartilhadas nas redes sociais despertam surpresa e geram debates, enquanto a origem e o contexto do vídeo seguem sendo questionados

    Mundo – Um vídeo que mostra um homem aparentemente se levantando de um caixão durante um velório, supostamente realizado no Nepal, ganhou grande repercussão nas redes sociais e vem despertando curiosidade entre milhares de internautas.


    Nas imagens, familiares e pessoas presentes na cerimônia são surpreendidos quando o homem faz um movimento inesperado dentro do caixão, provocando reações de espanto entre os presentes.

    O registro rapidamente se espalhou por diferentes plataformas, alimentando teorias e comentários sobre o que realmente aconteceu.


    Até o momento, não há confirmação oficial de que o episódio tenha ocorrido da forma como vem sendo divulgado, e casos semelhantes que viralizaram anteriormente já foram desmentidos ou explicados como encenações, montagens ou movimentos naturais do corpo após a morte.

    Independentemente da veracidade das imagens, o vídeo continua gerando milhões de visualizações e reforça a importância de verificar a origem e o contexto de conteúdos virais antes de compartilhá-los, evitando a disseminação de informações sem comprovação.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZdZJaRBKqH/?igsh=Z2MxaGlyY2ExOHg5
  • Vídeo de cliente em supermercado chama atenção nas redes sociais e gera debate entre internautas

    Registro compartilhado na internet acumula comentários e reacende discussões sobre exposição de pessoas em locais públicos e respeito à privacidade.

    Mundo – Um vídeo que circula nas redes sociais tem repercutido entre os internautas ao mostrar uma cliente fazendo compras em um supermercado.

    As imagens, gravadas aparentemente sem que a mulher percebesse, rapidamente ganharam compartilhamentos e provocaram diferentes reações nas plataformas digitais.


    Enquanto alguns usuários trataram o conteúdo de forma descontraída, outros criticaram a divulgação do vídeo, ressaltando a importância do respeito à privacidade e à imagem das pessoas, mesmo quando estão em ambientes públicos.


    Especialistas em direito digital lembram que a gravação e, principalmente, a divulgação de imagens de terceiros podem gerar questionamentos legais, dependendo do contexto e da forma como o conteúdo é utilizado, especialmente quando há exposição vexatória ou intuito de ridicularização.


    O episódio reacende o debate sobre o uso responsável das redes sociais e a necessidade de refletir antes de compartilhar vídeos que envolvam pessoas sem sua autorização, reforçando a importância do respeito e da ética no ambiente digital.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZdXBfqhHYz/?igsh=MThmYmIzbTBxdmpvbg==

    Por Débora Alcântara

  • Pentágono é esvaziado por ameaça com ‘substâncias perigosas’

    Vários setores e andares do edifício foram esvaziados. Porta-voz do Pentágono falou de ‘incidente envolvendo a qualidade do ar’. Corpo de Bombeiros está no local. Episódio ocorre no dia da abertura da Copa.

    Mundo – O Pentágono foi fechado por conta de uma ameaça com “materiais perigosos” nesta quinta-feira (11), segundo equipes de emergência locais. Diversos andares do edifício, sede do Deparamento de Defesa e e da Inteligência dos EUA, foram também esvaziados.

    O porta-voz do Pentágono afirmou que houve um incidente envolvendo a qualidade do ar, mas não havia dado mais informações sobre o ocorrido até a última atualização desta reportagem. O Corpo de Bombeiros local afirmou ter enviado uma equipe especializada em materiais perigosos ao Pentágono.

    O Pentágono possui sistemas sofisticados para garantir a segurança do prédio e de seus ocupantes. Esses sistemas detectaram um problema de qualidade do ar que exige medidas de precaução até que determinemos sua gravidade”, disse o porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, em um e-mail.

    O incidente ocorre no dia da abertura oficial da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, no México e no Canadá, já marcadas pelas tensões das políticas anti-imigração de Donald Trump e em meio a uma forte escalada da guerra entre Estados Unidos e Irã no Oriente Médio.

    O Pentágono funciona como a central de comando e de inteligência das Forças Armadas dos EUA, a mais poderosa do mundo. O edifício está localizado no estado da Virgínia, mas fica ao lado da capital Washington e a cerca de 15 minutos em carro da Casa Branca.

    Fonte: G1

  • Comando Central dos EUA informa ter ‘concluído’ ataques contra o Irã

    Apesar do encerramento da campanha militar recente, Trump não descartou futuras operações contra Teerã.

    Mundo – O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) disse, no início desta quinta-feira (11), que “completou” a nova rodada de ataques aéreos contra o Irã, pouco antes do amanhecer no país persa (pelo horário local). A ofensiva ocorreu “em resposta à agressão injustificada e contínua” do regime iraniano e teve como alvos instalações militares e sistemas de comunicação, segundo o órgão que comanda as forças americanas.

    Explosões foram registradas em Teerã, na cidade portuária de Bandar Abbas e em áreas próximas ao Estreito de Ormuz.A nova onda de bombardeios foi lançada após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reclamar da demora na conclusão das negociações de paz com o regime iraniano.

    O Irã ameaçou retaliar os ataques, mas apenas o Bahrein, que sedia uma base militar americana, acionou o alerta de aproximação de mísseis. Após o Comando Central anunciar o fim da operação, as cotações do petróleo reduziram a alta para a faixa de 1,50%, após saltarem quase 3%.

    ‘Sem sentido’

    À esteira dos ataques norte-americanos, o Ministério de Relações Exteriores do país afirmou, nesta quinta-feira (11), que o cessar-fogo em vigor entre os iranianos e os EUA, aplicado desde abril, praticamente “não faz mais sentido”. A declaração oficial por parte de Teerã culpou o governo Trump pela continuidade da guerra, dizendo que os ataques eram “ilegais e criminosos” e constituem uma flagrante violação da Carta das Nações Unidas.

    Em resposta à mais recente ofensiva americana contra alvos em Teerã, a Marinha do Irã também anunciou o fechamento total do Estreito de Ormuz por tempo indeterminado. Segundo a agência de notícias Mehr, a medida impede a saída de embarcações do Golfo Pérsico e do Mar de Omã, enquanto qualquer navio que se aproximar da passagem marítima poderá ser tratado como alvo hostil pelas forças iranianas.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Vídeo de homem quebrando cruz durante parada LGBTQIA+ gera repercussão nas redes sociais

    Imagens compartilhadas na internet provocaram debates entre internautas, com opiniões divididas sobre liberdade de expressão, respeito religioso e manifestações públicas.

    Mundo – Um vídeo que vem circulando nas redes sociais mostra um homem quebrando uma cruz durante uma parada LGBTQIA+, causando grande repercussão e levantando discussões entre os usuários da internet.


    Nas imagens, o participante aparece destruindo o objeto diante do público, enquanto pessoas ao redor registram a cena. O episódio rapidamente viralizou, gerando uma onda de comentários favoráveis e contrários à atitude.


    Enquanto alguns internautas classificam o ato como uma forma de manifestação e protesto, outros consideram a ação uma ofensa aos símbolos religiosos e defendem que manifestações públicas devem respeitar diferentes crenças e convicções.


    Até o momento, não há confirmação sobre o contexto completo da gravação, a identidade do responsável ou se houve registro de ocorrência relacionado ao caso. Por isso, o vídeo segue sendo debatido principalmente nas redes sociais, onde diferentes interpretações sobre o episódio continuam alimentando a discussão.


    A autenticidade das imagens e as circunstâncias em que o fato ocorreu ainda devem ser analisadas pelas autoridades competentes, caso haja investigação formal. Enquanto isso, o vídeo permanece entre os assuntos mais comentados em diversas plataformas digitais.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZa5aWEhi8i/?igsh=enloZGQzMXc1c2Jh

    Por Débora Alcântara