Autor: Editor

  • Vizinho morre esfaqueado ao tentar separar briga de casal

    Vizinho morre esfaqueado ao tentar separar briga de casal

    Mulher já havia sofrido agressões anteriores do companheiro, que agora responde por homicídio consumado e tentativa de feminicídio.

    Brasil – Uma tentativa de feminicídio terminou em morte na tarde da última quinta-feira (01), em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo. Um homem de 32 anos, identificado como Willian Zacheu Marques, perdeu a vida ao tentar salvar a vizinha, que era perseguida pelo companheiro armado com uma faca. O suspeito, de 25 anos, acabou preso em flagrante após o crime e permanece sob custódia hospitalar.

    A ocorrência teve início com uma discussão entre o casal em uma residência vizinha à de Willian. De acordo com o registro oficial, o suspeito, de 25 anos, agrediu a companheira, também de 25 anos, com um pedaço de madeira na região da cabeça antes de se apossar de uma faca. Ao perceber que o homem perseguia a mulher com a arma branca do lado de fora da residência, Willian interveio na tentativa de cessar o ataque.

    Assista o vídeo:



    Registros feitos por moradores mostram o confronto no meio da rua. Nas imagens, o suspeito profere ameaças de morte enquanto os vizinhos tentam conter a briga. Em meio ao embate, a vítima foi golpeada no peito. Willian buscou auxílio imediato, mas não resistiu aos ferimentos após ser encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bruno Covas, localizada próximo da região.

    Sobre o suspeito

    O suspeito, identificado como Gabriel José Pedro Lima, de 25 anos, fugiu do local por um escadão próximo, ainda em posse da arma do crime. Policiais localizaram o suspeito pouco tempo depois. No momento da detenção, ele apresentava um ferimento no braço e recebeu encaminhamento ao Hospital Geral de Carapicuíba. Ele permanece internado sob escolta e será transferido para o sistema prisional assim que receber alta médica.

    Em depoimento à polícia, a companheira, identificada como Jessiele Milena Cantanhede Pereira, relatou que o relacionamento durava cerca de um ano e confirmou o histórico de agressões anteriores. Após o testemunho da companheira, e, das testemunhas que reforçaram o comportamento violento do agressor durante o episódio, o caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Carapicuíba como homicídio consumado por motivo fútil e tentativa de feminicídio.


    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Arma e drogas são apreendidas após fuga de suspeitos na zona leste de Manaus

    Arma e drogas são apreendidas após fuga de suspeitos na zona leste de Manaus

    Material foi encaminhado ao 14º DIP, que seguirá com as investigações sobre o tráfico.

    Polícia – Policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) apreenderam, na quinta-feira (1º), drogas, munições e uma arma de fogo na rua Curió, no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus.

    De acordo com a polícia, durante patrulhamento de rotina na região, os policiais visualizaram três jovens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. Ao perceberem a aproximação da equipe, o trio fugiu e não foi capturado.

    Ainda segundo a polícia, durante buscas no local, foi encontrado um revólver calibre 38, seis munições e 36 cigarros de maconha.

    Todo o material apreendido foi encaminhado ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que dará continuidade às investigações sobre o tráfico de entorpecentes na área.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Fechado com o Santos, Gabigol publica mensagem ao Cruzeiro nas redes; veja

    Fechado com o Santos, Gabigol publica mensagem ao Cruzeiro nas redes; veja

    Atacante vai para o Peixe por empréstimo junto ao time Celeste.

    Esporte – Aguardado para realização de exames médicos e assinatura de contrato no Santos, Gabigol prestou homenagem ao Cruzeiro nesta sexta-feira (2) em suas redes sociais.

    O jogador de 29 anos compartilhou uma postagem em comemoração ao aniversário de 105 anos do clube.

    Gabigol escreveu: “Parabéns, Cruzeiro guerreiro. Maior de Minas!”.



    A publicação acontece no dia em que Gabigol deve ser anunciado como novo reforço do Santos. O contrato do atacante será por empréstimo e os clubes devem dividir meio a meio os vencimentos mensais do camisa 9 em um acordo de uma temporada.

    Contratado pela Raposa no início de 2025, Gabigol tem contrato até o fim de 2028, com um dos maiores salários do futebol nacional. As direções tratam do assunto há algumas semanas, já que o camisa 9 passou a não fazer parte dos planos celestes para a temporada que vai começar.

    A temporada de Gabigol pelo Cruzeiro foi discreta e contrastou com todo o alarde da contratação oficializada em 1º de janeiro de 2025. O atacante perdeu espaço especialmente a partir da chegada de Leonardo Jardim, sendo reserva de Kaio Jorge.

    Foi titular em 23 dos 49 jogos que disputou, colaborando com 13 gols e quatro assistências. Se confirmada, será a terceira passagem de Gabigol pelo Santos. Menino da Vila, o atacante defendeu o clube até 2016 e em 2018.

    Ao todo, foram 207 jogos, 83 gols e 13 assistências pelo Peixe. Fora da Vila Belmiro, o centroavante passou ainda por Inter de Milão e Benfica e brilhou com a camisa do Flamengo entre 2019 e 2024.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Gol Linhas Aéreas anuncia suspensão de voo direto entre Manaus e Bogotá

    Gol Linhas Aéreas anuncia suspensão de voo direto entre Manaus e Bogotá

    Decisão passa a valer à partir de fevereiro de 2026.

    Manaus – A Gol Linhas Aéreas confirmou a suspensão da rota internacional que operava voos diretos entre Manaus (AM) e Bogotá (Colômbia) a partir de 23 de fevereiro de 2026. A decisão foi anunciada pela própria companhia e, segundo a empresa, integra um processo de “ajustes na malha aérea”, sem que tenham sido divulgados detalhes adicionais sobre as razões específicas para o encerramento da operação. 

    Inaugurada em abril de 2025, a rota tinha menos de um ano de operação e contava com duas frequências semanais entre as duas capitais, oferecendo uma opção direta de conexão internacional para passageiros do Amazonas e ampliando as possibilidades de viagem ao exterior. 

    A suspensão da rota impacta passageiros que já adquiriram passagens. Em comunicado, a Gol orientou que clientes com bilhetes emitidos poderão ser reacomodados, solicitar crédito para futuras viagens, solicitar reembolso ou remarcar suas passagens por meio dos canais oficiais da companhia. Para quem comprou com milhas, a orientação é procurar, especificamente, o programa Smiles. Já bilhetes adquiridos por meio de agências devem ser tratados diretamente com a vendedora do bilhete. 

    A empresa também afirmou que a suspensão faz parte de um processo mais amplo de revisão de sua malha internacional, sem confirmar se outras rotas poderão ser afetadas ou se haverá criação de novas conexões no futuro.

    A medida ocorre em um contexto de reconfiguração das operações internacionais da Gol, que nos últimos meses já realizou ajustes em outras rotas para a Colômbia e países vizinhos, reforçando a estratégia de otimização de sua oferta aérea

    Fonte: AM POST

  • Presidente da Suíça lamenta incêndio que deixou pelo menos 40 mortos

    Presidente da Suíça lamenta incêndio que deixou pelo menos 40 mortos

    De acordo testemunhas, ‘velinhas de aniversário’ colocadas em garrafas de champanhe tocaram de raspão no teto, e isso causou o fogo em um bar na estação de esqui de Crans-Montanabar.

    Mundo – O presidente da Suíça, Guy Parmelin, lamentou o incêndio em um bar na estação de esqui de Crans-Montana, nos Alpes Suíços, na madrugada desta quinta-feira, 1º, que deixou pelo menos 40 mortos e mais de 100 feridos. “O que era para ser um momento de alegria se transformou em tragédia em Crans-Montana na noite passada”, apontou Parmelin em uma publicação na rede social X. “O Conselho Federal tomou conhecimento do ocorrido com profunda consternação. Seus pensamentos estão com as vítimas, os feridos e seus familiares”.

    O fogo começou por volta de 01h30 no horário local (21h30 de quarta-feira em Brasília) no bar Le Constellation, com capacidade para 300 pessoas no interior e outras 40 na varanda, segundo o site de Crans-Montana.

    Testemunhas declararam à emissora BFMTV que conseguiram escapar do “pânico” vivido no bar pouco depois do início do incêndio. De acordo com elas, “velinhas de aniversário” colocadas em garrafas de champanhe tocaram de raspão no teto, e isso causou o fogo, mas a polícia não confirmou a versão das testemunhas.

    Acidente

    A polícia trata o incêndio como um acidente e descarta a possibilidade de ter sido um ataque terrorista. Beatrice Pilloud, procuradora-geral do cantão de Valais, afirmou ser muito cedo para determinar a causa do incêndio. “Em nenhum momento se questiona a possibilidade de um ataque”, declarou Pilloud.

    As autoridades classificaram o incêndio como um “embrasement généralisé”, um termo de combate a incêndios que descreve como um incêndio pode desencadear a liberação de gases combustíveis que podem então inflamar violentamente.

    “Esta noite deveria ter sido um momento de celebração e união, mas transformou-se em um pesadelo”, disse Mathias Rénard, chefe do governo regional.

    Crans-Montana

    A cidade de Crans-Montana está localizada no coração dos Alpes Suíços, a 40 km ao norte do Matterhorn. Um centro de apoio e uma linha de ajuda foram criados para as famílias afetadas. Na conta no Instagram do seu centro de informações turísticas, a comuna de Crans Montana lamentou e agradeceu quem está trabalhando para socorrer as vítimas.

    O ponto mais alto de Crans-Montana, com uma população de 10 mil habitantes, está a uma altitude de quase 3.000 metros, segundo o site da prefeitura, que afirma que as autoridades estão buscando se afastar de uma cultura turística e atrair pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Polícia divulga imagens de dois procurados por tráfico de drogas em Canutama

    Polícia divulga imagens de dois procurados por tráfico de drogas em Canutama

    Dupla é envolvida com a comercialização de entorpecentes no interior do Amazonas.

    Polícia – Policiais da 62ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Canutama (a 619 quilômetros de Manaus), buscam informações de Erick Silva Silva, de 20 anos, conhecido como “Manco”, e João Victor Silva de Almeida, de 22 anos. A dupla é procurada por tráfico de drogas no município.

    De acordo com o delegado Armando Diadosk Júnior, as investigações apontaram que os indivíduos têm envolvimento com uma boca de fumo situada no bairro São Francisco, em Canutama, e estão com as prisões preventivas decretadas pela Justiça.

    “As informações sobre o paradeiro deles são essenciais para que possamos localizá-los e efetuar as suas prisões, de modo que possamos reduzir os impactos da atividade criminosa nessa região do município”, disse o delegado.

    Denúncias

    A PC-AM solicita que qualquer informação sobre o paradeiro dos indivíduos seja repassada pelos números (92) 98541-5367, da DIP de Canutama; 197 e (92) 3667-7575, da PC-AM; ou 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do denunciante será mantida em sigilo.



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Bolsonaro recebe alta após 7 dias internado e volta à cela na PF

    Bolsonaro recebe alta após 7 dias internado e volta à cela na PF

    Ex-presidente apresentou evolução satisfatória do pós-operatório após quatro procedimentos cirúrgicos realizados e voltará para a sede da Polícia Federal em Brasília.

    Política – O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital DF Star em Brasília na quinta-feira (1). O capitão da reserva estava internado há sete dias e apresentou evolução satisfatória do pós-operatório após quatro procedimentos cirúrgicos realizados ao longo da internação. Bolsonaro se recupera de uma herniorrafia inguinal bilateral realizada por via convencional. Segundo a equipe médica, houve melhora do quadro de soluços, que motivou investigações adicionais durante o período de internação.

    “Foi realizada endoscopia digestiva alta, evidenciando persistência de esofagite e gastrite. Segue em tratamento para doença do refluxo gastroesofágico, em fisioterapia respiratória, terapia de CPAP noturno e medidas preventivas para trombose”, diz o boletim médico publicado na última quarta-feira (31).

    Durante a internação, Bolsonaro também foi submetido a bloqueios do nervo frênico na tentativa de controlar os soluços persistentes. Os procedimentos reduziram a intensidade dos episódios, mas não eliminaram completamente o sintoma, levando os médicos a apontarem uma provável origem no sistema nervoso central. O controle do quadro, segundo a equipe, seguirá prioritariamente por meio de tratamento medicamentoso, com avaliação de alternativas não medicamentosas.

    Condenado a 27 anos e três meses de prisão, Bolsonaro voltará para uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, após ter novo pedido de prisão domiciliar negado por Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Após perícia médica, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a internação para a realização da cirurgia.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Homem é detido após tentar incendiar Hospital 28 de Agosto em Manaus

    Homem é detido após tentar incendiar Hospital 28 de Agosto em Manaus

    Testemunhas relataram que o homem aparentava estar em surto psicológico no momento do ocorrido.

    Manaus – Um homem foi detido na quarta-feira (31) após tentar atear fogo no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, localizado na zona centro-sul de Manaus. A ação causou pânico entre funcionários, pacientes e acompanhantes da unidade de saúde, mas foi rapidamente contida por policiais militares que atuam no local.

    De acordo com informações preliminares, o suspeito teria espalhado gasolina em uma área do hospital e feito ameaças, exigindo falar com uma funcionária da unidade. Diante da negativa, ele passou a agir de forma agressiva, provocando correria e tensão dentro do hospital.

    Testemunhas relataram que o homem aparentava estar em surto psicológico no momento do ocorrido. A situação mobilizou a segurança da unidade, que acionou imediatamente os policiais militares responsáveis pelo patrulhamento do hospital.



    A rápida intervenção da Polícia Militar evitou que o incêndio fosse iniciado. O suspeito foi contido e detido sem que houvesse registro de feridos ou danos à estrutura do Hospital 28 de Agosto.

    Após o episódio, a situação foi normalizada e o atendimento seguiu normalmente na unidade. O caso será investigado pelas autoridades competentes, que também reforçaram a importância dos protocolos de segurança e do acompanhamento adequado de pessoas em possível surto psicológico.

    Em nota, o hospital informou que mantém equipes treinadas para lidar com situações de emergência, priorizando a segurança de pacientes, profissionais de saúde e demais pessoas que circulam pela unidade.

    Fonte: AM POST

  • Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

    Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

    Reforma da Previdência estabelece regras automáticas de transição.

    Economia – Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. A reforma da Previdência, promulgada em 2019, estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano.

    A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. Confira abaixo as mudanças que começam a vigorar neste ano.

    Aposentadoria por tempo de contribuição

    A reforma da Previdência estabeleceu quatro regras de transição, das quais duas previram modificações na virada de 2025 para 2026. Na primeira regra, que estabelece um cronograma de transição para a regra 86/96, a pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro: para 93 pontos (mulheres) e 103 pontos (homens).

    Os servidores públicos estão submetidos à mesma regra de pontuação, com a diferença de que é necessário ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens), 57 anos de idade e 30 anos (mulheres). Para ambos os sexos, é necessário ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo.

    Na segunda regra, que prevê idade mínima mais baixa para quem tem longo tempo de contribuição, a idade mínima para requerer o benefício passou para 59 anos e meio (mulheres) e 64 anos e meio (homens). A reforma da Previdência acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031. Nos dois casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens.

    Professores

    Em relação aos professores, que obedecem a uma regra de transição com base no tempo de contribuição na função de magistério combinada com a idade mínima, as mulheres passam a se aposentar aos 54 anos e meio, e os homens, aos 59 anos e meio. A idade é acrescida seis meses a cada ano até atingir o limite de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, em 2031.

    O tempo de contribuição mínimo para obter a aposentadoria como professor corresponde a 25 anos para as mulheres e a 30 anos para os homens. A regra vale para os professores da iniciativa privada, das instituições federais de ensino e de pequenos municípios. Os professores estaduais e de grandes municípios obedecem às regras dos regimes próprios de previdência.

    Aposentadoria por idade

    Desde 2023, está plenamente em vigor a regra para a aposentadoria por idade, destinada a trabalhadores de baixa renda que contribuíram pouco para a Previdência Social e se aposentariam por idade na regra antiga.

    Para homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Para as mulheres, a idade de transição está em 62 anos desde 2023. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido para se aposentar por idade está em 15 anos.

    Na promulgação da reforma da Previdência, em novembro de 2019, a idade mínima para as mulheres estava em 60 anos, passando a aumentar seis meses por ano nos quatro anos seguintes. Subiu para 60 anos e meio em janeiro de 2020, para 61 anos em janeiro de 2021, 61 anos e meio em 2022 e 62 anos em 2023.

    Simulações

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite simulações da aposentadoria no computador e no celular.

    Simulação no computador

    Entre no site meu.inss.gov.br e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma;

    Vá em “Serviços” e clique em “Simular Aposentadoria”;

    Confira as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para aposentadoria, segundo cada uma das regras em vigor.

    Simulação no celular

    Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);

    Se necessário, clique no botão “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma;

    Abra o menu lateral (na parte superior esquerda) e clique em “Simular Aposentadoria”;

    Cheque as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para a aposentadoria, conforme as regras em vigor;

    Caso precise corrigir algum dado pessoal basta clicar no ícone de lápis (à direita).

    O segurado pode salvar o documento com todos os dados das simulações. Basta clicar em “Baixar PDF”.

    Regras de transição já cumpridas

    Por já ter sido cumprida, a regra do pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição não mudará no setor privado. Quem tem mais de 57 anos de idade e 30 anos de contribuição (mulheres) ou 60 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens) pode se aposentar. A regra estabelecia que o segurado tinha de cumprir o dobro do período que faltava para se aposentar na promulgação da reforma, em 2019.

    No serviço público, o pedágio também foi cumprido. Além da idade e do tempo de contribuição mínimos exigidos dos trabalhadores da iniciativa privada, é necessário ter 20 anos de serviço público e cinco anos no cargo.

    A reforma tinha outra regra de pedágio, desta vez para o setor privado. Quem estava a até dois anos da aposentadoria em 2019 tinha de cumprir 50% a mais em relação ao tempo que faltava para se aposentar. No entanto, essa regra de transição foi integralmente cumprida e não beneficiará mais ninguém em 2026.

    No cenário mais abrangente, quem trabalharia por mais dois anos em 2019 teve de trabalhar um ano extra, totalizando três anos. No fim de 2022, todos os que estavam enquadrados na regra do pedágio de 50% já se aposentaram.



    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Esgotamento nervoso: causas já eram conhecidas no século XIX

    Esgotamento nervoso: causas já eram conhecidas no século XIX

    Por mais que o mundo tenha mudado, os desafios de saúde mental não são tão diferentes de 188.

    Saúde – Sabia que as causas do esgotamento nervoso são conhecidas desde o século XIX? O psiquiatra Wagner Gattaz resgata um curioso paralelo entre o burnout moderno e um diagnóstico antigo: a neurastenia.

    Já em 1881, especialistas identificavam fatores como excesso de informação, ritmo acelerado de trabalho e a necessidade constante de atualização profissional como gatilhos para o colapso emocional — exatamente como vemos hoje. Com exemplos históricos e reflexões atuais, Gattaz mostra que o mundo evoluiu, mas os desafios para a saúde mental permanecem. Assista ao vídeo e entenda o que realmente está por trás do esgotamento.


    Fonte e Foto: CNN Brasil