Incêndio destruiu o veículo e provocou bloqueio total da rodovia; ainda não há informações sobre vítimas.
Amazonas – Um incêndio em uma carreta provocou a interdição total da BR-174, na altura do quilômetro 916, em Manaus, na tarde deste domingo (14). O veículo foi completamente consumido pelas chamas, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Motoristas que trafegavam pela BR-174 foram surpreendidos por um incêndio de grandes proporções envolvendo uma carreta no quilômetro 916 da rodovia federal.
Segundo informações de testemunhas, o fogo se alastrou rapidamente pelo veículo, causando perda total da carreta e gerando uma intensa fumaça visível a longa distância.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foi acionado para combater as chamas e evitar que o incêndio se espalhasse para áreas próximas ou atingisse outros veículos que passavam pela região.
Trânsito totalmente bloqueado
Por conta do risco provocado pelo incêndio, equipes da Polícia Rodoviária Federal realizaram o bloqueio total do trecho afetado.
O trânsito ficou completamente interrompido nos dois sentidos da rodovia, causando lentidão e retenção de veículos na área.
Até o momento, as autoridades não informaram quando a pista será liberada para o tráfego.
Causas do incêndio serão investigadas
As circunstâncias que provocaram o incêndio ainda são desconhecidas e deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
Também não havia, até a publicação desta matéria, informações oficiais sobre possíveis feridos ou sobre o estado de saúde do motorista da carreta.
A recomendação é que os condutores evitem a região e busquem rotas alternativas até que os trabalhos de rescaldo e remoção do veículo sejam concluídos.
Levantamento da Fundação Abrinq indica que 77% dos jovens ocupados entre 14 e 17 anos exerciam atividades classificadas como trabalho infantil no início de 2026.
Economia – Um levantamento da Fundação Abrinq revelou que 77% dos adolescentes entre 14 e 17 anos que exerciam alguma atividade profissional no primeiro trimestre de 2026 estavam em situações consideradas trabalho infantil. O estudo foi elaborado com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE.
Segundo a pesquisa, apesar da taxa de desocupação ter atingido 6,1% no período — o menor índice da série histórica trimestral — a inserção dos adolescentes no mercado de trabalho continua marcada por atividades irregulares, insalubres, perigosas ou incompatíveis com a legislação.
O levantamento também mostra que a participação dos adolescentes no mercado de trabalho voltou a crescer desde 2024, alcançando níveis semelhantes aos observados entre 2012 e 2016. No entanto, a redução do trabalho infantil segue ocorrendo de forma lenta.
De acordo com a legislação brasileira, o trabalho é proibido para menores de 14 anos. Entre 14 e 16 anos, a contratação é permitida apenas na condição de aprendiz. Já a partir dos 16 anos, adolescentes podem trabalhar formalmente, desde que não exerçam atividades noturnas, perigosas ou insalubres.
A Fundação Abrinq destaca que o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil caiu de cerca de 9 milhões na década de 1990 para aproximadamente 1,5 milhão atualmente. Ainda assim, a entidade defende o fortalecimento de políticas públicas, da educação e dos programas de aprendizagem para ampliar a proteção aos jovens e reduzir os casos de irregularidade.
Especialistas ouvidos na reportagem afirmam que a erradicação do trabalho infantil depende de medidas de longo prazo, incluindo educação de qualidade, transferência de renda para famílias vulneráveis e mecanismos eficazes de denúncia e fiscalização.
Suspeito de 59 anos foi detido pela Rocam no Tarumã após denúncia de violência doméstica e posse de arma de fogo.
Polícia – Um homem, de 59 anos, foi preso por violência doméstica e porte ilegal de arma de fogo na avenida Cetur, no bairro Tarumã, na zona Oeste de Manaus.
De acordo com policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), uma mulher fez uma denúncia que tinha sido espancada pelo marido e que ele também estava com uma pistola 765 e 14 municoes de calibre 32.
Ao chegar no local, policiais prenderam o homem e o conduziram para a Delegacia Especializada em Crimes Contra Mulher (DECCM), no bairro Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul de Manaus.
Profissional de saúde estava no local para realizar o salto e contou como foram as tentativas de resgate de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos.
Brasil – Uma das enfermeiras que participou do atendimento de emergência à jovem Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, falou sobre os momentos de desespero vividos após osalto de rope jump que terminou em tragédia na Ponte do Esqueleto, em Limeira, no interior de São Paulo.
A profissional estava no local para participar da atividade e seria uma das próximas pessoas a saltar quando presenciou o acidente ocorrido no último sábado (13).
Segundo ela, Maria Eduarda aguardava a vez de realizar o rope jump após assistir ao salto de um amigo.
“Eu estava lá porque também iria saltar. Minha senha era a 42. Já tinham acontecido vários saltos antes e o amigo dela já havia pulado. Ela estava esperando ele voltar para gravar o próprio salto”, relatou.
Corrida contra o tempo
A enfermeira contou que, inicialmente, não percebeu detalhes sobre o equipamento de segurança da vítima devido à adrenalina do momento.
“No momento eu não vi se ela estava presa à corda. Eu estava olhando apenas para ela, tentando observar a reação dela, porque eu iria pular daquela mesma forma”, disse.
Após ouvir os gritos de alerta, ela correu até a borda da ponte e percebeu que Maria Eduarda já estava caída no solo.
“Olhei para baixo e vi ela no chão. Ao mesmo tempo, vi o amigo dela completamente desesperado. Pedi que outras pessoas ficassem com ele e imediatamente solicitei autorização para descer porque sou enfermeira.”
Com a ajuda de um funcionário da equipe e de outra profissional da saúde que também estava no local, ela conseguiu acessar a área onde a jovem havia caído.
Tentativas de salvamento após salto de rope jump
Segundo a enfermeira, os primeiros minutos foram marcados pela busca por materiais de emergência e pelo acionamento do socorro.
“Pedi kit de primeiros socorros, cobertor, tudo o que pudesse ajudar. Também solicitei que alguém aguardasse na entrada para orientar a chegada do Samu, porque o acesso ao local é muito difícil.”
Ela afirmou queencontrou a jovem com a respiração acelerada e as pupilas dos olhos dilatadas, além de uma pulsação fraca. No entanto, após alguns minutos de avaliação, a enfermeira percebeu que a vítima já não apresentava sinais vitais apesar.
“Quando verificamos que ela estava sem pulso, iniciamos imediatamente as manobras de reanimação. A massagem cardíaca ficou basicamente entre mim e a outra profissional de saúde que estava ali.”
A enfermeira destacou que permaneceu ao lado da vítima durante todo o atendimento até a chegada das autoridades.
“Poderia ter sido eu”
Abalada, a profissional afirmou que ainda tenta processar tudo o que viveu naquele dia.
“Como profissional, vejo isso como uma fatalidade. Mas, como pessoa que estava ali para saltar, é desesperador pensar que poderia ter sido eu. Eu iria pular exatamente daquela maneira.”
Ela revelou que não conseguiu dormir após o acidente.
“Passei a noite inteira revivendo tudo o que aconteceu. A respiração dela, as conversas que tive com ela, os momentos em que fiquei ao lado dela. É algo muito perturbador.”
“Com certeza poderia ter sido evitado”
Para a enfermeira, a tragédia poderia ter sido evitada com a adoção rigorosa dos protocolos de segurança.
“Com toda certeza poderia ter sido evitada. Existe checklist, existe checagem da corda. Eu realmente não consigo entender como isso aconteceu.”
Ela ressaltou que, diante da experiência dos organizadores, a responsabilidade pela conferência dos equipamentos era deles.
“Na adrenalina, eu mesma não iria lembrar de verificar a corda. Eu já tinha visto vários saltos acontecendo normalmente. Todos estavam seguros. Eles trabalham com isso. Eles deveriam ter visto.”
Por fim, fez uma comparação com sua própria profissão.
“Na enfermagem, eu trabalho com vidas. Tenho a obrigação de conferir tudo e garantir a segurança dos meus pacientes. O mínimo de cuidado possível precisa existir quando se está lidando com a vida de alguém.”
Entenda o caso
Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, morreu após participar de um salto de rope jump na Ponte do Esqueleto, em Limeira, no interior de São Paulo, no último sábado (13).
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a jovem é lançada da estrutura. Segundo informações apuradas pela Polícia Militar, a principal linha de investigação aponta para uma falha no procedimento de segurança.
Testemunhas relataram que a corda responsável por proteger a participante não teria sido conectada corretamente antes do salto, o que pode ter provocado uma queda de aproximadamente 40 metros.
Após o acidente, equipes de resgate foram acionadas, mas a jovem não resistiu aos ferimentos.
Três homens responsáveis pela atividade tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça e foram indiciados por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de provocar a morte.
Valtencir Paes Mendes, de 48 anos, chegou a ser atendido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos causados pelo acidente.
Manaus – O motociclista Valtencir Paes Mendes, de 48 anos, morreu na tarde deste domingo (14) após perder o controle da motocicleta que conduzia e colidir violentamente contra um poste de iluminação pública na Avenida da União, no bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus. A principal suspeita é de que a vítima tenha passado por um buraco na pista antes do acidente.
O acidente ocorreu durante a tarde deste domingo e mobilizou equipes de socorro e autoridades responsáveis pelo atendimento da ocorrência.
Segundo informações preliminares, Valtencir conduzia uma motocicleta Honda Fan 150, de placa PHE-D404, quando teria passado por um buraco existente na via. Com isso, perdeu o controle da direção e acabou atingindo um poste de iluminação pública às margens da avenida.
O impacto foi extremamente forte e deixou o motociclista gravemente ferido.
Samu tentou reanimar a vítima
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e chegaram rapidamente ao local para prestar os primeiros socorros.
Os profissionais realizaram procedimentos de reanimação na tentativa de salvar a vida da vítima, mas Valtencir não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.
A morte causou comoção entre moradores da área, que acompanharam a movimentação das equipes de emergência.
Circunstâncias serão investigadas
As circunstâncias exatas do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
Após os procedimentos periciais, o corpo da vítima foi removido para os trâmites legais.
O caso reforça a preocupação com as condições de algumas vias da capital e os riscos enfrentados diariamente por motociclistas no trânsito de Manaus.
No Lula 1 e Lula 2, vizinho era comandado por Néstor e Cristina Kirchner e foi mais país visitado pelo petista; cenário muda em terceiro mandato.
Mundo – A Argentina deixou de ser o principal destino internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu terceiro mandato, segundo levantamento com dados de sua agenda oficial. O mandatário reduziu a frequência de viagens ao vizinho desde que Javier Milei assumiu a Casa Rosada.
No Lula 1 e Lula 2, a Argentina foi o destino internacional mais visitado pelo presidente. O mandatário viajou ao vizinho sete vezes entre 2003 e 2006 e dez vezes de 2007 a 2010. Nestes períodos, o vizinho foi comandado por aliados do petista, Néstor Kirchner e Cristina Kirchner.
Até aqui em seu terceiro mandato, Lula foi à Argentina somente três vezes – sendo que duas viagens aconteceram em 2023, quando o país ainda tinha o esquerdista Alberto Fernández como presidente. A única visita sob Milei se deu em participação na Cúpula do Mercosul, em julho de 2025.
Auxiliares do presidente admitiram, sob reserva, que a menor frequência de viagens se deve ao distanciamento ideológico entre os mandatários. Lula e Milei expuseram divergências políticas publicamente mais de uma vez ao longo dos últimos anos.
Até aqui, os principais destinos de Lula em seu terceiro mandato foram Colômbia e Estados Unidos – mesmo em meio à tensão na relação diplomática entre Brasília e Washington. O petista viajou cinco vezes para cada um desses países.
A África também perdeu espaço na agenda de Lula no atual governo. No Lula 1 e 2, foi o continente mais visitado pelo petista, com 17 viagens e 14 viagens respectivamente. Em sua terceira passagem pelo Palácio do Planalto, o mandatário foi ao país somente sete vezes.
Segundo fontes palacianas, uma das razões para a menor frequência de viagens ao continente é o número de conflitos armados internos que se espalham por países africanos – e impossibilitam qualquer tipo de visita diplomática.
Lula reduz ritmo de viagens
O presidente Lula desacelerou o ritmo de viagens internacionais em seu terceiro mandato. O petista registra 70 visitas a outros países e soma 127 dias fora do Brasil.
O tempo em viagens internacionais equivale a cerca de 10% do terceiro mandato do petista – ou pouco mais de quatro meses. Em 2023, Lula passou 51 dias fora do Brasil; em 2024, 23 dias; em 2025, 40 dias; e em 2026, 13 dias.
O levantamento considera as viagens já realizadas pelo presidente. Lula deve ter mais duas agendas no primeiro semestre: a primeira é a Cúpula do G7, na França, na próxima semana; a segunda é a cúpula do Mercosul, no Paraguai, que acontece no fim de junho. No segundo semestre, o petista ainda deve comparecer à Assembleia Geral da ONU, à Cúpula do G20, ambos nos Estados Unidos, e à COP31, na Turquia, mas priorizará agendas nacionais em campanha à reeleição.
O número de deslocamentos está distante daqueles registrados no Lula 1 e Lula 2. Em seu primeiro mandato, o presidente realizou 104 visitas e passou 216 dias fora do Brasil; e no segundo governo acelerou este ritmo, com 146 visitas e 276 dias no exterior.
Jogador espanhol já atuou pelo maior rival da nova equipe e é destaque da posição na seleção da Espanha, que estreia na Copa do Mundo nesta segunda-feira (15).
Esporte – O Real Madrid anunciou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (15), a contratação de Marc Cucurella, lateral-esquerdo que estava no Chelsea, da Inglaterra, e é ex-Barcelona. O novo reforço para a temporada firmou contrato válido até junho de 2032.
A aquisição do jogador, que já atuou pelo maior rival da atual equipe, acontece no mesmo dia em que a Espanha estreia na Copa do Mundo. Cucurella é o dono da posição na atual seleção espanhola.
O lateral-esquerdo ficou conhecido por ser um adversário “chato” de se enfrentar. A fama se dá muito por conta da disposição que Cucurella apresenta, principalmente, na marcação contra jogadores no um contra um.
Cucurella leva pijama da esposa como “amuleto da sorte” para a Copa
Novo Real Madrid de José Mourinho
O Real Madrid busca se reforçar após uma temporada decepcionante em 2025-26, na qual perdeu o título da La Liga e foi eliminado da Liga dos Campeões nas quartas de final. Cucurella é a primeira contratação do clube espanhol desde que José Mourinho reassumiu o comando técnico.
Florentino Pérez, presidente do clube que ganhou novamente as eleições e estendeu o mandato por mais quatro anos, prometeu reforçar as opções defensivas do Real Madrid durante sua campanha de reeleição. Há rumores em volta de outros nomes além do lateral-esquerdo recém contratado.
Cucurella foi contratado pelo Chelsea vindo do Brighton, em 2022, por um valor estimado em até 63 milhões de libras, o que giram em mais de R$ 400 milhões na cotação atual. Pelo clube de Londres, ele fez 163 jogos. No entanto, o começo do jogador não foi fácil.
Após uma primeira temporada apagado, o lateral, de 27 anos, firmou-se como titular sob o comando do técnico Enzo Maresca, sendo frequentemente escalado como lateral invertido, e conquistou a Conference League e o Mundial de Clubes em 2025.
Ele também virou peça fundamental da Espanha desde sua estreia em 2021, acumulando 23 partidas sob o comando de Luis de la Fuente e conquistando o Campeonato Europeu em 2024.
Poatan poderá alcançar um feito inédito e se tornar o primeiro atleta a conquistar títulos em três categorias diferentes
Esportes – Os fãs de MMA terão uma noite especial neste sábado (13) com a realização do UFC Casa Branca, evento que acontecerá ao ar livre nos jardins da residência oficial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A programação começa às 21h (de Brasília) e promete grandes confrontos. Um dos principais destaques será o brasileiro Alex Poatan, que enfrenta Ciryl Gane na disputa do cinturão interino dos pesos pesados.
Caso saia vencedor, Poatan poderá alcançar um feito inédito e se tornar o primeiro atleta a conquistar títulos em três categorias diferentes na história da organização.
A luta principal da noite coloca frente a frente Ilia Topuria e Justin Gaethje, em duelo que definirá o campeão linear dos pesos leves. O card ainda contará com outros brasileiros em ação, incluindo Diego Lopes e Mauricio Ruffy.
Além das disputas de cinturão, o evento chama atenção por acontecer em um ambiente aberto, algo raro na história do UFC.
A última vez que a organização promoveu um grande card a céu aberto foi em 2010, em Abu Dhabi, quando Anderson Silva defendeu o cinturão dos médios diante de Demian Maia.
Nos últimos dias, circulou a informação de que a influenciadora teria impedido a viagem da menina e da mãe dela
Celebridades – Bruna Biancardi usou as redes sociais para responder rumores envolvendo sua relação com Helena, filha de Neymar com Amanda Kimberlly. Nos últimos dias, circulou a informação de que a influenciadora teria impedido a viagem da menina e da mãe dela para acompanhar o jogador durante a Copa do Mundo de 2026.
Após a repercussão do assunto, Bruna decidiu se manifestar publicamente e negou a versão divulgada. Em comentário publicado na internet, ela ironizou a informação e questionou a origem da suposta notícia.
“Fonte: invenções da sua cabeça. Coloca a fonte aí kkkk. Ou essa tentativa de incitar hate em mim foi porque eu não topei dar a entrevista que vocês pediram a respeito dos meus looks da Copa? Pode ser, né”, escreveu.
Atualmente, Bruna está nos Estados Unidos acompanhada das filhas Mavie e Mel durante o período da competição.
O neto de Seu Anésio confirmou a informação e se despediu do avô agradecendo o carinho recebido dos fãs
Celebridades – Morreu neste sábado (13), aos 88 anos, o influenciador conhecido como Vovô Anésio, que conquistou milhares de seguidores nas redes sociais ao aparecer em vídeos bem-humorados ao lado do neto, o criador de conteúdo Caio Fiori Dias.
A notícia foi confirmada pela família por meio das redes sociais. Em uma publicação emocionada, Caio se despediu do avô e agradeceu o carinho recebido dos fãs durante os últimos dias.
“Hoje nos despedimos de alguém que deixou marcas de amor, sabedoria e bondade por onde passou. Seu sorriso, seus ensinamentos e seu carinho permanecerão vivos em cada lembrança”, escreveu.
Na sexta-feira (12), Anésio havia sido internado após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Segundo o neto, ele passou mal durante a manhã, foi levado para atendimento médico de emergência e precisou ser reanimado pela equipe de saúde.
Após os procedimentos, foi transferido para um hospital em Araraquara, no interior de São Paulo, onde permaneceu internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
Querido pelo público, Vovô Anésio ficou conhecido por compartilhar momentos simples e divertidos da rotina ao lado do neto. Os vídeos conquistaram milhões de visualizações e transformaram a dupla em um fenômeno nas redes sociais, levando alegria e bom humor para seguidores de todo o país.