Categoria: Amazonas

  • Gari morre após ser atropelada por motocicleta no AM

    A trabalhadora recebeu os primeiros atendimentos no local, mas não resistiu e foi a óbito pouco tempo após dar entrada na unidade de saúde.

    Amazonas – A servidora pública Nélis Tavares de Souza, que atuava na limpeza urbana como gari, morreu após ser vítima de um atropelamento na quinta-feira (7) enquanto trafegava de bicicleta pela rua Maués, uma das vias conhecidas da cidade do município de Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus).

    De acordo com relatos colhidos no local, Nélis foi atingida por uma motocicleta. O impacto causou ferimentos graves na trabalhadora, que recebeu os primeiros atendimentos ainda no local. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional Jofre Cohen, onde a equipe médica tentou estabilizar seu quadro clínico, mas devido à gravidade das lesões, Nélis não resistiu e foi a óbito pouco tempo após sua entrada na unidade de saúde.

    Até o momento, os detalhes precisos sobre como o acidente aconteceu não foram informados pelas autoridades. O condutor da motocicleta e as circunstâncias exatas do momento da colisão ainda devem ser esclarecidos pela perícia técnica.

    Fonte: D24am

  • MPF investiga possível contaminação de rios em terra indígena no Amazonas

    Apuração envolve denúncias de contaminação da água, morte de animais e problemas de saúde relatados por indígenas da região

    Amazonas – O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação para apurar possíveis danos ambientais em rios da Terra Indígena Waimiri Atroari, em me, no interior do Amazonas. A apuração envolve denúncias de contaminação da água, morte de animais e problemas de saúde relatados por indígenas da região.

    Segundo o MPF, lideranças da Associação Comunidade Waimiri Atroari (ACWA) afirmam que a atividade da mineradora Mineração Taboca S.A. pode estar ligada aos impactos ambientais registrados no igarapé Jacutinga e nos rios Tiaraju e Alalaú.

    Os relatos foram apresentados durante uma audiência extrajudicial realizada no dia 27 de abril. De acordo com os indígenas, resíduos da mineração transbordam durante períodos de chuva, alterando a cor e o sabor da água.

    As lideranças também denunciaram a morte de peixes, peixes-boi e quelônios, além do surgimento de alergias e problemas de pele em moradores que tiveram contato com os rios.

    A audiência foi conduzida pelo procurador da República André Luiz Porreca, com participação de representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Frente de Proteção Etnoambiental Waimiri-Atroari.

    Diante das denúncias, o MPF pediu que a Agência Nacional de Mineração (ANM) realize uma vistoria técnica na área, com acompanhamento de representantes indígenas.

    A Polícia Federal (PF) também foi acionada para fazer análises da qualidade da água e produzir um laudo pericial para identificar possíveis níveis de contaminação e a origem do problema.

    A Mineração Taboca foi notificada e terá prazo de 10 dias para apresentar esclarecimentos e documentos técnicos sobre a operação na região.

    Já o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deverá avaliar a adoção de medidas administrativas e possíveis autuações, caso irregularidades sejam confirmadas.

    Além disso, a empresa Aqua Viridi Microalgas Serviços Ambientais Ltda., contratada para realizar análises ambientais independentes, foi intimada a responder, no prazo de cinco dias, quesitos técnicos pendentes.

    Fonte: G1

  • Dnit reabre prazo para editais de licitação de obras na BR-319 após Justiça derrubar suspensões

    Documentos reabertos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (5). Com a nova publicação, todos os editais voltados à recuperação da BR-319 foram retomados.

    Amazonas – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) reabriu o prazo de licitação de dois editais para obras de melhoria no pavimento do chamado “trecho do meio” da BR-319, no Amazonas. A medida ocorre após decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que autorizou a retomada dos processos suspensos pela Justiça.

    Os editais reabertos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta última terça-feira (5) e tratam dos pregões nº 90128/2026 e nº 90130/2026. As licitações preveem a contratação de empresas para executar serviços em dois trechos da rodovia: entre os quilômetros 346,2 e 433,1 e entre os quilômetros 250,7 e 346,2.

    As empresas interessadas podem enviar propostas até o dia 20 de maio, pelo Portal de Compras do Governo Federal. A abertura está prevista para o mesmo dia: às 10h30, no caso do pregão nº 90128/2026, e às 15h, para o pregão nº 90130/2026.

    Com a nova publicação, os quatro editais voltados à recuperação da BR-319 que haviam sido suspensos tiveram os prazos retomados. Outros dois pregões, um referente ao trecho entre os quilômetros 433,1 e 469,6 e outro direcionado ao trecho entre os quilômetros 469,6 e 590,1, já haviam sido reabertos pelo Dnit no dia 30 de abril, com o envio de propostas aberto na última segunda-feira (4).

    Ao todo, o investimento estimado para as obras no trecho do meio da BR-319, entre os quilômetros 250,7 e 656,4, é de R$ 678 milhões.

    Suspensão e retomada

    As licitações haviam sido suspensas por decisão da 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária do Amazonas, em 28 de abril, após uma ação civil pública do Observatório do Clima. A entidade questionou a dispensa de licenciamento ambiental nas obras.

    Na ação, o Observatório do Clima afirmou que o Dnit enquadrou as intervenções como manutenção para dispensar o licenciamento ambiental. A entidade argumenta, porém, que os serviços indicam reconstrução e pavimentação da estrada, o que exigiria estudos de impacto ambiental.

    A suspensão, no entanto, foi derrubada horas depois, após recurso do Dnit e da Advocacia-Geral da União (AGU). Ao autorizar a retomada, o TRF-1 considerou que a paralisação poderia comprometer a execução das obras dentro da “janela hidrológica” de 2026, período de estiagem considerado ideal para a execução das obras. Caso os serviços não sejam realizados nesse intervalo, a execução pode se tornar inviável neste ano.

    A decisão também aponta que a paralisação poderia gerar aumento de custos, devido à necessidade de manutenção constante em um trecho não pavimentado, além de agravar a deterioração da estrada.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Transporte irregular vira alvo de ação do MP em São Sebastião do Uatumã

    A ação foi motivada por falhas no serviço identificadas na Comunidade São Benedito, onde estudantes ficaram sem transporte adequado.

    Amazonas – O Ministério Público do Estado do Amazonas ajuizou uma ação civil pública com pedido de urgência para garantir o funcionamento regular do transporte escolar no município de São Sebastião do Uatumã. A iniciativa busca assegurar que alunos da rede municipal, especialmente da zona rural, voltem a frequentar as aulas sem interrupções.

    A ação foi motivada por falhas no serviço identificadas na Comunidade São Benedito, onde estudantes ficaram sem transporte adequado.

    Falhas no serviço prejudicam frequência escolar

    De acordo com o procedimento instaurado pelo MP, a ausência de transporte tem impactado diretamente a presença de crianças e adolescentes nas escolas. Muitos alunos deixaram de comparecer às aulas por não terem como se deslocar.

    O problema se agravou após a interrupção de um modelo de cooperação entre Estado e município, que antes auxiliava na execução do serviço.

    Tentativas administrativas não resolveram problema

    O promotor Christian Anderson Ferreira da Gama informou que o Ministério Público tentou solucionar a situação de forma extrajudicial, com reuniões e envio de ofícios à prefeitura.

    Apesar de o município ter sinalizado providências, o serviço voltou a operar apenas de maneira temporária e precária, sendo interrompido novamente poucos dias depois.

    MP pede medidas imediatas e prazos para regularização

    Diante da persistência das irregularidades, o Ministério Público do Estado do Amazonas solicitou à Justiça uma série de determinações para o município:

    Restabelecimento imediato e integral do transporte escolar;

    Elaboração, em até 30 dias, de um plano para reposição das aulas perdidas;

    Adequação de veículos e motoristas no prazo de até 90 dias;

    Garantia de acessibilidade para estudantes com deficiência.

    Direito à educação em risco

    Para o Ministério Público, a situação compromete um direito fundamental dos estudantes: o acesso à educação. A ação busca não apenas retomar o serviço, mas garantir que ele funcione de forma contínua, segura e eficiente.

    Fonte: AM POST.

  • Governador recém-empossado do Amazonas anuncia reformulação com 11 mudanças

    Mudanças atingem áreas estratégicas e marcam o início da nova gestão estadual

    Amazonas – O novo governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), anunciou, na tarde desta segunda-feira (5), uma reforma administrativa com mudanças em 11 secretarias estaduais.


    Entre as alterações, está a nomeação de Gustavo Adolfo Igrejas Figueiras para comandar a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). A pasta era anteriormente chefiada por Serafim Corrêa, vice-governador eleito na chapa de Cidade.

    Cidade tomou posse na tarde desta última segunda-feira (4), juntamente com o vice-governador Serafim Corrêa, e vai cumprir o mandato até janeiro de 2027.

    A lista completa dos novos secretários e dirigentes é:

    1. Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz): Dario José Braga Paim
    2. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Desporto (Seduc): Jander de Lima Lasmar
    3. Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano e Unidade de Projetos Especiais (Sedurb): Júlio César Lambeck Soares Neto
    4. Secretaria de Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti): Gustavo Adolfo Igrejas Figueiras
    5. Secretaria de Estado de Administração (Sead): Robson Togni de Almeida
    6. Secretaria de Produção Rural (Sepror): Ricelli Viana Pontes
    7. Departamento Estadual de Trânsito (Detran): Marcos Jânio da Silva Costa
    8. Centro de Serviços Compartilhados (CSC): Ian Enderson Carmo Ribeiro
    9. Fundação Fundo de Promoção Social (FPS): Adriana Cunha Pimentel
    10. Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico Cultural (AADC): Cândido Jeremias Neto
    11. Processamento de Dados do Amazonas (Prodam): Renato Borges de Souza

    A chapa formada por Roberto Cidade e Serafim Corrêa foi eleita por unanimidade na segunda-feira (4), em votação aberta e nominal, com a participação dos 24 deputados estaduais.


    Pela primeira vez na história do Amazonas, o governador e o vice foram escolhidos sem voto popular, conforme prevê a Constituição estadual para situações de vacância nos dois últimos anos de mandato.

    A eleição indireta foi realizada após a renúncia do então governador Wilson Lima (União Brasil), pré-candidato ao Senado, e do vice Tadeu de Souza (Progressistas), que não anunciou intenção de disputar cargos eletivos.

    Por jornalista Débora Alcântara

  • Regularização do título de eleitor termina nesta quarta (6); saiba como fazer no AM

    TRE-AM orienta que os eleitores busquem atendimento ainda hoje ou o quanto antes para regularizar a situação e garantir o direito ao voto

    Amazonas – Os eleitores de todo o país têm até esta quarta-feira (6) para regularizar o título de eleitor, emitir o documento pela primeira vez ou atualizar dados cadastrais. No Amazonas, o procedimento pode ser feito de forma on-line ou presencial, com orientações específicas da Justiça Eleitoral sobre como acessar os serviços.

    Quem já tem biometria cadastrada pode usar o Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral. Pela plataforma, é possível emitir o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral, atualizar dados e solicitar certidões.

    Já quem não tem biometria precisa ir a um posto de atendimento. Em Manaus, o serviço é oferecido no Fórum Eleitoral, no Centro de Convenções Vasco Vasques, no PAC Cidade Leste e no Sumaúma Park Shopping.

    Na capital, o atendimento presencial exige agendamento prévio pelo site do TRE-AM. As vagas são liberadas diariamente a partir das 9h e reabertas ao meio-dia, caso se esgotem.

    No interior, o atendimento ocorre diretamente nos cartórios eleitorais, sem necessidade de agendamento, das 8h às 18h, por ordem de chegada.

    O TRE-AM orienta que os eleitores busquem atendimento ainda hoje ou o quanto antes para regularizar a situação e garantir o direito ao voto.

    Fonte: G1

  • Amazonas deflagra operação Caminhos Seguros de combate aos crimes contra criança e ao adolescente

    Operação reúne forças de segurança e rede de proteção para intensificar ações de prevenção e repressão.

    Amazonas – As forças de segurança do Amazonas deram início, nesta segunda-feira (04/05), à Operação Caminhos Seguros em todo o estado. A iniciativa tem como principal objetivo intensificar o combate a crimes contra crianças e adolescentes, com atenção especial às ocorrências de violência sexual.

    A operação conta com a atuação integrada de órgãos das esferas estadual, federal e municipal, fortalecendo uma rede de proteção voltada à defesa dos direitos da infância e juventude em Manaus e demais municípios.

    Ações envolvem prevenção, repressão e conscientização

    Durante o período da operação, serão ampliadas atividades de inteligência, ações preventivas, educativas, ostensivas e também repressivas. A coordenação dessas iniciativas está sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas.

    As ações repressivas contam com o apoio da Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Criança e ao Adolescente, além da Polícia Militar do Amazonas, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

    Proteção à infância é prioridade da operação

    De acordo com a delegada Mayara Magna, a operação vai além da repressão aos crimes. O foco também está no acolhimento das vítimas e na conscientização da sociedade sobre a importância da proteção à infância.

    A proposta é atuar de forma ampla, identificando agressores e, ao mesmo tempo, promovendo ações educativas que incentivem a denúncia e o cuidado coletivo.

    Rede de proteção atua de forma integrada
    Além das forças de segurança, participam da operação órgãos estaduais como a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e a Secretaria de Educação.

    Também integram a ação instituições como a Assembleia Legislativa do Amazonas, o Tribunal de Justiça do Amazonas e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas, além de secretarias municipais e parceiros.

    Operação ocorre em todo o país

    A Operação Caminhos Seguros é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, sendo realizada em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

    No Amazonas, a coordenação local é feita pela SSP-AM, com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada, por meio do Sistema Integrado de Comando e Controle.

    Canais de denúncia estão disponíveis

    A população pode colaborar com a operação por meio de denúncias anônimas. Os registros podem ser feitos pelos números 100, 197 e 181, canais gratuitos que garantem sigilo das informações repassadas.

    Fonte: AM POST

  • Entenda como será cerimônia de posse de Roberto Cidade como governador do Amazonas

    Formalidade acontece na Assembleia Legislativa do Amazonas e deve contar com a presença dos 24 deputados estaduais que elegeram Cidade ao cargo na primeira eleição indireta da história do estado.

    Amazonas – A cerimônia de posse do governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), e do vice-governador, Serafim Corrêa (PSB), acontece nesta segunda-feira (4), às 17h, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus. É a primeira vez na história do estado que governador e vice são escolhidos em eleição indireta.

    A ocasião deve contar com a presença dos 24 deputados estaduais que elegeram Cidade ao cargo, em sessão parlamentar na manhã desta segunda-feira, e seguirá o mesmo rito que posses de governadores eleitos por voto popular.

    Os novos chefes do Executivo serão empossados no Plenário Ruy Barbosa, em cerimônia conduzida pelo presidente interino da Aleam, Adjuto Afonso (União Brasil).

    Durante o ato, o governador e o vice-governador vão proferir o juramento constitucional de cumprir a Constituição Federal e a Constituição do Estado do Amazonas. Em seguida, Roberto Cidade deve fazer o primeiro discurso como governador do Amazonas.

    A eleição

    A chapa formada por Roberto Cidade e Serafim Correa foi eleita por unanimidade. A votação ocorreu após a renúncia do então governador Wilson Lima (União) e do vice Tadeu de Souza (Progressistas). Segundo a Constituição estadual, quando há vacância nos últimos dois anos do mandato, a substituição deve ser feita de forma indireta, pelo Legislativo.

    Serafim Corrêa destacou a responsabilidade da nova gestão e afirmou que o resultado indica apoio unânime da Casa. “É um governo de união, que vai procurar fazer o melhor pelo povo do Amazonas”, disse.

    O que é mandato-tampão?

    O mandato-tampão é quando o governador eleito não inicia um novo mandato, mas assume apenas para completar o período que ainda resta da gestão. Isso acontece quando há renúncia ou saída do governador e do vice nos últimos dois anos do mandato.

    Nessa situação, a escolha é feita de forma indireta, pelos deputados estaduais, e o eleito fica no cargo só até o fim do mandato em andamento.

    Fonte: G1

  • Quem é Roberto Cidade? Conheça sua caminhada e conquistas

    Pai, esposo, político e empresário, Natural de Manaus, Roberto Cidade tem 39 anos.

    Amazonas – Roberto Cidade tem 39 anos, natural da cidade de Manaus, e pai, esposo, empresário e político, está em seu segundo mandato como deputado estadual.

    Iniciou sua carreira política em 2016, ao disputar vaga de vereador em Manaus. Recebeu 6.285 votos e ficou como suplente.

    Dois anos depois, assumiu cadeira na Câmara Municipal de Manaus, onde participou de votações relevantes, como a Lei Orçamentária do município. Ainda em 2018, foi eleito deputado estadual com 33.239 votos, o segundo mais votado do estado.

    Na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), começou em 2019 como 3º vice-presidente da Mesa Diretora e presidiu a Comissão de Transportes no biênio 2019-2020.

    Em dezembro de 2020, foi eleito presidente da Aleam no primeiro mandato, aos 34 anos. Tornou-se o mais jovem e o primeiro novato a comandar o Legislativo estadual.

    Na pandemia de Covid-19, liderou votações estratégicas, como a criação de auxílio estadual permanente, a aprovação da Lei do Gás e a liberação de recursos do Fundo de Fomento ao Turismo (FTI) para a saúde nos municípios.

    Em 2021, Roberto Cidade assumiu a presidência do Partido Verde no Amazonas. No ano seguinte, se filiou ao União Brasil e passou a liderar o partido na Assembleia Legislativa do Amazonas. Ainda nesse período, foi reeleito deputado estadual com 105.510 votos  um número que marcou recorde histórico no estado.


    Já em 2023, ele foi reconduzido por unanimidade à presidência da Aleam, em uma votação que aconteceu em menos de dois minutos, garantindo também um novo mandato para o biênio 2025-2026.

    Com isso, passou a acumular três gestões consecutivas no comando da Casa, algo inédito até então.


    Essa recondução, no entanto, acabou gerando questionamentos na Justiça. Em outubro de 2024, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, decidiu suspender a reeleição de Roberto Cidade à presidência da Aleam.

    A decisão veio após uma ação que contestava a mudança na Constituição estadual, feita pelos deputados, que permitia mais de dois mandatos consecutivos no cargo.

    O processo acabou sendo encerrado em março de 2025. Na decisão, o ministro Cristiano Zanin afirmou que a ação perdeu o sentido depois da anulação da eleição antecipada.

    Com isso, ele validou a eleição realizada em 30 de outubro de 2024 e também reconheceu os argumentos da Assembleia Legislativa do Amazonas, de que tudo aconteceu dentro do que já é entendido pelo Supremo Tribunal Federal.


    Já em 2024, Roberto Cidade assumiu o diretório municipal do União Brasil em Manaus e teve sua pré-candidatura à Prefeitura oficializada. Na eleição, ele recebeu 187.566 votos.

    Por jornalista Débora Alcântara

  • Roberto Cidade é eleito governador do Amazonas por Unanimidade

    Roberto Cidade (União Brasil) foi eleito o novo governador do Amazonas em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas

    Amazonas – Nesta segunda-feira (4), Roberto Cidade (União Brasil) foi eleito o novo governador do Amazonas em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

    A chapa liderada pelo então governador interino, e que conta com o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) como vice-governador, foi eleita com unanimidade absoluta dos votos.

    Roberto Cidade declarou, após o pleito que “Essa não é uma vitória individual. É uma decisão coletiva, construída com diálogo, respeito e compromisso com o povo do Amazonas. Vamos trabalhar todos os dias para honrar cada voto e transformar esse apoio em resultados concretos para a nossa gente”.

    A escolha para o cargo de governador foi feita pelos 24 deputados estaduais, em votação aberta e nominal. É a primeira vez na história do Amazonas que governador e vice são eleitos no estado sem o voto popular. A chapa deve tomar posse em data ainda a ser divulgada.

    O vice- governador Serafim Corrêa destacou a responsabilidade da nova gestão e afirmou que o resultado indica apoio unânime da Casa. “É um governo de união, que vai procurar fazer o melhor pelo povo do Amazonas”, disse.

    A votação ocorreu após a renúncia do então governador Wilson Lima (União) e do vice Tadeu de Souza (Progressistas). Segundo a Constituição estadual, quando há vacância nos últimos dois anos do mandato, a substituição deve ser feita de forma indireta, pelo Legislativo.

    Por Jornalista Débora Alcântara