Autor: Editor

  • OAB aponta violação da dignidade humana em cela de Deolane

    Relatório obtido pela coluna Fábia Oliveira descreve mofo, entrada de insetos e armazenamento de alimentos próximo ao vaso sanitário

    Celebridades – Presa preventivamente desde 21 de maio, sob acusação de lavagem de dinheiro e suposta integração ao núcleo financeiro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), a advogada e influenciadora Deolane Bezerra enfrenta uma realidade bastante diferente do luxo frequentemente exibido em suas redes sociais.

    A coluna Fábia Oliveira teve acesso, com exclusividade, ao relatório oficial de vistoria da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), que detalha as condições de encarceramento da influencer no Complexo Penal Feminino de Tupi Paulista, no interior paulista.

    O que diz o relatório

    O documento registra uma inspeção realizada no pavilhão especial na última quarta-feira (24/6).

    O diagnóstico final, assinado pelo conselheiro estadual José Francisco Galindo Medina e por Emerson de Oliveira Longhi, membro da Comissão Permanente de Direitos e Prerrogativas, conclui que o local “viola flagrantemente o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana” e aponta que as instalações são incompatíveis com o conceito legal e jurisprudencial de Sala de Estado-Maior.

    Acomodação especial

    A Sala de Estado-Maior mencionada no relatório consiste em uma prerrogativa profissional que garante acomodação específica a advogados submetidos a ordens de prisão, situação em que Deolane se enquadra atualmente.

    A previsão está no Estatuto da Advocacia, que estabelece, em seu artigo 7º, que o advogado não pode ser preso antes do trânsito em julgado da sentença, salvo em Sala de Estado-Maior.

    O trânsito em julgado corresponde ao momento em que a sentença se torna definitiva, sem possibilidade de recursos. Como a advogada sequer foi julgada até o momento, a prerrogativa seguiria válida em seu benefício.

    A coluna Fábia Oliveira apurou ainda que, após a vistoria, a OAB-SP solicitou ingresso no habeas corpus impetrado pelo advogado da influenciadora.

    A instituição esclareceu não ter interesse na investigação nem na discussão sobre a legalidade da prisão de Deolane Bezerra. Segundo o órgão, sua atuação se limitará à defesa dos direitos assegurados aos advogados pela legislação.

    Estrutura da cela, mofo e entrada de insetos

    Deolane divide uma cela com as advogadas Suhelen Manuela da Silva Santos e Lizandra de Carvalho Lardelau. O espaço mede aproximadamente 3,57 metros de comprimento por 1,79 metro de largura.

    A OAB constatou que as camas são construídas em concreto e cobertas por uma fina camada de espuma deteriorada, que apresenta deformação na região central.

    Os lençóis utilizados pelas detentas apresentavam odor de mofo. Já a abertura destinada à ventilação mede cerca de 60 centímetros de largura por 45 centímetros de altura. A estrutura é composta por tijolos vazados dispostos diagonalmente e não possui qualquer sistema de fechamento.

    Para conter a entrada de vento, frio e chuva, as internas utilizam os cobertores fornecidos pela unidade prisional. Em razão da ausência de vedação, os relatores identificaram ninhos de marimbondos de grande porte na estrutura.

    As custodiadas também exibiram fragmentos que afirmaram ser de um escorpião que teria entrado na cela dias antes.

    Armazenamento de alimentos e instalações sanitárias

    A área sanitária é separada apenas parcialmente do espaço de repouso. O chuveiro, inclusive, está instalado praticamente sobre o vaso sanitário.

    Segundo o relatório, frutas e outros alimentos são armazenados em caixas plásticas abertas próximas à pia e ao vaso, a uma distância aproximada de 55 centímetros deste último

    As custodiadas relataram ainda que as refeições costumam ser servidas frias. O jantar é distribuído por volta das 16h, enquanto a primeira refeição do dia seguinte é oferecida apenas às 8h. Na data da inspeção, foi constatado o recebimento de queijo congelado.

    O documento também informa que o bebedouro do pavilhão foi instalado após a chegada de Deolane Bezerra. Apesar disso, após o fechamento das celas, às 17h, as internas permanecem sem acesso à água refrigerada até a manhã seguinte.

    Suspensão profissional

    Também na quarta-feira (24/6), a OAB-SP informou a suspensão do exercício profissional de Deolane Bezerra.

    A decisão é recente e pode impactar o direito da influenciadora à acomodação especial. A expectativa é que a questão seja analisada nos próximos dias.

    Fonte: Metrópoles

  • Assistir a um gol na Copa ativa áreas de prazer e estresse no cérebro

    Na Copa do Mundo, reação ao gol aciona áreas de prazer, estresse e memória e ajuda a explicar euforia dos torcedores

    Saúde – A reação ao gol na Copa do Mundo ajuda a explicar por que o torneio transforma uma partida de futebol em um evento de alta carga emocional. Em poucos segundos, o cérebro do torcedor aciona circuitos ligados ao prazer, à atenção, ao estresse e à memória, provocando uma mistura de euforia, alívio e excitação física que pode resultar em gritos, choro, tremores e coração acelerado.

    Quando o lance envolve a seleção em um campeonato mundial, a resposta tende a ser ainda mais intensa. Além da expectativa pelo resultado, entram em campo fatores como identidade coletiva, rivalidade, lembranças de outras Copas e o sentimento de pertencimento, o que faz do gol não apenas um momento esportivo, mas uma experiência emocional compartilhada por milhões de torcedores.

    Da tensão ao alívio: o que muda no cérebro quando sai o gol

    Em uma partida de Copa do Mundo, o cérebro do torcedor já entra em estado de alerta antes da bola balançar a rede. Em lances de ataque, cobranças de falta ou pênaltis, áreas ligadas à emoção, à atenção e ao estresse passam a trabalhar de forma intensa. Entre elas estão a amígdala cerebral, associada à vigilância e ao processamento emocional, e o córtex pré-frontal, que participa da avaliação do que está acontecendo em campo.

    Segundo o neurocirurgião Wellingson Paiva, do Hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo, esse período de antecipação mobiliza substâncias como adrenalina e cortisol, responsáveis por manter o organismo em prontidão. Quando o gol acontece, a resposta muda rapidamente, e a dopamina passa a dominar a cena, ativando áreas como o núcleo accumbens, uma das principais regiões ligadas à sensação de recompensa.

    Também entram em ação estruturas como a área tegmentar ventral, a ínsula e o hipotálamo, que fazem a ponte entre emoção, prazer e resposta física.

    Na prática, o cérebro interpreta o gol como uma recompensa intensa e imediata, o que gera alívio, prazer e uma explosão de entusiasmo em questão de segundos.

    “Na Copa, o gol não representa só vantagem no placar, ele pode ser percebido pelo cérebro como uma conquista coletiva, capaz de reforçar laços sociais e ampliar a sensação de recompensa”, afirma Paiva.

    A reação ao gol não fica restrita ao cérebro. Ela se espalha pelo corpo em segundos e ajuda a explicar por que um torcedor pode gritar, chorar, pular, suar, abraçar desconhecidos ou sentir as pernas tremerem depois de um lance decisivo. Isso acontece porque regiões cerebrais ativadas no momento do gol também influenciam funções automáticas do organismo, como frequência cardíaca, pressão arterial, suor e percepção das sensações viscerais.

    A ínsula, por exemplo, está relacionada à forma como o cérebro percebe emoções no corpo, incluindo o frio na barriga, o aperto no peito e a sensação de aceleração. Já o hipotálamo participa da regulação de respostas físicas ligadas ao estresse e à excitação. Com isso, a comemoração não é apenas um gesto racional ou cultural, ela é também uma descarga fisiológica.

    De acordo com o neurologista Thiago Taya, do Hospital Brasília Águas Claras, em Brasília, o pico de euforia também reduz temporariamente o controle racional do comportamento, favorecendo uma espécie de desinibição momentânea.

    Isso ajuda a explicar por que emoções acumuladas durante a partida extravasam em forma de gritos, lágrimas ou movimentos impulsivos, enquanto adrenalina e noradrenalina seguem atuando no corpo e contribuem para tremores, taquicardia e a sensação de energia repentina.

    “O cérebro tende a guardar com mais força situações que unem emoção intensa, surpresa e ativação corporal, por isso tantos torcedores lembram com detalhes de onde estavam e como reagiram a um gol importante”, explica

    Essa combinação amplia a liberação de neurotransmissores ligados à recompensa e torna a comemoração mais intensa, mais compartilhada e, muitas vezes, mais inesquecível.

    Além da euforia do instante, o cérebro também trabalha para registrar aquele momento. Serotonina, endorfinas e outros mecanismos de consolidação de memória ajudam a transformar o gol em uma lembrança duradoura.

    Fonte: Metrópoles

  • Câmara dos Deputados adota ponto facultativo para segunda-feira (29/6)

    Ponto facultativo foi adotado devido ao jogo da Seleção Brasileira, que será realizado às 14h na próxima segunda-feira (29/6)

    Política – A Câmara dos Deputados terá ponto facultativo na próxima segunda-feira (29/6). A medida, anunciada nesta quinta-feira (25/6), foi tomada devido ao jogo da Seleção Brasileira na  Copa do Mundo de 2026, marcado para as 14h de segunda.

    A medida considera os impactos na mobilidade urbana e as dificuldade de acesso às dependências da Câmara dos Deputados em razão da realização do jogo da Seleção Brasileira”, escreveu a Primeira-Secretaria da Casa em comunicado.

    O Governo do Distrito Federal (GDF) também anunciou ponto facultativo para segunda. Já o expediente dos servidores públicos federais se encerrá às 11h.

    A Seleção Brasileira se classificou para o mata-mata da Copa do Mundo de 2026 nessa quarta-feira (24/6), após vencer a Escócia por 3 x 0. Duas horas antes do jogo,o trânsito na área central de Brasília ficou bastante congestionado.

    A concentração mais intensa de trânsito foi identificada justamente onde fica a maior parte dos órgãos públicos. Nesse caso, o Eixo Monumental, as vias N2 e S2 e a W3 Norte e Sul — todas apareceram vermelhas e com sinal de retenção no Waze — aplicativo de geolocalização e monitoramento do trânsito.

    Fonte: Metropoles

  • Festival de Parintins 2026: FVS-RCP reforça prevenção ao HIV e ISTs durante eventos de grande circulação

    Ações incluem educação em saúde, distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção combinada em Parintins e outros espaços de grande movimentação no Amazonas

    Saúde –  A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), do Governo do Amazonas, amplia nesta quarta-feira (24/06) às ações de prevenção ao HIV e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), no Turistódromo, durante 59º Festival de Parintins. A mobilização contempla outros ambientes com grande circulação de pessoas, como praças, balneários e demais espaços públicos, fortalecendo a promoção da saúde em períodos de maior fluxo populacional.

     As equipes da FVS-RCP realizam atividades de educação em saúde, distribuição gratuita de preservativos internos e externos e orientações sobre prevenção combinada ao HIV. As ações também esclarecem a população sobre o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada para pessoas com maior vulnerabilidade ao HIV, e à Profilaxia Pós-Exposição (PEP), medida de emergência que deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas e, no máximo, em até 72 horas após uma situação de risco.

     A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que eventos de grande porte representam oportunidades estratégicas para ampliar o acesso à informação e estimular o autocuidado. Segundo ela, a prevenção deve estar presente em todos os momentos de lazer e convivência social, aproximando os serviços de saúde da população. 

    “Nosso compromisso é promover informação de qualidade, difundir o acesso às estratégias de prevenção e incentivar escolhas conscientes. A prevenção continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para reduzir a transmissão do HIV, das ISTs e das hepatites virais, especialmente em períodos de grandes eventos, quando há intensa circulação de pessoas”, salienta.

    Pela primeira vez no Festival de Parintins, a autônoma Franciele Gomes visitou o estande da FVS-RCP para retirar insumos de prevenção. Ela destacou a importância de aproveitar a festa com responsabilidade e, em tom bem-humorado, comentou que já está preparada para o festival. “Já garanti os preservativos para caprichar na diversão, mas o boi ainda não me escolheu”, brincou a turista.

    Prevenção combinada

    O coordenador do Programa Estadual de HIV/Aids e Outras IST da FVS-RCP, Rodrigo Pedroza, explica que a prevenção combinada reúne diferentes estratégias capazes de reduzir o risco de transmissão do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis. “Além do uso de preservativos, a prevenção combinada inclui testagem, diagnóstico precoce, tratamento, PrEP e PEP. Quanto maior o acesso à informação e aos serviços de saúde, maiores são as possibilidades de interromper a cadeia de transmissão e promover qualidade de vida”, ressalta.

    A PrEP consiste no uso contínuo de medicamentos por pessoas que não vivem com HIV, reduzindo significativamente o risco de infecção quando utilizada corretamente. Já a PEP é indicada após uma possível exposição ao vírus, como em relações sexuais desprotegidas ou outras situações de risco, devendo ser iniciada em até 72 horas e mantida por 28 dias, conforme avaliação dos serviços de saúde.

    Acesso aos serviços

    Durante o Festival de Parintins, a FVS-RCP orienta moradores e visitantes a procurarem as unidades de saúde em caso de dúvidas ou situações de exposição ao HIV. Os serviços disponibilizam acolhimento, testagem rápida, aconselhamento e encaminhamento para o início da PrEP ou da PEP quando houver indicação clínica.

    Além das atividades em Parintins, as ações educativas também são desenvolvidas ao longo do ano em municípios do Amazonas, incluindo locais de grande concentração de pessoas, fortalecendo a vigilância em saúde, a prevenção e o acesso às políticas públicas voltadas ao enfrentamento do HIV, das ISTs e das hepatites virais.

     Foto e Fonte: Maíra Pessoa/ FVS-RCP

  • Micron supera Meta e Tesla em valor de mercado impulsionada pela demanda por infraestrutura de IA

    Empresa de chips de memória ultrapassou as duas gigantes após divulgar projeções fortes e ampliar o otimismo com a demanda por infraestrutura de inteligência artificial.

    Tecnologia – A Micron Technology ultrapassou nesta quinta-feira (25), pela primeira vez, o valor de mercado da Meta e, brevemente, também o da Tesla, após a fabricante de chips de memória divulgar uma previsão financeira robusta, ampliando sua forte valorização impulsionada pela inteligência artificial.

    As ações da empresa subiam 18,4%, para US$ 1.236, elevando seu valor de mercado para US$ 1,398 trilhão. Em comparação, a Meta era avaliada em US$ 1,392 trilhão, enquanto a Tesla tinha valor de mercado de US$ 1,4 trilhão.

    Na quarta-feira (24), a Micron divulgou projeções de receita e lucro para o quarto trimestre acima das expectativas, o que ajudou as ações a se recuperarem de uma recente queda.

    A empresa também informou que seus clientes comprometeram US$ 22 bilhões em pedidos para garantir o fornecimento de chips de memória.

    A fabricante ultrapassou a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado em 26 de maio, após a entrada da sul-coreana Samsung Electronics nesse seleto grupo.

    As fabricantes de memória vêm sendo beneficiadas pelo forte interesse dos investidores em empresas que fornecem componentes para os grandes investimentos das gigantes de tecnologia em infraestrutura de inteligência artificial.

    Fonte: G1

  • Americanas escondia rombo gigantesco e fraude foi atribuída a executivos; relembre o caso

    Dívida de R$ 20 bi revelada em 2023 estaria ligada a registros contábeis fraudulentos, e nova fase de operação da PF pode revelar envolvimento de acionistas; envolvidos não responderam, Americanas dizem não ser alvo de operação e bancos afirmam cooperar

    Brasil – O ano de 2023 começou bem antes do Carnaval no mercado de capitais: a rede varejista Lojas Americanas veio a público dizer que tinha dívidas não reconhecidas de nada menos do que R$ 20 bilhões. Era 11 de janeiro e os papéis da empresa despencaram 77% em um único dia. Pouco mais de uma semana após o anúncio, com as dívidas reais recalculadas em mais de R$ 40 bilhões, a Americanas pediu recuperação judicial para evitar a falência imediata.

    A explicação para a fraude contábil, à época, era de que a Americanas pegava empréstimos com bancos para pagar fornecedores antecipadamente. Em vez de registrar esses empréstimos como dívida bancária (o que aumentaria o endividamento visível), a diretoria reduzia a conta de “fornecedores”, escondendo o passivo real. Era o chamado risco sacado, que escondia as “inconsistências contábeis”.

    Contratos de Verba de Propaganda Cooperada (descontos e incentivos comerciais de fornecedores) eram criados artificialmente. Eles eram lançados no balanço sem lastro econômico real para inflar os lucros operacionais da varejista.

    Com os balanços adulterados demonstrando falsos lucros, a cúpula executiva recebia bônus milionários por metas atingidas de forma fraudulenta. Além disso, diretores venderam mais de R$ 200 milhões em ações da empresa meses antes do escândalo vir à tona, configurando o uso de informação privilegiada (o chamado insider trading).

    Com a deflagração da nova fase da Operação Disclosure, a Polícia Federal ampliou o escopo da investigação. Se até então as figuras centrais eram o ex-CEO Miguel Gutierrez e a ex-diretora Anna Saicali, agora as investigações miram pessoas ligadas aos acionistas de referência. Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão estão o empresário Beto Sicupira e Paulo Alberto Lemann, filho de Jorge Paulo Lemann. Procurados, eles não responderam a pedidos de entrevista. As Americanas dizem não ser alvo da investigação e que continua colaborando com as investigações.

    A operação também atinge executivos dos bancos Itaú, Bradesco e Santander, além de ex-integrantes do conselho de administração da companhia. A Justiça determinou o bloqueio e sequestro de até R$ 54 bilhões em bens dos investigados. Itaú e Santander dizem cooperar com as investigações (leia posicionamento completo abaixo). O Bradesco afirmou acompanhar e estar à disposição das autoridades.

    Na prática, enquanto o início do escândalo tratava a fraude como uma ação isolada da diretoria executiva, a nova fase das investigações muda o patamar da crise ao apontar para a possível cumplicidade de quem estava no topo da pirâmide e do sistema financeiro.

    O que os bancos dizem
    O Santander afirmou, em nota, que está “ao lado das partes prejudicadas na apuração das fraudes envolvendo a Americanas e segue colaborando com as autoridades competentes, como tem feito desde o início das apurações”. “A instituição reitera seu compromisso com a ética, a transparência e o estrito cumprimento da regulamentação em suas operações.”

    Já o Itaú Unibanco disse que, embora não seja investigado, “colabora ativamente com as autoridades desde 2023, prestando todas as informações sobre o caso Americanas”.

    O banco, que sofreu perdas bilionárias com o episódio, já comprovou a lisura de sua conduta e da atuação de seus funcionários por meio de documentos apresentados à Justiça. Os registros deixam claro, por exemplo, que o Itaú recusou pedidos da antiga gestão da Americanas para alterar cartas de circularização de balanços. A instituição reitera que sempre atuou com rigor ético e regulatório, apoiando e confiando no trabalho das autoridades para a elucidação definitiva das irregularidades praticadas pela antiga administração da varejista.

    Fonte: Terra

  • Regulamento muda e itens não perdem pontos sem evolução para as galeras

    Mudança foi assinada na manhã desta quinta-feira, um dia antes do início das apresentações

    Cultural – Na véspera da primeira noite de apresentações, Caprichoso, Garantido, Prefeitura de Parintins e Secretaria de Estado de Cultura assinaram uma alteração no regulamento do Festival Folclórico de Parintins deste ano. 

    Ao contrário do que havia sido estabelecido no momento em que houve a confirmação do fim das cabines laterais e posição dos jurados somente em cabines centrais, agora os itens individuais não sofrerão qualquer punição caso deixem de fazer suas apresentações voltadas para as galeras de Caprichoso e Garantido. 

    O texto adotado inicialmente dizia que o item “compromete-se a realizar as apresentações perante as 02 (duas) laterais, ou seja, para as galeras, com a continuidade da cênica de forma integral, sob pena de perda de pontos por cada descumprimento na forma do art. 51 deste estatuto”.

    Agora, a nova redação diz o seguinte: deverão, obrigatoriamente, realizar suas apresentações também direcionadas às duas arquibancadas laterais (Galeras), como forma de saudação, reverência e respeito ao público, assegurando o compromisso entre as associações e o público do Festival, independentemente de o item estar ou não em momento de defesa técnica direta perante Comissão Julgadora, ou em outro momento oportuno de sua evolução, sem prejuízo de suas pontuações ou aplicação de penalidades”.

    Ou seja, o novo texto, apesar de falar em obrigatoriedade de apresentação, ele tira qualquer possível sanção caso o item não cumpra a exigência. Além disso, abre uma possibilidade de que tal apresentação aconteça em qualquer momento, seja no momento de sua evolução ou não.

    Durante os ensaios técnicos realizados no Bumbódromo, os itens individuais de Caprichoso e Garantido fizeram suas evoluções somente para a cabine central, sem ir até as galeras da mesma forma que era feito quando havia as cabines centrais.  No caso do Caprichoso houve, inclusive, a adoção de um tablado de aproximadamente 1,60m de altura por 5 metros de largura, onde os itens fazem a evolução permitindo uma melhor visualização da performance por parte dos jurados. 

    Os itens do Garantido evoluíram no chão, sem qualquer adoção de plataformas para melhorar a visualização por parte dos jurados. Durante a coletiva de imprensa para falar sobre as apresentações do bumbá, perguntado se iriam usar tablados semelhantes, o presidente Fred Góes esquivou-se, em tom bem humorado: “o portal do encantamento se abrirá no dia 26 e aí vocês saberão a resposta”.

    Fonte: acrítica.com

  • Viúvo de Isabel Veloso anuncia casamento 5 meses após morte de esposa

    Lucas Borbas assumiu o namoro com Diulia Loregian em abril deste ano, cerca de três meses após morte de Isabel Veloso

    Celebridades–  O influenciador Lucas Borbas, 27, viúvo de Isabel Veloso, anunciou estar noivo da fonoaudióloga Diulia Loregian em um post divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (25). O relacionamento entre Lucas e Diulia é envolto em polêmicas desde o início, já que o influenciador assumiu a nova namorada menos de três meses após a morte de Isabel.

    Na publicação que confirma o noivado com um vídeo romântico do casal, Diulia escreveu: “Ao seu lado, descobri que a felicidade mora nos detalhes, nos abraços demorados, nas risadas compartilhadas e na certeza de ter encontrado

    Lucas Borbas assumiu o namoro com Diulia Loregian em abril deste ano, cerca de três meses após Isabel Veloso ter morrido, em janeiro.

    A influenciadora de 19 anos lutava contra um quadro de câncer terminal há anos. Ela descobriu possuir um linfoma de Hodgkin em outubro de 2021, aos 15 anos, e havia passado por momentos de melhora e piora do quadro desde então, compartilhando a batalha contra a doença nas redes sociais.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DaBImCdBJmy/?igsh=MTlqOXh6c3dnb3Zjag==
  • Tudo desabou’: Venezuela declara zona de desastre em cidade devastada pelo terremoto

    Catia la Mar foi uma das cidades mais afetadas pelo duplo terremoto que destruiu dezenas de edifícios no estado de La Guaira. Mais de 160 pessoas morreram e centenas ficaram feridas pelo país, segundo o governo venezuelano

    Mundo– “Foi terrível. Tudo, tudo desabou”, lamenta Yilsmaris Blanco enquanto observa, atônita, o desastre em que se transformou Catia la Mar, uma das cidades mais afetadas pelo duplo terremoto que arrasou dezenas de edifícios no estado venezuelano de La Guaira. O governo interino de Delcy Rodríguez declarou “zona de desastre” na região.

    Damos graças a Deus porque (…) estamos vivos, mas há pessoas que estão agora sofrendo com seus familiares soterrados, com seus familiares presos sob os escombros, que não conseguem tirar”, disse Yilsmaris, de 39 anos, à agência de notícias AFP.

    Yilsmaris e milhões de outros venezuelanos viram suas vidas passar diante de seus olhos por conta dos tremores consecutivos, de magnitudes 7,2 e 7,5, que sacudiram a Venezuela na noite de quarta-feira. Ao menos 164 pessoas morreram e centenas ficaram feridas, segundo o governo.

    Além desses, há uma grande quantidade de desaparecidos sob os escombros de edifícios que caíram em várias regiões do país. Equipes de resgate trabalham desde a noite de quarta para retirar as vítimas dos escombros dos edifícios.

    Ao norte, de frente para o Caribe, La Guaira, a 40 minutos de Caracas e onde se encontra o aeroporto internacional de Maiquetía, foi a região mais afetada.

    “Não temos nada, agora não temos nada, nem sequer forças, nem coragem para entrar ali, imagina só”, conta Larry Rojas, de 49 anos e um dos milhares de moradores afetados em uma área de Catia la Mar com quase 200 torres residenciais.

    Alguns desses prédios permanecem de pé como podem, com grandes rachaduras e paredes abertas visíveis do lado de fora, constatou uma equipe da AFP em um percurso pelo local.

    Dezenas de outros, no entanto, ficaram totalmente destruídos e reduzidos a escombros. Não há eletricidade em boa parte da área, e dezenas de moradores passam a noite na rua. Em meio a essa escuridão, temem que haja mais das mais de vinte réplicas que já sentiram.

    “Lá embaixo há sobreviventes”, alerta Lisbeth Vasquez, outra moradora que conseguiu sair com sua família de um dos prédios que desabaram.

    O que faz falta é ajuda’

    No meio da noite, dezenas de socorristas trabalhavam como podiam entre os escombros, enquanto as autoridades observavam de perto cidadãos que tentavam por conta própria encontrar seus parentes, gritando seus nomes.

    Jornalistas da AFP presenciaram familiares recuperando os corpos de um homem e de uma mulher e colocando-os na parte de trás de uma caminhonete

    Também viram uma conhecida farmácia de Catia La Mar com as portas de vidro destruídas e as prateleiras vazias, sem que as autoridades pudessem confirmar se houve saques após a emergência.

    “O que está faltando é ajuda, principalmente com os equipamentos técnicos, os equipamentos que estão em Caracas, que sabem quais (ferramentas) usar, que podem vir ajudar aqui em La Guaira, que venham”, pediu ofegante José Pacheco, chefe de operações do Grupo Rescate Unido de Venezuela.

    Você pode ver como estão as estruturas, como esta aqui, totalmente colapsada, e o que está faltando é ajuda”, acrescenta o socorrista de 52 anos, ao contar cerca de 14 estruturas afetadas ao seu redor.

    Pacheco, com três décadas de experiência, afirma que “nunca” viu “algo parecido”.

    Foi de repente’

    Antonio Bermúdez, 48 anos, morador de La Guaira, estava na sala de sua casa quando “de repente” o tremor começou. “Eu comecei a me mover, procurei refúgio debaixo de uma coluna. Estava entre meu quarto e o chuveiro. Tremia mais forte, tremia mais forte”, lembra.

    Eu me segurei na parede, me segurei na parede, me segurei na parede e o prédio começou a desabar”, explica, enquanto tenta ajeitar uma perna que não consegue mexer depois que uma “placa” caiu sobre ela enquanto tentava sair debaixo dos escombros.

    Diante da falta de luz, alguns moradores correm pelas ruas com lanternas, enquanto os veículos de emergência iluminam brevemente as ruas com suas sirenes e os sobreviventes procuram refúgio.

    Fonte: G1

  • Atitude de Vini Jr. chama atenção após Virginia Fonseca aparecer com buquê de flores

    Interação nas redes sociais e aparição com flores geram especulações entre internautas

    Celebridades –  A influenciadora Virginia Fonseca movimentou as redes sociais ao publicar uma foto segurando um buquê de flores amarelas dentro de um elevador, logo após participar de um evento relacionado à Seleção Brasileira.


    O registro ganhou ainda mais repercussão depois que internautas resgataram uma interação recente do jogador Vini Jr. em uma publicação da influenciadora. Na ocasião, o atleta comentou a postagem com emojis de coração, o que acabou alimentando rumores sobre uma possível aproximação entre os dois.


    A coincidência entre a publicação das flores e a interação do jogador fez com que o assunto viralizasse nas redes sociais, gerando especulações sobre a origem do buquê e uma suposta reaproximação do ex-casal.


    Apesar da repercussão, até o momento nenhum dos dois confirmou qualquer retomada de relacionamento ou comentou diretamente sobre os rumores.

    Nas redes, seguidores dividiram opiniões: enquanto alguns enxergaram sinais de reconciliação, outros afirmaram que pode se tratar apenas de coincidências e interação amigável, sem qualquer envolvimento amoroso.

    Por Débora Alcântara