Autor: Editor

  • Polícia Federal destrói 80 armas de fogo em ação conjunta com o Exército em Manaus

    Armamentos apreendidos foram inutilizados seguindo determinações judiciais e protocolos de segurança.

    Polícia – A Polícia Federal realizou, nos dias 15 e 16 de junho, a destruição de 80 armas de fogo em Manaus. A ação ocorreu em parceria com o Exército Brasileiro e integra os procedimentos institucionais de gestão e destinação de armamentos apreendidos pelas forças de segurança.

    De acordo com a Polícia Federal, a medida foi executada em conformidade com determinações judiciais e seguindo rigorosos protocolos de segurança, garantindo a correta inutilização do material bélico recolhido em operações e investigações.

    A destruição dos armamentos tem como objetivo impedir que as armas retornem à circulação e sejam utilizadas em atividades criminosas, contribuindo para o fortalecimento das ações de combate à violência e ao crime organizado.

    Armas apreendidas são retiradas de circulação

    A iniciativa faz parte das estratégias permanentes adotadas pelos órgãos de segurança para dar destinação adequada a armas apreendidas em procedimentos policiais e judiciais.

    Segundo a Polícia Federal, a eliminação desse tipo de material representa uma importante ferramenta de prevenção, reduzindo os riscos de que armamentos sejam desviados ou reutilizados em práticas ilícitas.

    A ação reforça a integração entre as instituições responsáveis pela segurança pública e demonstra o compromisso dos órgãos federais com o controle e a retirada de armas de circulação no país.

    Fonte: AM POST

  • ‘Moraes bate o porrete em mim, mas quer calar a população’, diz Eduardo Bolsonaro

    Segundo o ex-deputado, sua condenação a quatro anos e dois meses de prisão por coação no curso do processo, é nula.

    Política – O ex-deputado Eduardo Bolsonaro disse em entrevista ao programa Os Pingos Nos Is, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o prejudica e afeta a população. “Moraes bate o porrete em mim mas quer calar a população, eu só estou no meio do caminho. Porque se você ficar quieto eles conseguem, em Brasília, fazer a estripulia que for e você se quer vai poder espernear na rua”, disse o ex-deputado.

    Na terça-feira (16), a Primeira Turma do STF condenou, por unanimidade, Eduardo Bolsonaro a quatro anos e dois meses de prisão por coação no curso do processo. Votaram nesse sentido o relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

    Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Eduardo influenciou o governo dos Estados Unidos a adotar sanções e tarifas contra o Brasil e autoridades do Judiciário para tentar frear o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF. O ex-mandatário foi condenado em 2025 no processo sobre a trama golpista.

    Durante a entrevista, o filho de Jair Bolsonaro disse que Moraes não manda uma carta rogatória aos EUA porque tem “medo”. “Moraes deve ter muito medo de mandar uma carta rogatória para os EUA, porque o primeiro local que chega é na mesa do Department of Justice (como um Ministério de Justiça dos EUA) e ele vai fazer uma análise e ver que o processo é nulo como a Itália percebeu. A Itália anulou o processo da Zambelli, não só porque o Moraes era o julgador, mas por ter uma sequência de nulidades“, afirmou sobre a sua condenação.

    Ele ainda disse sobre sua ida aos EUA e que não foi para o país por conforto, mas para trabalhar pelo brasileiro. “Eu sabia que, da minha decisão de me declarar exilado aqui nos EUA, eu sofreria as consequências disso. Não estou procurando uma vida confortável, não vim para fugir, vim para poder trabalhar por você, que é calado e não é ouvido.”

    Eduardo terminou ao apoiar a candidatura de Flávio Bolsonaro. “É contra tudo isso que eu estou lutando, é por isso que eu digo que o único capaz de reverter essa situação é Flávio Bolsonaro, porque os outros vão transicionar com o STF”.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Seduc convoca 42 candidatos aprovados no PSS para atuação no interior e áreas indígenas

    Atendimento aos candidatos convocados acontecerá a partir desta quarta-feira (17/06).

    Educação – A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar convocou, na terça-feira (16/06), 40 novos candidatos aprovados no Edital nº 01 do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária e atuação no interior do estado, e 2 candidatos aprovados no Edital nº 02 para atuação em áreas indígenas. As modalidades são Ensino Regular, Especial e Mediado por Tecnologia. A lista completa com o nome dos aprovados está disponível no link https://bit.ly/pss_seducam.

    O processo de atendimento aos convocados acontecerá, em um primeiro momento, de maneira virtual, entre a 0h01 e 23h59 desta quarta-feira (17/06), via Sistema Admissional, por meio do link https://admissao.seduc.am.gov.br/. No segundo momento, os candidatos serão atendidos de maneira presencial, a partir das 8h de quinta-feira (18/06), na sede da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) onde submeteram o processo seletivo. Neste momento, é obrigatória a entrega dos documentos e lotação, conforme previsto no edital.

    “Os candidatos que não conseguirem enviar seus documentos por meio do Sistema Admissional poderão comparecer à sede da Coordenadoria Regional de Educação munidos de toda a documentação exigida no edital. Após a lotação, a atuação em sala de aula é imediata”, destacou a gerente de Admissão e Atenção ao Servidor (Gaas), da Secretaria de Educação, Marilene Remígio.

    Todos os procedimentos e informações referentes à documentação necessária para admissão constam na convocação publicada pela Secretaria de Educação.

    O não comparecimento do convocado excluirá o candidato do certame, ocasionando a perda do direito à vaga, conforme os editais de nº 01 e 02-PSS/SEDUC/2023/2024 informam.



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Fim da escala 6×1 geraria queda do PIB e informalidade, dizem especialistas

    Diante do cenário ainda incerto em relação a aprovação da pauta, estudo indica que a mudança na escala pode provocar, ao longo de dez anos, uma redução de até 16% da economia nacional.

    Economia – Especialistas projetam impactos econômicos relevantes com o avanço dos projetos sobre o fim da escala de trabalho 6×1 no Congresso Nacional.

    Atualmente, a Câmara dos Deputados analisa o PL (Projeto de Lei) proposto pelo governo federal sobre o tema, enquanto a PEC (Proposto de Emenda à Constituição) que promove a reforma está travada no Senado desde 28 de maio, quando foi aprovada pela outra Casa.

    Diante do cenário ainda incerto em relação a aprovação da pauta, um estudo elaborado pela Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) indica que a mudança na escala pode provocar, ao longo de dez anos, uma redução de até 16% no PIB (Produto Interno Bruto) e a perda de 18 milhões de postos de trabalho.

    Fernanda Ribas, gerente trabalhista da Fiemg, explicou que a alteração proposta diz respeito ao limite constitucional da jornada de trabalho, atualmente fixado em 44 horas semanais, que passaria para 40 horas.

    Segundo ela, qualquer regulamentação específica sobre o tema deveria vir apenas após a aprovação de uma PEC.

    Sobre os efeitos da medida na economia, Ribas citou os pequenos negócios como exemplo. Segundo a gerente trabalhista da Fiemg, empresas como padarias teriam de ampliar suas equipes para manter o mesmo nível de operação, o que elevaria os custos e impactaria o preço final dos produtos.

    “O pãozinho do dia a dia vai ficar mais caro”, afirmou.

    A especialista também observou que os reflexos da mudança não ficariam restritos à iniciativa privada. Na avaliação dela, hospitais e demais serviços públicos que necessitassem ampliar o número de funcionários para preservar o atendimento à população também enfrentariam aumento de despesas.

    Pressão pela aprovação e redução de empregos

    Daniel Duque, pesquisador associado do FGV Ibre, indicou que o governo tem priorizado a implementação da reforma sem demonstrar interesse em debater mecanismos de transição, buscando resultados políticos.

    Ao comentar possíveis consequências da proposta, Duque apontou que o aumento dos custos do trabalho e a maior rigidez na distribuição das horas trabalhadas podem resultar em redução dos empregos formais.

    O pesquisador destacou três alternativas que poderiam ser adotadas pelas empresas diante desse cenário: redução do quadro de funcionários, investimento em automação e tecnologia ou transferência de trabalhadores para a informalidade, inclusive por meio do registro como MEI, como forma de se adequar às novas regras.

    De acordo com Duque, em setores com grande utilização de mão de obra, o aumento dos custos tende a ser repassado ao consumidor final. Para ele, quando há elevação das despesas relacionadas ao emprego, a alternativa disponível para muitas empresas é reajustar os preços cobrados pelos serviços ou produtos.

    Questionado sobre a forma mais adequada de implementar a redução da jornada, o pesquisador defendeu uma transição gradual e segmentada. Segundo sua avaliação, a medida poderia ser aplicada inicialmente a determinados setores ou grupos de empresas e ampliada progressivamente, permitindo a análise dos impactos antes de uma adoção mais ampla.

    Governo retira urgência de PL

    A retirada de urgência do PL do governo sobre o fim da escala de trabalho 6×1 destravou a pauta do plenário da Câmara nessa terça-feira (16).

    O Planalto atendeu ao apelo do presidente da Casa Baixa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e agora os deputados podem voltar a deliberar projetos que estavam parados desde o final de maio.

    Motta já calculava que os trabalhos seriam desobstruídos nesta semana. Isso porque, caso o governo não retirasse a urgência, o PL do fim da 6×1 seria votado nesta terça com um texto idêntico ao da PEC.

    O próprio relator designado para o novo projeto de lei, deputado Leo Prates (Republicanos-BA), também relatou a PEC e divulgou agora um relatório semelhante ao apresentado na proposta de emenda. A retirada da urgência foi formalizada durante a reunião de líderes.



    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • PC-AM prende homem por estupro de vulnerável contra a própria filha

    O homem já responde por violência doméstica contra a companheira.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), cumpriu, na segunda-feira (15/06), mandado de prisão preventiva contra um homem, de 42 anos, pelo crime de estupro de vulnerável contra a própria filha, de 10 anos. O crime ocorreu em uma propriedade rural localizada na Rodovia Estadual AM-363.

    Segundo o delegado Aldiney Nogueira, o homem já se encontrava custodiado desde o dia 14 de março deste ano, quando foi preso em flagrante pelos crimes de ameaça, disparo de arma de fogo e posse ilegal de arma de fogo cometidos contra sua companheira, de 42 anos.

    “Durante as investigações constatamos que o homem também havia cometido abuso sexual contra a filha, que é uma pessoa com deficiência auditiva”, informou o delegado.

    Diante da gravidade dos fatos e da extrema vulnerabilidade da vítima, foi representada pela prisão preventiva do autor, medida prontamente deferida pelo Poder Judiciário e cumprida.

    O homem responderá pelo crime de estupro de vulnerável e ficará à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Veja os jogos de quarta-feira pela Copa do Mundo 2026

    Primeira rodada termina com estreias dos grupos K e L.

    Esporte – Quatro partidas serão disputadas nesta quarta-feira (17) pelos grupos K e L da Copa do Mundo 2026. A primeira delas será entre Portugal e RD Congo, às 14h, em Houston.

    Na sequência, às 17h, a Inglaterra enfrentará a Croácia em Dallas. Gana e Panamá jogarão às 20h em Toronto. Já a partida entre Uzbequistão e Colômbia será na Cidade do México, às 23h.

    Jogos desta quarta-feira, 17 de junho (horário de Brasília)

    14h – Portugal x RD Congo (Grupo K)

    17h – Inglaterra x Croácia (Grupo L)

    20h – Gana x Panamá (Grupo L)

    23h – Uzbequistão x Colômbia (Grupo K)

    Grupo K

    Com quatro integrantes de diferentes continentes (Portugal, Colômbia, RD Congo e Uzbequistão), o Grupo K tem Portugal, quinta colocada no ranking da Fifa, como favorita para se classificar à segunda fase do torneio.

    Com um dos melhores elencos desta Copa, os portugueses têm uma equipe talentosa e experiente, que costuma apresentar um estilo ao mesmo tempo técnico e criativo. Dessa forma, reúne, além de um bom jogo coletivo, capacidade para jogadas individuais principalmente no ataque.

    Uma outra equipe forte do grupo é a Colômbia, com um time experiente e competitivo, de jogo vertical, intenso e veloz.

    Congo e Uzbequistão são equipes de menor tradição. A última participação da equipe africana foi na Copa de 1974. Já o Uzbequistão participa pela primeira vez de uma Copa do Mundo.

    Grupo L

    Duas forças do futebol europeu (Inglaterra e Croácia) e uma equipe competitiva da África (Gana) tornam o Grupo L um dos mais disputados desta primeira fase da Copa de 2026. Correndo por fora, mas com uma equipe organizada do ponto de vista coletivo, está o Panamá.

    A atual geração é, para muitos, uma das melhores do futebol inglês, principalmente do ponto de vista ofensivo. Prova disso é o bom desempenho que teve durante as eliminatórias da Copa.

    Caso mantenha o modelo de jogo que vêm adotando, os ingleses apresentarão um futebol de pressão alta e bastante velocidade, principalmente pelos lados do campo.

    A Croácia, vice-campeã da Copa de 2018, tem feito boas campanhas em grandes competições, e costuma crescer em jogos decisivos. Bem organizada taticamente, possui um meio-campo técnico que procura sempre controlar a posse de bola.

    Gana pode ser uma surpresa neste grupo, a ponto de se classificar para a fase seguinte, ainda que seja vista como a terceira força da chave. Tem como característica um jogo de intensidade física.

    Já o Panamá, tido como azarão do grupo, possui uma equipe compacta que deve prezar por um jogo defensivo na busca por jogadas de contra ataque.


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Homem tem dedos cortados após tentativa de roubo na Compensa

    Homem foi agredido após suposta tentativa de assalto na Avenida Brasil, na Compensa, zona Oeste de Manaus.

    Manaus – Um dependente químico, até o momento não identificado, teve os dedos das mãos cortados após uma suposta tentativa de assalto na Avenida Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

    De acordo com informações preliminares, o homem teria tentado cometer o crime na região quando foi agredido. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a vítima ferida após o ocorrido.

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro ao homem. Ainda não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dele nem sobre os envolvidos na agressão. O caso deve ser investigado pelas autoridades.

    Fonte: D24am.

  • Papa Leão XIV celebra acordo EUA-Irã e pede diálogo na Ucrânia

    “Espero que este acordo contribua para fortalecer a confiança mútua, a segurança e a estabilidade no Oriente Médio”, disse.

    Mundo – O papa Leão XIV elogiou nesta quarta-feira (17) o acordo para a paz anunciado por Estados Unidos e Irã como o resultado de um “encorajador trabalho de diálogo e negociação”.

    As duas partes, que contaram com a mediação do Paquistão, anunciaram nesta semana um memorando de entendimento para acabar com o conflito no Oriente Médio. O pontífice expressou sua “gratidão” aos que ajudaram nas negociações.

    “Espero que este acordo contribua para fortalecer a confiança mútua, a segurança e a estabilidade no Oriente Médio, ao promover caminhos de diálogo e cooperação entre os povos”, disse o bispo de Roma durante sua audiência semanal no Vaticano.

    O pontífice mencionou também a “dolorosa” guerra na Ucrânia e pediu a abertura de “caminhos de diálogo que propiciem uma paz justa e duradoura”.

    A invasão russa da Ucrânia, em curso desde fevereiro de 2022, é o conflito mais violento na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e já dura mais que a Primeira Guerra Mundial.

    “Tantas vítimas inocentes e socorristas mortos, tantas igrejas e tanto patrimônio cultural devastado pelas chamas”, disse Leão XIV, poucos dias após o incêndio em uma famosa catedral ortodoxa ucraniana em Kiev, consequência de um ataque russo.

    “Estou próximo daqueles que observam luto por seus entes queridos, estou com os feridos e com aqueles que, em meio à violência, continuam servindo à vida com coragem”, acrescentou o líder da Igreja Católica.



    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Casal é preso no Rio por falsificar alvarás para soltar traficantes

    Ação ocorreu na cidade de Itaboraí, região metropolitana do estado.

    Brasil – Policiais federais prenderam na terça-feira (16) um casal foragido da Justiça, acusado de associação criminosa e falsificação de documento público. A investigação aponta para uma organização especializada em forjar alvarás de soltura, usados para liberar presos no estado do Rio.

    Agentes da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE) e da Delegacia de Polícia Federal em Macaé cumpriram dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. O homem e a mulher estavam na cidade de Itaboraí, região metropolitana do estado.

    Entre os beneficiados pelo esquema está um dos maiores traficantes de armas do país, condenado a 27 anos de prisão, além de outros condenados por crimes graves, que tiveram a soltura efetivada com base em documentos judiciais falsos.

    Depois de cumprimento da prisão em flagrante, o casal foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal, enquanto aguarda julgamento.

    A dupla responderá pelos crimes de associação criminosa e falsificação de documento público, sem prejuízo de outros delitos que possam ser identificados no durante as investigações.



    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Casal tenta empinar moto e manobra termina em acidente inusitado

    Casal perde o controle da motocicleta durante a manobra, e mulher sofre forte impacto nas partes íntimas após a queda.

    Brasil – Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um casal tenta realizar a manobra conhecida como “grau” em uma motocicleta, mas acaba sofrendo um acidente. Nas imagens, o condutor perde o controle do veículo durante a execução da manobra, provocando a queda dos dois ocupantes.


    A passageira é atingida com força durante o impacto, especialmente na região íntima, enquanto o piloto também vai ao chão.

    O episódio rapidamente chamou a atenção dos internautas, gerando milhares de compartilhamentos e comentários sobre os riscos de realizar esse tipo de prática em vias públicas.


    Embora o estado de saúde dos envolvidos não tenha sido oficialmente informado, o caso serve como alerta para os perigos de manobras arriscadas sem os devidos cuidados e equipamentos de segurança, que podem resultar em acidentes graves e consequências irreversíveis.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZqOB5nBpcw/?igsh=MTNsNGx0NXNoNDl3eg==