Categoria: Amazonas

  • Aleam aprova projeto que obriga agressor a pagar despesas de vítima de violência doméstica no AM

    Proposta determina que o autor da violência arque com custos causados à vítima, como atendimentos médicos na rede privada, compra de medicamentos e terapias.

    Amazonas – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na terça-feira (14), um projeto de lei que obriga agressores a pagar despesas de vítimas de violência doméstica ou familiar no estado. O projeto segue agora para sanção do governo do estado.

    A proposta determina que o autor da violência arque com custos causados à vítima, como atendimentos médicos na rede privada, compra de medicamentos, terapias, deslocamentos, danos materiais e gastos com mudança ou moradia temporária.

    O texto de autoria da deputada estadual Mayra Dias (PSD) também prevê que o ressarcimento pode ser solicitado na Justiça, por acordo extrajudicial ou dentro de medidas protetivas. A obrigação inclui ainda tratamentos continuados, como acompanhamento psicológico, enquanto houver necessidade comprovada.

    Fonte: G1

  • Homem é preso após simular a própria morte para tentar receber R$ 500 mil de seguro no Amazonas

    Segundo a Polícia Civil do Amazonas, o homem teria contado com a ajuda da esposa, de 41 anos, que também é investigada no caso.

    Amazonas – Um homem de 47 anos foi preso suspeito de simular a própria morte para tentar receber R$ 500 mil de um seguro de vida, no Amazonas. A prisão ocorreu no bairro Lago Azul, na Zona Norte de Manaus.

    Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o homem teria contado com a ajuda da esposa, de 41 anos, que também é investigada no caso. As investigações apontam que a ideia era fingir a morte e apresentar uma certidão de óbito falsa para sacar o dinheiro da seguradora.

    As investigações começaram após o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) identificar indícios de fraude. De acordo com a apuração, o casal contratou o seguro de vida e, cerca de um mês depois, deu entrada no pedido de pagamento, já com o documento falso.

    Fonte: G1

  • Saque do FGTS por calamidade é autorizado em dois municípios do Amazonas; veja quais

    Benefício foi liberado após o reconhecimento da situação de emergência nas duas cidades, Tapauá e Careiro, por causa das inundações e fortes chuvas..

    Amazonas – Moradores de Tapauá e Careiro, no interior do Amazonas, atingidos pelas cheias já podem solicitar, a partir desta terça-feira (14), o saque do FGTS por calamidade. O benefício foi liberado após o reconhecimento da situação de emergência nas duas cidades por causa das inundações e fortes chuvas.

    O pedido deve ser feito pelo aplicativo FGTS, sem necessidade de ir a uma agência. O prazo para solicitar vai até 12 de julho de 2026.

    Para ter acesso ao dinheiro, é preciso ter saldo na conta do FGTS e não ter feito saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo liberado é de R$ 6.220 por conta, limitado ao saldo disponível.

    No momento da solicitação, o trabalhador pode indicar uma conta da Caixa, incluindo a poupança digital Caixa Tem, ou de outro banco para receber o valor.

    Veja todos municípios com saque liberado, até a publicação desta reportagem, e os prazos para solicitação:

    • Atalaia do Norte – até 25 de junho de 2026;
    • Barreirinha – até 23 de junho de 2026;
    • Benjamin Constant – até 8 de julho de 2026;
    • Boca do Acre – até 9 de junho de 2026;
    • Canutama – até 1º de julho de 2026;
    • Carauari – até 23 de junho de 2026;
    • Careiro – até 12 de julho de 2026;
    • Eirunepé – até 11 de junho de 2026;
    • Itamarati – até 11 de junho de 2026;
    • Tapauá – prazo segue até 12 de julho de 2026.

    Situação de emergência

    A situação de emergência nos municípios de Tapauá e Careiro foi reconhecida na segunda-feira (13) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, após as fortes chuvas e inundações que atingiram as regiões.

    Com o reconhecimento, as prefeituras também podem solicitar recursos do governo federal para ações emergenciais, como distribuição de alimentos, água e kits de limpeza e higiene. O pedido deve ser feito pelo sistema federal de defesa civil, que avalia os planos de trabalho antes de liberar os valores.

    Fonte: G1

  • Editais para obras em trechos da BR-319 são publicados; veja detalhes

    Medida ocorre após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes autorizar novas obras na rodovia, como parte de um pacote de intervenções para melhorar as condições da estrada.

    Amazonas – Quatro avisos de licitação para obras na BR-319, no Amazonas, foram publicados nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial da União pelo Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Superintendência Regional no estado. Os editais preveem a contratação de empresas para melhorar o pavimento em diferentes trechos da rodovia.

    A medida ocorre após o Dnit autorizar novas obras na rodovia, como parte de um pacote de intervenções para melhorar as condições da estrada.

    Os processos serão realizados por meio de pregão eletrônico. As propostas podem ser enviadas a partir desta segunda (13), pelo site de compras do governo federal. A abertura está marcada para os dias 29 e 30 de abril.

    Os quatro editais abrangem trechos distintos da BR-319. Um deles vai do km 250,7 ao km 346,2. Outro contempla o trecho entre os km 346,2 e 433,1. Também há obras previstas entre os km 433,1 e 469,6 e entre os km 469,6 e 590,1.

    Autorização para obras

    No dia 31 de março, em Brasília, foram assinados os documentos que autorizam a pavimentação de 339 km da BR-319, entre o Igarapé Atií e o Igarapé Realidade, no Amazonas. O investimento é de R$ 678 milhões, com prazo de execução de três anos.

    Além disso, entre as intervenções previstas pelo Dnit está a construção de uma ponte sobre o rio Igapó-Açu, no km 260,7 da rodovia, com investimento de R$ 44,1 milhões e prazo de execução de 23 meses.

    Considerada uma via emblemática, a BR-319 é a única ligação terrestre do estado com o restante do país.

    Fonte: G1

  • MPF recomenda limitar ‘taxa seca’ após cobranças mesmo sem estiagem no AM

    Medida foi tomada após a identificação de cobranças consideradas indevidas durante períodos de normalidade dos rios.

    Amazonas – O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que órgãos reguladores e empresas de navegação limitem a cobrança da chamada “taxa seca” no Amazonas. A medida foi tomada após a identificação de cobranças consideradas indevidas durante períodos de normalidade dos rios.

    A recomendação foi enviada à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), à Capitania Fluvial dos Portos da Amazônia Ocidental, ao Centro Nacional de Navegação Transatlântica (Cnnt), à Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem e a 17 empresas do setor.

    A “taxa seca” é um valor extra cobrado no frete durante a estiagem, quando a navegação fica mais difícil. No entanto, segundo a Antaq, a cobrança só é permitida quando o nível do Rio Negro, no Porto de Manaus, atinge 17,7 metros ou menos. O limite vale para o ciclo hidrológico 2025/2026.

    Mesmo assim, de acordo com o MPF, empresas chegaram a cobrar até US$ 5 mil por contêiner em 2025, apesar de não haver alerta de seca ou situação crítica nos rios.

    Segundo o procurador da República Igor Jordão Alves, os valores devem ser proporcionais às condições reais dos rios e precisam ser cobrados com transparência e aviso prévio.

    Recomendações

    Com a recomendação, as empresas devem suspender a cobrança da taxa quando o nível do rio estiver acima do limite. Caso queiram aplicar a sobretaxa, precisam avisar a Antaq e os clientes com pelo menos 30 dias de antecedência, informando o motivo e como o valor foi calculado.

    Além disso, as empresas têm até 45 dias para apresentar documentos que justifiquem cobranças feitas no ciclo atual. Caso contrário, poderão ser obrigadas a devolver os valores aos usuários.

    O MPF também orientou que a Antaq reforce a fiscalização dessas cobranças e divulgue informações atualizadas sobre os níveis dos rios. Já a Capitania dos Portos deve atuar apenas na segurança da navegação, sem interferir na definição de tarifas.

    Os órgãos e empresas têm 30 dias para informar se vão cumprir as medidas. O descumprimento pode levar a ações na Justiça, com possíveis punições civis, administrativas e criminais.

    Fonte: G1

  • Briga entre vizinhos termina com mão decepada e disparo de arma de fogo no interior do Amazonas

    Filho da vítima reagiu após ver o pai ser atacado com terçado; ambos os envolvidos foram socorridos em Manacapuru.

    Amazonas – Um caso de extrema violência foi registrado na comunidade Canabuoca II, no município de Manacapuru, no interior do Amazonas, após uma briga entre vizinhos terminar com um homem tendo a mão decepada e outro sendo baleado.

    Segundo informações preliminares, a confusão começou durante um desentendimento entre moradores da região. Durante a agressão, um dos envolvidos teria utilizado um terçado para atacar a vítima, que sofreu ferimentos graves, incluindo a amputação da mão.

    Filho reagiu ao ver o pai ferido

    Ao presenciar o ataque contra o pai, o filho da vítima reagiu e efetuou um disparo de arma de fogo contra o agressor. O tiro atingiu a perna do homem, que conseguiu buscar abrigo em uma residência próxima até receber socorro.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DW_W77SAUIh/?igsh=MXJ2cXp1dnpibzltbw==

    De acordo com relatos da família, o agressor seria usuário de drogas, o que teria contribuído para o agravamento da situação.

    Vítimas foram socorridas

    Após a confusão, os dois homens foram encaminhados para unidades de saúde da região. A vítima que teve a mão decepada deverá passar por avaliação médica para possível cirurgia de reimplante.

    Já o homem baleado também recebeu atendimento hospitalar e permanece sob cuidados médicos.

    Caso será investigado

    A Polícia Civil do Amazonas deve investigar as circunstâncias da briga, incluindo a dinâmica da agressão inicial e a reação do filho da vítima.

    O caso segue em apuração para definição de responsabilidades e eventuais enquadramentos criminais dos envolvidos.

    Por jornalista Lília Marques

  • Da lua ao cosmos: conheça o planetário no meio da Amazônia que simula universo e fenômenos astronômicos

    O espaço conta com uma cúpula de projeção onde são exibidas simulações do céu, do universo e de eventos astronômicos. O objetivo é proporcionar o acesso da população ao conhecimento científico.

    Amazonas – Em Coari, no interior do Amazonas, uma grande semiesfera azul abriga a lua, planetas, estrelas e fenômenos astrológicos. Por lá, os mistérios do universo começaram a ser simulados — ou melhor, explorados — em março deste ano, quando o Planetário do Médio Solimões começou a funcionar.

    Instalado no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam), o local é o primeiro planetário permanente no Amazonas e o terceiro em toda a Região Norte.

    O espaço conta com uma cúpula de projeção onde são exibidas simulações do céu, do universo e de eventos astronômicos. O objetivo é proporcionar o acesso da população ao conhecimento científico na Amazônia

    Com capacidade para até 30 pessoas por sessão, o Planetário do Médio Solimões recebeu os primeiros visitantes no dia 10 de março, quando uma turma de estudantes do Ensino Fundamental participou das atividades. Desde então, o espaço vem atraindo os moradores do município.

    As sessões são guiadas e adaptadas para diferentes públicos. Além das visitas, o planetário também será utilizado em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da formação de professores e realização de eventos científicos.

    A criação do espaço nasceu dentro da própria universidade, a partir da iniciativa do professor Jefferson Ferreira dos Santos, coordenador do planetário

    Segundo ele, o projeto enfrentou dificuldades no início, principalmente por causa dos custos e da estrutura necessária.

    “Tinha um desejo pessoal de ver isso acontecer, mas o planetário só virou realidade graças a todo mundo que embarcou junto nessa história.”

    A inauguração oficial do Planetário do Médio Solimões está prevista para o dia 22 de maio. A expectativa é consolidar o local como um centro permanente de educação, ciência e cultura, aproximando a universidade da comunidade e despertando o interesse pelo estudo do universo.

    Impacto na região

    Mesmo com pouco tempo de funcionamento, o planetário já mostra impacto na região. Mais de 500 pessoas visitaram o espaço nas primeiras semanas, incluindo estudantes de diferentes níveis de ensino e profissionais da educação.

    Para o coordenador, o equipamento representa uma mudança importante no acesso à ciência no interior do Amazonas.

    Ele também destaca que muitos visitantes têm a primeira experiência com esse tipo de atividade no local.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Aleam apresenta projeto com regras para eleição indireta no Amazonas; texto ainda será votado

    De acordo com o projeto, a votação será em sessão extraordinária, aberta e nominal.

    Amazonas – A Assembleia Legislativa do Amazonas apresentou, nesta quinta-feira (9), um projeto de lei que define as regras para eleição indireta para governador e vice-governador do estado. A proposta ainda será analisada pelos deputados.

    O texto foi apresentado após a renúncia do governador Wilson Lima (União) e do vice Tadeu de Souza (Progressistaas), no sábado (4). Como a saída ocorreu nos dois últimos anos de mandato, a Constituição estadual prevê eleição indireta. Roberto Cidade (união), que era presidente da Casa Legislativa, assumiu interinamente o governo.

    De acordo com o projeto, a eleição deve ser realizada pela própria Aleam em até 30 dias após a vacância dos cargos. A votação será em sessão extraordinária, aberta e nominal.

    A proposta estabelece que os candidatos devem disputar em chapa única, com governador e vice. Para participar, é necessário:

    • Atender às condições de elegibilidade previstas na Constituição Federal;
    • Não se enquadrar em casos de inelegibilidade, conforme a Lei Complementar nº 64/1990;
    • Ter filiação partidária regular.

    O texto dispensa a realização de convenções partidárias para a escolha dos candidatos.

    Regras para eleição

    A Mesa Diretora da Aleam deverá publicar um edital com o calendário da eleição, incluindo prazos para:

    • Registro das chapas (mínimo de três dias);
    • Apresentação de documentos;
    • Impugnação de candidaturas.

    Após o registro, haverá prazo mínimo de 48 horas para que partidos, candidatos ou o Ministério Público apresentem questionamentos.

    Como será a votação

    A escolha será feita pelos deputados estaduais em até dois turnos. No primeiro, vence a chapa que tiver maioria absoluta dos votos.

    Se necessário, haverá segundo turno entre as duas mais votadas. Nesse caso, vence quem tiver maioria simples. Em caso de empate, uma nova votação será feita. Se o empate continuar, a decisão será por sorteio..

    Posse e mandato

    Os eleitos assumirão os cargos em data a ser definida pela Mesa Diretora, em comum acordo com os vencedores. O mandato será apenas para completar o período restante dos antecessores.

    Objetivo do projeto

    Segundo a justificativa, o projeto busca dar mais clareza e segurança jurídica ao processo de sucessão no estado.

    A proposta também segue entendimento do Supremo Tribunal Federal, que exige votação aberta nesse tipo de eleição.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Apreensões revelam que criação ilegal de pássaros ainda é comum no Amazonas

    Entre 1º de janeiro e 30 de março de 2026, estado registrou 194 apreensão de animais silvestres, segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas — a maioria eram aves. Prática põe ecossistema em risco.

    Amazonas – A criação ilegal de pássaros ainda é uma prática comum no Amazonas, segundo dados do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Entre 1º de janeiro e 30 de março de 2026, o estado registrou 194 ocorrências de apreensão de animais silvestres — a maioria eram aves, de acordo com o órgão.

    Entre os animais apreendidos estão pássaros, répteis e mamíferos, com destaque para espécies como periquito-asa-branca, periquitão-maracanã, papagaios, jabuti-piranga, iguanas, jiboias e até primatas, como o mico-de-cheiro. Também foram registrados casos envolvendo jacarés, tucanos, preguiças e cutias.

    Do total de 194 ocorrências registradas no primeiro trimestre, 121 foram de aves, o que representa cerca de 62% dos casos, segundo levantamento com base nos dados do Ipaam. O periquito-asa-branca foi a espécie mais resgatada, com 15 registros, seguido pelo pariri e pelo periquitão-maracanã.

    Segundo Eduardo Marques, assistente ambiental da Gerência de Fauna Silvestre do Ipaam, espécies como papagaios e periquitos são as mais procuradas. “As pessoas possuem mais aves para criar em cativeiro. Papagaios, periquitos e outras espécies são muito procuradas, então a incidência de posse ilegal acaba sendo maior nesses casos”, disse.

    Entre as situações mais recorrentes identificadas pelo órgão estão a venda ilegal de animais, inclusive para consumo, como quelônios, e a criação irregular dentro de residências.

    A bióloga Bruna Silva, mestre em Zoologia e cofundadora do projeto Vem Passarinhar Manaus, explica que a prática está ligada à relação histórica da população com a floresta.

    A retirada de aves da natureza provoca efeitos diretos no equilíbrio ambiental. Segundo Bruna, a ausência desses animais afeta toda a cadeia ecológica.

    Têm aves no papel de presa, têm aves no papel de predadoras. Se falta presa, falta alimento, e as rapinas, por exemplo, passam mais fome, não se desenvolvem e podem até morrer, além de resultar na perda de diversidade de espécies de uma região. A perda de grupos de aves já é descrita como um dos maiores impactos nos ecossistemas.”

    Ela também destaca que as aves exercem funções essenciais na natureza

    Após a apreensão, os animais são destinados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passam por avaliação para verificar a possibilidade de retorno à natureza ou encaminhamento para instituições autorizadas, como zoológicos e criadouros legalizados. No entanto, nem todos conseguem ser reintroduzidos no habitat natural.

    Segundo Bruna, a reintrodução depende do estado de saúde do animal.

    “A reintrodução de aves é possível quando esta é levada até um local adequado para essa reabilitação, como os Cetas. Se o estado de saúde dela não for grave, e ela se recuperar, há todo um protocolo para reintrodução no habitat.”

    Orientação é não criar animais silvestres

    O Ipaam alerta que a criação irregular também pode trazer riscos à saúde, devido à transmissão de doenças.

    A orientação, segundo especialistas, é não criar animais silvestres.

    “A orientação geral é que não se criem animais silvestres. Mas, caso haja uma vontade de criar, é imprescindível que seja por meios legais, através de criatórios legalizados”, destacou Bruna Silva.

    O órgão também orienta que pessoas que mantêm animais de forma ilegal façam a entrega voluntária. Nesses casos, não há aplicação de penalidades.

    As denúncias podem ser feitas por meio das redes sociais do instituto ou pelo telefone (92) 2123-6715. Para resgate de fauna, os contatos são (92) 98438-7964 e 2123-6739.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Chuvas acendem alerta: AM reforça vacinação contra vírus respiratórios

    O cenário das síndromes respiratórias chama atenção para cuidados, especialmente entre idosos e crianças menores de 4 anos.

    Amazonas – Com o período chuvoso em curso, aumenta a circulação de vírus respiratórios. Diante desse cenário, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reforça a importância de manter os cuidados no dia a dia. Entre as principais medidas está a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório, Covid-19 e Influenza, disponível para os públicos prioritários nas unidades básicas de saúde.

    A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, chama atenção para o perfil dos casos registrados nas últimas semanas. “Os atendimentos têm se concentrado principalmente nos extremos de idade, com maior procura entre idosos e crianças menores de 4 anos. Quando estiverem doentes, a orientação é permanecer em casa para favorecer a recuperação e evitar a transmissão. Os sintomas mais comuns são febre, tosse e desconforto respiratório e, nas crianças, também pode ocorrer diarreia. Para se proteger, é importante manter medidas de proteção individual, como a higiene das mãos, a vacinação em dia e a busca por atendimento de saúde na persistência dos sintomas”, destaca.

    O diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, reforça as estratégias disponíveis para proteger a população. “A vacinação é uma das principais formas de prevenção. Atualmente, o SUS oferece a vacina contra o vírus sincicial respiratório para gestantes e o nirsevimabe para prematuros, além da vacina contra a influenza, disponível nos postos de saúde”, explica.

    Atualização dos casos no Amazonas

    A atualização do Painel Epidemiológico dos Vírus Respiratórios está disponível no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br).

    No Amazonas, em 2026, foram registrados 1.609 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), dos quais 554 tiveram confirmação para vírus respiratórios. No mesmo período, foram confirmados dois óbitos associados a esses vírus, ambos por Influenza A.

    Nas últimas três semanas (15/03/2026 a 04/04/2026), as faixas etárias mais atingidas foram menores de 1 ano e crianças de 1 a 4 anos, ambas com 36,3% dos casos. Em seguida, aparecem: 5 a 9 anos (11,8%); 60 anos ou mais (7,8%); 10 a 19 anos (4,9%); 20 a 39 anos (2,0%); e 40 a 59 anos (1,0%).

    Entre os vírus mais identificados em amostras analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), destacam-se o rinovírus (30,6%), o Vírus Sincicial Respiratório (29,3%), o adenovírus (4,5%) e a Influenza A (4,5%).

    Fonte: D24am