Categoria: Amazonas

  • Agentes do Ibama sofrem emboscada em operação contra extração ilegal na Terra Indígena Tenharim-Marmelos no Amazonas

    Segundo o órgão, ninguém ficou ferido, mas o veículo usado pela equipe foi incendiado. Os fiscais atuavam em ramais clandestinos dentro da Terra Indígena Tenharim-Marmelos

    Amazonas – Parte dos suspeitos que atacaram cinco agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já foi identificada, de acordo com a Polícia Federal. Os cinco agentes sofreram uma emboscada durante operação contra exploração ilegal de madeira em Manicoré, no sul do Amazonas, no sábado (15). Segundo o órgão, ninguém ficou ferido, mas o veículo usado pela equipe foi incendiado. As investigações seguem para responsabilizar os envolvidos.

    Os fiscais atuavam em ramais clandestinos dentro da Terra Indígena Tenharim-Marmelos, área alvo constante de invasões, desmatamento e retirada ilegal de madeira.

    De acordo com o Ibama, cerca de 30 pessoas armadas atacaram os agentes, que foram agredidos e tiveram de se esconder na floresta para se proteger

    As apurações apontam que a madeira retirada ilegalmente da Terra Indígena Tenharim-Marmelos é vendida na região da Vila Santo Antônio do Matupi, no km 180 da rodovia Transamazônica.

    A exploração ilegal de madeira é considerada uma das principais causas da degradação ambiental na Amazônia. No Amazonas, estimativas indicam que mais de 60% da atividade apresenta sinais de irregularidade. Parte da produção é “esquentada” com planos de manejo florestal fraudados.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Tio é preso após atropelar embarcação e matar sobrinha de 5 anos no Amazonas

    Acidente aconteceu durante colisão entre embarcações no interior do estado.

    Amazonas – Um homem foi preso após atropelar uma embarcação e provocar a morte da própria sobrinha, uma criança de apenas 5 anos, no interior do Amazonas. O caso ocorreu durante um acidente envolvendo duas embarcações em um rio da região. 

    De acordo com informações das autoridades, o suspeito conduzia uma embarcação quando acabou colidindo com outra onde estavam familiares, incluindo a menina. Com o impacto da batida, a criança sofreu ferimentos graves e não resistiu. 

    Criança morreu após colisão

    Após o acidente, a vítima chegou a ser socorrida, mas acabou morrendo em decorrência da gravidade dos ferimentos. A tragédia gerou comoção entre moradores da comunidade onde a família vive.

    A polícia foi acionada e iniciou diligências para apurar as circunstâncias da colisão entre as embarcações.

    Suspeito foi preso

    Durante as investigações, o homem apontado como responsável pelo acidente foi detido pelas autoridades. Ele deve responder pelos crimes relacionados à morte da criança e permanecerá à disposição da Justiça enquanto o caso segue sendo investigado.

    Fonte: AM POST.

  • Cheia dos rios leva governo federal a reconhecer emergência em mais dois municípios do AM; total chega a três

    Cidades de Eirunepé e Itamarati, no interior do estado, tiveram o reconhecimento oficial publicado na sexta-feira (13) no Diário Oficial da União.

    Amazonas – O Governo Federal reconheceu situação de emergência em mais dois municípios do Amazonas afetados pelas cheias dos rios. As cidades de Eirunepé e Itamarati, no interior do estado, tiveram o reconhecimento oficial publicado na sexta-feira (13) no Diário Oficial da União. Além das duas cidades, o governo federal também reconheceu Boca do Acre.

    Com isso, as prefeituras passam a poder solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de apoio a trabalhadores e voluntários que atuam no atendimento à população atingida.

    Os dois municípios enfrentam inundações provocadas pela subida dos rios. No Amazonas, o reconhecimento federal já havia sido concedido anteriormente para Boca do Acre, também afetado pelas cheias.

    Neste sábado (14), o Rio Juruá atingiu 16,24 metros em Eirunepé e 20,85 metros em Itamarati, segundo dados da Defesa Civil do estado. Em ambos os municípios, o nível do rio está cerca de um metro abaixo das maiores cotas já registradas nas cidades.

    No total, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência em 30 cidades de diferentes estados, atingidas por desastres como chuvas intensas, vendavais e estiagem.

    Com o reconhecimento da situação de emergência, moradores de Eirunepé e Itamarati também poderão solicitar o saque do FGTS por calamidade.

    Segundo a Caixa Econômica Federal, trabalhadores que moram nas áreas afetadas podem retirar até R$ 6.220 por conta do FGTS, desde que tenham saldo disponível e não tenham feito saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

    O pedido pode ser feito de forma digital pelo aplicativo FGTS, sem necessidade de ir a uma agência. Para solicitar o benefício, o trabalhador precisa enviar documentos como identidade, comprovante de residência e uma foto segurando o documento.

    O prazo para pedir o saque vai até 11 de junho de 2026.

    Após o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras podem solicitar recursos ao Governo Federal por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

    Com base no plano de trabalho enviado pelo município, técnicos da Defesa Civil Nacional avaliam as necessidades e definem o valor do repasse para as ações de apoio à população afetada.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Vendas do varejo no Amazonas sobem 4,8% em janeiro e estado tem 3º maior crescimento do país

    Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que alta registrada no Amazonas superou a de estados como Rio de Janeiro e São Paulo.

    Amazonas – O comércio varejista do Amazonas começou 2026 em ritmo acelerado. Em janeiro, o volume de vendas cresceu 4,8% em relação a dezembro, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada na quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado colocou o estado na 3ª posição do ranking nacional, à frente de grandes centros como São Paulo (0,9%) e Rio de Janeiro (1,1%).

    No comparativo com janeiro de 2025, o setor avançou 0,9%, interrompendo quatro meses seguidos de queda. Já o comércio varejista ampliado — que inclui veículos, motos, peças e material de construção — registrou alta de 2,9% sobre dezembro e 2,1% na comparação anual, desempenho superior ao nacional.

    Segundo o IBGE, os números indicam otimismo gradual e apontam para uma possível normalização da confiança do consumidor nos próximos meses.

    Confira o ranking dos cinco estados com as maiores altas no comércio varejista em janeiro de 2026:

    1. Pernambuco: +5,5%
    2. Rondônia: +5,5%
    3. Amazonas: +4,8%
    4. São Paulo: +0,9%
    5. Rio de Janeiro: +1,1%

    Pernambuco e Rondônia lideraram o país com avanço de 5,5%. O Amazonas aparece logo em seguida, consolidando posição de destaque. Na outra ponta, a Bahia teve a maior retração (-1,4%)

    A nível nacional, a média móvel trimestral do comércio, indicador que mostra a tendência das vendas nos últimos meses, teve alta de 0,3% na comparação com os três meses encerrados em dezembro de 2025. O resultado de janeiro reverte a queda de 0,4% registrada em dezembro de 2025.

    Entre os oito segmentos pesquisados pelo IBGE, quatro registraram aumento no volume de vendas de dezembro para janeiro. O principal destaque foi o setor farmacêutico.

    • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: 2,6%
    • Tecidos, vestuário e calçados: 1,8%
    • Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 1,3%
    • Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 0,4%
    • Móveis e eletrodomésticos: 0%
    • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: -9,3%
    • Livros, jornais, revistas e papelaria: -1,8%
    • Combustíveis e lubrificantes: -1,3%

    No Amazonas, o comércio ampliado cresceu mais que a média nacional em quase todos os indicadores. O acumulado em 12 meses ficou em 1,0%, enquanto o Brasil registrou estabilidade (0,0%).

    Fonte: G1

  • Audiência pública termina em confusão e prefeito quase entra em briga com pai de vereador em Iranduba

    Discussão sobre lixão a céu aberto durante encontro do Ministério Público do Estado do Amazonas terminou em empurrões e intervenção da polícia na região metropolitana de Manaus.

    Amazonas – Uma audiência pública realizada na quarta-feira (11) no município de Iranduba terminou em confusão após uma discussão acalorada envolvendo o prefeito Augusto Ferraz e o pai do vereador Nedy Santana Vale Júnior. O encontro foi promovido pelo Ministério Público do Estado do Amazonas e ocorreu no Ginásio Josué Araújo de Almeida.

    A audiência reuniu moradores, parlamentares e lideranças comunitárias para discutir problemas nas áreas de saúde, educação e meio ambiente no município.

    Debate sobre lixão gera tensão

    Entre os temas mais debatidos estava a situação do lixão a céu aberto existente em Iranduba, alvo constante de reclamações da população. Durante a audiência, o vereador Nedy Santana Vale Júnior questionou a gestão municipal sobre quais medidas estariam sendo adotadas para solucionar o problema do acúmulo de lixo na cidade.

    Segundo o parlamentar, a situação se arrasta há anos e continua afetando diretamente a qualidade de vida dos moradores.

    Ao responder à cobrança, o prefeito Augusto Ferraz afirmou que o problema do lixão existe há décadas e mencionou que o pai do vereador também já havia exercido mandato na Câmara Municipal. Durante a fala, o gestor afirmou que o ex-parlamentar não teria contribuído para resolver a situação no período em que esteve no cargo.

    Discussão quase termina em agressão

    A declaração provocou reação imediata do pai do vereador, que se levantou e se aproximou da mesa onde o prefeito discursava para contestar as acusações. Durante a discussão, ele chegou a apontar o dedo e empurrar o prefeito, o que quase resultou em agressão física.

    Pessoas que acompanhavam a audiência intervieram para separar os envolvidos, enquanto policiais militares presentes no local ajudaram a conter a situação.

    Audiência foi encerrada

    Diante do clima de tensão, o promotor Leonardo Nobre decidiu encerrar a mesa de debates e informou que toda a audiência estava sendo registrada.

    Segundo ele, eventuais questionamentos ou desdobramentos poderão ser levados à Justiça, já que o encontro foi documentado.

    Até a última atualização desta matéria, nem o prefeito Augusto Ferraz nem o ex-vereador citado haviam se pronunciado oficialmente sobre o episódio.

    O caso reacende o debate sobre o clima de tensão em audiências públicas no município, já que episódios semelhantes já foram registrados em outros encontros realizados em Iranduba.

    Veja o vídeo acessando o link:

    https://www.instagram.com/reel/DVyKRTljvW_/?igsh=MXJ0a2F1aHhpeGRuaQ==

  • Ministério Público recomenda fiscalização de lixões e gestão de resíduos no Amazonas

    Medida tem como objetivo verificar a existência de lixões, a regularidade de aterros sanitários e o cumprimento das políticas de destinação do lixo em todos os municípios do estado.

    Amazonas – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) recomendou que promotores de Justiça intensifiquem a fiscalização sobre a gestão de resíduos sólidos nos 62 municípios do estado. A medida foi publicada nesta quarta-feira (4) e tem como objetivo verificar a existência de lixões, a regularidade de aterros sanitários e o cumprimento das políticas de destinação adequada do lixo.

    A recomendação foi assinada pela procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque. Entre os pontos que devem ser analisados estão:

    • a existência de lixões ou vazadouros a céu aberto;
    • a regularidade do licenciamento ambiental de aterros sanitários;
    • e a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

    Os promotores também devem verificar se os municípios adotam políticas de coleta seletiva e se há inclusão de catadores de materiais recicláveis em associações ou cooperativas formalizadas.

    Caso sejam encontradas irregularidades, o Ministério Público orienta que sejam adotadas medidas extrajudiciais, como abertura de procedimentos administrativos, emissão de recomendações às prefeituras e assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), com prazos para correção dos problemas.

    Se as irregularidades persistirem, os promotores poderão recorrer à Justiça, inclusive com o ajuizamento de ações civis públicas para exigir o encerramento de lixões, a recuperação ambiental de áreas degradadas e a implantação de sistemas adequados de destinação final do lixo.

    • O Ministério Público do Amazonas (MPAM) recomendou que promotores de Justiça intensifiquem a fiscalização sobre a gestão de resíduos sólidos nos 62 municípios do estado.
    • A medida foi publicada nesta quarta-feira (4) e tem como objetivo verificar a existência de lixões, a regularidade de aterros sanitários e o cumprimento das políticas de destinação adequada do lixo.
    • A recomendação foi assinada pela procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque.

    O Ministério Público do Amazonas (MPAM) recomendou que promotores de Justiça intensifiquem a fiscalização sobre a gestão de resíduos sólidos nos 62 municípios do estado. A medida foi publicada nesta quarta-feira (4) e tem como objetivo verificar a existência de lixões, a regularidade de aterros sanitários e o cumprimento das políticas de destinação adequada do lixo.

    A recomendação foi assinada pela procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque. Entre os pontos que devem ser analisados estão:

    • a existência de lixões ou vazadouros a céu aberto;
    • a regularidade do licenciamento ambiental de aterros sanitários;
    • e a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

    Os promotores também devem verificar se os municípios adotam políticas de coleta seletiva e se há inclusão de catadores de materiais recicláveis em associações ou cooperativas formalizadas.

    Caso sejam encontradas irregularidades, o Ministério Público orienta que sejam adotadas medidas extrajudiciais, como abertura de procedimentos administrativos, emissão de recomendações às prefeituras e assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), com prazos para correção dos problemas.

    Se as irregularidades persistirem, os promotores poderão recorrer à Justiça, inclusive com o ajuizamento de ações civis públicas para exigir o encerramento de lixões, a recuperação ambiental de áreas degradadas e a implantação de sistemas adequados de destinação final do lixo.

    A recomendação também destaca a necessidade de atenção especial aos direitos de populações vulneráveis que dependem da coleta de recicláveis para sobreviver. Nesses casos, o Ministério Público orienta que haja articulação com órgãos de assistência social e saúde para garantir condições adequadas de trabalho.

    Segundo o MP, as medidas buscam garantir a proteção do meio ambiente e assegurar que os municípios cumpram a legislação que regula a gestão de resíduos sólidos no país.

    Justiça autorizou retomada de obras de aterro no interior do Amazonas

    A discussão sobre a destinação adequada do lixo ganhou destaque recente no estado. Em fevereiro deste ano, a Justiça autorizou a retomada das obras de um aterro sanitário em Iranduba, no interior do Amazonas, após análise de recurso apresentado no processo.

    A decisão permitiu a continuidade do projeto, considerado importante para substituir áreas de descarte irregular de resíduos e melhorar a gestão do lixo na região.

    A existência de aterros sanitários é uma das principais exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o fim dos lixões e a destinação ambientalmente adequada do lixo.

    Lixão no Peru contamina rio que chega ao Amazonas

    Problemas relacionados ao descarte irregular de lixo também afetam áreas de fronteira do estado. Em 2025, um lixão a céu aberto no vilarejo de Islândia, no Peru, passou a preocupar autoridades e moradores do município de Benjamin Constant, no interior do Amazonas.

    O depósito irregular de resíduos ocorre às margens do rio Javari, cujas águas seguem em direção ao território brasileiro. Entre os materiais encontrados estão plásticos, restos orgânicos e até resíduos hospitalares.

    O Pesquisadores e autoridades locais alertam que a situação pode afetar a qualidade da água e representar riscos à saúde da população, além de impactar comunidades ribeirinhas e o meio ambiente.

    Fonte: G1

  • MP aciona Justiça para exigir reforma urgente no Centro da Pessoa Idosa em Maraã

    Ação pede limpeza imediata de piscina, projeto de reforma em 30 dias e conclusão das obras em até 120 dias.

    Amazonas – A precariedade nas instalações do Centro da Pessoa Idosa “Seu Luca”, em Maraã, motivou o ajuizamento de uma ação civil pública pelo Ministério Público do Estado do Amazonas. A medida foi proposta pela Promotoria de Justiça do município após inspeções apontarem falhas estruturais, sanitárias e de acessibilidade no espaço destinado ao atendimento de idosos.

    A ação, assinada pelo promotor Marcos Túlio Pereira Correia Júnior, tem como base o Inquérito Civil nº 124.2025.000018, instaurado para apurar as condições de funcionamento da unidade.

    Irregularidades identificadas

    Durante vistoria realizada em 6 de junho de 2025, foram constatados problemas como interdição da piscina usada em atividades de fisioterapia aquática, precariedade nos banheiros e ausência de adaptações para pessoas com mobilidade reduzida.

    Na ocasião, o MP recomendou que o município elaborasse, em até 30 dias, um projeto técnico de reforma abrangendo recuperação da piscina, adequação dos sanitários, instalação de rampas, corrimãos e pisos antiderrapantes, além da abertura de processo licitatório para execução das obras.

    Entretanto, segundo o Ministério Público, não houve apresentação de cronograma detalhado nem início das intervenções estruturais.

    Nova vistoria e agravamento

    Em 19 de fevereiro de 2026, uma nova inspeção confirmou a permanência das irregularidades. A piscina permanecia com água estagnada e esverdeada, os banheiros continuavam sem barras de apoio e materiais de limpeza estavam armazenados em áreas de circulação dos idosos.

    Para o MPAM, a omissão administrativa compromete a segurança e a saúde dos frequentadores do centro.

    Pedido de tutela de urgência
    Na ação judicial, o Ministério Público solicitou liminar para que o município realize, em até cinco dias, a limpeza, drenagem e higienização completa da piscina, eliminando riscos sanitários.

    Também foi requerido que, no prazo máximo de 30 dias, seja apresentado projeto arquitetônico e de engenharia para a reforma integral do prédio, sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento.

    No mérito da ação, o MP pede que a Justiça determine a execução das obras de reforma, ampliação e adaptação do Centro da Pessoa Idosa em até 120 dias.

    Defesa dos direitos da pessoa idosa
    Segundo o promotor Marcos Túlio Pereira Correia Júnior, a ação foi necessária após esgotadas as tentativas de resolução extrajudicial. “Mesmo com notificações, o município não realizou as reformas solicitadas”, afirmou.

    Para o Ministério Público, manter o espaço em condições inadequadas representa violação aos direitos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Pessoa Idosa, especialmente no que diz respeito à dignidade, saúde, segurança e acessibilidade.

    A decisão agora aguarda análise do Poder Judiciário, que poderá determinar o cumprimento imediato das medidas solicitadas.

    Fonte: AM POST

  • Amazonas segue entre estados que mais desmatam, apesar da queda histórica na Amazônia

    Canutama, Lábrea e Apuí, no Amazonas, concentraram as maiores áreas devastadas entre agosto de 2025 e janeiro de 2026.

    Amazonas – O desmatamento na Amazônia registrou o menor índice dos últimos sete anos no semestre encerrado em janeiro de 2026. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), houve redução de 41% em relação ao período anterior. Apesar da queda expressiva, o Amazonas aparece entre os três estados que mais derrubaram floresta, ao lado do Pará e do Acre.

    Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento mostram que, entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, três municípios amazonenses concentraram as maiores áreas devastadas:

    Canutama

    Lábrea

    Apuí

    Isso é um alerta importante nos últimos meses: o avanço da destruição no norte do estado, onde há o maior bloco de áreas protegidas do mundo”, ressalta Raíssa Ferreira, pesquisadora do Imazon.

    Por outro lado, o Amazonas registrou uma das maiores reduções na degradação florestal — provocada por queimadas e extração de madeira. A área degradada caiu de quase 3 mil km² para apenas 53 km², uma queda de 98%.

    De acordo com o Imazon, a queda no desmatamento é essencial para que o Brasil alcance a meta de desmatamento zero até 2030. No Amazonas, o desafio é equilibrar os avanços na redução da degradação com o fato de ainda estar entre os estados que mais derrubam floresta na Amazônia Legal.

    Cenário geral na Amazônia

    Em janeiro de 2026, o desmatamento caiu de 133 km² para 83 km².

    Entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, foram derrubados 1.195 km² de floresta.

    A redução é de 74% em comparação com o semestre de 2020/2021, período de recorde de devastação.



    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Criança ferida por ouriço de castanha é socorrida pelo Dioa no Amazonas

    Uso de aeronave foi essencial para garantir atendimento rápido e seguro à criança.

    Amazonas – Uma ação integrada de resgate coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas assegurou atendimento imediato a uma menina de dois anos que sofreu um acidente na comunidade Lindo Amanhecer, área rural localizada a cerca de duas horas de Manaus. O caso ocorreu na sexta-feira (27) e mobilizou equipes especializadas devido à gravidade da situação e à dificuldade de acesso à região.

    Uso de helicóptero foi decisivo para o resgate

    O socorro foi realizado pelo Departamento Integrado de Operações Aéreas, que utilizou uma aeronave para retirar a criança da comunidade. De acordo com o comandante do voo, coronel Carlos Tupinambá, o transporte aéreo foi fundamental para preservar a integridade física da paciente e reduzir o tempo de deslocamento até a capital.

    A menina ficou ferida após ser atingida por um ouriço de castanha, acidente comum em áreas rurais, mas que exige atendimento médico especializado quando envolve crianças pequenas.

    Dificuldades do interior reforçam importância do apoio aéreo
    A mãe da criança, a agricultora Fabiana da Silva Lima, de 36 anos, relatou que o resgate aéreo foi a única alternativa viável diante das limitações logísticas da região. Segundo ela, o transporte fluvial, além de demorado, poderia agravar o estado de saúde da filha.

    “Em comunidades afastadas, nem sempre temos como chegar rápido a um hospital. O helicóptero foi essencial para salvar minha filha”, afirmou emocionada.

    Atendimento especializado na capital

    Após o pouso em Manaus, a criança recebeu atendimento imediato de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Em seguida, foi encaminhada para uma unidade hospitalar especializada em pediatria, onde permanece sob cuidados médicos.

    A SSP-AM destacou que operações como essa reforçam o compromisso do Estado em garantir atendimento rápido e eficaz, especialmente em áreas de difícil acesso.

    Fonte: AM POST

  • Dengue é a arbovirose com mais casos confirmados no Amazonas no início de 2026

    Estado registrou 1.824 casos suspeitos de arboviroses no período. Desse total, 222 foram confirmados para dengue.

    Amazonas – A dengue lidera os casos confirmados de arboviroses no Amazonas nos dois primeiros meses de 2026, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Os dados foram divulgados na quinta-feira (26) e são referentes ao período de 1º de janeiro a 21 de fevereiro.

    De acordo com o Informe Epidemiológico, o estado registrou 1.824 casos suspeitos de arboviroses no período. Desse total, 222 foram confirmados para dengue, seja por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico.

    Além da dengue, também foram confirmados cinco casos de chikungunya, dois de febre de Mayaro, dois de zika e um caso de febre Oropouche. Os dados estão sujeitos a atualização.

    Entre os municípios com maior número de notificações de casos suspeitos de arboviroses estão Manaus (606), Eirunepé (165), Envira (148), Jutaí (120), Guajará (112), Tabatinga (92), Tefé (67), Manacapuru (64), Benjamin Constant (59), Ipixuna (54), Humaitá (53) e Carauari (49).

    Prevenção

    A principal forma de prevenção é eliminar locais com água parada, que servem de criadouro para o mosquito transmissor das doenças.

    No caso da febre Oropouche, a orientação é evitar entrar em áreas de mata e beira de rios, principalmente entre 9h e 16h. Também é importante manter quintais limpos, sem acúmulo de matéria orgânica, e usar repelente quando possível.

    Atualmente, 44 municípios do Amazonas oferecem vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.


    Fonte e Foto: G1 Amazonas