Autor: Editor

  • Manaus tem mutirão com exame de DNA gratuito; veja como agendar atendimento

    Ação faz parte da campanha nacional “Meu Pai Tem Nome”, que terá um mutirão de atendimentos no dia 1º de agosto.

    Manaus – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) abriu, nesta segunda-feira (15), o agendamento para exames gratuitos de DNA e reconhecimento de paternidade ou maternidade em Manaus. A ação faz parte da campanha nacional “Meu Pai Tem Nome”, que terá um mutirão de atendimentos no dia 1º de agosto.

    Nesta primeira etapa, estão disponíveis 200 vagas para pessoas que precisam regularizar o registro civil. O atendimento só será realizado com agendamento prévio.

    Os interessados podem marcar o atendimento pelos canais oficiais da Defensoria: pelo telefone (92) 3198-1200 ou pelo WhatsApp (92) 98159-1599. As vagas ficarão disponíveis até o limite ser atingido.

    Uma segunda etapa do mutirão será aberta no dia 15 de julho, com mais 350 vagas para outros serviços da área de família, como pedidos de pensão alimentícia, guarda de filhos, regulamentação de convivência familiar, tutela, curatela e alimentos gravídicos.

    Entenda

    O reconhecimento de paternidade ou maternidade garante direitos como a inclusão do nome do responsável na certidão de nascimento e o acesso a informações sobre a origem familiar.

    Dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) apontam que, entre janeiro e abril de 2025, mais de 65 mil crianças foram registradas no país apenas com o nome da mãe.

    Segundo a defensora pública Petra Sofia, coordenadora da campanha no Amazonas, a iniciativa também busca fortalecer vínculos familiares.

    Fonte: G1

  • EUA afirmam já ter assinado acordo com Irã; Trump diz que texto será divulgado após cerimônia presencial na sexta

    Documento foi assinado eletronicamente pelo presidente dos EUA, Donald Trump, por seu vice, J.D. Vance, e pelo presidente do Parlamento do Irã, Mohammed Qalibaf.

    Mundo – Os Estados Unidos e o Irã já assinaram o acordo para o fim da guerra no Oriente Médio, segundo disse uma fonte do governo dos EUA à agência de notícias Reuters

    A assinatura ocorreu de forma eletrônica nesta segunda-feira (15), disse o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, à rede norte-americana NBC News.

    Segundo a Reuters, assinaram o documento o presidente dos EUA, Donald Trump, J.D. Vance, e o presidente do Parlamento do Irã, Mohammed Qalibaf, líder da comitiva iraniana de negociadores e figura central do governo do país. O governo Trump entende que Qalibaf está autorizado pelo líder supremo iraniano, Mojtaba Khamenei, a negociar e assinar o documento em seu nome.

    Uma cerimônia para a assinatura presencial do acordo foi marcada para esta sexta-feira (19) em Genebra, na Suíça. Trump afirmou que Vance irá ao país europeu para assinar o documento presencialmente. Ainda não se sabe, no entanto, quais outras autoridades norte-americanas e iranianas comparecerão ao evento.

    Segundo a Reuters, o acordo de paz prevê a abertura imediata do Estreito de Ormuz e o fim do bloqueio marítimo dos EUA ao Irã. O tratado também prevê o alívio de sanções e descongelamento de bens de Teerã, porém isso ainda não ocorreu. Segundo a Reuters, os EUA estão prontos para fazer isso, porém aguardarão para ver a postura dos iranianos. Trump disse em coletiva que não aliviará nada para o Irã “até que façam o que devem fazer”.

    De acordo com os EUA e o Irã, discussões técnicas para aprofundar o tratado entre os dois países serão iniciadas mais tarde nesta semana.

    Acordo de paz

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em entrevista ao jornal “The New York Times” que o acordo assinado entre EUA e Irã prevê que não haverá cobrança de pedágio no Estreito de Ormuz. No entanto, o Irã disse nesta segunda (15) que passará a cobrar uma “taxa por serviço” de navios que cruzarem a via marítima.

    O acordo foi anunciado no domingo (14) após mais de três meses de guerra, e será assinado na sexta-feira (19), em uma cerimônia em Genebra, na Suíça, segundo o Paquistão, que mediou nas negociações.

    Em entrevista ao “New York Times” logo após o anúncio, Trump disse que o acordo prevê a isenção permanente de qualquer pedágio em Ormuz, como o Irã havia sugerido durante o conflito.

    Nesta segunda, no entanto, o Ministério das Relações Exteriores iraniano anunciou que haverá “taxas de serviço marítimo”.

    Trump diz ter salvado Israel ‘de ataque nuclear’

    Na entrevista ao “New York Times”, Trump afirmou ainda que os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, ajudaram na resolução do acordo de paz com o Irã.

    Ele agradeceu aos líderes dos dois países, mas criticou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

    Trump afirmou que, “apesar das objeções do primeiro-ministro israelense ao acordo, salvei Israel da destruição nuclear” — o norte-americano tem mostrado sinais de irritação com Netanayhu por conta dos ataques de Israel ao Líbano e disse que os dois, inclusive, chegaram a travar uma discussão acalorada ao telefone na semana passada.

    O presidente norte-americano disse ainda que, caso o Irã não assinasse um acordo, ele se tornaria uma espécie de “guardião do Oriente Médio”, capturando 20% das receitas geradas na região.

    Fonte: G1

  • Vídeo mostra vidros despencando de caminhão em movimento na avenida Cosme Ferreira, em Manaus

    Peças se soltaram da carroceria e se estilhaçaram sobre a pista, provocando susto e colocando motoristas e pedestres em risco.

    Manaus – Momentos de tensão foram registrados na avenida Cosme Ferreira, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus, após duas grandes peças de vidro se desprenderem da carroceria de um caminhão em movimento e caírem sobre a via.

    O incidente foi registrado pela câmera acoplada ao capacete de um motociclista que trafegava pela avenida no momento da ocorrência. As imagens mostram o instante em que a carga perde a estabilidade e despenca sobre o asfalto, espalhando estilhaços pela pista.

    Veja ao vídeo:

    https://youtube.com/shorts/auRSoyRHLQ0?is=5wg5zWWMaPCYlptZ

    A suspeita inicial é de que uma falha no sistema de amarração da carga tenha provocado o acidente. Com o impacto, os vidros se quebraram completamente, gerando preocupação entre condutores que passavam pelo local.

    Apesar do grande susto, não houve registro de feridos. Por poucos metros, os fragmentos não atingiram motociclistas, motoristas ou pedestres que circulavam pela movimentada avenida.

    O episódio causou apreensão e reacendeu o debate sobre a necessidade de fiscalização rigorosa no transporte de cargas, especialmente aquelas que exigem cuidados específicos devido ao risco que representam em caso de desprendimento.

    Após a queda do material, os estilhaços ficaram espalhados pela pista, exigindo atenção redobrada dos condutores para evitar novos acidentes. Não foram divulgadas informações sobre possíveis danos materiais a outros veículos.

    As circunstâncias do ocorrido deverão ser apuradas para verificar se houve negligência no acondicionamento e na fixação da carga transportada. Caso sejam identificadas irregularidades, os responsáveis poderão ser responsabilizados conforme prevê a legislação de trânsito.

    O vídeo rapidamente repercutiu nas redes sociais e chamou a atenção para os perigos que falhas no transporte de materiais de grande porte podem representar à segurança viária em Manaus.

  • Laxante usado contra prisão de ventre mostra potencial para melhorar memória e concentração em pessoas com depressão

    Pesquisa aponta que a prucaloprida, medicamento já aprovado para constipação crônica, pode ajudar a reduzir a chamada “névoa mental” associada aos transtornos depressivos.

    Saúde – Um medicamento amplamente utilizado no tratamento da constipação crônica pode representar uma nova esperança para pessoas que convivem com dificuldades de memória e concentração após episódios de depressão. Um estudo publicado na revista científica Psychological Medicine revelou que a prucaloprida apresentou resultados promissores na melhora de funções cognitivas frequentemente afetadas pela doença.

    Os chamados sintomas cognitivos da depressão — conhecidos popularmente como “névoa mental” — incluem problemas de atenção, lentidão no raciocínio, esquecimentos e dificuldade para tomar decisões. Em muitos casos, essas alterações persistem mesmo após a melhora dos sintomas emocionais, comprometendo a qualidade de vida e o retorno às atividades diárias.

    Para investigar o potencial terapêutico da prucaloprida, pesquisadores recrutaram 50 adultos, com idades entre 18 e 40 anos, que já haviam enfrentado pelo menos dois episódios de depressão. Todos estavam recuperados havia, no mínimo, seis meses e não utilizavam medicamentos no período da pesquisa.

    Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um deles recebeu 2 miligramas de prucaloprida diariamente durante sete a dez dias — dose já aprovada para o tratamento da prisão de ventre crônica. O segundo grupo recebeu placebo, sem princípio ativo.

    Antes e após a intervenção, os voluntários passaram por uma série de avaliações voltadas à análise da memória de curto e longo prazo, velocidade de processamento de informações, funções executivas e reconhecimento emocional. Os resultados mostraram que aqueles que utilizaram a prucaloprida apresentaram melhor desempenho em tarefas cognitivas, com respostas mais rápidas e precisas em comparação ao grupo placebo.

    Segundo a pesquisadora Angharad de Cates, da Universidade de Birmingham e autora correspondente do estudo, os achados ajudam a lançar luz sobre um aspecto frequentemente negligenciado da depressão.

    “Os problemas cognitivos são uma característica importante da depressão e podem persistir mesmo quando o humor melhora. Nosso estudo sugere que um medicamento direcionado ao receptor de serotonina 5-HT4, já utilizado para constipação crônica, pode contribuir para a melhora do funcionamento cognitivo em pessoas com histórico da doença”, afirmou.

    A explicação para esse possível benefício está na atuação da prucaloprida sobre os receptores 5-HT4, estruturas relacionadas à serotonina, neurotransmissor que desempenha papel importante tanto na regulação do humor quanto nos processos de aprendizagem e memória.

    Para Susannah Murphy, professora associada da Universidade de Oxford e autora principal da pesquisa, o estudo abre caminho para novas abordagens terapêuticas.

    “Para muitas pessoas, a recuperação da depressão não é completa porque as dificuldades de memória e concentração continuam presentes. Esses resultados fornecem evidências iniciais de que medicamentos que atuam sobre o receptor 5-HT4 podem ajudar a restaurar aspectos importantes da função cognitiva”, destacou.

    Apesar do entusiasmo gerado pelos resultados, os próprios pesquisadores reforçam que são necessários estudos maiores e de longo prazo para confirmar a eficácia e a segurança da estratégia antes que ela seja incorporada à prática clínica. Por isso, especialistas alertam que a prucaloprida não deve ser utilizada por conta própria como tratamento para depressão ou problemas de memória.

    A pesquisa reforça uma tendência crescente na medicina: o reaproveitamento de medicamentos já aprovados para novas finalidades terapêuticas. Caso os resultados sejam confirmados em investigações futuras, o remédio poderá representar uma alternativa inovadora para combater uma das consequências mais persistentes e incapacitantes dos transtornos depressivos.

  • Novo tarifaço dos EUA pode atingir um terço das exportações brasileiras, alerta CNI

    Caso medidas propostas pelos Estados Unidos sejam aprovadas, produtos brasileiros poderão enfrentar tarifas de até 37,5%, elevando custos e reduzindo a competitividade no mercado americano.

    Economia – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) acendeu um sinal de alerta para os impactos de um possível endurecimento das barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. Segundo projeções da entidade, cerca de um terço das exportações brasileiras para o mercado norte-americano poderá ser atingido por tarifas que somam até 37,5%.

    O percentual representa um aumento de 27,5 pontos percentuais em relação à tarifa atualmente aplicada, de 10%. Outros 3,6% dos produtos exportados pelo Brasil para os Estados Unidos poderão ser afetados por uma sobretaxa adicional de 2,5%.

    As medidas foram propostas pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) e ainda estão em fase de discussão. Caso sejam aprovadas, poderão afetar diversos setores da economia brasileira.

    Entenda o novo tarifaço

    No início deste mês, o USTR propôs uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros que não estejam enquadrados nas categorias classificadas como sujeitas às chamadas “tarifas de segurança nacional”.

    Segundo o órgão norte-americano, a iniciativa decorre de investigações relacionadas a temas como políticas brasileiras de comércio digital, determinadas tarifas aplicadas pelo país e questões ligadas ao combate ao desmatamento ilegal. As apurações foram conduzidas com base na chamada Seção 301 da Lei de Comércio dos Estados Unidos, instrumento utilizado para investigar práticas consideradas injustas nas relações comerciais internacionais.

    Paralelamente, outra investigação conduzida pelas autoridades americanas avaliou a atuação de quase 90 países em relação ao combate ao trabalho forçado. O Brasil está entre as nações analisadas sob a alegação de não adotar ou fiscalizar de maneira suficientemente rigorosa restrições à importação de produtos fabricados nessas condições.

    Nesse caso específico, a proposta prevê uma tarifa adicional de 12,5%.

    Taxa pode chegar a 37,5%

    Quando as duas medidas incidem simultaneamente sobre determinados produtos brasileiros, a sobretaxa total pode alcançar 37,5%.

    Na avaliação da CNI, a adoção dessas tarifas teria consequências negativas tanto para exportadores brasileiros quanto para empresas norte-americanas que dependem desses insumos.

    “A eventual imposição de novas tarifas não beneficia nenhum dos lados. Elas aumentariam custos para empresas, reduziriam a competitividade e criariam incertezas para investimentos. O caminho mais eficiente é o diálogo”, afirmou o presidente da entidade, Ricardo Alban.

    Produtos mais afetados

    Segundo levantamento da CNI, alguns dos principais produtos brasileiros que poderão ser atingidos pela tarifa total de 37,5% são:

    – Ferro-gusa não ligado;
    – Açúcar de cana em forma sólida;
    – Sebo não comestível;
    – Álcool etílico não desnaturado;
    – Molduras de madeira padrão de pinho.

    Já entre os produtos que poderão sofrer uma tarifa adicional de 12,5% estão:

    – Minério de ferro e concentrados, incluindo pelotas aglomeradas;
    – Lajes de quartzito;
    – Óleos essenciais de frutas cítricas de laranja;
    – Silício;
    – Pasta química de madeira utilizada para dissolução.

    Medidas ainda não são definitivas

    Apesar da preocupação do setor produtivo, as novas tarifas ainda não foram oficializadas.

    Nos dias 6 e 7 de julho, o USTR realizará audiências públicas para discutir as investigações e receber contribuições de empresas, associações empresariais, governos e demais partes interessadas.

    A expectativa é que o período de debates possa abrir espaço para negociações diplomáticas e comerciais capazes de evitar a adoção das sobretaxas ou reduzir seus impactos sobre o comércio entre Brasil e Estados Unidos.

    Até que haja uma decisão definitiva, exportadores brasileiros seguem acompanhando com cautela os desdobramentos das discussões em Washington, diante do risco de perda de competitividade em um dos principais mercados consumidores do mundo.

  • Omar Aziz amplia base política no interior e reforça projeto para 2026 com novas filiações ao PSD

    Pré-candidato ao Governo do Amazonas recebeu o apoio de seis prefeitos nos últimos dias, consolidando a expansão do partido nos municípios do estado.

    Política – O senador Omar Aziz (PSD), pré-candidato ao Governo do Amazonas, ampliou sua força política no interior do estado com a filiação de seis prefeitos ao Partido Social Democrático (PSD) durante o feriadão. O movimento reforça a estratégia de fortalecimento da legenda nos municípios e amplia a rede de apoio ao projeto político liderado pelo parlamentar para as eleições de 2026.

    Na sexta-feira (5), oficializaram ingresso no PSD os prefeitos Nicson Marreira, de Tefé; Matulinho Braz, de Caapiranga; e Socorro Nogueira, de Rio Preto da Eva. Também se filiou à sigla Anderson Souza, ex-prefeito e atual presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM).

    As novas adesões se somam às filiações já anunciadas anteriormente dos prefeitos Emerson Melo, de Beruri, e Otávio Farias, de Novo Airão, consolidando um cenário de crescimento da base partidária no interior amazonense.

    O avanço do PSD nos municípios é interpretado nos bastidores políticos como um indicativo da aproximação de lideranças locais em torno da pré-candidatura de Omar Aziz ao comando do Executivo estadual. O senador destacou que o fortalecimento do partido passa pelo diálogo com gestores municipais e pela construção de propostas voltadas às necessidades da população do interior.

    “Estamos fortalecendo um projeto que olha para os municípios, escuta os prefeitos e entende as dificuldades reais da população do interior. Essas filiações mostram que existe um sentimento de união e confiança em um projeto que quer fazer o Amazonas voltar a crescer”, afirmou Omar Aziz.

    A movimentação ocorre em um momento estratégico do calendário político. Com pouco mais de três meses para o início oficial da campanha eleitoral, lideranças partidárias intensificam articulações em busca de alianças e apoio nos municípios, considerados peças fundamentais na definição dos rumos da disputa estadual.

    Além do crescimento da estrutura partidária, Omar Aziz aparece na liderança dos levantamentos eleitorais divulgados até o momento para o Governo do Amazonas. Mesmo diante de diferentes cenários e nomes testados pelos institutos de pesquisa, o senador tem mantido posição de destaque na preferência do eleitorado.

    Com a ampliação da base no interior, o PSD busca consolidar uma frente política capaz de fortalecer a pré-candidatura de Omar Aziz e ampliar sua presença em regiões consideradas decisivas para o resultado das eleições de 2026.

  • Tragédia após o título: ônibus com equipe de basquete capota no Ceará e deixa sete mortos

    Delegação retornava para Juazeiro do Norte após conquistar um torneio em Sobral; motorista apresentou versões divergentes sobre as causas do acidente.

    Brasil – Uma viagem marcada pela celebração de uma conquista esportiva terminou em tragédia na madrugada desta segunda-feira (15), no interior do Ceará. O ônibus que transportava uma equipe de basquete capotou na rodovia CE-187, nas proximidades do distrito de Santa Teresa, em Tauá, deixando sete mortos e dezenas de feridos.

    Segundo informações preliminares divulgadas pelas autoridades, o grupo retornava para Juazeiro do Norte após participar de um torneio realizado em Sobral, onde havia conquistado o título da competição poucas horas antes do acidente.

    O coletivo transportava cerca de 40 passageiros quando saiu da pista e tombou às margens da rodovia estadual. Equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e das forças de segurança foram mobilizadas para atender a ocorrência.

    De acordo com os bombeiros, os trabalhos de resgate tiveram início por volta das 3h24. Algumas vítimas ficaram presas às ferragens, exigindo uma operação delicada para a retirada dos sobreviventes e dos corpos. A ação foi concluída nas primeiras horas da manhã.

    Os primeiros levantamentos apontam que a violência do impacto contribuiu para o elevado número de vítimas fatais. Conforme relatos das equipes que atuaram no local, parte dos ocupantes não utilizava o cinto de segurança no momento do acidente.

    Segundo os socorristas, várias pessoas teriam sido arremessadas para fora do veículo durante os capotamentos. Em alguns casos, o peso do próprio ônibus acabou agravando as lesões sofridas pelas vítimas.

    As circunstâncias que provocaram o acidente ainda estão sendo investigadas pela Perícia Forense do Estado do Ceará. No entanto, declarações prestadas pelo motorista chamaram a atenção das autoridades.

    Em entrevista ao g1, o subtenente da Silva, do Corpo de Bombeiros, afirmou que o condutor apresentou versões diferentes sobre o ocorrido. Inicialmente, ele teria relatado que cochilou ao volante. Posteriormente, alegou que buracos na pista teriam contribuído para a perda do controle do ônibus.

    Ainda segundo o militar, uma vistoria preliminar realizada pelas equipes no trecho da CE-187 não identificou irregularidades aparentes no asfalto que justificassem a segunda versão apresentada pelo motorista.

    Os sete mortos são jovens do sexo masculino, segundo informações divulgadas pelas autoridades responsáveis pelo resgate. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exames e identificação oficial.

    Outro ponto que segue sendo apurado envolve uma pessoa cujo nome constava na lista de passageiros do ônibus. Até a última atualização do caso, ela não havia sido localizada entre os feridos nem entre as vítimas fatais. A polícia tenta confirmar se o passageiro chegou a embarcar no veículo antes da viagem de retorno.

    Enquanto as investigações prosseguem, o trecho da CE-187 onde ocorreu o acidente permaneceu interditado para a realização da perícia técnica. Os especialistas deverão analisar possíveis falhas mecânicas, como problemas nos pneus ou na suspensão, além de investigar a hipótese de erro humano.

    Os sobreviventes foram encaminhados para hospitais da região de Tauá e outras unidades de saúde, onde recebem atendimento médico. Muitos apresentavam fraturas e estavam em estado de choque após o acidente.

    A tragédia gerou comoção entre familiares, amigos e integrantes da comunidade esportiva cearense. A expectativa é que entidades ligadas ao basquete e autoridades estaduais se manifestem oficialmente para prestar solidariedade às famílias das vítimas e acompanhar o andamento das investigações.

  • SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

    Tratamento servirá a casos agudos em que não cabe quimioterapia.

    Saúde – O Ministério da Saúde passará a inserir, no Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento combinado de venetoclax com azacitidina para pacientes adultos com leucemia mieloide aguda recém-diagnosticada.

    A combinação dos medicamentos é indicada a pacientes que, por condições clínicas, não são elegíveis ao tratamento padrão com quimioterapia intensiva, sendo mais uma alternativa de terapia para esse público.

    De acordo com Portaria nº 30/2026, publicada nesta segunda-feira (15), a nova opção será disponibilizada na rede pública de saúde em 180 dias, conforme prevê norma federal que regula a incorporação de tecnologias no SUS.

    A medida segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e está alinhada ao Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.

    O relatório técnico que embasou a decisão ficará disponível para consulta pública no portal da Conitec.

    Leucemia

    Segundo o Ministério da Saúde, a leucemia é um tipo de câncer sanguíneo originado na medula óssea, tecido responsável por produzir glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Quando há alguma mutação genética, esses componentes podem se transformar em células cancerígenas.

    Na forma aguda, a doença se torna ainda mais fatal se não tratada de forma precoce. O diagnóstico nos primeiros estágios e o encaminhamento especializado são essenciais para bons resultados do tratamento.

    Essa é a forma mais comum da leucemia aguda em adultos e atinge, principalmente, pacientes idosos.



    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Polícia divulga imagem de suspeito por homicídio em Novo Aripuanã

    Crime aconteceu no dia dia 4 de junho no município de Novo Aripuanã. A vitima foi morta com golpes de madeira.

    Polícia – A Policia Civil do Amazonas (PC-AM) divulgou no domingo (14) a imagem de Diogo Pereira Mendes, 23 anos, procurado pelo homicídio qualificado de Simião Palheta de Oliveira, 23 anos, ocorrido no dia 4 de junho no município de Novo Aripuanã (distante 277 quilômetros em linha reta de Manaus). A vitima foi morta com golpes de madeira.

    De acordo com o delegado Filipe Nascimento, as investigações apontam que a vítima foi brutalmente agredida com golpes de madeira, principalmente na região da cabeça, após sair de um estabelecimento comercial em Novo Aripuanã, no dia 4 de junho deste ano. Simião foi socorrido e permaneceu internado devido à gravidade dos ferimentos. No entanto, não resistiu às lesões e morreu no sábado (13).

    Com o avanço das investigações, a Polícia Civil busca localizar Diogo Pereira Mendes, apontado como suspeito do crime. A divulgação da imagem tem o objetivo de obter informações que possam levar ao paradeiro dele.

    Denúncias

    A PC-AM solicita que qualquer informação sobre a localização de Diogo Pereira Mendes seja repassada pelos números (97) 98438-9871, da 73ª DIP de Novo Aripuanã; 197 e (92) 3667-7575, da Polícia Civil do Amazonas; ou ainda pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do denunciante será mantida em sigilo.




    Fonte e Foto: A Acrítica

  • BTG/Nexus: Lula lidera no 1º e 2º turnos contra Flávio Bolsonaro

    Levantamento aponta que o atual presidente possui 42% no primeiro turno e 49% em eventual disputa direta contra o senador.

    Política – Pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (15) mostra que o presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026 nos cenários de primeiro e segundo turnos contra o senador Flávio Bolsonaro (PL).

    No primeiro cenário estimulado para o primeiro turno, Lula aparece com 42% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, que soma 33%. Na sequência, aparecem o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão) com 4% cada. O ex-chefe do Executivo de Minas Gerais Romeu Zema (NOVO) tem 2%.

    Em um segundo cenário testado, somente com a presença de Lula, Flávio Bolsonaro, Renan Santos, Caiado, Zema e o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, o atual presidente mantém a liderança com 43%, enquanto o filho do ex-presidente Bolsonaro registra 34%.

    Em uma simulação de segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o levantamento indica que o atual presidente venceria a disputa com 49% dos votos. O senador aparece com 43%.

    Lula também lidera todos os outros cenários de segundo turno que a pesquisa testou. Contra Zema, o atual presidente aparece com 49%, enquanto o mineiro tem 39%.

    Já contra Caiado, Lula aparece com 48%, enquanto o goiano tem 39%. No duelo contra Renan Santos, o atual presidente tem 49%, contra 36%.

    A pesquisa ouviu 2.017 eleitores entre os dias 12 e 14 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06645/2026.


    Fonte e Foto: JP Notícias