Fiscalizações do Detran-AM intensificadas em diferentes zonas da capital resultaram em centenas de autuações e reforçam o alerta para a responsabilidade no trânsito.
Manaus – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) contabilizou quase mil infrações durante a Operação Segurança Presente, realizada entre a noite de sexta-feira (8) e a madrugada desta segunda-feira (11), em diferentes pontos das zonas Leste, Norte e Oeste de Manaus.
Ao todo, foram registrados 923 autos de infração. Entre as irregularidades mais frequentes, a principal foi a condução de motocicletas sem capacete, com 115 ocorrências. Também chamaram atenção os casos de motoristas dirigindo com calçados inadequados, que somaram 93 registros, além de 74 veículos circulando sem equipamentos obrigatórios e 71 passageiros de motocicletas sem o uso do capacete.
As equipes de fiscalização ainda flagraram motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pessoas permitindo que não habilitados conduzissem veículos, além de casos de descarga livre, falta do uso do cinto de segurança e excesso de passageiros. Durante a operação, 19 veículos foram removidos por apresentarem irregularidades.
Segundo o Detran-AM, a operação teve como principal objetivo reforçar a fiscalização em áreas de Manaus consideradas com maior número de acidentes de trânsito.
Ainda conforme o órgão, as motocicletas concentraram a maior parte das infrações registradas durante a ação, representando 68,5% dos casos. O dado acende um alerta para os riscos envolvendo esse tipo de veículo, que também está entre os mais presentes em acidentes graves na capital amazonense.
Durante a operação, 40 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool em Manaus. Um dos casos aconteceu no sábado (9), na avenida Max Teixeira, no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital.
Conforme informou o Detran-AM, um condutor de veículo de carga chamou a atenção das equipes após ser visto dirigindo de forma irregular e derramando parte da carga pela via.
Na abordagem, os agentes constataram sinais de embriaguez e ainda verificaram que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista estava vencida. Ele foi encaminhado para uma unidade da Polícia Civil do Amazonas, enquanto o veículo acabou removido.
Outro flagrante ocorreu na avenida Torquato Tapajós, na Zona Centro-Sul de Manaus. Um motociclista realizou o teste do bafômetro e apresentou índice de 0,92 mg/L de álcool, quantidade considerada crime de trânsito.
Diante dos casos registrados durante a fiscalização, o coordenador-geral de Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, voltou a reforçar os perigos da combinação entre bebida alcoólica e direção.
Ação de conscientização
Além das fiscalizações, a operação também contou com atividades educativas realizadas por equipes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) em Manaus. As ações tiveram como foco orientar motoristas e passageiros sobre medidas de prevenção no trânsito.
Durante as abordagens, a secretária executiva adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, reforçou a importância do uso do cinto de segurança e dos equipamentos de proteção para motociclistas, destacando que atitudes simples podem ajudar a reduzir acidentes e salvar vidas.
Por Jornalista Débora Alcântara
Deixe um comentário