Autor: Editor

  • Batida violenta entre ônibus e micro-ônibus deixa 11 feridos no Distrito Industrial de Manaus

    Veículo de transporte coletivo atingiu a traseira de micro-ônibus que fazia rota de trabalhadores; motorista relata ausência de freada.

    Manaus – Uma colisão envolvendo um ônibus e um micro-ônibus deixou 11 pessoas feridas na manhã desta quinta-feira (8), no Distrito Industrial, Zona Leste de Manaus. O acidente ocorreu quando o ônibus atingiu a traseira do micro-ônibus, que realizava o transporte de trabalhadores pela região.

    De acordo com relatos, o micro-ônibus seguia normalmente pela via quando foi surpreendido pelo impacto. O condutor afirmou que não percebeu qualquer tentativa de freada ou manobra por parte do ônibus antes da colisão.

    “Não demorou nem um segundo para sentir a pancada atrás do carro”, relatou o motorista, ainda visivelmente abalado após o acidente.

    Com a força da batida, passageiros ficaram feridos e precisaram de atendimento imediato. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram os primeiros socorros no local e encaminharam as vítimas para os hospitais Platão Araújo, João Lúcio e 28 de Agosto. Não há, até o momento, informações sobre o estado de saúde atualizado dos feridos.



    O motorista do ônibus ficou preso às ferragens e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros, que atuou com equipamentos especiais para a retirada segura da vítima.

    Durante o atendimento e a remoção dos veículos, o trânsito na área ficou parcialmente interditado, causando lentidão no fluxo. Equipes da empresa responsável pelo ônibus também estiveram no local para auxiliar nos trabalhos de retirada do veículo e liberação da via.

    As circunstâncias exatas do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades de trânsito, que irão analisar as responsabilidades e eventuais falhas mecânicas ou humanas que possam ter contribuído para a colisão.

  • Careca do INSS teria mandado encomenda para apartamento alugado por Lulinha, aponta PF

    Mensagens apreendidas ligam lobista preso por fraudes no INSS a endereço associado ao filho do presidente Lula, em São Paulo.

    Brasil – Mensagens obtidas pela Polícia Federal no curso das investigações sobre fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indicam que o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, solicitou a entrega de uma encomenda em um apartamento alugado pelo empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    De acordo com os dados apreendidos, em 6 de outubro de 2024, Antunes encaminhou a um funcionário o endereço de um imóvel localizado no bairro de Moema, zona sul de São Paulo, pedindo a entrega de um “medicamento”. Na mensagem, o lobista orienta que a encomenda fosse destinada a Renata Moreira, esposa de Lulinha. O conteúdo das conversas integra relatórios da Polícia Federal.

    O imóvel mencionado pertence formalmente ao empresário Jonas Leite Suassuna Filho, ex-sócio de Lulinha, conforme registros cartoriais. O apartamento fica na rua Juriti, em uma área de alto padrão da capital paulista, e está alugado pelo filho do presidente.

    Procurada, a defesa de Lulinha afirmou que ele não tem conhecimento da encomenda nem qualquer relação com o episódio. O advogado Marco Aurélio de Carvalho negou a existência de proximidade entre Lulinha e o Careca do INSS e classificou as citações como uma tentativa de envolvê-lo indevidamente nas investigações sobre a fraude previdenciária.

    As apurações da Polícia Federal investigam um esquema milionário de descontos irregulares em aposentadorias e pensões, que teria sido comandado por Antonio Carlos Camilo Antunes, preso desde setembro. Segundo os investigadores, o nome de Lulinha aparece em três núcleos distintos de dados, obtidos a partir da quebra de sigilo de investigados ligados ao lobista. As informações foram encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

    A PF também analisa indícios de proximidade entre Antunes e pessoas do círculo social de Lulinha. Relatórios apontam que ambos teriam viajado juntos para Portugal em novembro de 2024. Além disso, o lobista teria transferido cerca de R$ 1,5 milhão para a empresária Roberta Luchsinger, amiga de Lulinha e de sua esposa. Em uma das operações financeiras, Antunes teria mencionado que o valor seria para o “filho do rapaz”, referência ainda sob análise dos investigadores.

    Roberta Luchsinger foi alvo de mandado de busca e apreensão e é citada como participante de ações de lobby no Ministério da Saúde em conjunto com o Careca do INSS, segundo a Polícia Federal.

    Em dezembro do ano passado, após uma nova fase da Operação Sem Desconto, o presidente Lula afirmou que todos os envolvidos nas fraudes do INSS devem ser investigados, sem exceções. “Quem tiver culpa precisa responder”, declarou à época.

    O apartamento de Moema já havia sido citado em investigações anteriores, durante a Operação Lava Jato. O imóvel, adquirido em 2009 por Jonas Suassuna, possui 524 metros quadrados, ocupa um andar inteiro do prédio e conta com três suítes, terraço gourmet, piscina e quatro vagas de garagem. Segundo a defesa, o contrato de locação permanece ativo.

  • Veja vídeo: jovem filma o próprio assalto em Manaus e imagens levam polícia a recuperar celular

    Crime foi registrado pela vítima durante trajeto de moto; gravação ajudou na identificação e prisão de suspeito por receptação.

    Polícia – Um roubo inusitado registrado em vídeo ajudou a Polícia Civil do Amazonas a elucidar o crime e recuperar um celular furtado em Manaus. Uma jovem de 23 anos teve o aparelho arrancado das mãos enquanto gravava o próprio trajeto pela avenida Coronel Teixeira, na zona oeste da capital. O crime ocorreu no dia 30 de dezembro e teve desdobramentos nesta quarta-feira (7), com a localização do objeto e a prisão de um suspeito.

    No momento da ação, a vítima utilizava o celular para filmar o percurso quando foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta. As imagens mostram a dupla se aproximando rapidamente e, em seguida, um dos criminosos puxando o aparelho das mãos da jovem antes de fugir em alta velocidade. O assalto aconteceu a poucos metros do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), fato que chamou a atenção dos investigadores.

    Mesmo com o crime ocorrido no fim do ano passado, a Polícia Civil deu continuidade às diligências. A partir da análise do vídeo e de outras informações colhidas durante a investigação, equipes do 9º Distrito Integrado de Polícia chegaram até Lucas Domiciano de Sousa, de 25 anos, conhecido como “Game Over”.



    O suspeito foi localizado em posse do celular roubado. Segundo a polícia, ele não participou diretamente do assalto flagrado nas imagens, mas foi autuado por receptação qualificada, por estar com o bem furtado. Lucas permanece à disposição da Justiça.

    O caso reforça a importância do uso de imagens e registros eletrônicos como ferramentas de investigação, além de servir de alerta para os riscos enfrentados por motociclistas e pedestres ao utilizarem celulares em vias de grande movimento.

  • Anvisa manda recolher molho de tomate após suspeita de fragmentos de vidro no produto

    Lote importado teve venda e consumo proibidos; agência também suspendeu suplementos por irregularidades sanitárias.

    Saúde – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na quarta-feira (7), o recolhimento imediato de um lote de molho de tomate importado suspeito de conter pedaços de vidro. A medida atinge o lote LM283 do produto Passata de Pomodoro Di Puglia, da marca Mastromauro Granoro, que teve a comercialização, distribuição, importação, divulgação e consumo totalmente suspensos em território nacional.

    A decisão foi tomada após um alerta emitido pela RASFF (Rapid Alert System for Food and Feed), sistema europeu de notificação rápida para alimentos e rações, que identificou a possível contaminação física no produto. Diante do risco à saúde dos consumidores, a Anvisa adotou a medida preventiva para retirar o item do mercado brasileiro.

    Além do molho de tomate, a agência sanitária também determinou o recolhimento de suplementos alimentares que apresentaram irregularidades durante fiscalização.

    Um dos casos envolve o Neovite Visão, suplemento voltado à saúde ocular, fabricado pela empresa BL Indústria Ótica Ltda. (Bausch Lomb). Estão proibidos os lotes 25G073, S25C004, S25C003, S25C002 e S25G072. Segundo a Anvisa, o recolhimento foi comunicado de forma voluntária pela própria empresa após a identificação de falhas na formulação.

    De acordo com a agência, os produtos continham Capsicum annuum L. (fruto da páprica), ingrediente não autorizado como fonte de zeaxantina em suplementos alimentares, além de apresentarem quantidade de Caramelo IV (processo sulfito-amônia) acima do limite permitido pela legislação.

    Outro alvo da fiscalização foram os produtos Vitamina C Sucupira com Unha de Gato Ervas Brasil e Suplemento Alimentar Colesterol Ervas Brasil, fabricados pela empresa Ervas Brasil Indústria Ltda.. Ambos tiveram fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e consumo proibidos.

    Segundo a Anvisa, a empresa não possui licença sanitária nem alvará de funcionamento e utilizou ingredientes não autorizados. Além disso, os produtos eram divulgados com alegações terapêuticas sem comprovação científica, associando seu uso a benefícios de saúde de forma irregular.

    A Anvisa orienta que consumidores que tenham adquirido qualquer um dos produtos suspensos interrompam o uso imediatamente e procurem os canais oficiais das empresas ou da vigilância sanitária local para mais informações.

  • Após 2 anos nos EUA, Bia Zaneratto retorna ao Palmeiras e vestirá a 10

    Em 2022 ela foi campeã e artilheira do Brasileiro e da Copa do Brasil.

    Esporte – Com direito a trono e coroa de imperatriz, a atacante Bia Zaneratto está de volta ao Palmeiras. O reforço das Palestrinas para a temporada 2026 foi anunciado pelo clube na quarta-feira (7). Artilheira e campeã do Brasileirão e da  Copa do Brasil em 2022, a jogadora volta ao time vestindo a camisa 10. Esta será a quarta passagem de Zaneratto pelo Alviverde, após duas temporadas no Kansas City Current (Estados Unidos).

    “É bom demais poder voltar para casa. Todo o carinho que eu recebi quando estava aqui e até mesmo quando saí faz com que o coração bata mais forte na hora de tomar a decisão de voltar. Ter deixado as portas abertas também fez com que o meu coração ficasse sempre preenchido com esse carinho da torcida”, afirmou a jogadora, no site do Verdão.

    A atleta de 32 anos é a segunda maior artilheira da história das Palestrinas, com 55 gols marcados em 83 jogos com a camisa alviverde. Zaneratto fica atrás apenas de Amanda Gutierres, de 24 anos, com 74 tentos em 103 partidas.

    Defendendo o Kansas City Current ao lado das compatriotas Debinha e Lorena, Zaneratto foi campeã ano passado da Liga norte-americana de futebol feminino – a National Women’s Soccer League (NWSL) –, uma das mais fortes do mundo. Mesmo assim, Zaneratto optou por retornar aos gramados brasileiros.

    “Então, acho que é aproveitar esse momento que o futebol feminino do Palmeiras vive. Saí daqui com o sonho de que o Palmeiras conquistasse grandes coisas no sentido extra-campo também. A gente vê os resultados acontecendo. Espero vir para somar ainda mais e conquistar mais títulos com essa camisa”, completou a atacante, que já defendeu a seleção brasileira em quatro Copas do Mundos ( (2011, 2015, 2019 e 2023) e em duas Olimpíadas (2016 e 2020).

    Paulista de Araraquara, Zaneratto foi revelada pela Ferroviária e depois jogou no Santos, Bangu e Vitória das Tabocas. Antes do Kansas Current, atuou pelo Hyundai Steel Red Angels, (Coreia do Sul) e pelo Wuhan Xinjiyuan (China).

    Além da atacante, o Palmeiras já havia investido na contratação de outros cinco reforços: Duda Santos, Ana Guimarães, Layssa Santos, Duda Basílio e Glaucia. As Palestrinas são as atuais campeãs da Copa do Brasil e foram semifinalistas do Brasileirão no ano passado.


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Grupo invade distribuidora, rende proprietário e rouba R$ 12 mil em Manaus

    Além do valor em espécie, assaltantes também levaram celulares, tablet e chaves de motocicleta.

    Polícia – Uma distribuidora local foi alvo de um assalto violento na tarde desta quarta-feira (7), quando quatro criminosos renderam o proprietário, suas duas filhas e o gerente do estabelecimento, fugindo com o carro da família e uma quantia estimada entre R$ 6 mil e R$ 12 mil.

    Segundo o relato de Maria Júlia Araújo, filha do dono, os assaltantes demonstraram conhecimento prévio da rotina da empresa. Ao entrarem armados, os criminosos exigiram que todos deitassem no chão e passaram a agredir o empresário e o gerente com golpes no rosto e no pescoço.

    O proprietário chegou a ser chamado diretamente pelo nome, enquanto o gerente foi levado sob ameaça até o escritório, onde um dos bandidos indicou saber exatamente em qual gaveta o dinheiro estava guardado. Durante a abordagem, um dos assaltantes chegou a pedir desculpas a Maria Júlia enquanto recolhia seu celular, embora o clima fosse de intensa tensão.

    Além do montante em espécie, que estava embrulhado, o grupo levou três celulares, um tablet e as chaves de uma motocicleta. A fuga foi realizada no carro particular do empresário. Um comparsa ficou do lado de fora, dando cobertura para os que entraram no estabelecimento. Para a família, as circunstâncias do crime sugerem a participação de algum informante que tenha vínculo atual ou passado com a distribuidora.

    “Nenhum bandido vai chegar já perguntando se o papai é aquela tal pessoa e perguntando cadê o dinheiro que tá na gaveta”, afirmou Maria Júlia, reforçando a suspeita de que os criminosos tinham orientações internas.

    Apesar da violência sofrida, o dono da loja e o gerente não precisaram de hospitalização. O veículo ainda não foi recuperado e as autoridades devem investigar o caso.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Trump diz que supervisão dos EUA sobre Venezuela pode durar anos

    Líder americano afirmou que seu governo está “se dando bem” com presidente interina do país e planeja refinar e vender até 50 milhões de barris de petróleo venezuelano.

    Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que “só o tempo dirá” por quanto tempo os EUA manterão a supervisão da Venezuela, em entrevista publicada pelo jornal americano The New York Times nesta quinta-feira (8).

    Questionado pelo veículo se seriam três meses, seis meses, um ano ou mais, Trump respondeu: “Eu diria que muito mais tempo”.

    “Vamos reconstruí-la de uma forma muito lucrativa”, disse o presidente sobre a Venezuela, acrescentando: “Vamos usar petróleo e vamos importar petróleo. Vamos baixar os preços do petróleo e vamos dar dinheiro à Venezuela, que precisa desesperadamente disso.”

    Ele acrescentou que os EUA estão “se dando muito bem” com o governo da presidente interina Delcy Rodríguez neste momento, segundo o jornal.

    Na terça-feira (6), Trump revelou um plano para refinar e vender até 50 milhões de barris de petróleo que estavam retidos na Venezuela devido ao bloqueio dos EUA, em mais um sinal de que Washington está coordenando ações com o governo venezuelano desde a captura do presidente Nicolás Maduro em uma operação no último fim de semana.

    “Eles estão nos dando tudo o que consideramos necessário”, declarou o presidente, referindo-se ao governo venezuelano.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • MP-AM abre procedimento para viabilizar retorno de voos comerciais em Eirunepé

    A iniciativa foi motivada pela suspensão das operações da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, empresa que realizava voos regulares para o município.

    Amazonas – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e cobrar providências relacionadas à suspensão dos voos comerciais no município de Eirunepé, no interior do estado. A medida busca apurar as condições do aeroporto local e acelerar a retomada do transporte aéreo regular, considerado essencial para a região.

    O Procedimento Administrativo nº 186.2025.000135, conduzido pela Promotoria de Justiça de Eirunepé, tem como foco verificar se a infraestrutura aeroportuária atende às exigências técnicas e de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O trabalho também envolve o acompanhamento das ações necessárias para que os voos sejam restabelecidos o mais breve possível.

    A iniciativa foi motivada pela suspensão das operações da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, empresa que realizava voos regulares para o município. Segundo o MPAM, a interrupção do serviço gera impactos diretos à população local e a cidades vizinhas, especialmente devido às dificuldades de acesso por vias terrestres e fluviais.

    O promotor de Justiça Cláudio Moisés Rodrigues Pereira, responsável pelo procedimento, destacou que a atuação do Ministério Público tem como objetivo proteger direitos fundamentais da população. De acordo com ele, o transporte aéreo é decisivo para garantir mobilidade, acesso a serviços essenciais e dignidade aos moradores da região.

    Para esclarecer a situação, a Promotoria encaminhou ofícios à Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amazonas (Seinfra-AM) e à Anac, solicitando informações sobre os motivos técnicos da suspensão, as medidas já adotadas para adequação do aeroporto e o cronograma previsto para a liberação e retomada dos voos comerciais.

    O MPAM informou que seguirá acompanhando de forma permanente as ações dos órgãos responsáveis, com o objetivo de assegurar o retorno imediato das operações aéreas regulares em Eirunepé, reforçando a importância do serviço para o direito de locomoção da população.

    Fonte: AM POST.

  • Suspeito de jogar esposa do 10° andar admite ter ‘dado uns tapas’

    Brasil – Alex Leandro Bispo dos Santos, principal suspeito de ter arremessado a própria esposa, Maria Katiane Gomes da Silva, de 25 anos, do décimo andar do prédio onde o casal morava, na zona sul de São Paulo, admitiu em um novo interrogatório que agrediu a vítima com tapas. Segundo ele, a intenção seria fazê-la retornar ao apartamento.

    O depoimento foi prestado no dia 5 de janeiro. Na ocasião, Alex afirmou que mantinha com Katiane um relacionamento “saudável e tranquilo”, apesar de, segundo ele, a esposa apresentar um quadro depressivo. O suspeito relatou ainda que, na noite da tragédia, o casal esteve no camarote da balada Le Club, onde consumiram champanhe, tequila e cerveja.

    De acordo com o investigado, ao chegarem em casa por volta das 4h, Katiane teria “surtado” durante uma discussão iniciada após ele comentar que pretendia visitar o filho. Questionado sobre as agressões registradas pelas câmeras de segurança, Alex disse que a esposa desceu duas vezes até a garagem do prédio e que, em uma dessas ocasiões, ele teria “perdido a cabeça”.

    Sobre a porta do banheiro, encontrada destruída pela perícia, o suspeito alegou que a mulher teria ficado presa no local, motivo pelo qual precisou arrombá-la.

    Relembre o caso

    No dia 29 de dezembro de 2025, Maria Katiane Gomes da Silva caiu do décimo andar do prédio onde morava com o companheiro, na zona sul de São Paulo.

    Imagens das câmeras de segurança mostram o casal chegando ao condomínio. Pouco depois, Katiane desce do carro, corre pela garagem e tenta se esconder atrás de uma pilastra. Em seguida, Alex sai do veículo e passa a procurá-la.

    A jovem consegue entrar sozinha no elevador e subir até o apartamento. Logo depois, o suspeito entra em outro elevador. Segundo a Polícia Civil, testemunhas relataram barulhos intensos vindos do imóvel. Registros da perícia indicam danos no banheiro, com sinais claros de arrombamento da porta.

    Minutos depois, Katiane volta a aparecer nas imagens da garagem. O vídeo mostra Alex segurando a mulher pelo pescoço, ela caindo no chão e sendo agredida. Em seguida, ele a empurra para dentro do elevador, e os dois sobem novamente ao apartamento.

    Na sequência, Alex retorna sozinho pelo elevador. Ele aparece visivelmente transtornado, leva as mãos à cabeça e se agacha. Pouco depois, Katiane é encontrada caída na garagem do prédio. O suspeito se aproxima do corpo e aparenta tentar reanimá-la. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

    Mesmo apontado como principal suspeito, Alex participou do velório e do sepultamento da esposa, realizados no Ceará. Testemunhas relataram que ele chorou diante do caixão e acompanhou todos os ritos fúnebres.

    Investigação

    Alex Leandro foi preso no dia 9 de dezembro, acusado de violência doméstica. O caso está sob responsabilidade do 89º Distrito Policial (Jardim Taboão).

    Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que o suspeito permanece preso temporariamente, enquanto a Polícia Civil reúne provas, colhe depoimentos e trabalha na reconstituição dos fatos que antecederam a queda. Exames periciais também foram solicitados.


    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • ‘MC Sapão’ é preso com drogas e celulares na zona Oeste de Manaus

    Suspeito já possui diversas passagens pela polícia, incluindo o crime de homicídio.

    Polícia – Evandro Belém da Cunha,45, mais conhecido no mundo do crime como ‘Mc Sapão’ foi preso com drogas e aparelhos celulares na manhã de quarta-feira (7), na Rua Três, bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. Ele já possui passagem por diversos crimes, inclusive homicídio.

    De acordo com os policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), a prisão ocorreu por volta das 11h30, após a equipe de patrulhamento tático receber provas de que o suspeito estaria em posse de uma arma de fogo no local indicado.

    Ao chegarem ao endereço, os policiais avistaram o MC Sapão, que demonstrou nervosismo e tentou se refugiar dentro de sua residência. A equipe conseguiu realizar a abordagem e, durante a revista no imóvel, localizou 35 porções de maconha, 20 porções de cocaína e dois pinos da mesma droga, além de uma balança de precisão e um dichavador de metal.

    A busca revelou ainda um volume considerável de materiais sem procedência comprovada, incluindo nove aparelhos celulares e 13 cartões de crédito e débito, além de R$ 170 em espécie. Aimda conforme os policiais militares, o MC Sapão possui um extenso histórico criminal, com passagens por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, homicídio simples e violência doméstica, esta última registrada no ano passado.

    O desfecho da ocorrência foi acompanhado pela irmã do acusado que, na condição de advogada, esteve presente desde o local da detenção até a apresentação do caso no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). O homem agora permanece à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica