Autor: Editor

  • Governo deve retirar regime de urgência de projeto sobre fim da 6×1

    Proposta está trancando a pauta da Câmara dos Deputados e deve ser debatida por líderes em reunião nesta terça-feira (16)

    Política – O governo deve retirar o regime de urgência do projeto de lei sobre o fim da escala 6×1. Sem a urgência, a proposta deixará de bloquear as votações do plenário da Câmara dos Deputados. A matéria está trancando a pauta da Casa desde 30 de maio.

    Para destravar a pauta, o projeto estava previsto para ser votado nesta terça-feira (16). A CNN apurou que a deliberação passou a ser incerta. Na prática, a mudança afasta a possibilidade de uma análise rápida da proposta e amplia o prazo para negociações.

    O projeto deve ser debatido por líderes partidários e pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta tarde. O relator, deputado Leo Prates (Republicanos-BA), deve apresentar seu parecer no encontro do colégio de líderes

    A Câmara já aprovou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sobre o fim da escala em 27 de maio. O projeto de lei criado pelo governo foi enviado ainda em abril justamente para pressionar pelo avanço da pauta.

    Mesmo com a aprovação da PEC, o governo defendia não retirar a urgência do seu projeto. A intenção era pressionar o Senado, onde a PEC do fim da 6×1 aguarda análise desde o dia 28 de maio

    Integrantes da base governista ouvidos pela CNN afirmam que a retirada da urgência ganhou força nas últimas horas. Os parlamentares evitam detalhar os termos da negociação e não confirmam se a medida faz parte de um acordo formal entre governo e Câmara.

    O projeto do Executivo tem conteúdo semelhante ao da PEC do fim da escala 6×1 já aprovada pelos deputados. A proposta reduz a jornada semanal máxima de trabalho para 40 horas e estabelece dois dias de descanso por semana, sem redução salarial.

    Fonte: CNN Brasil

  • Osteoporose na Menopausa: terapia de reposição hormonal auxilia no controle da massa óssea

    Médica ginecologista e obstetra, Aline Frota dá detalhes sobre o tratamento, que pode reduzir as complicações causadas pelo fim natural da fase reprodutiva da mulher, como a desordem esquelética

    Saúde – Você já deve ter ouvido falar que a menopausa pode causar ondas de calor, insônia, ganho de peso e até mesmo falta de libido, mas sabia que também promove um grande impacto nos ossos? A condição que marca o fim da fase reprodutiva da mulher pode acelerar a perda da massa óssea e aumentar o risco de uma doença silenciosa, que é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos: a osteoporose.

    Dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) apontam que a doença atinge três vezes mais mulheres que homens, principalmente por conta dos efeitos da menopausa. Isso porque o fenômeno reduz a produção de dois hormônios, sendo um deles o estrogênio, fundamental para a saúde osteoarticular das mulheres, conforme explica a médica ginecologista e obstetra Aline Frota, que também é pós-graduada em Ginecologia Endócrina e em Medicina da Obesidade.

    Além de regular o ciclo menstrual, o estrogênio tem um efeito protetor no sistema esquelético, pois contribui para a fixação do cálcio nos ossos. Então, quando ocorre a queda na produção deste hormônio, consequentemente, o processo de perda óssea é acelerado, já que o cálcio é o principal mineral para a manutenção da densidade, força e estrutura dos ossos. Óbvio que outros fatores podem acelerar o processo, mas alguns estudos indicam que a mulher pode perder até 20% da densidade óssea nos sete anos seguintes à menopausa”, pontua.

    Para driblar a falta de estrogênio no corpo e aliviar os sintomas da menopausa, incluindo o avanço da osteoporose, a médica – que compartilha diversas informações em seu perfil do Instagram (@dra.aline_frota) e no do Instituto Vitasee (@vitaseesaude), do qual é sócia-fundadora – recomenda a terapia de reposição hormonal.

    “Quando não há contraindicação, as mulheres podem ser submetidas à reposição dos hormônios femininos, que tem como um dos seus objetivos o auxílio no incremento da massa óssea. Neste caso, a dose certa e a via adequada variam conforme a situação médica de cada paciente, podendo ser terapia combinada (estrogênio + progesterona), estrogênio isolado, formulações locais (intravaginais), formulações sistêmicas (oral ou transdérmica)”, detalha.

    Prevenção

    Antes do tratamento com esse foco, é necessário avaliar a saúde dos ossos por meio da densitometria óssea, exame radiológico que detecta a quantidade de cálcio e outros minerais no sistema esquelético. “É um teste de imagem em que é possível detectar até mesmo a osteopenia, que é o estágio inicial da perda óssea”, destaca.

    Segundo Aline, a terapia hormonal é uma ferramenta eficaz para garantir a qualidade de vida das mulheres durante a menopausa, mas a decisão de iniciar a reposição precisa ser feita com acompanhamento médico, levando em consideração histórico pessoal, riscos e expectativas de cada paciente, até mesmo porque, a depender do grau do acometimento ósseo, há possibilidade de serem indicados tratamentos específicos, como bisfosfonatos, moduladores seletivos de receptores estrogênicos e terapias anabólicas ósseas.

    A médica ginecologista e obstetra salienta que, com exercícios físicos regulares, alimentação adequada e acompanhamento profissional, é possível atravessar a menopausa com bem-estar e saúde. “A principal observação é não deixar uma fratura acontecer para cuidar dos ossos. É necessário se atentar à saúde hoje para viver com mais qualidade amanhã”, finaliza.

    Fonte: Acrítica.com

  • Feminicídios levam 420 dias para sentença no Amazonas

    Os dados estão no Painel de Monitoramento da Violência contra a Mulher, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reúne registros de todos os tribunais brasileiros.

    Amazonas – O tempo médio de um julgamento de femincídio no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) é de 420 dias, considerando a abertura do processo até a sentença de um juiz de primeira instância, sem recursos. O tempo está acima da média nacional de 255 dias. Atualmente, a Corte tem 377 casos pendentes de julgamento. Desses, 262 casos (69%) foram de feminicídio consumado e 115 (31%) tentados.

    Por outro lado, somente no primeiro quadrimestre deste ano (até 30 de abril), 66 novos casos de feminicídio passaram a tramitar no tribunal, enquanto outros 86 foram julgados, um saldo positivo entre a entrada e a saída de casos.

    pessoa que poderia relatar exatamente o que ocorreu é a própria vítima”, opina o promotor.

    Para José Augusto Taveira, essa natureza do crime de feminicídio exige um maior rigor da investigação criminal.

    “Por isso, a qualidade da investigação é fundamental. Perícias, análise de mensagens, histórico de violência doméstica, depoimentos indiretos e outros elementos probatórios passam a ter papel decisivo na reconstrução dos fatos”, declara.

    “Apesar dessas dificuldades, minha percepção é que a maioria dos feminicídios consumados que chega a julgamento no Tribunal do Júri recebe uma resposta do sistema de Justiça”, avalia o promotor.

    Fonte: Acrítica.com

  • Vereador é baleado durante transmissão ao vivo em frente à UPA; assessor morre após atentado no RN

    Polícia Civil aponta que Cabo Deyvison era o alvo dos criminosos; ataque deixou marcas de tiros na unidade de saúde e é investigado por possível relação com denúncias sobre facções.

    Brasil – Um atentado a tiros em frente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) terminou com a morte de um assessor parlamentar e deixou um vereador ferido na noite de segunda-feira (15), em Mossoró, no Rio Grande do Norte. O crime ocorreu enquanto o vereador Cabo Deyvison (PL), de 37 anos, realizava uma transmissão ao vivo nas proximidades da unidade de saúde.

    De acordo com informações da Polícia Civil, o parlamentar era o alvo da ação criminosa. Durante a live, um veículo passou pelo local e seus ocupantes efetuaram diversos disparos em direção ao grupo que estava em frente à UPA do bairro Alto de São Manoel.

    O assessor Alyson Dyego de Oliveira Morais, de 37 anos, que auxiliava na gravação da transmissão, foi atingido pelos tiros. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Já Cabo Deyvison foi baleado nas pernas e recebeu os primeiros atendimentos médicos na própria unidade antes de ser transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DZpn5RuhsOw/?igsh=MXFhcjRjMHNtYm8xag==

    Segundo a direção da UPA, o vereador acompanhava uma mulher e uma criança que havia sido mordida por um cachorro quando o atentado aconteceu. O ataque ocorreu pouco antes das 22h e provocou momentos de pânico entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde que estavam na unidade.

    Em nota divulgada nas redes sociais, a equipe do parlamentar informou que seu estado de saúde é estável e lamentou a morte do assessor. O comunicado também pediu orações pela recuperação do vereador e solidariedade aos familiares da vítima fatal.

    As investigações estão sendo conduzidas pela Polícia Civil, que trabalha com a hipótese de que o atentado tenha relação com denúncias feitas por Cabo Deyvison sobre a atuação de facções criminosas em Mossoró. No entanto, outras linhas investigativas também seguem sendo analisadas.

    Após o crime, policiais localizaram o veículo suspeito de ter sido utilizado pelos atiradores abandonado no bairro Alameda dos Cajueiros. O automóvel foi encaminhado para perícia, que poderá auxiliar na identificação dos envolvidos.

    Durante os trabalhos no local do ataque, os agentes também encontraram um carregador de munição calibre 5.56, utilizado em armamentos de uso restrito, como fuzis. A polícia confirmou que armas desse tipo teriam sido empregadas na ação criminosa.

    O delegado Renato Oliveira, responsável pela investigação, classificou o episódio como um ato de extrema violência e destacou o risco imposto às pessoas que estavam na unidade de saúde no momento dos disparos.

    A entrada da UPA foi isolada pela Polícia Militar para o trabalho da perícia. Marcas de tiros ficaram visíveis na estrutura do prédio, evidenciando a intensidade do ataque.

    Até a última atualização do caso, nenhum suspeito havia sido preso. A Polícia Civil segue realizando diligências para identificar os autores e esclarecer a motivação do atentado.

    Eleito em 2024 para seu primeiro mandato como vereador em Mossoró, Cabo Deyvison atuou por mais de 13 anos como policial militar no estado do Ceará antes de ingressar na vida pública.

  • Investigados pela morte de jovem em salto de rope jump negam fuga e alegam saída do local por orientação jurídica

    Em depoimento, responsáveis pela atividade afirmaram ter permanecido no local após o acidente e disseram não entender como a vítima foi lançada sem estar presa ao sistema de segurança.

    Brasil – A investigação sobre a morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante a prática de rope jump em Limeira, no interior de São Paulo, ganhou novos desdobramentos após a divulgação de trechos dos depoimentos prestados pelos investigados no caso.

    A jovem morreu após cair de uma altura aproximada de 40 metros durante um salto realizado em uma ponte utilizada para a atividade esportiva. Segundo a Polícia Civil, Maria Eduarda teria sido lançada sem estar conectada à corda de segurança responsável por sustentar os praticantes durante a descida.

    Durante os depoimentos, um dos investigados negou que a equipe tenha tentado fugir após o acidente. De acordo com sua versão, a saída do local ocorreu apenas após orientação recebida de representantes jurídicos.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DZpmblsBLCH/?igsh=MWZyd2pqa2R1NGJwcA==

    “Nós subimos e permanecemos no local até a chegada da guarda”, afirmou o suspeito ao ser questionado sobre a conduta adotada após a queda da jovem.

    A declaração surge em meio às investigações que buscam esclarecer se houve negligência, imprudência ou falhas nos protocolos de segurança adotados pela equipe responsável pelo evento.

    Em outro trecho do depoimento, um dos envolvidos explicou que o sistema utilizado na prática do rope jump contava com dois dispositivos de proteção justamente para evitar acidentes decorrentes de falhas humanas ou técnicas.

    Segundo ele, a existência de um mecanismo de segurança duplicado tornaria improvável que uma pessoa fosse autorizada a saltar sem estar devidamente conectada ao equipamento.

    “São dois equipamentos, justamente para não ter falha”, declarou.

    Apesar da explicação apresentada pelos investigados, a principal linha de investigação da Polícia Civil aponta que Maria Eduarda não estava presa à corda de segurança no momento em que foi lançada da plataforma de salto.

    A apuração busca identificar em qual etapa do procedimento ocorreu a falha que culminou na tragédia. Entre os pontos analisados estão a conferência dos equipamentos, a capacitação da equipe envolvida na atividade e o cumprimento dos protocolos de segurança exigidos para esse tipo de prática.

    A morte da jovem causou forte comoção nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a fiscalização de esportes radicais e a responsabilidade dos organizadores na adoção de medidas preventivas capazes de evitar acidentes fatais.

    Os depoimentos dos investigados passam agora a integrar o conjunto de provas reunidas pela Polícia Civil, que segue ouvindo testemunhas e analisando laudos periciais para esclarecer todas as circunstâncias do caso.

    Ao final das investigações, os responsáveis poderão ser indiciados caso seja constatada a existência de falhas que tenham contribuído diretamente para a morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas.

  • Junho Vermelho: Complexo Hospitalar Sul reforça apelo por doações de sangue para salvar vidas no Amazonas

    Somente o Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu utilizam cerca de 1.200 bolsas de sangue por mês. Cada doação pode beneficiar até quatro pacientes.

    Saúde – Em meio à campanha nacional Junho Vermelho, o Complexo Hospitalar Sul (CHS) intensificou o alerta sobre a importância da doação voluntária de sangue para garantir o atendimento de pacientes da rede pública de saúde do Amazonas. A necessidade é constante: apenas o Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu consomem, em média, 1.200 bolsas de sangue todos os meses.

    As bolsas são essenciais para a realização de cirurgias, atendimentos de urgência e emergência, tratamentos oncológicos, assistência a pacientes renais, queimados e vítimas de acidentes. A manutenção dos estoques é considerada estratégica para evitar o comprometimento dos serviços hospitalares.

    Segundo o coordenador médico da Agência Transfusional do CHS, Paulo Raphael, a doação é um ato de solidariedade que faz diferença direta na rotina das unidades de saúde.

    “A Agência Transfusional garante suporte para atendimentos de emergência, cirurgias de urgência e procedimentos eletivos, além da assistência a gestantes e pacientes graves. A doação de sangue é fundamental para a continuidade desses serviços”, destacou.

    No Instituto da Mulher Dona Lindu, pacientes com cirurgias programadas também são incentivadas a mobilizar familiares e amigos para contribuir com os estoques. A estratégia ajuda a ampliar o número de doadores e fortalece a rede de apoio aos pacientes.

    De acordo com o supervisor do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), Guilherme Salazar, a participação da comunidade tem sido essencial.

    “Hoje, o Dona Lindu realiza entre 170 e 200 cirurgias eletivas por mês. Cada paciente mobiliza, em média, cinco ou seis doadores. Essas doações ajudam a manter os estoques utilizados em toda a rede estadual”, explicou.

    A administradora Leila Silvana Figueiredo de Souza, de 65 anos, viveu essa experiência recentemente. Enquanto se preparava para uma cirurgia, reuniu familiares e amigos para colaborar com a causa.

    “Compartilhei um pedido nos grupos de mensagens e as pessoas foram se mobilizando para ajudar. Foi gratificante ver essa corrente de solidariedade”, relatou.

    Uma doação pode salvar até quatro vidas

    Muitas pessoas desconhecem que uma única bolsa de sangue pode beneficiar vários pacientes. Isso acontece porque, após a coleta, o material passa por um processo de separação em diferentes componentes, utilizados conforme a necessidade clínica de cada caso.

    A supervisora da Agência Transfusional do CHS, Elcir Coelho, explica que esse procedimento amplia significativamente o alcance de cada gesto de solidariedade.

    “Após a coleta, o sangue passa por um processo de separação dos componentes. Dessa forma, uma única bolsa pode gerar hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, permitindo atender até quatro pacientes”, afirmou.

    Saiba quem pode doar sangue

    Para se tornar doador, é necessário estar em boas condições de saúde, alimentado e ter dormido adequadamente na noite anterior à doação. Também é importante não ter consumido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem o procedimento e informar à equipe médica sobre o uso de medicamentos ou tratamentos em andamento.

    O Complexo Hospitalar Sul reforça o convite para que a população adote a doação como um hábito regular, ajudando a manter os estoques em níveis seguros durante todo o ano.

    Onde doar em Manaus

    As doações podem ser realizadas na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), localizada na avenida Constantino Nery, nº 4.397, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.

    O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h.

    Mais do que um ato de generosidade, doar sangue representa uma oportunidade concreta de salvar vidas. Em poucos minutos, um gesto simples pode oferecer esperança a pacientes que dependem desse recurso para continuar lutando pela própria recuperação.

  • Neymar se diverte ao descobrir nova gravidez de Bruna Biancardi: “Vou montar as Spice Girls”

    Jogador celebrou a chegada de mais uma filha durante chá revelação nos Estados Unidos; reação bem-humorada viralizou nas redes sociais.

    Famosos – O atacante Neymar emocionou os fãs ao compartilhar um momento especial ao lado de Bruna Biancardi. O casal anunciou que está à espera de mais um filho e revelou o sexo do bebê durante um chá revelação realizado nos Estados Unidos, na segunda-feira (15).

    As imagens da celebração foram divulgadas nas redes sociais por Bruna Biancardi e rapidamente ganharam repercussão. O vídeo mostra familiares reunidos enquanto aguardavam a grande revelação. Ao descobrirem que o casal terá mais uma menina, Neymar comemorou de forma descontraída.


    O momento que mais chamou a atenção dos seguidores foi a brincadeira feita pelo camisa 10 logo após a confirmação.

    “Eu vou montar uma banda e, a partir de hoje, vai ser Spice Girls”, disse o jogador, arrancando gargalhadas dos familiares presentes.

    A reação espontânea do atleta rapidamente viralizou e dominou os comentários nas redes sociais. Fãs do casal celebraram a notícia e elogiaram o clima de alegria compartilhado pela família.

    Com a chegada da nova integrante, Neymar amplia ainda mais a família. O jogador e Bruna Biancardi já são pais de Mavie e Mel. Além delas, o atleta também é pai de Davi Lucca, fruto do relacionamento com Carol Dantas, e de Helena, filha de Amanda Kimberlly.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/p/DZplIztHDW6/?igsh=MTEycmFpNDhzcHc2Yg==

    Durante o evento, o craque ainda fez outra brincadeira sobre a possibilidade de aumentar a família no futuro.

    “Já estou avisando: ano que vem, em dezembro, é menino”, comentou, em tom bem-humorado.

    A declaração também repercutiu entre os internautas, que lotaram a publicação com mensagens de carinho e felicitações ao casal.

    Bruna Biancardi está hospedada nos Estados Unidos ao lado da família durante o período da Copa do Mundo de 2026. Enquanto isso, Neymar divide a emoção da notícia com os compromissos ligados à Seleção Brasileira, que disputa a competição sob o comando do técnico Carlo Ancelotti.

    Mesmo com a agenda movimentada por causa do torneio, o jogador fez questão de participar do chá revelação e celebrar a chegada da filha ao lado das pessoas mais próximas.

    O anúncio da gravidez rapidamente colocou os nomes de Neymar e Bruna Biancardi entre os assuntos mais comentados das redes sociais. Milhares de seguidores, amigos e personalidades deixaram mensagens desejando saúde e felicidade à família nesta nova fase.

    Entre risadas, abraços e muita emoção, o casal vive mais um capítulo especial de sua trajetória, agora à espera de mais uma menina para completar a casa cheia de amor.

  • Vídeo mostra PM dando tapa em mulher durante blitz na Bahia: “Se vier com marra, apanha”

    Caso ocorreu durante uma abordagem policial em Barreiras; agente foi afastado das atividades operacionais e investigação apura suspeita de lesão corporal.

    Uma abordagem policial realizada na noite de domingo (14), em Barreiras, no oeste da Bahia, terminou em denúncia de agressão e provocou repercussão após a divulgação de um vídeo nas redes sociais. As imagens mostram o momento em que uma mulher de 30 anos recebe um tapa no rosto durante uma blitz da Polícia Militar.

    Segundo relato da vítima à TV Oeste, ela trafegava de motocicleta pela região quando foi parada pelos agentes responsáveis pela fiscalização. Durante a abordagem, a mulher teria questionado o motivo da operação estar sendo realizada naquele local.

    De acordo com a denunciante, após fazer o questionamento, ela foi chamada de “folgada” por um dos policiais. Em seguida, o agente teria desferido dois tapas em seu rosto.

    As imagens registradas por testemunhas mostram parte da confusão. Em um dos vídeos, também é possível ouvir a frase atribuída a um dos policiais presentes na ocorrência: “Se vier com marra, apanha”.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DZpjw7nB4dB/?igsh=c3ExZm1kbmI4dzFl

    A gravação passou a circular nas redes sociais e gerou indignação entre internautas, que cobraram esclarecimentos e providências por parte das autoridades competentes.

    Em nota, a Polícia Militar da Bahia informou que identificou o agente envolvido na ocorrência e determinou seu afastamento das atividades operacionais até a conclusão das investigações internas.

    Além do procedimento administrativo instaurado pela corporação, o caso também passou a ser investigado pela Polícia Civil. A ocorrência foi registrada como lesão corporal dolosa, quando há intenção de provocar a agressão física.

    A mulher deverá prestar depoimento para detalhar as circunstâncias da abordagem, enquanto testemunhas e os vídeos divulgados serão analisados para auxiliar na apuração dos fatos.

    A Polícia Militar ressaltou que não compactua com condutas que contrariem os protocolos institucionais e afirmou que todas as medidas cabíveis serão adotadas após a conclusão das investigações.

    O caso reacende o debate sobre o uso proporcional da força em abordagens policiais e a necessidade de garantir que procedimentos de segurança sejam realizados com respeito aos direitos e à integridade física dos cidadãos.

  • Uso de cannabis pode elevar nível de testosterona? Veja o que diz estudo

    Pesquisa elaborada pela Universidade de Genebra aponta que o uso de cannabis não reduz os níveis de testosterona em homens jovens, podendo até aumentar sua síntese testicular.

    Saúde – Um estudo realizado pela UNIGE (Universidade de Genebra) aponta que ao contrário do que muitos podem pensar, o consumo de cannabis por homens mais jovens não reduz o nível de testosterona e pode até mesmo aumentar sua síntese testicular.

    A pesquisa, conduzida em colaboração com o Centro Suíço de Toxicologia Humana Aplicada, explica que esse aumento nos níveis hormonais não pode ser diretamente relacionado à fertilidade. Para embasar a tese, foi realizada uma análise hormonal detalhada de 94 recrutas suíços, com idades entre 18 e 23 anos.

    Os pesquisadores identificaram ainda dois novos biomarcadores hormonais que podem auxiliar na detecção do uso regular de cannabis.

    O que diz o estudo

    A Faculdade de Genebra, em parceria com o Centro Suíço de Toxicologia Humana Aplicada, analisou o perfil hormonal de 94 recrutas suíços, entre 18 e 23 anos, sendo 47 usuários de cannabis e 47 não usuários.

    O estudo avaliou centenas de hormônios esteroides, incluindo andrógenos, progestógenos e estrogênios, diferentemente de estudos anteriores, que focavam sobretudo na testosterona. Os resultados apontaram que os usuários de cannabis apresentaram níveis de testosterona cerca de 23% mais altos do que os não usuários.

    Segundo os pesquisadores, a elevação parece estar associada à produção hormonal nos testículos, especialmente nas células de Leydig, responsáveis pela síntese da testosterona.

    O estudo também identificou dois potenciais biomarcadores relacionados ao consumo da substância: a hidroxiprogesterona e a di-hidroprogesterona, metabólitos derivados da progesterona que apresentaram concentrações significativamente maiores entre os usuários.

    Elevação da testosterona com o uso de cannabis: o que significa?

    Apesar dos achados, os pesquisadores reforçam que o aumento da testosterona não deve ser interpretado como um indicativo de melhora na fertilidade. A relação entre níveis hormonais e qualidade do esperma é considerada complexa e ainda pouco compreendida.

    Uma das hipóteses é que o organismo esteja compensando uma possível redução na sensibilidade dos receptores de andrógenos causada pela cannabis.

    Além disso, os especialistas afirmam que ainda não é possível determinar as consequências clínicas do consumo regular da substância para a fertilidade masculina.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Homem é preso após adolescente denunciar abordagem de cunho sexual em banheiro de shopping de Manaus

    Segundo a PM, suspeito admitiu a conduta durante abordagem; caso será investigado pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

    Polícia – Um homem de 57 anos, identificado como José Augusto de Lima Pinheiro, foi preso na tarde desta segunda-feira (15) após ser denunciado por um adolescente de aproximadamente 16 anos por uma abordagem de cunho sexual dentro do banheiro de um shopping localizado no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.

    De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi atendida por equipes da 22ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), após acionamento feito pela segurança do estabelecimento.

    Segundo o subtenente Daniel Nunes, a vítima relatou que havia saído da escola e entrou no shopping para utilizar o banheiro antes de seguir para casa. No local, teria sido abordada pelo suspeito.

    “O jovem informou que foi ao banheiro urinar. Enquanto ele estava no local, o indivíduo se aproximou, ficou observando e falou claramente que queria praticar um ato libidinoso com ele. Nesse momento, o jovem se assustou e saiu rapidamente do banheiro”, afirmou o policial.

    Após o relato, o adolescente procurou a equipe de segurança do shopping, que acionou a Polícia Militar. Os policiais localizaram o suspeito ainda no estabelecimento.

    “Os seguranças do shopping nos avisaram de imediato. Nós estávamos na Djalma Batista, fomos rapidamente ao local, verificamos a situação e demos voz de prisão ao cidadão”, disse Daniel Nunes.

    Ainda conforme o policial, o homem admitiu a conduta durante a abordagem.

    “Conversei com os funcionários do shopping, conversei com a vítima e depois conversei com ele. Ele admitiu para mim a conduta. Após apurar os fatos, dei voz de prisão e o trouxemos para apresentação na Delegacia de Proteção à Criança”, declarou.

    A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), que ficará responsável pela investigação e pela definição do enquadramento criminal do caso.

    O suspeito deverá prestar depoimento à Polícia Civil do Estado do Amazonas (PC-AM). A vítima também será ouvida e poderá passar pelos procedimentos periciais necessários para a apuração dos fatos.


    Fonte e Foto: A Acrítica