Autor: Editor

  • PF deflagra operação para investigar desvios de emendas parlamentares; Deputado Félix Mendonça é o principal alvo

    Ao todo, a Polícia Federal cumpre nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na Bahia e no Distrito Federal.

    Política – A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil (RFB), deflagrou, nesta terça-feira (13), a nona fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

    Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na Bahia e no Distrito Federal.

    O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) é o foco central da nona fase da Operação Overclean. A Polícia Federal realizou busca e apreensão no apartamento funcional ocupado pelo parlamentar, em Brasília.

    O STF determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicas.

    Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Padrasto é preso por abusar e ameaçar a enteada após mãe localizar imagens no celular da filha

    O crime foi descoberto após a mãe verificar o aparelho celular da vítima e encontrar os conteúdos.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), apresentou, na segunda-feira (12/01), em coletiva de imprensa, os detalhes sobre a prisão de um homem, de 44 anos, pelo crime de estupro de vulnerável da própria enteada de apenas 11 anos. O suspeito chegou a enviar fotos pornográficas para a enteada, que estava de férias com a mãe em Parintins.

    O delegado Paulo Magvinier, diretor do DPI, ressaltou a parceria entre as delegacias para a prevenção no combate aos abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

    “Nós começamos o ano com muitas prisões importantes relacionadas a abusadores de crianças, como é esse caso registrado pela DEP de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). É importante que a população faça denúncias para que possamos apresentar resultados positivos como este”, declarou Magvinier.

    De acordo com a delegada Marna de Miranda, da DEP de Parintins, o crime foi descoberto pela mãe da vítima, que estava de férias em Parintins com a filha. Ela denunciou o caso na unidade policial no dia 7 de janeiro e, a partir disso, iniciou-se as investigações.

    “Durante o período que estavam no município, a mãe teve a curiosidade de verificar o celular da filha e encontrou várias imagens de conteúdo pornográfico, além de fotos íntimas do próprio autor, o qual também ameaçava a enteada pedindo fotos e vídeos íntimos”, relatou.

    Conforme a delegada, quando estava em posse do celular da menina, a mãe recebeu novas mensagens do número que pertencia ao companheiro, com quem vivia há 6 anos.

    “Foram feitos todos os procedimentos necessários com a vítima, que foi submetida ao protocolo de vítimas de crimes sexuais, cujo laudo comprovou os abusos sexuais. Para a mãe, a vítima relatou que o homem costumava ir ao seu quarto à noite, momento em que os abusos sexuais eram praticados”, disse a delegada.

    A prisão do suspeito foi realizada na comunidade Monte Horebe, no ramal do Calado, zona rural de Manacapuru. Ele responderá por estupro de vulnerável e ficará à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Teto dos benefícios pagos pelo INSS passa a ser R$ 8.475,55

    Benefícios com valor acima do salário mínimo são reajustados em 3,9% e valem desde 1º de janeiro.

    Economia – Os segurados da Previdência Social que recebem benefícios acima do salário mínimo tiveram reajuste de 3,9% em 2026, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Os novos valores foram oficializados pela Portaria Interministerial MPS/MF nº 13, assinada na sexta-feira (9), e valem desde 1º de janeiro.

    Com a correção, o teto dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou de R$ 8.157,41 para R$ 8.475,55. Atualmente, mais de 12,2 milhões de benefícios têm valor superior ao piso nacional, que neste ano é de R$ 1.621,00. O pagamento com os valores reajustados começa a ser feito a partir de 3 de fevereiro, conforme o calendário do INSS.

    A mudança foi formalizada em portaria do governo federal publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União (DOU), que estabelece os novos valores dos benefícios da Previdência Social.

    As faixas de contribuição ao INSS para trabalhadores empregados, domésticos e avulsos também foram atualizadas. As alíquotas ficaram em 7,5% para salários de até R$ 1.621,00; 9% para rendimentos entre R$ 1.621,01 e R$ 2.902,84; 12% para a faixa de R$ 2.902,85 a R$ 4.354,27; e 14% para salários de R$ 4.354,28 até R$ 8.475,55. As contribuições referentes aos salários de janeiro serão recolhidas em fevereiro.

    O piso previdenciário, que corresponde ao valor mínimo dos benefícios do INSS, como aposentadorias, pensões e auxílios, permanece em R$ 1.621,00, o mesmo valor do salário mínimo nacional. Esse montante também se aplica ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), à renda mensal vitalícia e às pensões especiais para dependentes das vítimas de hemodiálise de Caruaru (PE).

    Já o benefício pago a seringueiros e seus dependentes passou para R$ 3.242,00. A cota do salário-família foi fixada em R$ 67,54 para segurados com remuneração mensal de até R$ 1.980,38.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Anvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV

    Sunlenca (lenacapavir) se torna nova ferramenta para PrEP.

    Saúde – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na segunda-feira (12) o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) para prevenção do HIV-1, como profilaxia pré-exposição (PrEP). O fármaco tem alta eficácia contra o vírus e, além da apresentação em compromido, para uso oral, está disponível como injeção subcutânea que só precisa ser administrada a cada seis meses, o que facilita a adesão.

    A indicação é destinada a adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg, que estejam sob risco de contrair o vírus. Antes de iniciar o tratamento, é obrigatório realizar teste com resultado negativo para HIV-1.

    Os estudos clínicos apresentados demonstraram 100% de eficácia do Sunlenca na redução da incidência de HIV-1 em mulheres cisgênero; além de 96% de eficácia em comparação com a incidência de HIV de base e 89% superior à PrEP oral diária.

    O regime de injeções semestrais mostrou boa adesão e persistência, superando desafios comuns em esquemas diários, informou a Anvisa, por meio de sua assessoria de imprensa.

    De acordo com a Anvisa, a Sunlenca é um antirretroviral inovador composto por lenacapavir, fármaco de primeira classe que atua inibindo múltiplos estágios da função do capsídeo do HIV-1.

    Essa ação impede a replicação do vírus, tornando-o incapaz de sustentar a transcrição reversa, processo em necessário para que use as células do hospedeiro para se multiplicar.

    A agência advertiu que, embora o registro tenha sido concedido, o medicamento depende ainda da definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

    Já sua disponibilização no Sistema Único de Saúde (SUS) será avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e pelo Ministério da Saúde.

    Prevenção

    A profilaxia pré-exposição (PrEP) é uma estratégia essencial para prevenir a infecção pelo HIV. Ela envolve o uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não têm o vírus, mas estão sob risco de contrair a doença, reduzindo significativamente as chances de transmissão.

    A PrEP faz parte da chamada “prevenção combinada”, que inclui outras medidas, como testagem regular para HIV, uso de preservativos, tratamento antirretroviral (TARV), profilaxia pós-exposição (PEP) e cuidados específicos para gestantes soropositivas, esclareceu a Agência.

    O lenacapavir passou a ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em julho de 2025 como opção adicional para PrEP, classificando-o como a melhor alternativa após uma vacina, recurso que ainda não está disponível no caso da prevenção do HIV.


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • VEJA: Neymar cai em pegadinha e manda abraço para ‘Lula’ durante evento

    Esporte – Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o jogador Neymar sendo alvo de uma pegadinha durante um evento público. Nas imagens, um jovem se aproxima do atleta e pede que ele envie um abraço para alguém chamado “Luiz”. Neymar questiona quem seria a pessoa e, após ouvir novamente o nome, sorri para a câmera e manda o cumprimento.

    Na sequência, o autor da brincadeira revela que o nome citado se referia a Luiz Inácio Lula da Silva, surpreendendo o jogador no momento da gravação. A cena rapidamente ganhou repercussão nas plataformas digitais.

    A divulgação do vídeo chamou atenção por envolver o nome do presidente da República e pelo histórico de posicionamentos políticos atribuídos a Neymar. O jogador já fez declarações públicas alinhadas à direita e, em 2022, manifestou apoio à reeleição do então presidente Jair Bolsonaro.

    O episódio dividiu opiniões entre internautas. Enquanto alguns trataram a situação como uma brincadeira sem maiores consequências, outros comentaram o desconforto do momento e a reação do atleta diante da revelação. A gravação segue sendo compartilhada e comentada nas redes sociais.

  • Balanço 2025: Amazonas bate novo recorde com apreensão de 46,6 toneladas de drogas

    O montante apreendido em 2025 supera em três toneladas a quantidade apreendida em 2024.

    Polícia – O Amazonas alcançou, entre janeiro e dezembro de 2025, novo recorde de apreensão de entorpecentes. Durante este período, as Forças de Segurança do Governo do Amazonas retiraram das mãos de criminosos um total de 46,6 toneladas de drogas. Esse resultado ultrapassa em três toneladas o montante apreendido em 2024, de 43,2 mil quilos de drogas.

    O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Vinícius Almeida, destacou que o novo recorde demonstra o resultado do trabalho dos policiais do estado no combate à criminalidade. Ele lembrou, ainda, que os investimentos em novas lanchas blindadas, novos armamentos, em mais bases fluviais e em novos policiais realizados pelo Governo do Amazonas foram fundamentais para esse resultado.

    “Não podemos deixar de lembrar que todos esses investimentos somados ao treinamento, inteligência e eficiência dos nossos policiais tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, foram primordiais para alcançarmos esse resultado. Temos aqui uma polícia muito bem equipada e preparada, e é por isso que estamos superando nossos próprios números e temos certeza que vamos trabalhar para melhorar ainda mais esses índices”, destacou o secretário.

    O novo recorde de apreensão de entorpecentes, alcançado ao longo do ano de 2025, registrou a apreensão de 46,6 toneladas de drogas, sendo 37.064 de maconha e 9.524 de cocaína. O quantitativo representa um total de mais de R$ 946 milhões em danos ao crime. O montante supera os 43,2 mil quilos apreendidos em 2024; e é 607% maior que a apreensão registrada em 2019, quando o Estado apreendeu 6,5 toneladas.

    O resultado alcançado pelas Forças de Segurança coloca o Amazonas como o maior em volume de droga apreendida entre todos os estados da região Norte. Uma das apreensões de maiores destaques foi a registrada pelas Polícia Militar, por meio da Companhia de Operações Especiais (COE) em junho. No período foram apreendidas 6,5 toneladas de droga, o maior montante apreendido de uma única vez no estado.  Além do entorpecente, foram apreendidos, ainda, armamentos de grosso calibre e uma embarcação com cinco motores de 300 HP.

    Investimentos que geram resultados

    A partir de 2019, as forças policiais do Amazonas passaram a operar com lanchas blindadas equipadas com equipamentos de ponta. A partir de 2020, os rios ganharam a primeira Base Fluvial Arpão. Atualmente, o estado opera com cinco unidades fluviais, que tem fortalecido o patrulhamento nos rios e abordagens a embarcações e fortalecido o combate ao narcotráfico.

    “Tivemos, ainda, o chamamento de novos policiais, a chegada de mais tecnologia, como a do Sistema Paredão, fortalecemos as nossas polícias e os nossos policiais. Sabemos que ainda precisamos avançar ainda mais porque queremos resultados ainda maiores para que a nossa população se sinta cada vez mais tranquila”, frisou Vinícius Almeida.

    Os investimentos foram, também, direcionados para a aquisição de armamentos mais pesados como fuzis, metralhadoras mais modernas e mais munições, além de mais de 800 novas viaturas, que estão operando desde junho deste ano em todos os municípios amazonenses.

    Fotos: Divulgação/SSP-AM

    Com informações da acessória

  • Milei descarta diálogo com Lula sobre Venezuela e declara apoio a Flávio Bolsonaro

    Líder argentino classificou propostas do atual governo brasileiro como “socialistas”, enquanto o senador do PL celebrou o apoio vindo de Buenos Aires.

    Mundo – O presidente da Argentina, Javier Milei, não poupou as críticas ao governo brasileiro em entrevista recente. Durante a conversa, o líder argentino afirmou categoricamente que não vê motivos para manter diálogo com o presidente Lula a respeito da situação política na Venezuela.

    Milei, que defende uma postura de confronto direto contra o regime venezuelano, manifestou sua preferência pela vitória do senador Flávio Bolsonaro na próxima disputa presidencial brasileira, evidenciando o distanciamento ideológico entre os atuais mandatários das duas maiores economias da América do Sul.

    As declarações ocorrem em um momento de transformações drásticas na região, especialmente após a captura de Nicolás Maduro em uma operação coordenada pelos Estados Unidos. Enquanto o governo brasileiro mantém uma linha diplomática contrária a intervenções militares estrangeiras, Milei endossa integralmente as ações de Washington. O presidente argentino classificou as propostas de Lula como heranças do socialismo e afirmou que projeta uma solução para a região com a família Bolsonaro no poder, embora tenha ressaltado que as divergências políticas não devem interromper as relações comerciais que beneficiam ambos os países.

    Apoio de Milei a Flávio Bolsonaro

    O senador Flávio Bolsonaro recebeu com entusiasmo o apoio vindo de Buenos Aires, utilizando suas redes sociais para destacar a sintonia entre as lideranças que defendem a liberdade econômica.

    O parlamentar projeta que, a partir de 2027, uma eventual convergência política entre Brasil e Argentina poderia resultar em uma parceria comercial mais assertiva, com foco na redução de barreiras e na reestruturação do Mercosul. Esse movimento ocorre em paralelo à aprovação histórica do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que promete extinguir tarifas sobre a maioria das mercadorias trocadas entre os blocos.

    No campo diplomático, a tensão entre Brasília e Buenos Aires ganhou novos contornos com a decisão do Itamaraty de deixar de representar os interesses argentinos na Venezuela. A custódia da embaixada da Argentina em Caracas, que era exercida pelo Brasil desde o rompimento das relações entre Milei e o regime chavista, será transferida para a Itália.

    A mudança sinalizou a um esfriamento nas relações de cooperação direta entre os ministérios das relações exteriores dos dois países, refletindo as abordagens opostas adotadas diante da crise institucional venezuelana.



    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Ônibus do transporte público é destruído por incêndio na Zona Oeste de Manaus

    O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado para controlar o incêndio e evitar que as chamas atingissem a rede elétrica ou casas próximas.

    Manaus – Um ônibus do transporte público pegou fogo e foi destruído destruído na manhã desta segunda-feira (12), no Parque Riachuelo, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.

    As chamas consumiram todo o veículo e formaram uma nuvem de fumaça preta no local. Ainda não há informações sobre a causa do incêndio nem registro de feridos.

    O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado para controlar o incêndio e evitar que as chamas atingissem a rede elétrica ou casas próximas.

    Em nota, a Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou que todos os protocolos de segurança foram seguidos para atender o ônibus da empresa Vegas e garantir a segurança dos passageiros e motoristas. A empresa acionou a perícia para apurar as causas do acidente e o veículo foi retirado de circulação e substituído. O sistema de transporte segue operando normalmente.



    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Inmet emite alerta amarelo para temporais e chuvas intensas em diversas regiões do país

    Avisos desta segunda-feira (12) atingem do Sul ao Nordeste; ciclone que provocou estragos no fim de semana perde força e se afasta da costa.

    Brasil – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para temporais em todo o Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás.

    Também está em vigor nesta segunda-feira (12) um alerta amarelo para acumulado de chuvas em áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    Há ainda um alerta amarelo para chuvas intensas válido no dia para Estados do Norte e do Nordeste do país. Um aviso também atinge especificamente o litoral da Bahia, incluindo Salvador.

    Ciclone ainda atua no Sul do país?

    A baixa pressão atmosférica que deu origem a um ciclone extratropical, com influência direta sobre o Sul do Brasil, se intensificou entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9), entre o Paraguai e o norte da Argentina.

    “Essa baixa pressão se expandiu e deu origem ao ciclone extratropical na madrugada do sábado (10), entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul”, disse a Climatempo.

    No período, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou para o risco de chuva muito volumosa e ventania em Estados gaúchos.

    No sábado, a passagem de um tornado causou estragos e assustou os moradores de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. Nesta segunda-feira, este ciclone já segue sobre o oceano, afastando-se rapidamente do Brasil, diminuindo sua influência sobre o Sul do país.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Condenado por latrocínio é capturado pela Rocam na zona Leste de Manaus

    Foragido desde 2025, homem foi condenado a 19 anos e dois meses de prisão em regime fechado.

    Polícia – Condenado a cumprir 19 anos e dois meses de prisão em regime fechado, o latrocida Wennecky Souza Marques foi capturado por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) por volta das 17h de domingo (11), na avenida Oitis, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste de Manaus.

    O homem estava sendo procurado para cumprir sentença condenatória por ter assassinado a facadas o açougueiro José Valter de Oliveira, de 38 anos, em março de 2020. O crime foi classificado como latrocínio, roubo seguido de morte.

    A prisão ocorreu após os policiais receberem uma denúncia anônima informando que, no endereço indicado, havia um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de latrocínio.

    A equipe se deslocou até o local, localizou o suspeito e, após consulta ao banco de dados de procurados pela Justiça, confirmou a existência do mandado de prisão em desfavor de Wennecky Souza Marques.

    O acusado recebeu voz de prisão e foi conduzido ao 14º Distrito Integrado de Polícia (14º DIP). Segundo a polícia, ele estava foragido desde maio de 2025.


    Fonte e Foto: A Acrítica