Autor: Editor

  • STF decide se Eduardo Bolsonaro será condenado no processo do tarifaço

    Julgamento está previsto para começar às 14h.

    Política – Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta terça-feira (16) se o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro será condenado pelo crime de coação no curso do processo da trama golpista.

    O caso trata da articulação de Eduardo para incentivar os Estados Unidos a decretarem, no ano passado, o tarifaço contra as exportações brasileiras para pressionar a Corte a não condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro.  

    O julgamento está previsto para começar às 14h. O primeiro a falar será o relator, ministro Alexandre de Moraes, que fará a leitura do relatório do processo, um resumo de todas as etapas percorridas.

    Em seguida, a acusação será lida pelo representante da Procuradoria-Geral da República (PGR).

    A defesa de Eduardo Bolsonaro será feita pela Defensoria Pública da União (DPU).

    Após as sustentações, a palavra será concedida a Moraes, que votará pela condenação ou absolvição do filho do ex-presidente.

    Os demais votos serão proferidos pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e o presidente do colegiado, Flávio Dino.

    O quórum do julgamento será composto pelos quatro ministros. No ano passado, após o ministro Luiz Fux se transferir para a Segunda Turma, a quinta cadeira ficou vaga. A vacância ocorreu em função da aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. 

    Acusação 

    Em novembro do ano passado, o STF aceitou denúncia da PGR no inquérito que apurou a atuação de Eduardo Bolsonaro junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras, a suspensão de vistos de ministros do governo federal e de ministros da Corte e a aplicação de sanções econômicas da Lei Magnitsky. 

    Desde o ano passado, Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos e perdeu o mandato de parlamentar por faltar às sessões da Câmara dos Deputados.

    Segundo a PGR, Eduardo cometeu condutas criminosas ao realizar postagens nas redes sociais e conceder entrevistas à imprensa com objetivo de ameaçar a obtenção de sanções estrangeiras para tentar “livrar” Jair Bolsonaro da condenação a 27 anos e três meses no processo da trama golpista.

    Para a procuradoria,  as ameaças do ex-deputado foram concretizadas e trouxeram prejuízos para as exportações brasileiras.

    “A estratégia criminosa culminou em prejuízos concretos a diversos setores produtivos onerados pelas sobretarifas norte-americanas, alcançando, em última instância, trabalhadores vinculados a essas cadeias econômicas, completamente alheios aos processos penais atacados”, afirmou a PGR.

    Conforme o Código Penal, a pena prevista para o crime de coação no curso do processo varia entre um e quatro anos de prisão. Além disso, podem incidir agravantes, que podem elevar a pena.

    A PGR também solicitou ao STF a fixação de um valor para reparação pelos danos econômicos provocados por Eduardo.

    Defesa

    Durante a tramitação do processo, o ministro Alexandre de Moraes determinou a notificação do ex-deputado por edital, mas ele não foi encontrado nem indicou advogado particular.

    Diante da situação, o ministro autorizou que a defesa seja realizada pela DPU.

    Nas alegações apresentadas ao Supremo, o órgão defendeu a anulação do processo e disse que Moraes não pode julgar o caso por ter sido vítima do cancelamento de vistos e das sanções financeiras oriundas da Lei Magnitsky.

    “Aqui o julgador é, ao mesmo tempo, a principal vítima das condutas que é chamado a julgar”, disse o órgão.

    A DPU também alegou que a turma está com quatro ministros. Dessa forma,  um ministro da Segunda Turma deveria ser convocado para compor o quórum do julgamento.




    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Cardume de peixes salta para dentro de canoa durante pescaria no Amazonas; vídeo

    Cena foi registrada por pescador na comunidade Inácia da Conceição, em Itacoatiara, que afirmou que o fenômeno é comum para quem vive na comunidade e se repete todos os anos na região.

    Amazonas – Um vídeo gravado pelo pescador Flávio Cruz da Silva mostra um cardume de peixes pulando para dentro de uma canoa durante uma pescaria na comunidade Inácia da Conceição, localizada em Itacoatiara, interior do Amazonas.

    Nas imagens, a embarcação navega em círculos enquanto dezenas de peixes da espécie jaraqui saltam ao mesmo tempo para fora do rio Amazonas.

    Segundo o pescador, o fenômeno é comum para quem vive na comunidade e se repete todos os anos na região.

    “Isso todo ano acontece. Todo ano dá muito peixe mesmo nessa costa. Eles vêm lá de dentro do rio Uatumã, sobem essa margem do rio e seguem viagem”, contou o pescador.

    Veja ao vídeo:

    https://youtu.be/x9rlpCW2y6M?is=7gbBLQfZGeTGhK0i

    Em outro trecho do vídeo, Flávio estima que centenas de peixes tenham pulado para dentro da canoa durante a pescaria.

    “Pulou uns 700 aqui dentro da canoa. Era só ficar rodando e pegando. Eles faziam aquele barulho, se embolavam e ficavam pulando. Pulou uns 700 dentro da canoa. História de pescador, né?”, brincou.

    A grande quantidade de peixes no local pode estar relacionada ao fenômeno da piracema, que ocorre no período de reprodução dos peixes, quando eles migram rio acima para desovar nas nascentes. Já o comportamento de “saltar” costuma ser ocasionado pelo surgimento de obstáculos nos rios ou igarapés.

    Mas para Flávio, que mora na comunidade Inácia da Conceição, a abundância de peixes é atribuída à força da natureza e à fé dos ribeirinhos. “Isso é mandado por Deus”, afirmou.

    Apesar da grande quantidade de peixes, o pescador afirma que a fartura não significa, necessariamente, mais lucro para quem depende da atividade para sobreviver. Segundo ele, o excesso de oferta derruba os preços e dificulta a comercialização do pescado.

    “Não tem para quem vender. O peixe fica barato demais e fica sem mercado. Quando chega uma fartura dessa, não tem nem como pegar, porque não tem comprador”, desabafou.



    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Brasil tem pior retorno à população entre países com maior carga tributária

    País ocupa última posição do ranking pelo 15º ano consecutivo, mostra levantamento com 30 nações.

    Economia – O Brasil continua sendo o país que menos transforma arrecadação de impostos em qualidade de vida entre as 30 nações com maior carga tributária do mundo.

    É o que mostra a 15ª edição do IRBES (Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade), elaborada pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) e obtida em primeira mão.

    Segundo o levantamento, que considera dados de carga tributária e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) referentes a 2024, o Brasil ocupa a última posição do ranking pelo 15º ano consecutivo.

    O estudo avalia a relação entre o volume de tributos arrecadados e o retorno desses recursos à população por meio de serviços públicos e qualidade de vida. Para isso, o índice atribui peso de 15% à carga tributária e de 85% ao IDH.

    A carga tributária brasileira correspondeu a 32,32% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2024, percentual semelhante ao de países desenvolvidos. No entanto, o IDH de 0,760, resultou em um IRBES de 142,46 pontos, o menor entre os países analisados.

    Na avaliação do IBPT, o desempenho brasileiro indica que os recursos arrecadados continuam sendo aplicados de forma ineficiente.

    “Apesar de termos uma carga tributária alta, digna de países desenvolvidos, como Reino Unido, França e Alemanha, o IDH nacional reflete um desenvolvimento humano muito precário”, afirma o estudo.

    A Irlanda lidera o ranking pelo sétimo ano consecutivo, com um IRBES de 170,37 pontos. O país é seguido por Suíça, Coreia do Sul – que apresentou uma melhora no resultado em comparação com a edição anterior -, Estados Unidos e Autrália.

    Entre os países sul-americanos presentes na lista, o Uruguai aparece na oitava posição, e a Argentina ocupa o 13º lugar.

    De acordo com o IBPT, o resultado reforça a necessidade de ampliar a eficiência dos gastos públicos e a transparência na aplicação dos recursos arrecadados.

    “Certamente, se existisse uma melhor aplicação das receitas públicas oriundas dos tributos, isso se refletiria em um bem-estar social muito mais elevado”, conclui o instituto.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Três pessoas são presas por estuprar adolescente de 13 anos no Amazonas; vítima engravidou após abuso

    Segundo a polícia, vítima relatou que vinha sofrendo abusos sexuais há dois anos. Um dos suspeitos é primo da adolescente e oferecia dinheiro à jovem.

    Polícia – Três homens, que não tiveram as identidades divulgadas, foram presos suspeitos de estuprar uma adolescente de 13 anos em Nova Olinda do Norte. A vítima engravidou após os abusos.

    Segundo o delegado Bruno Rafael, da 47ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), as prisões ocorreram no domingo (14). A investigação começou na quinta-feira (11), quando o Conselho Tutelar informou que a adolescente havia dado entrada em uma unidade hospitalar com suspeita de gravidez. O exame confirmou a gestação.

    Durante a escuta especializada, a vítima relatou que vinha sofrendo abusos sexuais há dois anos, cometidos por três homens, um deles primo da adolescente. Além das agressões, o homem oferecia dinheiro à vítima e fazia ameaças. Os outros dois não tinham ligação com a adolescente.

    Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Justiça e cumpridos no bairro Sarapolândia. No momento da prisão de um dos suspeitos, a polícia desarticulou um ponto de venda de drogas. Foram apreendidos dinheiro em espécie e porções de entorpecentes.

    Após as prisões, os suspeitos foram encaminhados à 47ª DIP e estão à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Decisão polêmica do Chrome faz usuários debandarem para navegadores concorrentes

    Tecnologia – A decisão do Google de encerrar o suporte ao Manifest V2 no Chrome está levando parte dos usuários a buscar alternativas. A mudança começa com o Chrome 150, previsto para 30 de junho de 2026, e afetará extensões populares como o uBlock Origin, que perderão recursos ou deixarão de funcionar no navegador.

    Cerca de um mês depois, o Chrome 151 vai remover completamente os componentes restantes do Manifest V2 e eliminar qualquer possibilidade de restaurar o sistema antigo por meio de configurações ocultas ou políticas corporativas. O cronograma foi confirmado por Devlin Cronin, engenheiro do Google, em uma atualização do projeto Chromium.

    A versão compatível com o novo padrão, o Manifest V3, continuará sendo obrigatória para extensões no Chrome. Nesse modelo, ferramentas, como bloqueadores de anúncios, ficam mais limitadas, o que reduz parte das funcionalidades do uBlock Origin. Segundo Raymond Hill, criador da extensão, o uBlock Origin Lite não consegue reproduzir a mesma experiência da versão original.

    A decisão tem levado parte dos usuários a buscar alternativas. O Firefox, por exemplo, continua compatível com bloqueadores, como o uBlock Origin. Já o Brave, embora também seja baseado no Chromium, conta com um bloqueador de anúncios integrado ao navegador e não depende do sistema de extensões do Google.

    Por que o Chrome vai desativar o uBlock Origin?

    Segundo o Google, a troca do Manifest V2 pelo Manifest V3 busca melhorar a segurança, a privacidade e o desempenho do Chrome. Isso porque o modelo antigo dava às extensões acesso amplo ao tráfego de navegação, o que permitia monitorar e alterar dados em tempo real.

    Um exemplo é a extensão Save Image As Type, que foi sequestrada por criminosos e passou a alterar links de afiliados para desviar comissões. Com o novo padrão, as extensões ficam limitadas a regras pré-definidas, o que reduz o risco de ações maliciosas, como roubo de dados ou redirecionamento para sites fraudulentos.

    Por que a mudança é alvo de críticas?

    Apesar da justificativa, desenvolvedores de bloqueadores de conteúdo, incluindo Raymond Hill, afirmam que o novo modelo reduz a eficácia de ferramentas de proteção contra anúncios e rastreadores.

    A preocupação é reforçada pela Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos Estados Unidos (CISA), que recomenda o uso de bloqueadores de anúncios para ajudar a evitar malwares distribuídos por anúncios online. Com a migração para o Manifest V3, essas ferramentas podem perder parte da sua eficácia justamente no Chrome, navegador usado por cerca de 65% dos internautas que acessam a web pelo computador.

    O debate também envolve os interesses comerciais do Google. A empresa faturou cerca de US$ 239,5 bilhões com publicidade em 2025 e segue altamente dependente desse segmento. Por isso, parte da comunidade questiona se a mudança também pode favorecer a exibição de anúncios, embora a empresa negue qualquer relação.

    O momento da decisão também chama atenção. Nos últimos meses, o Google ampliou o uso de respostas geradas por IA na busca, recurso que vem reduzindo o tráfego enviado a sites e veículos que dependem de cliques para monetização. Para os críticos, enfraquecer os bloqueadores de conteúdo ao mesmo tempo pode aumentar a exposição dos usuários a anúncios e ampliar a influência da empresa sobre a experiência de navegação.


    Fonte e Foto: CanalTech

  • Jovem morre após acidente de trânsito no interior do Amazonas

    Gabriel Antônio da Costa Neves tinha 25 anos e atuava na produção audiovisual da Prefeitura de Silves.

    Amazonas – O videomaker da Prefeitura de Silves, Gabriel Antônio da Costa Neves, de 25 anos, morreu no último domingo (14) após um acidente de trânsito no município de Silves, no interior do Amazonas.

    De acordo com o relatório de ocorrências do Instituto Médico Legal (IML), o registro de entrada na unidade foi às 18h50. O laudo aponta como causa da morte traumatismo cranioencefálico provocado por ação contundente em decorrência de acidente de trânsito.

    Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura de Silves lamentou a morte do servidor. Segundo o comunicado, Gabriel atuava como videomaker da administração municipal e contribuía com o registro e a divulgação das ações e da história do município.

    “A Prefeitura Municipal de Silves manifesta, com profundo pesar, o falecimento de Gabriel Antônio da Costa Neves, videomaker desta administração municipal”, informou o órgão.

    Ainda na nota, a prefeitura destacou o talento e o profissionalismo do jovem e prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho.

    As circunstâncias do acidente não foram divulgadas.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Trump diz durante o G7 que ‘não haveria Israel’ sem os Estados Unidos

    Presidente norte-americano pontuou que premiê israelense, Benjamin Netanyahu, deve ser mais ‘responsável’.

    Mundo – Na França para a Cúpula do G7, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (16), durante reunião bilateral com emir do Catar, Sheikh Tamim, que “não haveria Israel sem os Estados Unidos”, estendendo críticas ao comportamento do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, sobre a condução de operações militares no Líbano.

    Trump afirmou que, se não fosse por ele, Israel não existiria, pois “não houve presidente que estivesse disposto” a tomar as ações que foram realizadas pelo seu governo. Além disso, o presidente dos EUA pontuou que Netanyahu deveria ser mais responsável em respeito à questão libanesa, visto que o confronto já se “prolonga por muito tempo”.

    “Não é preciso demolir um apartamento toda vez que se procura alguém, porque há muita gente nesses prédios — e nem todos são memnbros do Hezbollah”, disse o presidente americano.”Sugeri a Israel que deixasse a Síria lidar com o Hezbollah porque, para ser sincero, acho que eles fariam um trabalho melhor”, acrescentou Trump.

    Apesar das declarações fortes, Trump fez questão de pontuar que cultiva um “ótimo relacionamento” com Benjamin Netanyahu, e minimizou o tópico das recentes operações militares das Forças de Defesa de Israel (IDF na sigla em inglês) em Beirute, que podem afetar diretamente a negociação de paz norte-americana com o Irã: “Considero essa uma guerra menor. O Irã é o grande problema, mas temos aquele pequeno foco de atenção que constantemente ressurge, que é o Hezbollah”.

    Vale lembrar que o Irã advertiu os Estados Unidos de que qualquer novo ataque israelense contra o Líbano ou a continuidade da ocupação de territórios libaneses poderá ser considerada uma violação do acordo provisório firmado entre Teerã e Washington.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Veja os jogos de terça na Copa do Mundo; Argentina e França estreiam

    Campeã e vice-campeã do último mundial estão entre as favoritas.

    Esporte – As atuais campeã e vice-campeã do mundo, Argentina e França, estrearão nesta terça-feira (16), jogando pelos grupos J e I, respectivamente.

    A França será a primeira a entrar em campo, às 16h, contra o Senegal, em Nova Jersey. Já a equipe argentina jogará às 22h, contra a Argélia, em Kansas City.

    Mais cedo, às 19h, também pelo Grupo I, o Iraque encara a Noruega, em Boston.

    A rodada será encerrada na madrugada da quarta-feira (17), com a segunda partida pelo Grupo J, disputada entre Áustria e Jordânia. O jogo será à 1h da manhã, em São Francisco.

    Jogos desta terça-feira (horário de Brasília)

    16h — França x Senegal

    19h — Iraque x Noruega

    22h — Argentina x Argélia

    1h (quarta-feira) — Áustria x Jordânia

    Grupo I

    Uma das equipes favoritas para conquistar a Copa do Mundo é a França, cabeça de chave do Grupo I. Ela terá, à frente, uma das principais forças do futebol africano: o Senegal, com um time organizado defensivamente, de muita força física e velocidade de transição.

    Com um histórico de duas Copas conquistadas (1998 e 2018), a França conta com um elenco bastante qualificado e experiente. A equipe tem, como destaques, dois dos melhores jogadores da atualidade: Kylian Mbappé e Ousmane Dembelé, o que garante grande potencial ofensivo.

    Iraque e Noruega completam o grupo. Enquanto o Iraque é apontado como azarão do grupo, a Noruega surge como candidata, ao lado do Senegal, à classificação no segundo lugar da chave.

    Durante as eliminatórias, os nórdicos apresentaram um futebol competitivo e de grande eficiência no ataque, com destaque para o goleador Erling Haaland.

    Já o Iraque está de volta a uma Copa do Mundo depois de 40 anos. A última foi em 1986, disputada no México, onde foi eliminado na fase de grupos após três derrotas.

    Grupo J

    No Grupo J, a atual campeã mundial, Argentina, é considerada favorita absoluta para terminar a fase de grupos na primeira colocação. Com uma equipe experiente em jogos decisivos e organizada taticamente, ela manteve a base da equipe que conquistou a Copa de 2022 no Catar.

    A expectativa é de que a segunda vaga do grupo fique entre Áustria e Argélia, adversária de hoje dos argentinos na primeira rodada da chave.

    Os argelinos entram em campo na esperança de, no caso de empate, obter um ponto diante de um adversário tido como superior. Ou, pelo menos, evitar uma goleada da Argentina e, dessa forma, tentar se classificar pelo saldo de gols.

    Fechando o grupo, a Jordânia, adversária da Áustria nesta rodada, corre por fora, sem grandes expectativas. A tendência para a partida de hoje é de que a Áustria exerça pressão contra o adversário tecnicamente mais fraco, também na busca por um saldo de gols que a favoreça na disputa pela classificação para a segunda fase.




    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Brincadeira com fogo de artifício termina em grave acidente e acende alerta sobre os riscos

    Vídeo que circula nas redes sociais mostra uma situação de perigo durante o uso de fogos, reforçando a importância do manuseio responsável para evitar acidentes.

    Brasil – Um vídeo que vem circulando nas redes sociais chamou a atenção ao registrar uma brincadeira com fogos de artifício que terminou em momentos de tensão. As imagens mostram uma ação aparentemente recreativa que rapidamente foge do controle, evidenciando os riscos envolvidos no uso inadequado desse tipo de material.


    Especialistas alertam que fogos de artifício podem causar queimaduras graves, lesões permanentes e até incêndios quando manipulados sem os devidos cuidados. Além dos perigos para quem acende os artefatos, pessoas próximas também podem ser atingidas por explosões ou fragmentos lançados durante o disparo.


    O episódio serve como um importante lembrete sobre a necessidade de seguir as orientações de segurança e evitar brincadeiras que coloquem vidas em risco.

    Independentemente das circunstâncias, o uso consciente de fogos de artifício é fundamental para prevenir acidentes e garantir que momentos de celebração não se transformem em tragédias.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZntZX-h1Ed/?igsh=NTA4NGNhZm9vOHZv

    Por Débora Alcântara

  • Adolescente é filmado carregando jacaré nas costas e cena surpreende moradores na Zona Oeste do Rio

    Vídeo que circula nas redes sociais mostra um jovem transportando um jacaré pelas ruas da região, despertando curiosidade e preocupação com a segurança e o bem-estar do animal.

    Brasil – Um vídeo que ganhou repercussão nas redes sociais mostra um adolescente carregando um jacaré nas costas em uma área da Zona Oeste do Rio de Janeiro. As imagens chamaram a atenção de internautas pela tranquilidade com que o jovem conduz o animal, enquanto pessoas acompanham a cena e registram o momento.


    Apesar de não haver informações oficiais sobre as circunstâncias da gravação ou o destino do jacaré, o episódio levantou debates sobre os riscos envolvidos no manejo de animais silvestres. Especialistas alertam que esse tipo de contato pode colocar em perigo tanto a pessoa quanto o próprio animal, que pode reagir de forma imprevisível.


    O caso também reacende a discussão sobre a importância de acionar os órgãos ambientais competentes sempre que um animal silvestre for encontrado em áreas urbanas, evitando acidentes e garantindo que ele seja devolvido ao seu habitat de forma segura.


    As imagens continuam circulando nas plataformas digitais e seguem despertando reações de espanto entre os usuários da internet.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZnsWLghTxN/?igsh=MWJ1Z3JiZXZiaXVmNQ==

    Por Débora Alcântara