Autor: Editor

  • Aneel define calendário de bandeiras tarifárias para 2026; veja

    Com condições favoráveis de geração elétrica, em janeiro deste ano foi acionada bandeira verde, indicando que não haverá custo adicional nas contas.

    Economia – A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou na quarta-feira (7) o calendário de acionamento das bandeiras tarifárias, mês a mês, para o ano de 2026.

    Com condições favoráveis de geração elétrica, em janeiro deste ano foi acionada a bandeira verde, indicando que não haverá custo adicional nas contas dos consumidores.

    Os primeiros meses de 2026 devem continuar com bandeira verde, sem cobrança adicional. Porém, apesar das perspectivas positivas à frente, as projeções podem ser alteradas.

    Além do GSF (risco hidrológico), gatilho para o acionamento das bandeiras mais caras, outro fator de peso é o aumento do PLD (Preço de Liquidação de Diferenças) – valor calculado para a energia a ser produzida em determinado período.

    O sistema de bandeira tarifária foi implementado em 2015 e sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica por meio das cores das bandeiras tarifárias (verde, amarela ou vermelha).

    Na segunda metade do ano já é vislumbrado grandes chances de uma prevalência da bandeira vermelha, com cobrança adicional entre R$ 4,46 e R$ 7,87 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos, como mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

    Veja calendário mês a mês

    Fevereiro: 30/01/2026

    Março: 27/02/2026

    Abril: 27/03/2026

    Maio: 24/04/2026

    Junho: 29/05/2026

    Julho: 26/06/2026

    Agosto: 31/07/2026

    Setembro: 28/08/2026

    Outubro: 25/09/2026

    Novembro: 30/10/2026

    Dezembro: 27/11/2026

    Janeiro/2027: 23/12/2026



    Fonte e Foto:  CNN Brasil

  • Manaus passa a ofertar implante contraceptivo subdérmico na rede municipal

    Método contraceptivo de longa duração é direcionado a adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

    Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou a oferta do contraceptivo subdérmico liberador de etonogestrel na rede municipal de saúde. Neste primeiro momento, o atendimento é direcionado prioritariamente a adolescentes a partir de 14 anos e a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

    Para a implantação do serviço, o Ministério da Saúde enviou 7.760 unidades do implante, que serão utilizadas em unidades da rede municipal. A Semsa preparou nove Unidades de Saúde da Família para a inserção do método, após a capacitação específica de médicos responsáveis pelo procedimento.

    De acordo com a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, a enfermeira Lúcia Freitas, a primeira remessa atende públicos considerados mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas, migrantes, mulheres vivendo com HIV em uso do Dolutegravir e homens trans. Segundo ela, o implante subdérmico integra as estratégias do Sistema Único de Saúde voltadas ao planejamento familiar e à prevenção da gravidez não intencional, apresentando taxa de efetividade superior a 99%.

    O método é classificado como contraceptivo reversível de longa duração, com eficácia de até três anos, podendo ser retirado a qualquer momento caso a mulher deseje engravidar. A expectativa da Semsa é que a ampliação do acesso contribua para a redução da mortalidade materna, fetal e infantil, especialmente em contextos de gravidez não planejada.

    O implante está disponível em nove unidades localizadas nas zonas urbana e rural de Manaus. Para ter acesso ao método, é necessário passar por consulta médica, sendo obrigatório o acompanhamento de um responsável legal no caso de adolescentes. Por se tratar de um método hormonal, a indicação depende de avaliação clínica, considerando contraindicações absolutas e relativas.

    A Semsa informou que planeja ampliar o número de equipes habilitadas para ofertar o serviço, com nova capacitação prevista para março, conforme o envio de novas remessas pelo Ministério da Saúde. Além do implante subdérmico, a rede municipal segue ofertando outros métodos contraceptivos, incluindo DIU, anticoncepcionais orais, injetáveis e preservativos.

    Fonte: AM POST

  • 8 de janeiro: 3 anos depois, mais de 800 já foram condenados pelo STF

    As ações ocorreram como forma de protesto contra a posse do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

    Política – Há três anos, em 8 de janeiro de 2023, apoiadores do então ex-presidente Jair Bolsonaro realizaram atos de invasão e vandalismo contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. As ações ocorreram como forma de protesto contra a posse do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

    Desde então, o Supremo Tribunal Federal (STF) é responsável pela responsabilização dos envolvidos. De acordo com os dados mais recentes:

    810 pessoas foram condenadas;

    14 foram absolvidas;

    564 firmaram acordos de não persecução penal;

    346 processos seguem em análise.

    Atos tiveram início ainda nas eleições

    Durante a campanha eleitoral de 2022, grupos de apoiadores de Bolsonaro passaram a montar acampamentos em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. Eles pediam uma intervenção das Forças Armadas para manter o então presidente no poder.

    O estopim em 8 de janeiro

    Após a derrota nas urnas, parte desses manifestantes passou a contestar o resultado das eleições. Em 8 de janeiro de 2023, os grupos avançaram sobre a Praça dos Três Poderes, em um episódio que marcou a história recente da democracia brasileira. Imagens de pessoas vestidas de verde e amarelo depredando prédios do Executivo, Legislativo e Judiciário repercutiram internacionalmente.

    No início da tarde daquele domingo, os manifestantes caminharam até a praça e encontraram uma resistência policial considerada insuficiente para impedir as invasões.

    No prédio do STF, vários andares foram destruídos. O plenário da Corte, localizado no térreo, foi completamente devastado, com vidros quebrados, estátuas derrubadas, poltronas arrancadas e móveis destruídos.

    Já no Congresso Nacional, além de danos estruturais, obras de arte foram vandalizadas ou furtadas. A escultura Bailarina, de Victor Brecheret, foi levada da Câmara dos Deputados, e um painel de Di Cavalcanti foi esfaqueado. O painel de votação foi destruído, o Salão Verde ficou alagado após um princípio de incêndio e presentes de autoridades estrangeiras foram roubados.

    Prejuízos ao governo

    No Palácio do Planalto, o governo divulgou nota informando que “vândalos destruíram acervo que representa a história da República e das artes brasileiras”. Entre as obras danificadas estava As Mulatas, de Di Cavalcanti, considerada a principal peça do Salão Nobre, avaliada em cerca de R$ 8 milhões.

    Durante os atos, invasores também derrubaram uma viatura da Polícia Legislativa Federal no espelho d’água do Congresso Nacional. Imagens mostraram o veículo tombado enquanto participantes registravam fotos no local.

    Falhas na segurança

    O então secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, foi preso no dia seguinte aos ataques, acusado de omissão diante das invasões.

    Em nota, o ministro afirmou que “a escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios públicos, circunstância que só poderia ocorrer com a anuência ou participação das autoridades responsáveis pela segurança pública e inteligência”, destacando que a organização das manifestações era amplamente conhecida.

    Em setembro de 2025, Anderson Torres foi condenado definitivamente a 24 anos de prisão em regime fechado.

    O papel de Jair Bolsonaro

    Durante os acontecimentos de 8 de janeiro, Jair Bolsonaro afirmou que “manifestações pacíficas fazem parte da democracia”, mas também declarou que “depredações e invasões de prédios públicos, como as ocorridas naquele dia, fogem à regra”, comparando os atos a protestos da esquerda em 2013 e 2017.

    Embora não tenha participado diretamente das invasões, o STF entendeu que Bolsonaro teve responsabilidade indireta e ativa na tentativa de golpe. Entre os fatores citados estão a incitação prévia contra o sistema eleitoral, a chamada “minuta golpista” encontrada com o ex-ministro Anderson Torres e a influência de seus discursos sobre os apoiadores.

    Em setembro de 2025, Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão.


    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Cirurgia com robôs protege vida sexual: o que mudou em cinco anos

    Avanços tecnológicos tornaram os procedimentos urológicos mais precisos, reduzindo sequelas e ampliando a qualidade de vida dos pacientes após a cirurgia.

    Saúde – Por muito tempo, falar em cirurgia urológica significou aceitar possíveis impactos na função urinária e sexual como algo inevitável do tratamento. Esse cenário, porém, vem mudando de forma significativa nos últimos cinco anos com a evolução da cirurgia robótica. Mais do que retirar tumores ou corrigir doenças, o foco atual passou a ser preservar funções essenciais para a qualidade de vida do paciente.

    A tecnologia robótica trouxe uma combinação inédita de visão ampliada em alta definição, movimentos mais precisos e melhor controle de estruturas anatômicas delicadas, especialmente nervos e vasos responsáveis pela ereção e pela continência urinária. Esse avanço vem transformando a experiência cirúrgica e o pós-operatório em diversas áreas da urologia.

    Mais precisão, menos lesão

    A principal mudança está na capacidade de dissecar com extrema precisão. Na cirurgia robótica, o cirurgião opera com movimentos filtrados, sem tremores, e com visão tridimensional ampliada, o que permite identificar e preservar feixes nervosos antes mais difíceis de diferenciar. Isso reduz o trauma cirúrgico e diminui o risco de lesões que podem comprometer a ereção ou o controle urinário.

    Além disso, a robótica permite suturas mais delicadas e reconstruções anatômicas mais fiéis, favorecendo recuperação funcional mais rápida em comparação às técnicas abertas ou mesmo à laparoscopia convencional.

    Pesquisadores da área buscam alternativas para preservar melhor as estruturas anatômicas que circundam a próstata, como vasos e nervos, promovendo uma recuperação funcional maior e também mais rápida. Com a cirurgia Retzius Sparing, que utilizamos desde 2016 e na qual temos a maior experiência na América Latina, mais de 90% dos pacientes operados controlam a perda de urina após 30 dias da cirurgia, em comparação a outras técnicas, em que o resultado é de 30% a 80%.

    Impacto real na continência e na função sexual

    Estudos recentes mostram que pacientes submetidos à cirurgia robótica apresentam taxas mais altas de recuperação precoce da continência urinária e melhores resultados na função erétil, especialmente quando a indicação é bem selecionada. Isso não significa ausência total de riscos, mas sim uma redução significativa das sequelas que historicamente preocupavam os pacientes.

    Outro ponto relevante é o acompanhamento pós-operatório mais direcionado. Com menor agressão cirúrgica, o retorno às atividades diárias tende a ser mais rápido, o que impacta diretamente o bem-estar físico e emocional.

    Tecnologia a favor da qualidade de vida

    É importante destacar que a cirurgia robótica não substitui a experiência do cirurgião, mas amplia suas capacidades. O benefício real vem da combinação entre tecnologia, treinamento especializado e indicação correta. Nem todos os casos exigem cirurgia robótica, mas, para muitos pacientes, ela representa uma evolução concreta na preservação da função e na recuperação global.

    Hoje, falar de cirurgia urológica robótica é falar de tratamento oncológico ou funcional com um olhar mais humano, que considera não apenas a cura da doença, mas também como o paciente vai viver depois dela. Essa mudança de paradigma é, sem dúvida, um dos avanços mais relevantes da urologia moderna.


    Fonte e Foto:  CNN Brasil

  • Moraes autoriza transferência de Bolsonaro ao hospital para exames

    Decisão atende a pedido da defesa após ex-presidente ser diagnosticado com traumatismo craniano e ferimentos no rosto; procedimentos serão realizados nesta quarta-feira (7) sob escolta da Polícia Federal.

    Política – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (7) o deslocamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da custódia da Polícia Federal para o Hospital DF Star, em Brasília. A decisão visa a realização de exames de urgência após o ex-mandatário sofrer uma queda dentro de sua cela durante a madrugada.

    A medida atende a um requerimento da defesa, que apresentou um relatório médico particular indicando um quadro compatível com “traumatismo craniano, síncope noturna associada à queda e crise convulsiva a esclarecer”.

    Acidente

    Segundo o relatório médico da Polícia Federal anexado aos autos, Bolsonaro relatou ter caído da cama enquanto dormia. O exame inicial realizado pela equipe da custódia às 9h apontou um “leve traumatismo craniano”, além de contusões nos braços e pés, um corte superficial no rosto (região malar direita) e no dedo do pé esquerdo.

    O ex-presidente também relatou episódios de tontura no dia anterior e “soluços intensos” durante a noite. Apesar dos ferimentos, a equipe da PF descreveu o quadro neurológico como preservado, com o paciente consciente e orientado, apresentando apenas leve desequilíbrio. O documento cita ainda que Bolsonaro faz uso de diversos medicamentos, incluindo anticoagulantes e fármacos de ação no sistema nervoso central, além de estar em pós-operatório recente de cirurgia de hérnia.

    Exames

    A defesa de Bolsonaro, amparada por laudo do médico Dr. Brasil Ramos Caiado, solicitou a transferência imediata argumentando a necessidade de afastar riscos de agravamento neurológico. Moraes deferiu o pedido para a realização de três exames específicos:

    – Tomografia computadorizada de crânio;

    – Ressonância magnética de crânio;

    – Eletroencefalograma;

    O ministro determinou que o transporte seja realizado pela Polícia Federal de “maneira discreta”, com desembarque previsto para ocorrer diretamente nas garagens do hospital. A segurança e vigilância do custodiado deverão ser mantidas integralmente durante os procedimentos, com retorno imediato à Superintendência da Polícia Federal logo após a conclusão dos exames.

    Prisão

    Jair Bolsonaro cumpre pena na Execução Penal nº 169 do Distrito Federal. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão (sendo 24 anos e 9 meses de reclusão e o restante de detenção) em regime inicial fechado, além do pagamento de multa.



    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Forte odor e presença de moscas levam à descoberta de corpo na Redenção

    Vizinho da vítima acionou a polícia após sentir forte odor vindo do interior do imóvel, somado à presença de moscas nas janelas e portas da casa.

    Polícia – O corpo de um homem, de 56 anos, que não teve a identidade revelada, foi encontrado na terça-feira (6) dentro da própria casa, na rua Projetada Dois, bairro Redenção, zona centro-oeste da capital. Vizinho da vítima acionou a polícia após sentir forte odor vindo do interior do imóvel, somado à presença de grande quantidade de moscas nas janelas e portas da casa.

    De acordo com o protocolo de ocorrência, o alerta foi dado por um vizinho da vítima. O solicitante informou às autoridades que suspeitava do óbito após notar um forte odor vindo do interior do imóvel, somado à presença atípica de uma grande quantidade de moscas nas janelas e portas da casa.

    Equipes da Polícia Militar (PM) foram as primeiras a chegar ao local para isolar a área. Logo em seguida, a Polícia Civil (PC) foi acionada para dar início aos procedimentos de perícia e investigação.

    O caso foi oficialmente registrado e está sob a responsabilidade do 17º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

    Até o fechamento desta matéria, a causa da morte não havia sido confirmada. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para a remoção do corpo e a realização de exames necroscópicos que devem determinar se a morte ocorreu por causas naturais ou se há indícios de violência.

    Fonte: D24am.

  • Trump exige que Venezuela encerre relações com China e Rússia, revela emissora americana

    Medida é imposta como condição para a retomada das exportações de petróleo e visa garantir exclusividade aos EUA no setor.

    Mundo – O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou à presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, que o país deverá encerrar suas relações com China, Rússia, Irã e Cuba como parte de uma série de exigências antes de extrair e comercializar seu petróleo, segundo funcionários citados pela emissora ABC.

    De acordo com as fontes citadas pela emissora americana, a Venezuela deve expulsar a influência de China, Rússia, Irã e Cuba como parte das exigências dos EUA, que buscam ser o único parceiro comercial no setor petrolífero e favorecer os interesses americanos na venda de petróleo bruto pesado.

    Segundo um dos funcionários, o secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou em uma sessão informativa privada com legisladores que os EUA acreditam ser capazes de pressionar Caracas porque seus petroleiros estão cheios.

    Rubio alertou que a Venezuela teria apenas algumas semanas antes de cair em insolvência financeira se não conseguir vender suas reservas.

    Em entrevista à ABC News, o senador Roger Wicker confirmou que o plano se baseia no controle do petróleo venezuelano e assegurou que a estratégia não prevê o destacamento de tropas americanas.

    Até o momento, a Venezuela, dirigida de forma provisória por Rodríguez, não emitiu nenhuma comunicação oficial sobre a exigência antecipada por Trump.

    Na terça-feira (6), durante uma sessão extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA), países como Brasil, Colômbia, Chile e México condenaram a atuação americana em Caracas e advertiram que uma ingerência deste tipo coloca em risco a soberania da região.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • HPS João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de idoso internado na unidade

    Homem deu entrada na unidade, transferido do HPS Platão Araújo com crises convulsivas após um AVC.

    Manaus – O serviço social do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Pereira Machado, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), pede ajuda para localizar os familiares de um paciente que está internado sem referência familiar.

    O paciente, um idoso sem identificação, que não verbaliza, deu entrada na unidade hospitalar no dia 17 de dezembro, transferido do HPS Platão Araújo, após apresentar crises convulsivas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

    A unidade pede a quem tiver alguma informação que ajude na localização das famílias dos pacientes, que entre em contato pelos números (92) 3249-9062 e 99378-8158 ou procure o Serviço Social do hospital, localizado na avenida Cosme Ferreira, 3.937, no bairro Coroado, zona leste de Manaus.

    Fotos: Divulgação / SES-AM
    Com informações da acessória

  • Nikolas rebate jornalista após ‘deboche’ a Bolsonaro: ‘alma apodrecida’

    Política – O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou duramente a jornalista Daniela Lima após comentários feitos por ela sobre o acidente sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, ocorrido na terça-feira (6), dentro da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. A fala da jornalista, feita durante um programa ao vivo, foi interpretada como irônica e gerou forte reação nas redes sociais.

    Durante a atração, Daniela Lima se referiu ao episódio usando tom de deboche ao questionar “quem caiu da cama?”, em alusão à queda de Bolsonaro, que bateu a cabeça e teve um traumatismo craniano leve. O comentário repercutiu negativamente entre apoiadores do ex-presidente e parlamentares aliados.

    Em publicação feita nesta quarta-feira (7), Nikolas Ferreira condenou a postura da jornalista e usou palavras duras ao se manifestar sobre o caso. “Debochar assim do Bolsonaro geralmente não acaba bem… que alma apodrecida dessa moça”, escreveu o deputado em suas redes sociais.

    A declaração foi uma resposta direta às falas de Daniela Lima durante o programa, que também contou com a participação de outros jornalistas. O episódio reacendeu o debate sobre limites entre opinião, ironia e ética na cobertura jornalística, especialmente quando envolve situações de saúde.

    A queda de Jair Bolsonaro ocorreu durante a madrugada, enquanto ele estava custodiado na sede da Polícia Federal. Segundo informações oficiais, o ex-presidente recebeu atendimento inicial no local e, naquele momento, não houve indicação de necessidade imediata de internação hospitalar.

    O caso segue repercutindo nas redes sociais, dividindo opiniões entre críticas à postura da jornalista e defesas da liberdade de expressão no jornalismo, enquanto aliados de Bolsonaro classificam o episódio como desrespeitoso.

  • Saiba quem é o homem suspeito de agredir brutalmente idoso e mulher grávida durante Ano Novo em Manaus

    Caso registrado no bairro XYZ mobiliza investigações por violência contra vulneráveis.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas está à procura de um homem suspeito de cometer agressões violentas contra um idoso de 83 anos, uma adolescente grávida de 17 anos e um terceiro homem durante as comemorações de Ano-Novo, em Manaus. O caso ocorreu no dia 1º de janeiro, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste da capital.

    De acordo com as investigações, o suspeito, identificado como Willason da Silva Máximo, de 31 anos, teria invadido a residência do idoso e iniciado as agressões de forma violenta. A vítima foi atingida com socos e chutes, sofreu lesões graves e precisou ficar internada por vários dias em uma unidade de saúde devido à gravidade dos ferimentos.

    Durante o ataque, uma adolescente de 17 anos, que está grávida e trabalhava como cuidadora do idoso, tentou intervir para defender a vítima, mas também acabou sendo agredida. Ela relatou ter sido atingida com socos na região da boca e da cabeça. Um homem de 57 anos, que tentou conter o agressor e ajudar as vítimas, também foi ferido durante a confusão.

    As apurações apontam que o suspeito teria agido motivado por ciúmes e já possui histórico de comportamentos violentos. Após as agressões, ele fugiu do local e, desde então, não foi localizado.

    A Polícia Civil segue com as investigações e intensificou as buscas para capturar o suspeito. As autoridades pedem a colaboração da população para repassar qualquer informação que possa ajudar a localizar o agressor, reforçando que denúncias podem ser feitas de forma anônima.

    Fonte: AM POST