Categoria: Brasil

  • Influenciador é investigado por sexualizar adolescente evangélica com uso de IA

    Em depoimento à polícia, Jefferson de Souza negou as acusações, mas depois gravou um vídeo pedindo desculpas.

    Brasil – A imagem de uma adolescente evangélica, de 16 anos, foi usada, sem consentimento, em um vídeo feito por Inteligência Artificial (IA) do influenciador Jefferson de Souza, de 37 anos, entre o final de março e início de abril.

    No vídeo, Jefferson utilizou a foto da menor de idade em que ela estava dentro da Igreja Congregação Cristã do Brasil (CCB), em frente ao altar, para a produção de um vídeo que utiliza a tecnologia deep fake, vertente da IA que usa do rosto das pessoas fora do contexto da finalidade original da imagem.

    O suspeito se apresenta como humorista, imitador de Silvio Santos e borracheiro. Em depoimento à polícia, ele negou as acusações, mas depois gravou um vídeo pedindo desculpas no Tik Tok, no dia 4 de abril. “Vim aqui pedir perdão para todos. Reconheço que fui infeliz nas minhas palavras”, disse.

    A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que o caso foi registrado pela 8ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da capital e, posteriormente, remetido à Delegacia de Polícia de Lençóis Paulistas, responsável pela área dos fatos. “Diligências para o devido esclarecimento dos fatos serão realizadas”, informaram.

    Segundo a SSP, demais informações serão preservadas, em razão da natureza da ocorrência e por “envolver vítima menor de idade”.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Análise da função de mesário voluntário nas eleições

    O papel do cidadão na administração do sufrágio e as prerrogativas asseguradas pela Justiça Eleitoral.

    Brasil – A figura do mesário voluntário constitui um dos pilares operacionais da democracia brasileira, assegurando a capilaridade e a legitimidade do processo eleitoral em todo o território nacional. Diferentemente dos convocados compulsoriamente, o mesário voluntário se apresenta espontaneamente à Justiça Eleitoral para compor as Mesas Receptoras de Votos e de Justificativas. Esta função pública temporária é revestida de autoridade estatal durante o pleito, garantindo que o fluxo de votação ocorra em conformidade com o Código Eleitoral e as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A participação ativa da sociedade civil através deste mecanismo não apenas reduz o absenteísmo de colaboradores convocados, mas também promove uma fiscalização descentralizada do processo democrático.

    Atribuições e competências legais

    As responsabilidades dos mesários são hierarquicamente distribuídas dentro da seção eleitoral, garantindo a ordem e a segurança jurídica do voto. A Mesa Receptora é composta por um presidente, um primeiro e um segundo mesário, e um secretário. Cada função possui atribuições específicas definidas pela legislação vigente.

    O presidente da mesa detém a autoridade máxima na seção, sendo responsável por iniciar e encerrar a votação, resolver impugnações imediatas e manter a ordem no recinto, podendo inclusive solicitar auxílio de força policial se necessário. Os mesários e secretários auxiliam na identificação do eleitor, na conferência dos dados no caderno de votação, na orientação sobre o fluxo na sala e na distribuição dos comprovantes de votação. Além da operação logística, os mesários são guardiões do sigilo do voto e da integridade da urna eletrônica, devendo reportar qualquer anomalia ao juiz eleitoral da zona correspondente.

    Histórico e evolução do voluntariado eleitoral

    A instituição do programa “Mesário Voluntário” pelo TSE marcou uma transição significativa na administração das eleições brasileiras. Historicamente, a composição das mesas dependia exclusivamente da convocação obrigatória, um processo que frequentemente gerava resistências e um alto índice de pedidos de dispensa.

    A criação oficial do programa buscou transformar a percepção do trabalho eleitoral de um “ônus cívico” para uma oportunidade de participação democrática ativa. Com a implementação da urna eletrônica em meados da década de 1990 e a subsequente informatização do cadastro de eleitores, a Justiça Eleitoral passou a necessitar de colaboradores com maior afinidade tecnológica e disposição para treinamentos específicos. O programa evoluiu para incluir plataformas de ensino a distância (EaD) e aplicativos móveis para treinamento, modernizando a capacitação da força de trabalho voluntária.

    Processo de inscrição e requisitos

    Para compreender como se inscrever como mesário voluntário, é necessário analisar os canais institucionais disponibilizados pelo TSE e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O procedimento foi digitalizado para facilitar o acesso e a gestão dos dados dos voluntários.

    Os requisitos básicos para a inscrição incluem:

    Ser eleitor regularmente inscrito na zona eleitoral onde pretende atuar.

    Ter completado 18 anos de idade.

    Estar em dia com as obrigações eleitorais.

    A legislação impõe impedimentos para certas categorias, visando a isenção do pleito. Não podem ser mesários: candidatos e seus parentes até o segundo grau, membros de diretórios de partidos políticos com função executiva, autoridades e agentes policiais, além de funcionários do serviço eleitoral.

    O processo de inscrição ocorre através das seguintes vias:

    Canal do Mesário: Acessível no site oficial do Tribunal Regional Eleitoral de cada estado.

    Aplicativo e-Título: Ferramenta oficial que possui uma aba dedicada à inscrição voluntária.

    Cartório Eleitoral: Inscrição presencial na zona eleitoral do cidadão.

    Após o cadastro, os nomes entram em um banco de dados e são analisados pelo juiz eleitoral, que prioriza os voluntários na composição das mesas antes de realizar convocações compulsórias.

    Benefícios legais e impacto institucional

    Ao analisar quais os benefícios de ser mesário voluntário nas eleições, observa-se que a legislação brasileira estabeleceu um sistema de compensações para incentivar a adesão. Estas contrapartidas são direitos subjetivos do cidadão que presta o serviço eleitoral e variam entre benefícios federais e estaduais.

    As principais vantagens asseguradas por lei incluem:

    Dispensa laboral: Direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições, e dois dias para cada dia de treinamento, sem prejuízo do salário ou vencimento, válido tanto para o setor público quanto para o privado (Lei 9.504/97).

    Critério de desempate: Utilização como critério de desempate em concursos públicos, quando previsto no edital do certame.

    Isenção de taxas: Isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais, dependendo da legislação específica de cada unidade da federação.

    Atividades complementares: Reconhecimento das horas trabalhadas como atividade curricular complementar em diversas instituições de ensino superior conveniadas com a Justiça Eleitoral.

    Auxílio-alimentação: Recebimento de valor estipulado pelo TSE para custeio da alimentação no dia da eleição.

    O instituto do mesário voluntário consolida-se, portanto, como uma ferramenta essencial de governança eleitoral. Ao aliar a participação cidadã espontânea a um regime de benefícios legais e treinamento técnico, a Justiça Eleitoral brasileira fortalece a transparência do sufrágio. A presença de civis na condução dos trabalhos eleitorais atua como um mecanismo de controle social, validando a integridade dos resultados e reforçando a confiança nas instituições democráticas.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Jovem é atacada com álcool e morre após crime brutal motivado por ciúmes em MG

    Câmeras registraram o momento em que suspeita invade local de trabalho da vítima e provoca incêndio; autora foi presa.

    Brasil – Um crime de extrema violência chocou moradores de Delfinópolis, no sul de Minas Gerais, após uma jovem de 24 anos morrer dias depois de ser vítima de um ataque incendiário dentro do próprio local de trabalho.

    Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que a suspeita, uma jovem de 18 anos, entra em uma mercearia, adquire álcool no local e, em seguida, inicia a agressão contra a vítima, identificada como Íris Cândida.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DXZU0_QgWxg/?igsh=MTRlODVobG8za2VoZw==

    Após o ataque, a jovem foi socorrida por moradores e levada inicialmente ao hospital da cidade. Devido à gravidade dos ferimentos, foi transferida para uma unidade especializada em queimados, mas não resistiu. Ela sofreu queimaduras de 1º, 2º e 3º graus em cerca de 40% do corpo.

    De acordo com familiares, vítima e suspeita não tinham relação direta. Testemunhas apontam que o crime teria sido motivado por ciúmes, após a vítima conversar com o namorado da agressora pouco antes do ocorrido.



    A suspeita foi localizada e presa na segunda-feira (20), escondida em uma casa abandonada na zona rural do município. O caso segue sendo investigado pela polícia, que apura todos os detalhes e a motivação do crime.

    A violência do episódio gerou forte comoção e reforça o alerta sobre crimes motivados por ciúmes e impulsos extremos.

  • Golpes telefônicos: projeto quer combater fraudes por ligações no Brasil

    Iniciativa busca reduzir a exposição de informações usadas em fraudes digitais e telefônicas no país.

    Brasil – O Ministério das Comunicações, com recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), apresentou uma nova tecnologia voltada à proteção da identidade digital dos brasileiros, em meio ao aumento de golpes virtuais e fraudes telefônicas no país.

    O sistema, desenvolvido pelo CPQD, que é uma fundação de tecnologia, permitirá que o próprio cidadão tenha maior controle sobre seus dados ao acessar aplicativos e serviços digitais. A proposta é possibilitar a comprovação de identidade em plataformas públicas e privadas sem a necessidade de fornecer mais informações pessoais do que o necessário.

    A iniciativa busca reduzir a exposição de dados frequentemente utilizados em golpes virtuais e ataques cibernéticos. Para isso, o sistema utilizará credenciais digitais verificáveis, baseadas em padrões internacionais da internet.

    O projeto também prevê o desenvolvimento de ferramentas para combater fraudes na telefonia móvel. O CPQD estuda soluções para dificultar a falsificação de identidade e o uso irregular de linhas telefônicas. O investimento previsto é de R$ 16,82 milhões, com duração de três anos.

    O diretor de tecnologia e inovação do CPQD, Gustavo Correa Lima, afirma que o principal objetivo do projeto é combater fraudes telefônicas e digitais.

    “Diferente dos sistemas atuais, que dependem da infraestrutura das operadoras, essa tecnologia propõe uma validação ponta a ponta capaz de autenticar a identidade de quem origina chamadas ou acessa aplicativos. A proposta é combater fraudes telefônicas e digitais ao permitir que empresas e cidadãos comprovem sua autenticidade por meio de credenciais verificáveis, implementadas com tecnologia descentralizada e segura baseada em blockchain. Trata-se de uma solução multifacetada, que também pode ser aplicada em serviços de governo, bancos e na proteção da privacidade de dados pessoais”, explicou Lima.

    Os testes serão realizados em parceria com operadoras de telecomunicações e órgãos públicos, que irão avaliar a eficácia das ferramentas antes de uma possível implementação em larga escala.

    Fundado em 1976, o CPQD completa 50 anos, instituição foi responsável pelo desenvolvimentos de serviços como o antigo cartão telefônico e o atual meio de pagamento de pedágio, “Sem Parar”.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Em momento histórico, Laís Souza volta a ficar de pé em público e emociona ao entregar prêmio a Tatiana Sampaio

    Ex-ginasta surge caminhando com órtese pela primeira vez desde o acidente e protagoniza momento histórico ao premiar pesquisadora brasileira.

    Saúde – Um dos momentos mais marcantes do ano na área da saúde e da ciência veio carregado de emoção. A ex-ginasta Laís Souza reapareceu em público de pé pela primeira vez desde o acidente que mudou sua vida, em 2014, e comoveu a plateia ao entrar caminhando no palco de um evento em São Paulo.

    Com o auxílio de uma órtese, Laís sorriu, acenou e protagonizou uma cena que simboliza mais de uma década de luta, tratamento e resiliência. Tetraplégica desde o acidente durante um treinamento de esqui aéreo, ela transformou o momento em um marco de esperança — não apenas pessoal, mas também para a ciência.

    A ex-atleta foi responsável por entregar o prêmio Brazilian Engineering 2026 à pesquisadora Tatiana Sampaio, que desenvolve estudos com polilaminina, uma tecnologia promissora no tratamento de lesões na medula espinhal.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DXPEBA0gURE/?igsh=MWV5ZzZ0ZTZ3NWE3YQ==

    Antes de subir ao palco, Laís revelou estar nervosa, mas superou a ansiedade e emocionou o público ao mostrar sua evolução. O gesto de caminhar, ainda que com apoio, foi interpretado como um símbolo poderoso de superação e avanço médico.

    Durante a cerimônia, ela também destacou a importância das pesquisas científicas que buscam novas possibilidades de recuperação para pacientes com lesões neurológicas graves. A polilaminina, em especial, tem sido apontada como uma das apostas mais promissoras nesse campo.

    A cena, que arrancou aplausos e lágrimas, reforça não apenas a força de Laís Souza, mas também o impacto que a ciência pode ter na vida de milhares de pessoas. Mais do que uma homenagem, o momento representou a conexão entre a trajetória de uma atleta que não desistiu e os avanços que podem transformar o futuro da medicina.

  • Ex-integrante do PCC faz revelações explosivas sobre prisões de MCs e levanta suspeitas de esquema bilionário

    Influenciador afirma que assalto a MC Poze pode ter sido forjado e aponta uso de artistas para lavagem de dinheiro.

    Brasil – As prisões de MC Poze do Rodo, MC Ryan SP e do influenciador Chrys Dias continuam repercutindo intensamente nas redes sociais — e ganharam um novo capítulo após declarações polêmicas de um homem que se apresenta como ex-integrante do PCC.

    Em um vídeo que viralizou, o influenciador conhecido como Frank trouxe à tona alegações controversas sobre os bastidores das investigações e levantou suspeitas sobre a relação entre artistas e o crime organizado.

    Um dos pontos mais impactantes das declarações envolve o suposto assalto à casa de MC Poze do Rodo. Segundo Frank, o crime teria sido encenado para proteger patrimônio ilegal, já que o artista supostamente sabia que poderia ser preso. A versão apresentada contradiz o que foi divulgado oficialmente e não foi confirmada pelas autoridades.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DXMjPN3AYY4/?igsh=aHVmdTE3a2JtdDcw

    Além disso, o influenciador afirmou que facções criminosas teriam mudado suas estratégias ao longo dos anos, passando a utilizar influenciadores digitais e artistas como ferramentas para lavagem de dinheiro. De acordo com ele, práticas como rifas online seriam uma adaptação de modelos antigos usados dentro do sistema prisional, agora ampliados para alcançar o público geral.

    Enquanto isso, as prisões fazem parte de uma operação da Polícia Federal que investiga um esquema de movimentação financeira ilegal que pode ultrapassar R$ 1,6 bilhão. A ação incluiu o cumprimento de mandados em diferentes estados e resultou na apreensão de dinheiro, veículos e equipamentos eletrônicos.



    Apesar das declarações ganharem grande repercussão, é importante destacar que as afirmações feitas por Frank não foram confirmadas oficialmente e fazem parte de relatos pessoais divulgados nas redes.

    O caso segue em investigação e deve ter novos desdobramentos nos próximos dias, enquanto cresce o debate sobre a possível infiltração do crime organizado no universo digital e artístico.

  • Homem ateia fogo no ex-sogro após fim de relacionamento e vítima fica em estado crítico

    Ataque teria sido motivado por vingança contra ex-companheira; idoso teve 90% do corpo queimado e suspeito segue foragido.

    Brasil – Um crime brutal chocou moradores de São Paulo após um homem atear fogo no ex-sogro em um ataque motivado pelo fim de um relacionamento. A vítima, um idoso identificado como Cláudio, teve cerca de 90% do corpo queimado e está em estado crítico.

    Segundo informações, o agressor não aceitava o término do namoro com uma jovem de 18 anos e passou a enviar ameaças constantes exigindo a retomada da relação. Em áudios, ele chegou a intimidar a ex-companheira com mensagens de teor violento.

    Veja ao vídeo:

    Veja ao vídeo

    Após a recusa da jovem em reatar o relacionamento, o homem teria invadido a residência da família e provocado o incêndio utilizando combustível. O fogo atingiu o ex-sogro, que foi socorrido em estado grave.

    O ataque também foi presenciado por um adolescente de 12 anos, filho da vítima, que ficou em estado de choque após testemunhar a cena de violência.

    Mesmo após o crime, o suspeito teria enviado mensagens tentando simular desconhecimento da situação, afirmando não saber o que havia ocorrido no local.

    Após o ataque, ele fugiu da região e é considerado foragido pela Polícia Civil. O caso segue sob investigação, e as autoridades realizam buscas para localizá-lo.

  • Guia Michelin 2026: Evvai e Tuju, em São Paulo, ganham três estrelas e se tornam primeiros restaurantes da América Latina com o prêmio

    O anúncio foi feito durante evento de gala no hotel, na Zona Sul do Rio. Também foi anunciada uma nova estrela para um restaurante carioca: o Madame Olympe.

    Brasil –  O Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo anunciou, na noite desta segunda-feira (13), em cerimônia no Copacabana Palace dois restaurantes que receberam três estrelas: o Evvai e o Tuju, de São Paulo. Também foi anunciada uma nova estrela para um restaurante carioca: o Madame Olympe. Nenhum restaurante do Rio ou de São Paulo perdeu estrelas nesta edição.

    O anúncio foi feito durante evento de gala no hotel, na Zona Sul do Rio. O prefeito Eduardo Cavaliere foi convidado ao palco e brincou que a cerimônia pode ser sempre na cidade, além de parabenizar a culinária carioca.

    Com os prêmios, o Brasil é o primeiro país da América Latina a ter dois restaurantes três estrelas. Ambos estabelecimentos, tanto o Evvai como o Tuju, tinham duas estrelas e agora foram promovidos.

    Os vencedores ficaram emocionados com a distinção inédita no continente. “Eu achei que tivesse perdido alguma estrela, fiquei desesperado quando fui chamado. Comecei a rezar ali. Eu tô realmente sem palavras. Poucas vezes na vida eu fiquei sem palavras”, disse Luiz Filipe Souza, chef do Evvai.

    Mantiveram duas estrelas no Rio: Lasai e Oro. Manteve duas estrelas em São Paulo: D.O.M.

    Mantiveram uma estrela no Rio: Casa 201, Mee, Oteque, Oseille e San Omakase.

    Em São Paulo, mantiveram uma estrela: Fame Osteria, Jun Sakamoto, Kan Suke, Kanoe, Kazuo, Kinoshita, Kuro, Maní, Murakami, Oizumi Sushi, Pichi, Ryo Gastronomia e Tangará Jean-Georges.

    Novos recomendados

    Foram listados como novos restaurantes recomendados:

    No Rio: Sushi Vaz e Yayá Comidaria Pop Brasileira. Em São Paulo: Bar da Dona Onça, Grotta Cucina, Kureiji, Makoto San e SIMONE.

    Outros prêmios

    Além das tradicionais Estrelas Michelin, foram anunciados os estabelecimentos reconhecidos com a categoria Bib Gourmand nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Essa distinção foi criada em 1997 para reconhecer restaurantes que oferecem culinária de qualidade a preços acessíveis — ou seja, a melhor relação custo-benefício da gastronomia.

    Venceram o prêmio pela primeira vez um restaurante no Rio, o Koral, e outros cinco em São Paulo: Jiquitaia, Manioca JK, Ping Yang Thai, Tabōa Cozinha Artesanal e Tanit). Essas inclusões elevaram para 44 o número total de estabelecimentos nesta categoria.

    O chef Raphael Zanon, da Casa 201, foi o ganhador da categoria Michelin de serviço.

    No que diz respeito ao compromisso com a gastronomia do futuro, três estabelecimentos mantiveram a distinção estrela verde, todos eles localizados em São Paulo: A Casa do Porco, Corrutela e Tuju.

    Fonte: G1

  • Artesã é agredida durante fiscalização na praia e caso gera revolta nas redes sociais

    Brasil – Uma abordagem realizada por agentes da Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura do Rio de Janeiro terminou em confusão e denúncias de agressão contra uma artesã que trabalhava na praia. O caso aconteceu diante de diversas testemunhas e foi registrado em vídeo por um frequentador do local, ganhando grande repercussão nas redes sociais.

    Nas imagens, é possível ver o momento em que os agentes tentam conter a mulher durante a fiscalização. Em meio à ação, um dos guardas municipais do sexo masculino avança sobre a artesã, o que gerou críticas de pessoas que acompanhavam a cena, especialmente pela presença de agentes femininas no local.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DXEw6nXjqv3/?igsh=MWw4ZHpmdmNxODdueg==

    Durante a abordagem, um homem que presenciava a situação intervém e questiona o procedimento, pedindo que apenas policiais mulheres realizassem a condução da artesã, já que havia agentes femininas disponíveis na equipe.

    O caso levantou debate sobre o uso da força em abordagens e os protocolos adotados em fiscalizações em espaços públicos, especialmente em situações envolvendo trabalhadoras informais. Até o momento, não há informações oficiais sobre a abertura de investigação ou posicionamento detalhado da prefeitura sobre o episódio.


    Por jornalista Lília Marques

  • Confronto por traição vira pancadaria e vídeo de “acerto de contas” viraliza

    Esposas encaram supostas amantes dos maridos e briga com agressões físicas expõe conflitos nas redes.

    Brasil – Um episódio de violência envolvendo quatro mulheres ganhou grande repercussão nas redes sociais após a divulgação de um vídeo que mostra uma briga generalizada motivada por suspeitas de traição.

    De acordo com relatos, duas mulheres teriam sido confrontadas por esposas de homens com quem, supostamente, mantinham relacionamentos extraconjugais. O encontro rapidamente saiu do controle e evoluiu para agressões físicas.

    Nas imagens, é possível ver uma das envolvidas, identificada como Larissa, desferindo tapas, socos e puxões de cabelo contra uma das vítimas. Ao mesmo tempo, a outra mulher também é atacada pela segunda agressora, em cenas marcadas por violência e troca de ofensas.

    Veja:

    https://www.instagram.com/reel/DW8-he8kWB7/?igsh=MTU5a3kwNjF6N3NhdQ==

    O clima de tensão é intensificado pela pessoa que grava o vídeo, que faz provocações durante toda a confusão, com frases que reforçam o motivo do confronto e incentivam a exposição pública das envolvidas.

    Apesar da ampla circulação do vídeo, o local exato onde o caso ocorreu ainda não foi confirmado. Também não há informações, até o momento, sobre registro de ocorrência policial ou identificação oficial das participantes.

    O caso reacende o debate sobre a banalização da violência em conflitos pessoais e o papel das redes sociais na amplificação de episódios íntimos que acabam se tornando públicos.

    • Por jornalista Lília Marques