Categoria: Manaus

  • Moradores fecham avenida e cobram justiça após morte de jovem de 22 anos em Manaus

    Familiares e amigos de David de Castro Almeida realizaram protesto na zona Leste e pedem esclarecimentos sobre as circunstâncias da ocorrência envolvendo uma viatura policial.

    Manaus – A morte de um jovem de 22 anos mobilizou familiares, amigos e moradores da zona Leste de Manaus na tarde da última sexta-feira (5). Em um ato marcado por pedidos de justiça, manifestantes ocuparam parte da avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira, para cobrar esclarecimentos sobre as circunstâncias que resultaram na morte de David de Castro Almeida.

    Segundo relatos apresentados pelos participantes do protesto, o jovem teria sido atingido por uma viatura da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) enquanto saía de casa acompanhado de um amigo para comprar comida. A versão é defendida pela família, que pede uma investigação detalhada do caso.

    Durante a manifestação, moradores utilizaram cartazes e faixas com mensagens cobrando responsabilização e transparência. O grupo também interditou trechos da via, provocando lentidão no trânsito da região. Pneus e pedaços de madeira foram incendiados durante o ato, atraindo a atenção de motoristas e moradores do entorno.

    De acordo com informações registradas pelo Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte foi traumatismo craniano associado a hemorragia aguda e edema cerebral. O caso foi inicialmente registrado no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP) como acidente de trânsito.

    A mobilização foi marcada por forte comoção entre familiares e amigos da vítima, que afirmam não estar satisfeitos com as informações divulgadas até o momento e defendem o aprofundamento das investigações para esclarecer completamente o ocorrido.

    Até esta sexta-feira, não haviam sido divulgadas novas informações oficiais sobre a dinâmica do caso. Enquanto aguardam o andamento das apurações, os manifestantes reforçam que continuarão cobrando respostas e justiça pela morte do jovem.

    O caso segue sob análise das autoridades competentes, que deverão reunir depoimentos, laudos e demais elementos necessários para esclarecer as circunstâncias da ocorrência.

  • Polícia Civil prende suspeito de assassinato de comerciante na Zona Norte de Manaus

    A prisão do suspeito foi possível após informações repassadas por moradores às autoridades, contribuindo para a localização do homem na zona norte da capital.

    Manaus – Um homem identificado como João Victor Gomes da Silva foi preso nesta sexta-feira (5), em uma kitnet localizada no bairro Canaranas, Zona Norte de Manaus. Ele é apontado pela polícia como um dos envolvidos na morte do comerciante Evilazio Alves da Silva, de 60 anos, durante um assalto ocorrido na noite de terça-feira (2), no bairro São José, Zona Leste da capital.

    Segundo as investigações, o comerciante estava em seu mercadinho quando o local foi invadido por criminosos. Durante a ação, a vítima foi baleada e morreu. A polícia trata o caso como latrocínio, crime caracterizado pelo roubo com resultado morte.

    De acordo com informações da Rocam, a prisão de João Victor ocorreu após equipes receberem denúncias que indicavam o paradeiro do suspeito. As buscas levaram os policiais até o imóvel onde ele foi encontrado e detido. As investigações continuam para identificar e localizar os demais envolvidos no crime.

    João Victor foi localizado por equipes da Rocam durante uma operação realizada no bairro Canaranas.

    Ao perceber a chegada dos policiais, ele tentou deixar o local, mas acabou sendo alcançado e preso. Em seguida, foi encaminhado para a unidade policial responsável pelo caso.


    De acordo com a Rocam, a prisão é resultado do trabalho investigativo iniciado logo após o assassinato do comerciante. As diligências seguem em andamento para identificar e prender o terceiro envolvido na ação criminosa.

    Segundo o sargento Loiola, o trabalho que resultou na prisão começou logo após o assassinato do comerciante. Ele informou que as equipes seguem em campo para identificar e prender o terceiro suspeito apontado nas investigações.

    Segundo o sargento, após ser detido, João Victor declarou que a ação do grupo não tinha como objetivo tirar a vida da vítima.

    Luiz Fernando Branches do Nascimento, de 21 anos, foi preso na quinta-feira (4) em uma casa na rua Hosana, no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus. A prisão ocorreu após policiais receberem uma denúncia. De acordo com a polícia, ele admitiu participação no crime.


    Na terça-feira (2), a Rocam também prendeu Anderson da Silva Alves, de 39 anos. Conforme as investigações, ele teria cedido a motocicleta utilizada na ação criminosa.


    As buscas continuam para localizar Rawlison Oliveira Pampolha, que é apontado como envolvido no caso e permanece foragido.

    O caso aconteceu durante um assalto ao mercadinho de Evilazio Alves da Silva, de 60 anos. A Polícia Civil apura o ocorrido como latrocínio.

    De acordo com as investigações, três homens participaram da ação. Dois entraram no estabelecimento e um ficou do lado de fora.

    A polícia informou que Evilazio não esboçou reação e não portava arma quando foi abordado.

    As imagens das câmeras de segurança registraram o momento do crime. Nas gravações, o comerciante aparece abaixado atrás do balcão entregando objetos aos suspeitos, enquanto um deles recolhe os pertences.

    Em seguida, outro homem entra no local. Com uma arma em mãos e falando ao celular, ele se aproxima da vítima e desfere golpes contra ela. Pouco depois, Evilazio é baleado e morre ainda dentro do estabelecimento.

    Por Jornalista Débora Alcântara

  • Acidente na Avenida Djalma Batista termina com carro capotado

    O trecho onde ocorreu a colisão encontra-se devidamente sinalizado para evitar novos acidentes.

    Manaus – Na madrugada desta sexta-feira (5), um grave acidente de trânsito resultou em uma colisão que envolveu dois veículos de passeio, no sentido Centro/Bairro da avenida Djalma Batista, uma das principais vias da zona centro-sul de Manaus. Um dos veículos capotou na via.

    De acordo com informações preliminares, o motorista de um Fiat Mobi teria colidido na ponta traseira de um Renault Kwid. Com o impacto da batida, o condutor do Mobi perdeu o controle da direção, fazendo com que o veículo capotasse na pista. No entanto, a dinâmica oficial do acidente ainda não foi confirmada pelas autoridades de trânsito.

    Até o início da manhã, não havia informações sobre o paradeiro dos condutores ou de possíveis vítimas, já que nenhum responsável pelos veículos foi encontrado no local do acidente.

    O trecho onde ocorreu a colisão encontra-se devidamente sinalizado para evitar novos acidentes, mas o Fiat Mobi ainda permanece na via aguardando a chegada do guincho para a remoção.

    Agentes de trânsito foram acionados para monitorar o fluxo e orientar os condutores que passam pela região.

    Fonte: D24am

  • Organização abre inscrições para curso gratuito de audiovisual em Manaus

    Projeto “Do Celular ao Bolso” capacitará jovens e adultos para atuar na produção de conteúdo utilizando smartphones como ferramenta profissional.

    Manaus – A Central Única das Favelas do Amazonas (CUFA-AM) está com inscrições abertas para o curso gratuito de audiovisual “Do Celular ao Bolso”, iniciativa que visa capacitar jovens e adultos para transformar o celular em uma ferramenta de trabalho, empreendedorismo e geração de renda.

    Voltado para pessoas a partir de 15 anos, o curso oferecerá formação prática em produção audiovisual, criação de conteúdo, precificação de serviços e desenvolvimento de negócios. A proposta é ampliar oportunidades para moradores de periferias e comunidades, fortalecendo a inclusão produtiva por meio da economia criativa e digital.

    As aulas serão ministradas por Miro Martins, do projeto Laboratório dos Cria, entre os dias 09 de junho e 30 de julho de 2026, sempre às terças e quintas-feiras, das 14h às 15h, na sede da CUFA Amazonas, localizada no Centro de Manaus, a inscrição deve ser realizada neste link.

    ”O curso foi pensado para que os participantes aprendam na prática como produzir vídeos usando o celular, desde a captação de imagens até a edição e a entrega de um conteúdo de qualidade. Mas vamos além da técnica. Também vamos abordar precificação, atendimento ao cliente e oportunidades de negócio, para que cada aluno entenda como transformar esse conhecimento em uma fonte de renda,” afirma Miro Martins.

    Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas. Terão prioridade pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas por projetos da CUFA e instituições parceiras. Os participantes selecionados serão contatados via WhatsApp para confirmação da matrícula até três dias antes do início das aulas.

    “Nosso objetivo é mostrar que esse equipamento pode ir além do entretenimento e se tornar uma ferramenta de transformação social, geração de renda e construção de novas perspectivas profissionais. Queremos que os participantes saiam do curso preparados para produzir conteúdo, oferecer serviços e enxergar novas possibilidades de empreendedorismo”, destaca Alexey Ribeiro, presidente da CUFA.

    A iniciativa integra as ações da CUFA Amazonas voltadas à qualificação profissional, inovação e fortalecimento do protagonismo das periferias, incentivando o desenvolvimento de habilidades alinhadas às demandas atuais do mercado digital.

    Fonte: D24am

  • Manaus renova contrato de R$ 23,7 milhões para radares enquanto mortes no trânsito avançam 18%

    Aumento de acidentes fatais reacende debate sobre eficácia das “corujinhas”, transparência na arrecadação de multas e investimentos em segurança viária.

    Manaus – A Prefeitura de Manaus renovou um contrato de R$ 23,7 milhões para manutenção e operação dos radares eletrônicos de fiscalização, conhecidos popularmente como “corujinhas”, em meio ao aumento dos índices de mortalidade no trânsito da capital. Dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) apontam que o número de mortes registradas entre janeiro e abril de 2026 cresceu 18% em comparação com o mesmo período do ano passado.

    Segundo o levantamento, foram contabilizados 86 óbitos nos quatro primeiros meses deste ano, contra 75 ocorrências registradas no mesmo intervalo de 2025. Os números levantam questionamentos sobre a efetividade da política pública de fiscalização eletrônica implantada nos últimos anos com o objetivo de reduzir acidentes e preservar vidas.

    Uma das vítimas mais recentes da violência no trânsito foi o vigilante Eduardo Silva, de 40 anos. Ele morreu após um grave acidente ocorrido na manhã da última sexta-feira (29), na avenida Rodrigo Otávio, zona centro-sul da cidade. O caso causou forte impacto no trânsito da região e ampliou o debate sobre a segurança viária em Manaus.

    Os radares eletrônicos começaram a ser ampliados durante a gestão do ex-prefeito David Almeida. Na época, a administração municipal defendia a medida como uma estratégia para reduzir infrações e acidentes. Atualmente, a cidade conta com 61 equipamentos em operação, mais que o dobro dos 27 radares existentes em 2025.

    Apesar da ampliação do sistema, especialistas, motoristas e parlamentares têm questionado a localização de alguns equipamentos e a ausência de informações atualizadas sobre os resultados obtidos com a arrecadação das multas.

    Dados divulgados anteriormente pelo IMMU mostraram que, entre julho e agosto de 2025, quando havia 27 radares em funcionamento, mais de 156 mil infrações foram registradas. Estimativas divulgadas na época apontavam uma arrecadação próxima de R$ 20 milhões apenas naquele período. Desde então, não foram apresentados novos balanços públicos detalhando o volume de autuações ou os valores arrecadados com o aumento do número de equipamentos.

    A falta de transparência sobre esses recursos motivou a apresentação de propostas na Câmara Municipal de Manaus. Entre elas está o Projeto de Lei nº 346/2026, de autoria do vereador Rodrigo Guedes, que busca obrigar o Executivo a divulgar informações detalhadas sobre a arrecadação proveniente das multas de trânsito e sua destinação.

    Outra proposta semelhante, apresentada anteriormente pelo vereador Paulo Tyrone, também aguarda avanço na tramitação legislativa.

    Enquanto o debate permanece aberto, motoristas e representantes da sociedade civil cobram esclarecimentos sobre quanto foi arrecadado com as autuações, como os recursos estão sendo aplicados e quais medidas concretas estão sendo adotadas para reduzir o número de mortes nas vias da capital.

    A discussão ganha força diante do crescimento dos acidentes fatais e da expectativa de que investimentos em fiscalização sejam acompanhados por ações de educação no trânsito, melhorias na sinalização e intervenções estruturais capazes de aumentar a segurança de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres.

  • Dia dos Namorados deve aquecer comércio de Manaus; 96% pretendem comprar presentes, aponta pesquisa

    Além da alta intenção de compra, a maioria dos consumidores afirma que pretende manter ou aumentar os gastos em relação ao ano passado.

    Manaus – O Dia dos Namorados deve movimentar o comércio de Manaus neste ano. Uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) mostrou que 96% dos consumidores da capital pretendem comprar presentes para a data.

    O levantamento ouviu 1.323 pessoas em todas as zonas da cidade nos dias 9 e 10 de abril e aponta um cenário positivo para o comércio e o setor de serviços.

    Além da alta intenção de compra, a maioria dos consumidores afirma que pretende manter ou aumentar os gastos em relação ao ano passado. Segundo a pesquisa, 52% devem gastar o mesmo valor, enquanto 22% planejam investir mais. Já 17% disseram que pretendem reduzir as despesas.

    Apesar do otimismo, a maior parte dos consumidores pretende manter os gastos sob controle. Cerca de 78% informaram que vão desembolsar até R$ 250 na compra do presente. A faixa mais citada foi a de R$ 81 a R$ 150, seguida pelos gastos entre R$ 151 e R$ 250.

    Na hora de escolher o presente, roupas e calçados lideram a preferência dos manauaras, citados por 55% dos entrevistados. Perfumes e cosméticos aparecem em segundo lugar, com 41%.

    Também estão entre os itens mais procurados acessórios, joias e bijuterias (22%), produtos de cama, mesa e banho (20%), chocolates e cestas (19%). Já eletrônicos e experiências, como jantares e passeios, foram mencionados por 12% dos consumidores.

    A pesquisa mostra ainda que as lojas físicas seguem como a principal opção para as compras. Ao todo, 84% dos entrevistados pretendem comprar presencialmente. Os shopping centers lideram a preferência, com 40% das respostas, seguidos pelo comércio do Centro de Manaus, escolhido por 35%.

    Outro comportamento identificado pelo levantamento é o costume de deixar as compras para a última hora. Cerca de 62% dos consumidores pretendem adquirir o presente na semana do Dia dos Namorados.

    Outros 13% afirmaram que devem comprar apenas na véspera da data. Já 22% disseram que planejam se antecipar e fazer as compras com até 15 dias de antecedência.

    Fonte: G1

  • Feriado de Corpus Christi muda horários do comércio e shoppings em Manaus; confira programação

    A Fecomércio Amazonas divulgou as mudanças para o feriado. Na região do Centro da capital, o horário sugerido é de 8h às 12h.

    Manaus – A celebração de Corpus Christi, na quinta-feira (4), vai modificar os horários de funcionamento do comércio varejista e atacadista de Manaus.

    A Fecomércio Amazonas divulgou as mudanças para o feriado. Na região do Centro da capital, o horário sugerido é de 8h às 12h. Confira abaixo a programação dos shoppings na capital do Amazonas.

    Shoppings

    Grande Circular: Lojas âncoras e quiosques: 14h às 21h ; Praça de alimentação: 12h às 21h; Academia: 8h às 20h; Boliche: A partir das 15h

    Manaus ViaNorte: Lojas âncora: 12h às 21h; Lojas e quiosques: 14h às 21h; Praça de alimentação: 12h às 21h; Supermercado: 7h às 21h; Cinema: conforme programação

    Manaus Plaza Shopping: Lojas e quiosques: 14h às 20h; Praça de alimentação: 12h às 21h; Academia: 8h às 18h; Supermercado: 8h às 20h; Cinema: conforme programação

    Manauara Shopping: Lojas âncora: 12h às 21h; Lojas satélites: 14h às 21h; Praça de alimentação e lazer: 12h às 22h

    Shopping Ponta Negra: Lojas âncoras e megalojas: 12h às 21h; Demais lojas: 14h às 21h; Praça de alimentação e lazer: 12h às 22h; Cinema: conforme programação

    Amazonas Shopping: Lojas âncoras: 12h às 2h; Praça de alimentação: 12h às 2h; Demais lojas: 14h às 21h; Supermercado: 8h às 22h; Academia: 8h às 17h

    Millennium Shopping: Lojas âncoras e quiosques: 14h às 20h; Praça de alimentação: 12h às 20h; • Cinema: a partir das 13h30

    Studio 5 Shopping: Praça de alimentação: 12h às 21h; Lojas âncora e quiosques: 14h às 21h; Praça de alimentação de lazer: 12h às 22h

    Shopping São José: Lojas e quiosques: 10h às 16h; Praça de alimentação: 12h às 16h; Academia: 8h às 17h; Supermercado: 10h às 16h.

    Sumaúma Park Shopping: Todas as operações: 10h às 22h; Shopping Cidade Leste; Todas as operações: 9h às 18h

    Shopping Cecomiz: sem funcionamento.

    Fonte: G1

  • Vídeo gera revolta após pedagoga fazer comentário agressivo sobre pais de alunos em escola de Manaus

    Declaração gravada por um estudante circulou entre famílias e levou responsáveis a cobrar investigação da Secretaria de Educação.

    Manaus – Uma pedagoga da Escola Estadual Sant’Ana, localizada no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, tornou-se alvo de críticas após um vídeo gravado por um estudante registrar uma declaração considerada agressiva e inadequada por pais e responsáveis. As imagens passaram a circular nas redes sociais e grupos de mensagens, provocando repercussão na comunidade escolar.

    No registro, a profissional, cuja identidade não foi divulgada, aparece fazendo um desabafo sobre situações enfrentadas no ambiente de trabalho. Durante a fala, ela utiliza uma expressão violenta ao se referir aos pais dos alunos, comentário que gerou indignação entre familiares e membros da escola.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DZIGH8Wh9OU/?igsh=MXVpeTZ2bmxkZm9ybA==

    A gravação rapidamente chegou ao conhecimento dos responsáveis, que passaram a questionar a postura da servidora e a compatibilidade do discurso com a função exercida dentro de uma instituição de ensino. Para muitos pais, a declaração ultrapassa os limites de um desabafo e levanta preocupações sobre o ambiente educacional.

    Diante da repercussão, famílias cobraram providências e uma apuração detalhada do caso por parte da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). O episódio também reacendeu debates sobre ética profissional, relacionamento entre escola e comunidade e a necessidade de manter um ambiente de respeito mútuo dentro das unidades de ensino.

    Até o momento, não foram divulgadas informações sobre eventuais medidas administrativas adotadas em relação à servidora. A expectativa é que o caso seja analisado pelos setores competentes da rede estadual de ensino.

    A comunidade escolar aguarda esclarecimentos oficiais sobre o episódio e os desdobramentos da investigação, enquanto o vídeo continua repercutindo entre pais, alunos e profissionais da educação.

  • Colisão entre carreta e moto de aplicativo deixa passageiro ferido e trava trânsito na Rotatória do Coroado

    Acidente ocorreu após uma ultrapassagem arriscada; passageiro foi levado ao Hospital João Lúcio e motociclista deixou o local antes da chegada da polícia.

    Manaus – Um acidente envolvendo uma carreta e uma motocicleta utilizada para transporte por aplicativo provocou congestionamento e deixou uma pessoa ferida na manhã desta quarta-feira (3), na Rotatória do Coroado, zona leste de Manaus.

    A vítima, que estava na garupa da motocicleta, sofreu ferimentos durante a colisão e precisou ser socorrida por uma equipe de emergência. Após receber os primeiros atendimentos no local, ela foi encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio para avaliação médica. O estado de saúde não foi divulgado.

    Segundo o motorista da carreta, identificado como Alexssandro de Melo, o acidente aconteceu quando o motociclista, conhecido apenas como Jonilson, tentou realizar uma ultrapassagem em um espaço reduzido, muito próximo ao veículo de carga.

    Durante a manobra, a motocicleta atingiu a parte traseira da carreta. Com a força do impacto, o condutor perdeu o controle da direção e caiu na pista junto com o passageiro.

    O motorista da carreta permaneceu no local para prestar esclarecimentos e acompanhar o atendimento da ocorrência. Já o motociclista deixou a área logo após o socorro da vítima, antes da chegada das autoridades responsáveis pelo registro do acidente.

    A colisão provocou reflexos imediatos no trânsito da região. Motoristas enfrentaram longas filas e lentidão nas principais vias que dão acesso à zona leste da capital, especialmente nos arredores da Rotatória do Coroado.

    Agentes de trânsito foram acionados para controlar o fluxo de veículos, orientar os condutores e auxiliar na liberação da pista. As circunstâncias do acidente deverão ser analisadas pelas autoridades competentes.

  • Delegacias de Manaus são investigadas por falhas no atendimento a mulheres vítimas de violência

    Procedimento do Ministério Público acompanha as condições de funcionamento das unidades especializadas e busca fortalecer a proteção às vítimas.

    Manaus – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 61ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial (61ª Proceap), instaurou Procedimento Administrativo para apurar irregularidades identificadas na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher Sul/Oeste (DECCM Sul/Oeste), em Manaus.

    Entre os problemas constatados estão a ausência do Sistema de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), falhas na composição da equipe de atendimento e questões estruturais que podem comprometer o acolhimento e a assistência prestados às mulheres vítimas de violência.

    A medida foi adotada após a apuração de irregularidades identificadas na unidade policial. A portaria, assinada pelo promotor de Justiça Daniel Amazonas, tem como base a Notícia de Fato nº 01.2026.00003140-3, que apontou, entre outros problemas, a ausência de composição completa da equipe do Sapem e a utilização de estrutura inadequada para a custódia de detidos.

    Segundo a promotoria, as investigações iniciais confirmaram os fatos relatados na denúncia, evidenciando a necessidade de adoção de providências para aprimorar o atendimento prestado às mulheres em situação de violência, especialmente nas áreas de recepção e acolhimento das vítimas.

    “Transformamos a notícia de fato em procedimento administrativo para permitir um acompanhamento mais amplo pela 61ª Proceap. Também expedimos recomendação à Secretaria de Segurança Pública, à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e aos demais órgãos envolvidos, buscando solucionar as irregularidades identificadas”, explicou o promotor Daniel Amazonas.

    Diante da necessidade de fiscalização contínua das políticas públicas voltadas à proteção da mulher, o MPAM acompanhará as condições estruturais e operacionais da DECCM Sul/Oeste, bem como o funcionamento dos serviços de apoio às vítimas.

    Como providência inicial, a promotoria determinou a expedição de recomendação à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), à Delegacia-Geral da Polícia Civil do Amazonas, à coordenação do Sapem e à Sejusc, com orientações para a adoção das medidas necessárias à regularização da situação.

    “A recomendação não possui caráter obrigatório, mas, caso as providências não sejam adotadas, o MP poderá tomar as medidas legais cabíveis para resolver a situação”, concluiu o promotor de Justiça Daniel Amazonas.

    Fonte: D24am.