Categoria: Capa

  • STF retoma hoje julgamento sobre anistia a partidos que violaram cotas

    Plenário virtual analisa validade de emenda que perdoou multas e permitiu refinanciamento de verbas para candidaturas negras e de mulheres.

    Política – O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta sexta-feira (19) o julgamento de ações que questionam uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso em 2024. A norma alterou regras de financiamento de campanhas e anistiou partidos que não destinaram, em eleições passadas, o percentual mínimo de recursos para candidaturas de mulheres e de pessoas pretas e pardas.

    O caso será examinado no plenário virtual até o dia 26 de junho. A análise havia sido paralisada no final de maio, após um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, que solicitou mais tempo para avaliar o processo.

    Até a interrupção, o STF já havia formado maioria de votos, de 6 a 3, para manter a validade da emenda nos termos defendidos pelo Congresso.

    O relator das ações, ministro Cristiano Zanin, votou pela total improcedência dos pedidos apresentados pelo partido Rede Sustentabilidade, pela Fenaq (Federação Nacional das Associações Quilombolas) e pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

    Para Zanin, a regra não configura uma anistia ilegal, mas sim um modelo de refinanciamento e transição. Pelo texto aprovado pelo Legislativo, os partidos que descumpriram as cotas no passado não pagarão multas aos cofres públicos, mas ficam obrigatoriamente condicionados a compensar os valores devidos, aplicando-os em candidaturas negras ao longo das quatro eleições subsequentes, a partir de 2026.

    Os ministros Dias Toffoli, André Mendonça, Nunes Marques, Luiz Fux e Gilmar Mendes acompanharam integralmente o voto do relator.

    Por outro lado, uma ala divergente na Corte votou para derrubar o perdão das multas e penalizar as legendas. O ministro Flávio Dino abriu a divergência, defendendo que o trecho da emenda que livrou os partidos das sanções é inconstitucional e representa um retrocesso nas políticas afirmativas.

    O entendimento de Dino foi acompanhado pelos ministros Cármen Lúcia e Edson Fachin.

    Com o placar em 6 a 3 a favor da constitucionalidade da emenda, o julgamento será retomado com o voto do ministro Alexandre de Moraes, último a se manifestar.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Mutirão do Cadastro Único acontece nesta sexta-feira na zona norte de Manaus

    Ação oferecerá atualização cadastral, orientações sobre benefícios sociais e lançamento de programa de atendimento domiciliar.

    Manaus – Moradores de Manaus poderão atualizar informações, regularizar pendências e acessar diversos serviços relacionados ao Cadastro Único durante um mutirão promovido pela Prefeitura de Manaus nesta sexta-feira (19), no shopping Phelippe Daou, no bairro Cidade de Deus. O atendimento ocorrerá das 8h às 14h.

    Programa será lançado durante a ação
    Durante o evento, também será lançado o programa “Cadastro Único em Movimento”, iniciativa que oferecerá atendimento domiciliar para famílias que precisam atualizar seus dados cadastrais.

    O serviço será voltado principalmente para pessoas que moram sozinhas e apresentam pendências no sistema dos programas sociais.

    Expectativa é atender cinco mil pessoas

    De acordo com a prefeitura, o mutirão deverá realizar cerca de dois mil atendimentos e receber aproximadamente cinco mil pessoas.

    A ação contará com a participação de mais de 300 servidores das áreas de assistência social, saúde e educação, que atuarão no suporte e orientação ao público.

    Serviços oferecidos


    Entre os serviços disponíveis durante o mutirão estão:

    Inclusão e atualização no Cadastro Único;
    Transferência de município;
    Emissão de comprovante do Cadastro Único;
    Orientações sobre o Bolsa Família;
    Informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
    Esclarecimentos sobre outros programas sociais.

    Atendimento em saúde e educação

    Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) também participarão da programação.

    Os órgãos irão atender demandas relacionadas às exigências de saúde e educação exigidas para manutenção dos benefícios vinculados aos programas sociais.

    Emissão de documentos

    Além dos serviços ligados ao Cadastro Único, a população poderá solicitar a segunda via da certidão de nascimento e receber orientações sobre os serviços oferecidos pela rede de proteção social do município.

    Fonte: AM POST

  • Brasil cai em ranking de competitividade mesmo com baixo desemprego

    País ocupa o 65º lugar entre 70 nações; custo de capital e educação são apontados como principais entraves à atração de investimentos.

    Economia – O Brasil recuou sete posições no ranking mundial de competitividade deste ano, passando da 58ª para a 65ª colocação em um levantamento que avalia 70 países. O resultado acende um alerta sobre a capacidade do país de atrair investimentos, empresas e gerar empregos.

    Segundo a analista Lucinda Pinto, no Prime Time, o ranking mensura cerca de 300 aspectos, incluindo qualidade da educação, custo de capital, desempenho do governo e das empresas.

    Um aspecto que chama atenção, segundo Lucinda Pinto, é o fato de a queda ocorrer em um período de crescimento econômico e aquecimento do mercado de trabalho, com a taxa de desemprego atingindo patamares historicamente baixos. “Isso não é suficiente para garantir essa competitividade, porque o país não conseguiu ainda desenvolver esses outros aspectos”, afirmou.

    “Esse ranking de competitividade nada mais é do que uma maneira de medir a capacidade dos países de atrair investimento, atrair empresas, gerar negócios e gerar emprego”, explicou.

    Os primeiros colocados no ranking são Singapura, Hong Kong, Suíça, Taiwan e Emirados Árabes Unidos, seguidos por Dinamarca, Irlanda, Países Baixos, Suécia e Estados Unidos.

    De acordo com Lucinda Pinto, esses países têm em comum uma educação de qualidade, forte investimento em tecnologia e inovação, além de um custo de capital significativamente mais baixo. “São tudo o que hoje são pontos de fragilidade do país”, destacou a analista.

    Na parte inferior do ranking, o Brasil aparece atrás de países como Gana, Eslováquia e próximo ao México, Botsuana, Mongólia, Nigéria, Namíbia e Venezuela.

    Custo de capital e a espiral negativa

    Para Lucinda Pinto, o custo de capital representa um problema estratégico e estrutural. A analista descreveu o fenômeno como uma espécie de espiral negativa: a ausência de uma educação de qualidade impede um crescimento sustentável e, sem crescimento eficiente, o país passa a depender de juros mais elevados para atrair investidores. “É uma roda negativa que tem sido difícil de quebrar”, resumiu.

    A analista também destacou que os países mais competitivos apresentam previsibilidade e uma visão de futuro clara, características que, segundo ela, frequentemente faltam ao Brasil.

    Em entrevista, Hugo Tadeu, do Núcleo de Inovação, Inteligência Artificial e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral, corroborou essa avaliação. “Os dados trazem perspectiva de que o custo de se fazer negócios no Brasil é cada vez mais alto, e isso tem dificultado não só as indústrias, como também as empresas nascentes”, afirmou Hugo Tadeu.

    Hugo Tadeu citou ainda a formação bruta de capital fixo como um segundo indicador preocupante. Segundo ele, indústrias que gostariam de investir para promover crescimento apontam o custo de capital como um fator dificultador.

    Lucinda Pinto complementou a análise ao observar que esse cenário ajuda a explicar por que o capital estrangeiro que chega à bolsa de valores brasileira não se converte em investimento produtivo de longo prazo na economia nacional. Em um momento em que países disputam acirrada e globalmente a atração de empresas de inteligência artificial e tecnologia, o Brasil corre o risco de ficar para trás nesse processo.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Líder de facção do RS é preso em Manaus por tráfico de drogas

    Suspeito comandava esquema de tráfico em Ijuí e foi localizado no Distrito Industrial, em Manaus.

    Polícia – Um homem, de 35 anos, foi preso no Distrito Industrial, na zona Leste de Manaus, por meio de um mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Segundo a polícia, o suspeito seria um líder do tráfico de entorpecentes no município de Ijuí, no Rio Grande do Sul.

    A prisão foi realizada por policiais civis do 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), em conjunto com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Rio Grande de Sul.

    Segundo o delegado Adriano Félix, titular do 22º DIP, durantes as investigações conduzidas pela Draco do município de Ijuí, o suspeito foi identificado como sendo o líder de um esquema de tráfico de drogas, que já havia resultado anteriormente na prisão de um outro envolvido em 2025, por realizar “tele-entregas” de entorpecentes na cidade.

    “O indivíduo, além de ceder uma motocicleta que era utilizada nas entregas, também determinava os locais que materialidade ilícita seria recebida e onde elas seriam ocultadas”, explicou o delegado.

    De acordo com Félix, o homem havia deixado o sistema prisional em 2024 e possui antecedentes por homicídio tentado e consumado, associação criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

    “Após o seu indiciamento, o mandado de prisão preventiva foi representado pela Polícia Civil do Rio Grande de Sul e deferido pelo Poder Judiciário. A ordem judicial foi cumprida em Manaus, após a troca de informações entre a PC-AM e a Polícia Civil do Rio Grande de Sul”, disse.

    O homem responderá pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Confira os jogos da Copa do Mundo nesta sexta; Brasil encara o Haiti

    Grupos C e D entram em campo para a segunda rodada de confrontos.

    Esporte – O Brasil entra em campo nesta sexta-feira (19) contra o Haiti, às 21h30, na Filadélfia, em partida válida pelo Grupo C da Copa do Mundo Fifa 2026. 

    A outra partida da chave será um pouco antes, às 19h, em Boston, entre Escócia e Marrocos.

    Pelo Grupo D, jogarão Estados Unidos e Austrália, em Seattle, às 16h; e Turquia e Paraguai, à 0h de sábado (20), em São Francisco.

    Jogos desta sexta-feira, 19 de junho

    16h – Estados Unidos x Austrália (Grupo D)

    19h – Escócia x Marrocos (Grupo C)

    21h30 – Brasil x Haiti (Grupo C)

    0h (sábado) – Turquia x Paraguai (Grupo D)

    Grupo C

    Classificação após a primeira rodada:

    Escócia – 3 pontos

    Brasil – 1 ponto

    Marrocos – 1 ponto

    Haiti – 0 ponto

    A liderança do Grupo C, após a primeira rodada, é da Escócia, que soma 3 pontos após a vitória sobre o Haiti, por 1 a 0. Brasil e Marrocos têm 1 ponto cada, após o empate em 1 a 1.

    Uma vitória brasileira sobre o Haiti pode colocar o Brasil na disputa pela liderança do grupo, já que enfrentará a Escócia, atual líder, na última rodada.

    Com isso, a expectativa para a partida de hoje é de que o Brasil apresente uma postura ofensiva desde o início, posicionando sua linha de marcação mais alta, na busca por manter domínio territorial.

    Com uma equipe menos experiente e de menor nível técnico do que a brasileira, o Haiti provavelmente adotará um estilo de jogo defensivo, que buscará, em algumas jogadas isoladas, fazer transições rápidas com bolas longas visando contra-ataques.

    O confronto entre escoceses e marroquinos vale diretamente a liderança do grupo. Um novo triunfo europeu garante matematicamente vaga na segunda fase da Copa do Mundo.

    Quanto às demais equipes, elas dependerão, em maior ou menor grau, da última rodada para avançar na competição.

    Grupo D

    Classificação após a primeira rodada:

    EUA – 3 pontos

    Austrália – 3 pontos

    Turquia – 0 ponto

    Paraguai – 0 ponto

    Pelo Grupo D, EUA e Austrália largaram na frente, com vitórias sobre Paraguai e Turquia respectivamente pelos placares de 4 a 1 e 2 a 0.

    Com maior saldo de gols (3), os EUA estão, ao final da primeira rodada, na liderança do grupo, com o mesmo número de pontos da sua adversária de hoje, a Austrália – também com três pontos. Essa proximidade entre as equipes dá caráter decisivo para a partida de hoje.

    Jogando em casa, diante de sua torcida, os EUA apresentaram na primeira rodada um futebol dominante diante do Paraguai, o que deu à equipe certo favoritismo para uma classificação em primeiro lugar.

    Já Turquia e Paraguai entram em campo com margem reduzida para erro. Quem perder ficará em situação muito difícil na terceira rodada, dependendo de vitória e de combinações de resultados para tentar se classificar entre os oito terceiros mais bem colocados nos 12 grupos da primeira fase da competição.



    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Acidente entre motos deixa dois feridos no bairro Mauazinho em Manaus

    Um dos motociclistas apresentava sinais visíveis de embriaguez e teria provocado a colisão.

    Manaus – Um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas e um carro deixou duas pessoas feridas na manhã da quinta-feira (18), no Parque Jardim Mauá, localizado no bairro Mauazinho, na zona leste de Manaus. O caso foi registrado em vídeo por testemunhas que passavam pelo local. Um dos motociclistas apresentava sinais visíveis de embriaguez e teria provocado a colisão.

    De acordo com o relato do morador que filmou a cena, um dos motociclistas apresentava sinais visíveis de embriaguez e teria provocado a colisão. Ele perdeu o controle do veículo, atingiu um carro de passeio e, em seguida, colidiu de frente com outra motocicleta que trafegava na via.

    Com o impacto da batida, ambos os condutores foram arremessados no asfalto e sofreram ferimentos graves nos membros inferiores. O suposto causador do acidente teve uma possível fratura, enquanto o segundo motociclista sofreu um corte profundo na perna.

    As duas vítimas permaneceram caídas na pista enquanto aguardavam a chegada de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Até o fechamento desta reportagem, não havia informações sobre o estado de saúde dos ocupantes do carro atingido.

    Fonte: D24am

  • EUA e Irã cancelam reunião na Suíça sobre acordo de paz

    Supensão ocorreu após desistência do vice-presidente norte-americano JD Vance em realizar a viagem.

    Mundo – As negociações previstas entre os Estados Unidos e o Irã para esta sexta-feira (19), na Suíça, foram canceladas, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores suíço. O encontro, que seria realizado no resort de Burgenstock, marcaria o início das discussões sobre a implementação do acordo preliminar firmado nesta semana entre Washington e Teerã para encerrar o conflito. A suspensão ocorreu após a Casa Branca confirmar que o vice-presidente americano, JD Vance, desistiu da viagem que faria para se reunir com representantes iranianos.

    Embora o cessar-fogo tenha entrado em vigor após a assinatura do entendimento inicial pelos presidentes dos dois países na quarta-feira (17), ainda há diversos pontos pendentes para a construção de um acordo definitivo. O documento divulgado pelos Estados Unidos prevê um período inicial de 60 dias para negociações, prazo que poderá ser prorrogado por mais dois meses caso não haja consenso. Entre os principais compromissos estão a garantia de que o Irã não desenvolverá armas nucleares, o alívio de sanções econômicas impostas por Washington e mecanismos de compensação financeira ao governo iraniano.

    As conversas, no entanto, enfrentam obstáculos relevantes. Um dos principais impasses envolve a questão nuclear iraniana. Teerã insiste que seu programa tem finalidade pacífica e condiciona qualquer limitação adicional a garantias de segurança e ao fim das sanções que afetam sua economia há décadas. Os negociadores também precisarão definir o futuro do estoque de urânio enriquecido do país e estabelecer limites para o nível de enriquecimento permitido. Atualmente, estimativas apontam que o Irã possui cerca de 11 toneladas de urânio, incluindo centenas de quilos enriquecidos a 60%.

    Outro tema sensível é a situação no Líbano. O governo iraniano exigiu que o cessar-fogo abrangesse também o território libanês, onde Israel mantém operações militares sob o argumento de combater o Hezbollah, grupo aliado de Teerã. Apesar disso, Israel não aderiu ao acordo e já sinalizou que pretende manter tropas em uma faixa do sul do Líbano por tempo indeterminado. A continuidade das operações militares tem gerado atritos entre Washington e Tel Aviv. Na quinta-feira (18), JD Vance criticou a reação israelense ao entendimento com o Irã, alimentando especulações sobre divergências entre os dois aliados.

    O Estreito de Ormuz aparece como um dos poucos temas em que há avanços concretos. O acordo prevê a manutenção da passagem de navios comerciais sem cobrança de taxas pelos próximos 60 dias, período em que o Irã se comprometeu a restaurar plenamente a navegação na região, e algo que já está em vigor, segundo autoridades de Teerã. A via marítima é estratégica para o comércio global de petróleo e gás, e sua interrupção prolongada poderia provocar impactos significativos nos mercados internacionais. Antes do acordo, Teerã cogitava cobrar pedágios de petroleiros para financiar a reconstrução de áreas afetadas pela guerra, proposta rejeitada pelos Estados Unidos.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Homem sofre descarga elétrica ao tentar fazer ‘gato’ em Manaus

    Vítima teve queimaduras em várias partes do corpo e foi socorrida para uma unidade de saúde da capital.

    Manaus – Um homem, que não teve o nome divulgado, ficou ferido na quarta-feira (17), ao fazer uma ligação clandestina de energia em um poste na rua D, no bairro Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul de Manaus.

    De acordo com a polícia, o homem com uma escada, teria subido no poste e durante a tentativa de “gato”, sofreu uma descarga elétrica, resultando em queimaduras nas nádegas, mãos, costas, pernas e partes íntimas.

    Agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), policiais militares e funcionários da Âmbar Energia estiveram no local, onde ocorreu o acidente.

    O homem, após o acidente o homem foi levado para uma unidade de saúde na capital amazonense.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • O orgulho autista começa onde termina a comparação

    No mês do orgulho autista, entenda sobre os impactos das comparações na infância e defende um olhar que reconheça a singularidade de cada pessoa.

    Saúde – Junho é reconhecido internacionalmente como o mês do orgulho autista, um movimento que convida a sociedade a enxergar o autismo para além dos diagnósticos, dos estereótipos e das limitações frequentemente associadas à condição. Mais do que celebrar diferenças, essa data nos leva a refletir sobre um dos principais fatores de sofrimento vivenciados por muitas famílias: a comparação constante.

    A comparação costuma surgir muito cedo. Pais observam outras crianças da mesma idade e se perguntam por que o filho ainda não fala, não brinca da mesma forma, não faz amigos com facilidade ou não acompanha determinadas expectativas escolares. Embora seja uma reação compreensível, ela pode transformar diferenças legítimas de desenvolvimento em uma fonte permanente de angústia.

    Quando uma criança autista é avaliada apenas a partir do que outras crianças fazem, corre-se o risco de enxergar apenas aquilo que lhe falta. Aos poucos, as conversas passam a girar em torno do que precisa ser corrigido, treinado ou alcançado. O foco se desloca das potencialidades para os déficits, das conquistas para as ausências.

    Essa dinâmica também afeta os pais e muitos carregam um sentimento de inadequação, como se estivessem falhando ao ver o filho seguir um caminho diferente daquele que imaginaram. Quanto mais rígidas as expectativas, maior tende a ser a frustração. E, muitas vezes, a criança percebe esse olhar, sentindo-se constantemente cobrada a ser alguém diferente de quem é.

    Orgulho não é negar desafios

    Isso não significa ignorar os desafios reais que podem acompanhar o autismo. Algumas pessoas necessitam de apoio significativo em diferentes áreas da vida, e reconhecer essas necessidades é fundamental para garantir qualidade de vida, inclusão e acesso a recursos adequados. O orgulho autista não consiste em negar dificuldades, mas em compreender que elas não definem integralmente uma pessoa.

    Neurodiversidade: uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento

    Nos últimos anos, o conceito de neurodiversidade tem contribuído para ampliar essa compreensão. A ideia parte do princípio de que existem diferentes formas de funcionamento cerebral e que essas diferenças fazem parte da diversidade humana. Na prática, isso significa abandonar a expectativa de que todas as pessoas aprendam, se comuniquem, socializem ou percebam o mundo da mesma maneira.

    Quando adotamos essa perspectiva, uma mudança importante acontece. Em vez de perguntar “por que essa criança não faz como as outras?”, passamos a perguntar “como ela aprende?”, “como ela se comunica?” e “quais são seus pontos fortes?”. Essa mudança de olhar não elimina as intervenções necessárias, mas permite que elas sejam construídas a partir do respeito à individualidade e não da tentativa de apagar diferenças.

    Muitas pessoas autistas apresentam habilidades notáveis, interesses profundos, criatividade, honestidade, pensamento original e formas únicas de compreender o mundo. Essas características nem sempre são valorizadas quando a atenção está concentrada apenas em comparações e expectativas padronizadas.

    O verdadeiro orgulho autista nasce quando entendemos que desenvolvimento não é uma corrida e que valor humano não pode ser medido pela proximidade com um padrão. Ele começa quando deixamos de perguntar o quanto uma pessoa autista se parece com os demais e passamos a reconhecer quem ela é. Afinal, inclusão não significa fazer todos serem iguais. Significa garantir que cada pessoa possa ser respeitada em sua singularidade.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Aliados temem revogação de domiciliar após PM apreender arma de Bolsonaro

    Segundo parlamentares da oposição ouvidos, avaliação é que decisões do STF têm sido desfavoráveis ao ex-presidente, o que aumenta a apreensão dentro do grupo.

    Política – Aliados de Jair Bolsonaro (PL) temem a revogação da prisão domiciliar do ex-presidente depois que a Polícia Militar do Distrito Federal apreendeu, durante uma blitz, uma arma de fogo registrada no nome do dirigente de direita.

    Segundo parlamentares da oposição ouvidos, a avaliação é que decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) têm sido desfavoráveis a Bolsonaro, o que aumenta a apreensão dentro do grupo.

    Reservadamente, integrantes do entorno do ex-presidente afirmam que “tudo pode acontecer” diante do novo episódio. Eles citam como exemplo decisões tomadas pelo Supremo ao longo das investigações e do julgamento envolvendo Bolsonaro. Os aliados também têm reforçado críticas à atuação da Corte, argumentando que o país vive um “Estado de exceção” e que o ministro Alexandre de Moraes atua como um “agente político”.

    Deputados da oposição reforçaram nesta quarta essa percepção. Em coletiva no Congresso, o líder da oposição na Câmara, Cabo Gilberto (PL-PB), alegou que Moraes “persegue” a família de Bolsonaro e tem atuado em várias frentes no Supremo. O deputado citou ainda a condenção do ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação no curso do processo que apurou uma tentativa de golpe de Estado no Brasil.

    “Infelizmente o STF insiste em persegui-lo. Muitos inocentes foram presos, e o juiz Moraes fez todos os papéis: vítima, acusador, processador”, disse o congressista.

    Os aliados insistem que, mesmo depois da apreensão da arma, “não há motivo” para que a Corte mude a decisão sobre a prisão domiciliar de Bolsonaro. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar humanitária temporária em sua casa, em Brasília, desde março. A medida foi concedida devido a problemas de saúde do político. O prazo de 90 dias para que o Supremo reavalie a medida termina em 25 de junho.

    Defesa esclarece apreensão de arma

    Em esclarecimento enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a defesa de Jair Bolsonaro admitiu que a arma apreendida em blitz pela Polícia do Distrito Federal de fato pertencia ao ex-presidente.

    Os advogados, porém, disseram que Bolsonaro teria pedido a um segurança de sua equipe que levasse o equipamento para “manutenção”, após o ex-presidente identificar uma “falha”.

    Segundo a defesa, integrantes da equipe de segurança de Bolsonaro decidiram, sem conhecimento prévio do ex-presidente, retirar o percussor da arma, peça essencial para o disparo. Isso porque o ex-mandatário faz uso de medicamentos psiquiátricos que afetam sua cognição, o que poderia causar um acidente.


    Fonte e Foto: CNN Brasil