Categoria: Manaus

  • Credenciamento de imprensa para a Escolha da Corte do Carnaval de Manaus 2026 inicia nesta quinta-feira

    As solicitações devem ser enviadas à Secretaria de Cultura, via e-mail, até sexta-feira (23/01), às 15h.

    Manaus – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, informa que está aberto o credenciamento de profissionais de imprensa interessados em cobrir a Escolha da Corte do Carnaval de Manaus 2026, no sábado (24/01), no Mercado de Origem da Amazônia, Centro Histórico de Manaus. Os veículos devem realizar o credenciamento até a sexta-feira (23/01), às 15h.

    As solicitações devem ser enviadas para o e-mail imprensa@cultura.am.gov.br, obedecendo ao limite de profissionais por veículo de comunicação:

    •     TV: até 3 profissionais


    •     Portais de notícia: até 2 profissionais


    •     Jornal impresso: até 2 profissionais


    •     Rádio: até 2 profissionais


    No e-mail, é necessário informar nome do veículo de comunicação, nome completo dos profissionais e função de cada profissional.

    A entrega das pulseiras para os profissionais credenciados ocorrerá no dia 24 de janeiro a partir das 15h no Mercado de Origem da Amazônia, localizado na rua Tamandaré, 22, Centro.

    O evento é uma realização da Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (Liesa-AM), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

    Fotos: Divulgação/ Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

  • Deslizamento destrói casa no Jorge Teixeira durante forte chuva em Manaus

    Moradores relatam medo de novos deslizamentos e equipes devem avaliar riscos no local.

    Manaus – Um deslizamento de terra foi registrado na manhã da quarta-feira (21) no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. O caso aconteceu durante a forte chuva que atingiu a capital e provocou a destruição de uma residência pertencente a um morador da área.

    Movimentação de terra atingiu diretamente o imóvel
    De acordo com informações preliminares, a movimentação de terra ocorreu de forma repentina e atingiu a casa, comprometendo a estrutura da residência. No momento do deslizamento, a chuva era intensa na região, o que aumentou a preocupação dos moradores e dificultou a situação no local.

    Moradores relatam apreensão e temor de novos deslizamentos

    Relatos de moradores apontam momentos de apreensão diante da força da chuva e do risco de novos deslizamentos em áreas próximas. A preocupação aumentou devido à possibilidade de novas movimentações de terra, já que o volume de chuva continuava elevado.

    Ainda não há confirmação sobre feridos
    Até o momento, não há informações oficiais sobre pessoas feridas. Também não foi confirmado quantas pessoas estavam dentro do imóvel no momento em que o deslizamento ocorreu.

    Equipes devem avaliar danos e condições de segurança
    Equipes de apoio devem ser acionadas para avaliar os danos e verificar as condições de segurança na área atingida. A situação segue em acompanhamento, principalmente devido à continuidade das chuvas em Manaus.

    Fonte: AM POST

  • Prefeitura de Manaus alerta sobre multas para quem vende veículo sem fazer a transferência

    IMMU registra crescimento de recursos de motoristas que venderam veículos, mas continuam legalmente responsáveis por infrações.

    Manaus – O aumento expressivo de recursos de multas apresentados por cidadãos que alegam não serem mais proprietários dos veículos autuados acendeu um alerta em Manaus. Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), grande parte dos pedidos envolve veículos vendidos sem que a transferência de propriedade tenha sido formalizada junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) ou comunicada em cartório.

    Na prática, o antigo dono entrega o veículo ao comprador, mas deixa de cumprir etapas obrigatórias previstas na legislação de trânsito, o que faz com que o sistema continue apontando o vendedor como responsável legal pelo automóvel.

    Multas continuam vinculadas ao antigo proprietário
    De acordo com a legislação vigente, todas as infrações de trânsito são vinculadas ao proprietário do veículo registrado nos sistemas oficiais. Isso significa que, enquanto a transferência não for concluída, multas, pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e demais penalidades administrativas permanecem sob responsabilidade do antigo dono.

    Mesmo que o veículo já esteja circulando com outra pessoa, o poder público só reconhece a mudança de propriedade após o registro formal. Sem isso, não há respaldo legal para redirecionar penalidades ao comprador.

    Falta de comunicação de venda agrava o problema
    O IMMU aponta que o principal erro ocorre quando o vendedor não realiza a comunicação de venda, procedimento obrigatório previsto no artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, muitos deixam de preencher e reconhecer firma do Certificado de Registro do Veículo (CRV) ou da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e).

    Sem esses registros, o sistema nacional de trânsito mantém os dados antigos, impossibilitando qualquer alteração por parte do órgão municipal de trânsito.

    Alegação verbal não é aceita como defesa
    Diante do aumento de recursos administrativos, o IMMU reforça que não pode acatar defesas baseadas apenas em declarações verbais de que o veículo foi vendido. Para que um recurso seja analisado, é indispensável comprovação documental de que a transferência ou a comunicação de venda foi registrada no Detran dentro do prazo legal.

    O órgão municipal esclarece ainda que não possui competência para alterar dados de propriedade veicular. Sua atuação se baseia exclusivamente nas informações oficiais constantes nos sistemas nacionais de trânsito.

    Responsabilidade é do vendedor

    O IMMU destaca que a responsabilidade pela regularização da venda do veículo é do vendedor. A comunicação imediata da transação é a única forma de se resguardar de futuras infrações cometidas pelo novo condutor.

    A ausência desse procedimento transfere ao antigo proprietário o ônus das penalidades aplicadas enquanto o veículo continuar registrado em seu nome, o que pode resultar em acúmulo de multas, pontos na CNH e até restrições administrativas.

    Orientação para evitar prejuízos
    Para evitar transtornos, o IMMU orienta que a venda de veículos seja sempre acompanhada da comunicação imediata ao Detran-AM e do correto preenchimento da documentação exigida. O cuidado no momento da negociação é essencial para garantir segurança jurídica e evitar prejuízos futuros.

    O alerta serve como um lembrete direto: vender o carro sem transferir é assumir o risco de pagar a conta depois.

    Fonte: AM POST

  • Incêndio de grandes proporções assusta moradores e destrói imóvel no bairro São Francisco, em Manaus

    Fogo começou nas primeiras horas da manhã e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na zona sul da capital.

    Manaus – Um incêndio de grandes proporções atingiu um imóvel localizado na rua Valério de Souza, no bairro São Francisco, zona sul de Manaus, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (20). As chamas se espalharam rapidamente e chamaram a atenção de moradores da região, que acordaram assustados com a intensa fumaça e o risco de o fogo se alastrar.

    De acordo com relatos de vizinhos, o incêndio teve início ainda de madrugada e provocou momentos de tensão. Pessoas saíram de suas casas para alertar outros moradores, enquanto o fogo consumia grande parte da estrutura do imóvel atingido.

    O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foi acionado e atuou no combate às chamas, concentrando esforços para controlar o incêndio e impedir que ele alcançasse residências vizinhas. A operação mobilizou equipes e equipamentos devido à intensidade do fogo.

    Segundo informações preliminares, no local funcionava uma empresa de fabricação de estofados, o que pode ter contribuído para a rápida propagação das chamas, já que havia grande quantidade de materiais inflamáveis, como espumas, tecidos e madeira. A suspeita inicial é de que praticamente todo o interior da empresa tenha sido destruído.

    Até o momento, não há confirmação de feridos nem estimativa oficial dos prejuízos causados. As causas do incêndio ainda são desconhecidas e deverão ser apuradas após a conclusão do trabalho técnico realizado pelos bombeiros.

  • Ônibus perde controle, invade barreira e causa susto na Avenida das Torres, em Manaus

    Acidente no sentido Centro–Bairro ocorreu à noite; coletivo estava vazio e não houve feridos.

    Manaus – Um ônibus da empresa Trans Silvestre perdeu o controle e atingiu a barreira de proteção da Avenida das Torres, em Manaus, na noite desta segunda-feira (19). O acidente aconteceu no sentido Centro–Bairro, em um trecho localizado a aproximadamente 100 metros do supermercado Baratão da Carne.

    No momento da colisão, o coletivo não transportava passageiros, o que evitou feridos. Apesar disso, o impacto provocou danos à estrutura de proteção da via e chamou a atenção de motoristas que trafegavam pela avenida, uma das mais movimentadas da capital.

    As circunstâncias que levaram à perda de controle do veículo ainda não foram esclarecidas. Questionado no local, o motorista não confirmou se houve falha mecânica ou se o ônibus teria sido fechado por outro veículo, limitando-se a afirmar que não soube explicar o que ocorreu.

    Até a última atualização desta reportagem, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde do condutor nem sobre a retirada do ônibus da pista. O caso deve ser analisado pelos órgãos de trânsito, que irão apurar as causas do acidente.

  • Centros de Convivência abrem inscrições para as atividades de 2026 em Manaus; confira cronograma

    Matrículas e rematrículas serão realizadas nas sete unidades distribuídas pelas zonas da capital. As atividades incluem oficinas, rodas de conversa, cursos de qualificação e passeios, além de esportes.

    Manaus – Os Centros de Convivência da Família e do Idoso abrem inscrições para atividades de 2026 em Manaus. Matrículas e rematrículas serão realizadas nas sete unidades distribuídas pelas zonas da capital.

    O recadastro vai até sexta-feira, 23 de janeiro. As matrículas para novos participantes começam nos próximos dias em alguns centros. Os serviços são gratuitos e voltados para pessoas de todas as idades em situação de vulnerabilidade social, beneficiando as famílias como um todo.

    As atividades incluem oficinas, rodas de conversa, cursos de qualificação, bazares e passeios. O Projeto Mais Vida oferece fisioterapia, hidroginástica, caminhadas orientadas, vôlei, balé, musculação, palestras, cafés comunitários, gincanas, aulas temáticas e atividades livres.

    As inscrições devem ser feitas presencialmente, das 8h às 16h, no setor administrativo de qualquer uma das sete unidades.

    Para a rematrícula, é necessário apresentar exames e declarações atualizadas, além do RG original. Já para novos inscritos, é preciso apresentar:

    Cópia do RG e CPF;

    Comprovante de residência;

    Cópia da Declaração de Aptidão Física;

    Encaminhamento ou eletro com laudo de aptidão.

    Para natação e hidroginástica, é exigido exame dermatológico. No caso de crianças e adolescentes, também é obrigatória a declaração escolar.

    As datas de matrícula e rematrícula variam conforme cada unidade. Confira abaixo os períodos e atividades em cada centro:

    Centro de Convivência André Araújo

    22 de janeiro a 26 de janeiro – Matrículas e rematrículas para os grupos de convivência, atividades de ritmos, funcional, pilates, pilates solo, pilates para idosos, futsal infantil, ginástica localizada, fisioterapia.

    19 de janeiro a 23 de janeiro – Rematrículas do Projeto Mais Vida

    26 de janeiro a 30 de janeiro – Matrículas do Projeto Mais Vida

    Centro de Convivência 31 de Março

    19 de janeiro a 23 de janeiro – Rematrículas para os grupos de convivência, funcional, pilates, ritmos, baby class, vôlei, futsal e atividades do Projeto Mais Vida.

    26 de janeiro a 30 de janeiro – Matrículas para novos participantes das atividades dos centros e do Projeto Mais Vida.

    Centro de Convivência Magdalena Arce Daou

    19 de janeiro a 23 de janeiro – Rematrículas para os grupos de convivência, musculação, futsal, funcional, hidroginástica, ritmos, fisioterapia, natação, e atividades do Projeto Mais Vida

    23 de janeiro a 30 de janeiro – Matrículas para novos participantes das atividades dos centros e do Projeto Mais Vida.

    Centro de Convivência Miranda Leão

    9 de janeiro a 20 de janeiro – Rematrículas e matrículas para os grupos de convivência, balé infantil, pilates, alongamento, funcional, ritmos, ginástica

    19 de janeiro a 23 de janeiro – Rematrículas do Projeto Mais Vida

    26 de janeiro a 30 de janeiro – Matrículas do Projeto Mais Vida

    Centro de Convivência Padre Pedro Vignola

    19 de janeiro a 23 de janeiro – Rematrículas para os grupos de convivência, funcional, funcional kids, futsal, hidroginástica, ginástica, ginástica aeróbica, pilates, hitbox, musculação, natação, alongamento e ritmos, academia

    26 de janeiro a 30 de janeiro – Matrículas para novos participantes das atividades dos centros e do Projeto Mais Vida

    Centro de Convivência Teonízia Lobo

    19 e 20 a 23 de janeiro – Rematrículas para os grupos de convivência, ritmos, vôlei, jiu-jitsu, cross, training, fisioterapia, pilates, funcional, skate, ginástica, e atividades do Projeto Mais Vida

    26 a 30 de janeiro – Matrículas para novos participantes das atividades dos centros e do Projeto Mais Vida

    Centro de Convivência do Idoso – Ceci

    19 a 23 de janeiro – Rematrícula para atividades físicas como caminhada orientada, funcional, alongamento, pilates, fisioterapia

    20 a 21 de janeiro – Rematrícula para participantes dos grupos de convivência Estimuloteca, Guerreiros, Futuro Melhor, Nova Conquista, Academia da Memória, Vivendo e Cantarolando, Estímulo Mais, Criative-se, e Mentes Ativas.

    27 de janeiro – Matrícula para novos participantes das atividades do Projeto Mais Vida

    28 de janeiro – Matrícula para novos participantes das atividades dos centros.


    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • CASO BENÍCIO: pais detalham avanços na investigação de morte por erro médico

    Atualmente, o caso é conduzido pela Polícia Civil do Amazonas e se desdobra em três frentes principais: criminal, ética e cível.

    Manaus – Bruno Freitas e Joyce Xavier, pais de Benício Xavier, de apenas 6 anos, atualizaram no domingo (18) sobre o andamento das investigações que apuram a morte da criança. Benício faleceu na madrugada de 23 de novembro de 2024, no Hospital Santa Júlia, após receber doses elevadas de adrenalina. A família sustenta que o óbito foi causado por uma sucessão de erros médicos fatais.

    Atualmente, o caso é conduzido pela Polícia Civil do Amazonas e se desdobra em três frentes principais: criminal, ética e cível.

    Segundo os pais, a Polícia Civil já concluiu a oitiva de todos os envolvidos. O próximo passo crucial é a entrega do laudo do Instituto Médico Legal (IML), que analisa tanto os documentos hospitalares quanto a autópsia da criança.

    Somado a isso, a perícia técnico-científica avalia os sistemas do hospital para identificar possíveis falhas eletrônicas ou de registro. Com esses documentos em mãos, o delegado responsável elaborará o relatório final, que será encaminhado ao Ministério Público.

    “A gente espera que seja [denunciado como homicídio] doloso por tudo o que aconteceu com o Benício”, afirmou o pai no vídeo.

    A conduta dos profissionais envolvidos está sob estudo dos conselhos dos Conselho Regional de Medicina (CRM) que já abriu uma sindicância de ofício. A família também formalizou uma denúncia própria. Atualmente, o conselho aguarda as manifestações dos profissionais para que um relator apresente o caso ao plenário e, do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), onde a família busca contato por e-mail para garantir o direito de expor sua denúncia durante o julgamento ético dos enfermeiros e técnicos envolvidos no atendimento.

    Os pais confirmaram que pretendem acionar a Justiça na esfera cível assim que todas as provas forem reunidas. O objetivo é a responsabilização de todos os envolvidos, médicos, técnicos, enfermeiros e a própria unidade hospitalar.

    Durante o pronunciamento, a família reforçou que o objetivo do movimento não é o ódio, mas a preservação de outras vidas.

    “Mais uma vez a gente quer frisar que a gente não busca vingança, apenas justiça. A gente precisa fazer isso pelo Benício e também para que nenhuma família passe pela dor que a gente está passando”, declararam.

    Eles encerraram a mensagem agradecendo a rede de apoio e as orações que têm recebido de amigos e até de desconhecidos sensibilizados pela tragédia.

    Caso Benicío

    Benício Xavier, de 6 anos, morreu na madrugada de 23 de novembro após receber doses de adrenalina intravenosa. A família afirma que a morte foi resultado de uma sequência de erros médicos.

    A Justiça do Amazonas anulou recentemente o habeas corpus que havia sido concedido à médica Juliana Brasil Santos, investigada pelo caso, determinando que o pedido de liberdade deveria ser analisado por um juiz de primeira instância.

    Juliana admitiu o equívoco na prescrição da adrenalina intravenosa em documentos e mensagens trocadas com outro profissional, embora a defesa alegue que a confissão ocorreu “no calor do momento”. A técnica de enfermagem Raiza Bentes Paiva, responsável pela aplicação da medicação, também é investigada.

    Segundo o delegado Marcelo Martins, o inquérito possui quatro linhas principais de investigação: responsabilidade da médica, da técnica de enfermagem, falhas estruturais do hospital e a possibilidade de erro durante o procedimento de intubação.

    Fonte: D24am

  • Homem fica em estado gravíssimo após cair de ônibus e ser atropelado no T4, em Manaus

    Vítima teria caído do coletivo em movimento; testemunha afirma que porta do ônibus estaria aberta.

    Manaus – Um homem foi atropelado por um ônibus na noite deste domingo (18) no Terminal de Integração 4 (T4), localizado na Zona Norte da capital amazonense. Segundo informações iniciais, a vítima teria caído do veículo em movimento antes de ser atingida pelo coletivo.

    O homem, que ainda não teve a identidade confirmada, vestia bermuda preta e camisa da marca Adidas nas cores preta e branca. Ele foi encontrado preso sob o ônibus, em meio a uma grande poça de sangue, o que causou comoção entre pessoas que estavam no terminal no momento do ocorrido.

    Testemunha aponta possível falha no ônibus

    Inicialmente, a hipótese levantada no local era de atropelamento causado por ponto cego do motorista ou por travessia imprudente da vítima. No entanto, uma nova versão surgiu a partir do relato de uma testemunha, que preferiu não se identificar.

    De acordo com essa pessoa, uma das portas do ônibus estaria aberta enquanto o veículo circulava pelo terminal, o que teria provocado a queda do passageiro. A informação ainda será apurada pelos órgãos competentes para verificar se houve falha mecânica, descumprimento de normas de segurança ou negligência.

    Socorro e estado de saúde

    Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros no local. Após o atendimento inicial, o homem foi encaminhado para uma unidade hospitalar da capital.

    Segundo os socorristas, o estado de saúde da vítima é considerado gravíssimo. Até o momento, não foram divulgadas atualizações sobre o quadro clínico nem informações oficiais sobre sua identificação.

    O caso deve ser investigado para esclarecer as circunstâncias do acidente e eventuais responsabilidades.

    Fonte: AM POST

  • Novos registros mostram avanço de cratera que já fez vítima fatal em 2025

    O mesmo processo erosivo causou um deslizamento na rua da Paz, comunidade Fazendinha, resultando na morte da líder comunitária Sammya Costa Maciel, de 45 anos.

    Manaus – Novos registros feitos por moradores da rua Ladário, no conjunto Canaranas, zona norte de Manaus, no domingo (18) mostram que a cratera de grandes proporções continua avançando após as recentes chuvas, criando uma ‘cachoeira’ no esgoto e ameaçando diversas residências. No 19 de março de 2025, o mesmo processo erosivo causou um deslizamento na rua da Paz, comunidade Fazendinha, resultando na morte da líder comunitária Sammya Costa Maciel, de 45 anos.

    De acordo com José Mendes, diretor de Operações da Defesa Civil de Manaus, o órgão monitora a situação desde o dia 6 de março de 2025. Segundo o diretor, as famílias foram notificadas sobre a necessidade de desocupação imediata e estão cadastradas para receber o auxílio-aluguel.

    “Identificamos o risco de deslizamento e reunimos essas famílias para realizar o cadastro. Explicamos a necessidade do registro para que fossem amparadas pela legislação. Todas as casas estão recebendo auxílio desde outubro”, afirmou Mendes.

    Apesar do monitoramento, o problema esbarra em uma questão financeira. As famílias recebem um auxílio acumulado (municipal e estadual) no valor de R$ 1.200, mas alegam que a quantia é insuficiente para encontrar moradias dignas na capital.

    Sem condições financeiras para arcar com aluguéis mais caros e temendo perder seus pertences, muitos moradores permanecem na área, mesmo com a sinalização de interdição e o solo visivelmente instável.



    Fonte: D24am

  • Briga entre açougueiros é registrada em supermercado de Manaus e viraliza nas redes

    Confusão ocorreu dentro do setor de carnes, foi gravada por clientes e interrompeu o atendimento no local.

    Manaus – Uma briga entre dois funcionários do setor de açougue de um supermercado de Manaus chamou a atenção de clientes e acabou sendo registrada em vídeo. As imagens circularam rapidamente nas redes sociais e mostram agressões físicas em pleno ambiente de trabalho.

    Uma confusão envolvendo dois açougueiros dentro de um supermercado de Manaus gerou tumulto e repercussão nas redes sociais. O caso foi registrado por clientes que estavam no local e presenciaram a troca de agressões no setor de carnes do estabelecimento.

    Vídeo mostra agressões no local de trabalho

    Nas imagens que circulam nas redes, os dois homens aparecem caídos no chão, trocando socos em meio ao espaço onde são manipulados os produtos. Outros funcionários do supermercado tentam intervir para separar os envolvidos e conter a briga, enquanto clientes observam a cena.

    Durante a confusão, o atendimento no açougue precisou ser interrompido, causando transtornos a quem aguardava no local. O vídeo rapidamente se espalhou em aplicativos de mensagens e plataformas digitais.

    Funcionários ficaram feridos

    Além das imagens em vídeo, fotos também passaram a circular mostrando os dois funcionários com ferimentos após a briga. Ainda não há detalhes sobre a gravidade das lesões nem se eles receberam atendimento médico após o ocorrido.

    Até o momento, não foi divulgada a unidade do supermercado onde a confusão aconteceu. Também não há confirmação se a polícia foi acionada para registrar a ocorrência ou se a empresa se pronunciou oficialmente sobre o caso.



    Fonte: AM POST