Ao todos, seis escolas voltaram à avenida neste sábado (21) e madrugada deste domingo (22).
Cultural – O Desfile das Campeãs do Rio reuniu as seis melhores escolas do Grupo Especial, com a noite marcada por críticas intensas aos jurados do carnaval.
O vice-presidente da Mangueira, Moacyr Barreto, expressou descontentamento, afirmando que “algumas coisas os jurados não entenderam” sobre o enredo da escola.
André Vaz, diretor do Salgueiro, questionou a punição ao samba-enredo da escola, declarando: “Não consigo entender porque o samba a mais cantado na Marquês de Sapucaí foi punido.”.
Apesar das controvérsias, escolas como Imperatriz Leopoldinense anunciaram renovações de contratos, enquanto a rainha Iza não descarta permanecer na agremiação.
Segundo e último dia de evento aconteceu neste sábado (21), dando a largada para a temporada do Festival de Parintins 2026.
Cultural – O Carnaboi 2026 chegou ao fim neste sábado (22) após duas noites de muito boi-bumbá e diversão. No show principal, os bois Caprichoso e Garantido apresentaram grandes sucessos e empolgaram uma multidão que lotou o Sambódromo de Manaus.
O espetáculo teve início com uma performance dos corpos de dança dos dois bumbás, unidos em uma bela exaltação a cultura amazônica. Na sequência, o apresentador do Caprichoso, Edmundo Oran, subiu ao palco e levantou a galera azulada ao lado do boi.
Logo em seguida foi a vez da torcida encarnada do Garantido fazer a festa com uma performance empolgante do apresentador Israel Paulain. Ao lado do boi, o veterano do Festival de Parintins resgatou hits que marcaram a conquista do título de 2025.
Ao longo da performance, que teve duração de pouco mais de 1 hora, o público pode assistir a nomes históricos dos dois bumbás como os eternos amos Tony Medeiros e Prince do Caprichoso, além de itens oficiais.
A técnica enfermagem Regina Cabral aproveitou o encerramento do Carnaboi para se divertir com os amigos e destacou que o evento é um marco da cultura da capital do Amazonas.
DJ levou milhares de pessoas à Avenida Afonso Pena, no Centro da capital mineira, neste sábado (21). Show foi transmitido ao vivo pelo g1.
Cultural – Pedro Sampaio levou sua música para a Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, neste sábado (21) de pós-carnaval. O show agitou uma multidão mesmo sob chuva e contou com convidados especiais, como a cantora Tasha Kaiala, o rapper mexicano El Bogueto, o MC Delano e o MC Rick.
Antes de se apresentar, o próprio DJ prometeu entregar um “trio inesquecível” e chegou ao bloco abraçando fãs (veja vídeo abaixo). O g1 transmitiu ao vivo a performance do artista, que começou por volta das 15h e durou mais de três horas
Depois de se vestir de Dona Hermínia, Freddie Mercury Prateado e Supla para a turnê “CARNASAMPAIO”, o artista se fantasiou de Zeca Pagodinho como homenagem no pós-carnaval de BH. Ele postou uma sequência de fotos com a fantasia nas redes sociais.
A programação oficial do carnaval de Belo Horizonte começou em 31 de janeiro e termina neste domingo (22).
Programação gratuita integra o Carnaval na Floresta 2026 e aproxima crianças do universo do boi-bumbá.
Manaus – Pela primeira vez, o Largo de São Sebastião será cenário do Toada Kids, evento dedicado aos minitorcedores dos bois Caprichoso e Garantido. A programação acontece neste domingo (22/02), a partir das 16h, e integra o Carnaval na Floresta 2026.
Cultura amazônica apresentada desde a infância
A iniciativa busca aproximar as crianças do universo do boi-bumbá, reunindo itens mirins e apresentações inspiradas nos bois de Parintins. O objetivo é promover o primeiro contato com a cultura popular amazônica de forma lúdica, acessível e adaptada ao público infantil, fortalecendo o sentimento de pertencimento cultural desde cedo.
Apoio institucional e valorização cultural
O Toada Kids conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A ação reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a formação de novas gerações conectadas às tradições regionais.
Música, interação e ambiente familiar Com entrada gratuita, o evento será conduzido pelo levantador de toadas P.A. Chaves. O Centro Histórico de Manaus será transformado em um espaço de brincadeira, aprendizado e celebração cultural, com momentos interativos e participação das famílias.
Tradição e continuidade cultural
Além das apresentações, o público poderá acompanhar performances dos itens mirins e atividades educativas inspiradas no Festival de Parintins. A realização do evento reforça a valorização das tradições regionais e a continuidade do patrimônio cultural amazonense.
Debates, formação e apresentações artísticas marcaram o segundo dia do evento no Palacete Provincial, em Manaus.
Cultura – A Teia Amazonas – Pontos de Cultura pela Justiça Climática deu mais um passo decisivo na construção da Rede Estadual de Pontos de Cultura durante a programação da quarta-feira (28/01), no Centro Cultural Palacete Provincial, no Centro de Manaus. O segundo dia do evento foi marcado por debates estratégicos, oficina formativa e apresentações culturais que celebraram a diversidade artística do estado.
No auditório, teve continuidade o 3º Fórum Estadual de Pontos de Cultura, com foco na governança, no fortalecimento da rede e na organização da representação amazonense nos espaços nacionais da Política Cultura Viva. Durante a plenária, foram apresentados os encaminhamentos sobre a composição da Rede Estadual de Pontos de Cultura e a participação do Amazonas nos Grupos de Trabalho Temáticos da Comissão Nacional da Política Cultura Viva.
Ao todo, a comissão é formada por 22 grupos de trabalho que contribuem com indicadores, propostas e diretrizes para o Ministério da Cultura, abrangendo áreas como música, teatro, sustentabilidade e diversas linguagens culturais.
Para a representante estadual da Rede Nacional de Pontos de Cultura, Lydia Lúcia, o momento simboliza um avanço concreto na consolidação da atuação em rede no Amazonas. “Hoje começamos a desenhar a estética da composição da rede estadual de Pontos de Cultura. Estamos inserindo possíveis delegados na estrutura da Comissão Nacional, por meio dos grupos de trabalho temáticos. Foi um dia de esclarecimento e fortalecimento da nossa base de atuação”, destacou.
Lydia também anunciou a participação do Amazonas no Grupo de Trabalho Matriz Amazônica, iniciativa apresentada pelo Estado do Pará. “Vamos construir uma visibilidade ampliada do nosso fazer cultural, agora de mãos dadas com os estados do Norte”, afirmou.
Após os debates, o público participou da oficina formativa “Cultura, Educação e Território”, que reuniu fazedores de cultura e representantes dos Pontos de Cultura. O coordenador do Escritório do Ministério da Cultura no Amazonas, Ruan Octávio, ressaltou o caráter histórico da realização da primeira Teia no estado.
“A primeira Teia é fruto de uma luta de muito tempo. É um espaço informativo e formativo, onde dialogamos sobre a Lei Cultura Viva, governança, base comunitária e outros temas fundamentais para fortalecer os Pontos de Cultura”, afirmou.
Segundo Ruan, a oficina reforça a conexão entre política cultural e território. “Para existir cultura, precisa existir o ser e o território desse ser. A política pública precisa chegar a esses lugares para dar vida aos Pontos de Cultura e potencializar a riqueza cultural que temos no Amazonas”, completou.
Encerrando a programação do dia, o Palco Teia recebeu apresentações culturais do Grupo Manuely de Danças Antologias, da Quadrilha Junina Girassol do Amazonas e dos artistas Çapo, Mestre Ismael e Puxirum, celebrando a pluralidade e a força da cultura amazonense.
Programação segue até sexta-feira
A Teia Amazonas continua nesta quinta-feira (29/01) com atividades voltadas ao Fórum Estadual de Pontos de Cultura e ao fortalecimento da rede estadual. Pela manhã, acontece a ativação da Comissão Estadual de Pontos de Cultura e a eleição da representação do Amazonas na Rede Nacional. À tarde, os grupos de trabalho seguem debatendo propostas para o Plano Nacional Cultura Viva, governança compartilhada e sustentabilidade da criação artística na Amazônia.
A 1ª Teia Amazonas segue até sexta-feira (30/01), reunindo debates, deliberações, oficinas e uma programação cultural paralela aberta ao público.
Campanha em Manaus destaca leitura como direito e celebra autores da região Norte
Cultural – Promover o direito à leitura, valorizar a cultura amazônica e conectar crianças ao poder da imaginação. Esse é o propósito da campanha Uma Dose de Imaginação, que ocorre durante todo o mês de janeiro, com encontros com autores regionais e arrecadação de livros para o Instituto Nacer, organização que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é da rede Santo Remédio, cujas unidades recebem os encontros semanais. O convidado deste sábado (17) é Jan Santos (Jandir Silva dos Santos), que estará recebendo o público e autografando obras a partir das 10h. Escritor premiado, doutorando em Educação na Amazônia e professor de linguagens, Jan dedica há mais de uma década sua obra à valorização da floresta, de seus povos e mitos, por meio da literatura fantástica. A ação será realizada na unidade da Djalma Batista, nº 946.
Com cinco livros publicados — entre eles “Rudá – filho da terra e das estrelas” (2023) e “O livro do rio: Iguaraguá” (2021), ambos vencedores de prêmios importantes na região Norte —, Jan Santos é hoje uma das vozes mais reconhecidas da literatura amazônica contemporânea. Para o evento, ele apresenta a obra Encantarias, uma coletânea de contos amazofuturistas que convida os leitores a imaginar possibilidades de futuro para a região diante da crise climática. “Minhas histórias falam de identidade. Quero que as crianças e jovens da Amazônia possam se ver nos livros que leem. Levar encantamento é uma forma de falar de temas sérios com beleza e esperança”, afirma o autor.
Autor multipremiado Com uma carreira consolidada no gênero da fantasia, Jandir também é roteirista, revisor e cofundador da Feira Literária do Amazonas (FLAMA). Participou de eventos como a Bienal Internacional de São Paulo, o Festival Literário Relampeio e a Odisseia de Literatura Fantástica, ao lado de escritores nacionais e internacionais. Seu trabalho celebra a cultura amazônica em diferentes formatos — contos, poemas, novelas, HQs — e dialoga com todas as idades, especialmente o público infantojuvenil. “Educar é minha missão de vida. Espero que as famílias vejam nessa ação uma oportunidade de cultivar o hábito da leitura com as crianças. É um pequeno gesto, mas que muda mundos”, diz Jan Santos.
Campanha e doações Durante todo o mês de janeiro, a campanha Uma Dose de Imaginação arrecada livros infantis novos ou usados, em bom estado, que serão doados ao Instituto Nacer. A ação é um convite para que cada pessoa contribua com um ato simples, mas transformador. Doar um livro é abrir um mundo novo para uma criança. A campanha também faz alusão a datas importantes para a literatura, como o Dia do Leitor (7/1), o Dia Internacional da Educação (24/1) e o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos (30/1), reforçando que o acesso à leitura é um direito de todos — e pode ser o primeiro passo para uma vida de descobertas, pertencimento e liberdade.
Serviço Campanha Uma Dose de Imaginação – Doação de livros infantis e encontro com autor local Av. Djalma Batista, 946 – loja 24h da Santo Remédio Sábado, 17 de janeiro A partir das 10h Entrada gratuita Doações abertas até o fim do mês em todas as unidades da rede