Categoria: Amazonas

  • MP-AM investiga paralisação de UBS Fluvial no interior do Amazonas

    A medida foi assinada pelo promotor de Justiça Weslei Machado após informações encaminhadas pela Controladoria Geral do Município.

    Amazonas – O Ministério Público do Estado do Amazonas instaurou um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades envolvendo a Unidade Básica de Saúde Fluvial Irmã Angélica Tonetta, no município de Humaitá.

    A medida foi assinada pelo promotor de Justiça Weslei Machado após informações encaminhadas pela Controladoria Geral do Município apontarem a necessidade de aprofundamento das apurações sobre o funcionamento da unidade de saúde.

    Entre os pontos investigados estão a aplicação de recursos públicos destinados à reforma e manutenção da UBS Fluvial, além da execução e fiscalização do Contrato nº 009/2024, firmado com a empresa Indra Indústria e Comércio Naval Ltda.

    MP quer esclarecer paralisação de atendimentos à população ribeirinha

    O procedimento também busca verificar se houve descontinuidade indevida dos serviços de saúde prestados às comunidades ribeirinhas durante o período em que a UBS permaneceu sem funcionamento regular.

    O Ministério Público requisitou informações à Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá sobre atendimentos realizados desde julho de 2024, cronograma de deslocamentos das equipes, comunidades atendidas e uso de embarcações substitutas.

    Também foram solicitados documentos relacionados à fiscalização do contrato, medições de serviços, cronograma físico-financeiro da obra e eventuais notificações feitas à empresa responsável.

    Conselho de Saúde e Controladoria terão de prestar esclarecimentos

    O Conselho Municipal de Saúde de Humaitá foi acionado para informar se houve reclamações, atas, reuniões ou discussões sobre a interrupção dos serviços da UBS Fluvial.

    Já a Controladoria Geral do Município deverá encaminhar cópia integral da apuração preliminar instaurada sobre o caso, incluindo relatórios, documentos e providências adotadas até o momento.

    Custodiado será ouvido pelo Ministério Público

    Marley Marques Gomes deverá ser notificado para prestar depoimento à Promotoria de Justiça. O objetivo é esclarecer detalhes sobre as supostas agressões relatadas em audiência de custódia, incluindo possível uso de spray de pimenta, força física e identificação de agentes envolvidos.

    Após o recebimento das respostas e documentos solicitados, o Ministério Público poderá decidir pela abertura de novos procedimentos investigatórios, eventual responsabilização administrativa ou criminal, ou arquivamento do caso.

    Fonte: AM POST

  • TRE-AM recebe inscrições para mesários voluntários das Eleições 2026; veja como participar

    Interessados têm até o dia 30 de maio para se cadastrar e atuar no apoio à organização do pleito.

    Amazonas – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) segue com inscrições abertas para o Programa de Mesários Voluntários das Eleições 2026. Os interessados têm até o dia 30 de maio para se cadastrar e atuar no apoio à organização do pleito.

    Segundo o TRE-AM, mais de 4,6 mil pessoas já se inscreveram entre janeiro e o início de maio deste ano.

    Os mesários atuam nas seções eleitorais durante as eleições. Entre as funções estão a recepção dos eleitores, conferência de documentos, coleta de assinaturas, validação biométrica e organização da votação.

    O coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-AM, Rômulo Máximo, destacou a importância do trabalho dos voluntários para o funcionamento das eleições. “Os mesários auxiliam a Justiça Eleitoral e ajudam a garantir que a votação aconteça de forma organizada e segura”, afirmou.

    Quem pode se inscrever

    Podem participar eleitores maiores de 18 anos que estejam em situação regular com a Justiça Eleitoral.

    No entanto, existem restrições. Não podem atuar como mesários parentes de candidatos até o segundo grau, pessoas com título cancelado ou eleitores que tenham algum impedimento identificado pela Justiça Eleitoral.

    Benefícios para os voluntários

    Os mesários voluntários têm direito a benefícios como:

    • dias de folga pelo serviço prestado;
    • certificado de participação;
    • auxílio-alimentação nos dias de atuação;
    • vantagem em critérios de desempate em concursos públicos, quando previsto em edital.

    Como fazer a inscrição

    As inscrições podem ser feitas pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na aba “Serviços Eleitorais” e depois em “Mesário Voluntário”.

    O cadastro também pode ser realizado pelo aplicativo e-Título ou presencialmente nos cartórios eleitorais

    Fonte: G1 Amazonas

  • Blitz’ no ar: entenda como funciona a interceptação de aeronaves feitas pela Força Aérea no Amazonas; 

    Durante o deslocamento da comitiva do Comando Conjunto Harpia, de Manaus até São Gabriel da Cachoeira no Amazonas, o g1 registrou o momento em que um Embraer A-29 Super Tucano realiza uma interceptação de simulação

    Geral – Assim como veículos podem ser parados em uma blitz nas ruas, aeronaves também podem ser fiscalizadas durante um voo, a chamada interceptação. Esse procedimento está previsto nas normas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão da Aeronáutica Brasileira, e segue regras específicas para garantir a segurança do espaço aéreo brasileiro.

    Na última quinta-feira (7), o g1 acompanhou uma simulação de interceptação aérea durante o voo da comitiva do Comando Conjunto Harpia, entre Manaus e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Um caça Embraer A-29 Super Tucano realiza uma interceptação de simulação e se aproxima da aeronave que transportava oficiais das três Forças Armadas.

    O Comando Conjunto Harpia faz parte de uma operação coordenada pelo Ministério da Defesa e desde 6 de abril. Militares da Marinha, Exército e Força Aérea atuam em regiões de difícil acesso para combater crimes transfronteiriços, como tráfico de drogas, circulação ilegal de armas e crimes ambientais.

    Nas imagens registras pelo g1, o caça “Tucano” aparece se aproximando do avião da comitiva. Os pilotos se comunicaram por rádio para mostrar como começa o procedimento em uma operação real.

    Procedimentos

    De acordo com o manual do Decea e informações do site da FAB, a interceptação segue etapas rigorosas. Primeiro, uma aeronave suspeita ou não identificada é detectada dentro da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA).

    Em seguida, órgãos de controle aéreo — civis ou militares — tentam contato para identificar a aeronave e entender suas intenções.

    Se não houver resposta, ou se os dados forem insuficientes, caças são acionados para identificar visualmente a aeronave.

    De acordo com o Decea, a interceptação é uma medida excepcional, usada apenas quando outros meios de comunicação não funcionam, devendo ser evitada sempre que possível.

    Ainda assim, o Comando da Aeronáutica se reserva o direito de interceptar qualquer aeronave, a critério dos órgãos de defesa aérea ou das autoridades responsáveis pela execução das missões de defesa aérea.

    Na interceptação, a aeronave militar se aproxima da aeronave civil para estabelecer contato, identificar a situação e transmitir instruções. Isso não significa que houve crime, mas que o avião precisa seguir as ordens das autoridades aéreas.

    Se não houver cooperação, o processo pode avançar. Um dos últimos recursos antes da detenção em voo é o “tiro de aviso”.

    De acordo com a FAB, trata-se de uma medida dissuasiva, empregada quando a aeronave não responde às tentativas de comunicação e mantém comportamento suspeito. O disparo serve para reforçar que as ordens devem ser cumpridas. Todo o processo é gravado e auditado para garantir transparência e conformidade com a legislação.

    Quando uma aeronave é interceptada, a tripulação deve agir de forma imediata e coordenada. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) determina que o piloto siga, sem demora, as instruções transmitidas pela aeronave interceptadora, seja por rádio ou por sinais visuais.

    Em caso de interceptação, a tripulação deve agir mediata e coordenada. O Decea determina que o piloto siga as instruções da aeronave interceptadora, transmitidas por rádio ou sinais visuais.

    Além disso, a tripulação deve tentar estabelecer comunicação por rádio com a aeronave interceptadora ou com o órgão de controle de interceptação apropriado, fazendo uma chamada, dando a identificação e o tipo de voo.

    Se o avião tiver transponder, equipamento que transmite informações de identificação aos radares, o piloto deve selecionar o código apropriado conforme a situação, como o 7700, usado em emergências gerais.

    Essas ações permitem que o controle do espaço aéreo identifique corretamente a aeronave e acompanhe o desenrolar da interceptação, reduzindo riscos e evitando falhas de comunicação.

    Segundo a FAB, o objetivo da interceptação é confirmar a identidade da aeronave em voo. A Força Aérea precisa verificar se o avião que está sendo reportado realmente corresponde à matrícula informada pelo piloto. Há casos em que uma aeronave pode apresentar problemas de documentação ou até tentar se passar por outra, e por isso esse controle é feito de forma rigorosa.

    As interceptações podem ocorrer de maneira discreta: uma aeronave da FAB se aproxima, confere matrícula e tipo do avião, transmite as informações ao controle e, se tudo estiver correto, se afasta sem que o comandante perceba.

    Caso haja alguma irregularidade, inicia-se um procedimento mais detalhado de verificação. Esse processo é considerado sério e existe um departamento específico da Força Aérea dedicado exclusivamente a essa função.

    O Decea também estabelece sinais visuais padronizados, alinhados às normas internacionais da aviação civil, que podem ser usados durante a interceptação. Esses sinais incluem manobras específicas da aeronave interceptadora, como movimentos das asas, além do uso de luzes.

    Cada sinal tem um significado definido, como a ordem para seguir a aeronave interceptadora, alterar rota ou realizar um pouso.

    A tripulação interceptada deve reconhecer esses sinais e responder conforme determinado nas normas. O manual também prevê sinais de resposta da aeronave interceptada, indicando que as instruções foram compreendidas e estão sendo cumpridas.

    Integração entre sistemas civis e militares

    Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a integração entre os sistemas civis e militares é essencial para a eficácia das interceptações. Em muitos casos, o primeiro alerta de uma possível irregularidade parte de controladores de tráfego aéreo civil, que acionam os Centros de Operações Militares (COPM), instalados nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).

    Esse sistema integrado permite uma resposta rápida e coordenada, reduzindo o tempo de reação e aumentando as chances de uma interceptação bem-sucedida.

    O planejamento e a execução dessas ações são de responsabilidade do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), órgão da Aeronáutica responsável por conduzir as ações de controle aeroespacial, incluindo a identificação, coerção ou detenção de tráfegos que voam no território nacional

    Fonte: G1 Amazonas

  • Cerca de 26 toneladas de pescado ilegal são apreendidas em embarcação no Amazonas

    Segundo a Polícia Militar, a carga era composta por 25 toneladas de pirarucu e uma tonelada de jaraqui.

    Amazonas – Cerca de 26 toneladas de pescado ilegal foram apreendidas dentro de uma embarcação em Coari, no interior do Amazonas, neste domingo (10). Segundo a Polícia Militar, a carga era composta por 25 toneladas de pirarucu e uma tonelada de jaraqui.

    O pescado foi encontrado na embarcação Sonho Meu, que saiu de Tefé e seguia para Manaus. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o material apreendido está avaliado em cerca de R$ 234 mil.

    O responsável pela embarcação, um homem de 30 anos, foi indiciado por crime ambiental.

    Parte do pescado apreendido foi destinada para ações sociais. Ao todo, 8,5 toneladas foram distribuídas para comunidades de Coari. O restante foi entregue à Secretaria Municipal de Serviço Social.

    Segundo a SSP-AM, a apreensão reforça o trabalho da Base Arpão 2 no combate aos crimes ambientais na região. A secretaria destacou ainda que a pesca ilegal ameaça espécies importantes, como o pirarucu e o jaraqui, que têm papel fundamental no equilíbrio ambiental e na economia local.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Festa de Dia das Mães termina em pancadaria, desmaio e tentativa de afogamento no interior do AM; vídeo

    Vídeo mostra confusão generalizada em comunidade próxima a Manicoré; homem desmaia após chute no rosto e briga vai parar dentro do rio.

    Amazonas – O que era para ser um momento de celebração pelo Dia das Mães terminou em uma cena de violência e desespero em uma comunidade rural próxima ao município de Manicoré, no interior do Amazonas. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma confusão generalizada registrada no domingo (10), envolvendo dezenas de pessoas.

    As imagens revelam um verdadeiro cenário de caos, com homens trocando socos, empurrões e chutes em meio aos gritos de moradores que tentavam conter a briga. Durante a pancadaria, um dos envolvidos é atingido com um chute violento no rosto e cai desacordado no chão.

    Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DYM44zshbq8/?igsh=b3F2Mm51d2ZicmI1

    Mesmo com o homem desacordado, a confusão continua ao redor dele. Em outro momento registrado no vídeo, dois homens levam a briga para dentro do rio, onde passam a trocar agressões enquanto tentam se equilibrar na água.

    A situação fica ainda mais tensa quando um dos envolvidos tenta afundar o outro à força, provocando desespero entre as pessoas que acompanhavam a cena.

    “Meu Deus, vão matar ele!”, grita a mulher que faz a gravação.

    Pouco depois, moradores entram no rio para separar os homens e evitar uma tragédia.

    Até o momento, não há confirmação de prisões relacionadas ao caso nem informações oficiais sobre o estado de saúde do homem que desmaiou após o chute. As circunstâncias que deram início à briga ainda são desconhecidas.

  • Polícia apreende 26 toneladas de pescado ilegal avaliadas em R$ 234 mil no AM

    Homem de 30 anos foi detido durante fiscalização da Base Arpão no Rio Solimões, em Coari; carga tinha pirarucu e jaraqui.

    Polícia – Um homem, de 30 anos, foi detido no domingo (10) com 26 toneladas de pescado ilegal, entre pirarucu e jaraqui, avaliadas em R$ 234 mil, em uma embarcação no Rio Solimões, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

    De acordo com a polícia, durante diligências e varreduras na câmara fria da embarcação, os agentes localizaram os pescados irregulares.

    Ainda conforme a polícia, o material seria comercializado na capital amazonense.

    O material apreendido foi apresentado na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) da Base Arpão. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Dissidentes das Farc e facções brasileiras aliam-se por controle de crimes na Amazônia, diz coronel do exército colombiano

    Confirmação foi dada na sexta-feira (8), durante atividades da Operação Ágata, realizada na fronteira do Brasil com o Peru e com a Colômbia, com apoio das forças de segurança dos três países desde abril.

    Amazonas – As Forças Armadas da Colômbia confirmaram a atuação conjunta entre grupos dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e facções criminosas brasileiras que operam no Amazonas. A confirmação foi dada na sexta-feira (8), durante atividades da Operação Ágata, realizada na fronteira do Brasil com o Peru e com a Colômbia, com apoio das forças de segurança dos três países desde abril.

    Em entrevista ao g1, o coronel colombiano Rodriguez Contreras Carlos detalhou que facções como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) mantêm parcerias estratégicas com guerrilheiros para o controle de crimes ambientais e o tráfico de drogas na região de fronteira.

    De acordo com o militar, essa associação criminosa ocorre principalmente com estruturas conhecidas como “Comandos de Fronteira” e a frente “Carolina Ramírez”. Esses grupos são formados por dissidentes da Farc que não aderiram ao acordo de paz de 2016 e seguem operando na ilegalidade.

    Segundo o coronel, a parceria entre as organizações criminosas dos dois países tem acelerado a devastação da floresta. O oficial destacou que o crime na fronteira evoluiu para uma rede que explora diversos recursos naturais de forma predatória.

    Ainda de acordo com o oficial, o avanço do garimpo ilegal e a retirada de madeira são pilares que sustentam financeiramente os grupos armados. Para combater essas estruturas, que operam de forma transnacional, os exércitos de Brasil, Colômbia e Peru intensificaram o compartilhamento de tecnologia e soldados.

    Como facções estão expandindo atuação na Amazônia

    Dados reunidos no estudo Cartografias da Violência na Amazônia 2025, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, indicam que facções como o CV e o PCC passaram a tratar crimes ambientais como fonte estratégica de financiamento, lavagem de dinheiro, domínio regional e parte da engrenagem de poder.

    O estudo aponta que o Rio Solimões e suas afluentes estão sendo usados por esses grupos criminosos como rotas estratégicas para escoar ‘produto’ de crimes ambientais.

    Os pesquisadores também observaram uma mudança no perfil do crime na região – antes concentrado na disputa pelas rotas do tráfico e, agora, focado na extração clandestina de recursos naturais da Amazônia.

    De acordo com o coronel e membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública, Francisco Xavier, a expansão do CV e do PCC no estado busca fortalecer três pontos das organizações: a necessidade de se expandir as atividades criminosas para além do narcotráfico; o uso do garimpo como esconderijo de criminosos foragidos da Justiça e compartilhamento do sistema logístico do garimpo ilegal pelo narcotráfico.

    Segundo informações apuradas pelo g1, o ouro ilegal extraído dos garimpos, se tornou a principal moeda utilizada por facções criminosas para financiar a compra de pasta-base de cocaína no Peru e na Colômbia.

    Investigações mostram que o narcotráfico está diretamente ligado a um portfólio de crimes ambientais que servem tanto para gerar recursos quanto para lavar o dinheiro.

    Fonte: G1

  • Amazonas está entre os estados com menor renda do país; média é menos da metade da nacional, aponta IBGE

    Estado teve rendimento domiciliar per capita de R$ 1.450 em 2025, enquanto média nacional chegou a R$ 3.367

    Amazonas – O Amazonas teve rendimento médio domiciliar per capita de R$ 1.450 em 2025, valor abaixo da média nacional, que ficou em R$ 3.367, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado aparece na 22ª posição entre as unidades da federação.

    O levantamento faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, que apontou aumento da renda média no país e maior número de brasileiros com alguma fonte de rendimento.

    Na Região Norte, os rendimentos seguem entre os menores do país. Ainda assim, os dados mostram crescimento da renda nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo mercado de trabalho e pela ampliação da população ocupada.

    A Região Sul registrou o maior rendimento domiciliar per capita do país, com média de R$ 2.734. Em seguida aparece o Centro-Oeste, com R$ 2.712.

    Em todo o Brasil, a renda média mensal, considerando todas as fontes, chegou a R$ 3.367 em 2025, o maior valor da série histórica da pesquisa. O resultado representa alta real de 5,4% em relação a 2024, quando a média era de R$ 3.195.

    O rendimento médio mensal do trabalho ficou em R$ 3.560, crescimento de 5,7% na comparação com o ano anterior e de 11,1% em relação ao período pré-pandemia, em 2019.

    Composição da renda

    A pesquisa também mostra que mais brasileiros passaram a ter alguma fonte de renda. Em 2025, cerca de 67,2% da população do país recebeu dinheiro vindo de trabalho, aposentadoria, programas sociais ou outras fontes.

    O trabalho segue como a principal fonte de renda da população brasileira. A soma dos salários pagos aos trabalhadores chegou a R$ 361,7 bilhões por mês em 2025.

    Fonte: G1

  • Perdeu o prazo para regularizar o título? Veja o que ainda pode ser feito no Amazonas

    Fechamento do cadastro eleitoral acontece em todo o país nos 150 dias antes da eleição, conforme prevê a Lei das Eleições.

    Amazonas – Eleitores do Amazonas que perderam o prazo para regularizar o título ainda podem acessar alguns serviços da Justiça Eleitoral, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O prazo para atualizar o cadastro eleitoral terminou na quarta-feira (6), mas ainda é possível justificar ausência, pagar multas e solicitar documentos provisórios.

    De acordo com o TRE-AM, mais de 13,6 mil atendimentos foram realizados no último dia de regularização. A maior procura foi por revisão de título, seguida por emissão do primeiro documento e transferência de domicílio eleitoral.

    O fechamento do cadastro eleitoral acontece em todo o país nos 150 dias antes da eleição, conforme prevê a Lei das Eleições. Os serviços de alteração e emissão de títulos serão retomados em 3 de novembro.

    O que acontece com quem ficou irregular?

    Quem continuar com o título irregular pode enfrentar restrições, como:

    • impedimento para emitir passaporte;
    • dificuldade para tomar posse em concurso público;
    • bloqueio para obter empréstimos em bancos públicos;
    • restrições para renovar matrícula em instituições de ensino.

    Apesar disso, o TRE-AM esclareceu que quem não cadastrou biometria poderá votar normalmente, desde que o título esteja regular.

    Já os eleitores com multas eleitorais pendentes também poderão votar. O débito pode ser pago a qualquer momento.

    E quem vai estar fora da cidade no dia da eleição?

    Quem não conseguiu transferir o título e estiver fora do domicílio eleitoral no dia da votação deverá justificar a ausência.

    A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou presencialmente em uma seção eleitoral no dia da eleição.

    Certidão provisória pode ajudar

    Segundo o TRE-AM, eleitores que perderam o prazo ainda podem solicitar uma certidão circunstanciada nos cartórios eleitorais.

    O documento funciona como uma comprovação temporária da situação eleitoral e pode ser usado para acessar serviços como:

    • emissão ou renovação de passaporte;
    • posse em cargo público;
    • recebimento de benefícios sociais;
    • renovação de matrícula escolar.

    A certidão vale até a reabertura do cadastro eleitoral.

    Por que o cadastro fecha antes da eleição?

    Segundo o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Adonaid Abrantes, a suspensão temporária dos serviços é necessária para que a Justiça Eleitoral organize as eleições e prepare as urnas eletrônicas

    Fonte: G1 Amazonas

  • Briga entre estudantes termina com adolescente agredida por irmã de aluna em Presidente Figueiredo

    Confusão na saída de escola foi cercada por dezenas de pessoas; mulher adulta interveio na briga e atacou menor de idade.

    Amazonas – Uma briga entre duas adolescentes terminou em confusão generalizada e revolta em Presidente Figueiredo, município localizado a 117 quilômetros de Manaus. O caso aconteceu na saída de uma escola e ganhou repercussão após vídeos circularem nas redes sociais mostrando o momento em que a irmã de uma das estudantes agride outra adolescente, que é menor de idade.

    Segundo informações preliminares, a discussão começou entre duas alunas em plena via pública. Enquanto as jovens trocavam agressões, dezenas de estudantes e moradores se aglomeraram ao redor da cena. Apesar da movimentação, poucas pessoas tentaram separar a briga.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DYE5TOWBk6q/?igsh=b2d5amhucnRpbnhk

    Durante a confusão, a irmã mais velha de uma das adolescentes chegou ao local e, ao ver a familiar envolvida na luta, partiu para cima da outra estudante de forma agressiva. A ação foi registrada por populares e rapidamente viralizou nas redes sociais.

    As imagens mostram o momento de tensão e aumentaram os debates sobre violência envolvendo estudantes e a participação de adultos em conflitos entre menores.

    Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde das adolescentes envolvidas nem confirmação se a família da vítima registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

    O caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.