Autor: Editor

  • Mercado reduz para 4,05% expectativas da inflação para 2026

    Demais índices do Boletim Focus permanecem estáveis.

    Economia – O mercado financeiro reviu para baixo as expectativas de inflação para o ano de 2026. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Banco Central (BC), o ano fechará com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 4,05%. 

    Na semana passada, este índice, que serve de referência para a inflação oficial do país, estava em 4,06%. E há quatro semanas em 4,10%.

    Para os anos subsequentes (2027 e 2028) as projeções são as mesmas há dez semanas, em 3,80% e 3,50%, respectivamente.

    Meta de inflação

    Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação para 2025 é 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5%, e o superior, 4,5%.

    De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a inflação medida em dezembro teve alta de 0,33%, ante ao 0,18% registrado no mês anterior. Com isso, o IPCA de 2025 ficou em 4,26%, dentro da meta do governo.

    Segundo o IBGE, com exceção do grupo habitação, que registrou queda de 0,33%, os demais grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em dezembro.

    A maior variação (0,74%) e o maior impacto (0,15 p.p.) vieram dos transportes, seguido, em termos de impacto, por saúde e cuidados pessoais, com alta de 0,52% e 0,07 p.p.

    PIB

    Os demais índices do Boletim Focus divulgado hoje se mantiveram estáveis em relação às semanas anteriores.

    No caso do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil), o mercado projeta que a economia do país crescerá 1,80% em 2026 – percentual que vem sendo projetado há cinco semanas consecutivas, e o mesmo projetado para 2027.

    Para 2028, as expectativas são de que o PIB feche o ano com um crescimento de 2%.

    Câmbio

    Com relação ao câmbio, as projeções do mercado permanecem estáveis há 13 semanas consecutivos, com uma expectativa de que o dólar feche 2026 cotado a R$ 5,50 – o mesmo valor projetado para 2027.

    Para 2028, as expectativas são de que a moeda estadunidense termine o ano cotada a R$ 5,52.

    Selic

    A taxa básica de juros (Selic) deverá ser reduzida dos atuais 15% para 12,25% até o final de 2026, segundo o mercado financeiro; e para 10,50% em 2027. Para o ano subsequente (2028), as expectativas são de que ela caia ainda mais, para 9,88%.

    A Selic, atualmente, está em seu maior nível desde julho de 2006, quando registrou 15,25% ao ano. Após chegar a 10,5% ao ano em maio do ano passado, a taxa começou a ser elevada em setembro de 2024.

    A Selic chegou a 15% ao ano na reunião de junho, sendo mantida nesse nível desde então.

    Variações da Selic

    Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida; isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

    Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

    Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.



    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Policial da PRF morre e dois ficam feridos após acidente em perseguição na BR-174, no Amazonas

    Segundo informações preliminares repassadas pela PRF, a viatura se envolveu em uma ocorrência de perseguição quando perdeu o controle e saiu da pista.

    Amazonas – Um acidente com uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deixou um agente morto e outros dois feridos, no km 1008, da BR-174, entre Manaus e Presidente Figueiredo, no Amazonas. O acidente foi registrado na madrugada desta segunda-feira (12).

    De acordo com a PRF, a viatura participava de uma perseguição quando perdeu o controle e saiu da pista. O acidente aconteceu a cerca de 2 km antes do posto da corporação localizado em Presidente Figueiredo

    Um dos policiais não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois agentes foram socorridos e encaminhados ao hospital do município. O estado de saúde deles ainda não foi divulgado.

    A Polícia Civil e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionadas para a perícia e remoção do corpo. A ocorrência segue em andamento e novas informações devem ser divulgadas ao longo do dia.


    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Fachin entra em recesso e Moraes assume presidência do STF nesta segunda

    André Mendonça, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Flávio Dino farão plantão para decisões urgentes; pausa no Judiciário vai até o final de janeiro.

    Política – O ministro Alexandre de Moraes assume temporariamente a presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) na próxima segunda-feira (12).

    A troca ocorre porque o presidente, ministro Edson Fachin, entrará em recesso, e Moraes, como vice-presidente, passa a comandar o tribunal durante o período.

    O recesso do STF começou em dezembro e vai até o fim de janeiro. Nesse intervalo, a Corte funciona em regime de plantão para analisar casos urgentes, tanto novos quanto em processos que já estavam em andamento. 

    Além de Moraes, os ministros André Mendonça, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Flávio Dino também integram o plantão.

    Em novembro, Moraes já havia presidido o STF de forma interina, quando Fachin viajou a Belém para compromissos ligados à Cúpula do Clima, evento preparatório da COP30.

    Fachin e Moraes estão no comando da Corte desde o fim de setembro, em um mandato de dois anos. 

    Pela tradição do STF, que segue a ordem de antiguidade, Moraes deve assumir a presidência de forma definitiva em 2027.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Parasita pode causar cegueira após uso de lente de contato; veja prevenção

    Paciente descobriu que um organismo microscópico estava destruindo sua córnea após meses de diagnósticos incorretos e dores intensas.

    Saúde – Teresa Sanchez estava no México para um procedimento médico há quase quatro anos quando começou a sentir sensações de secura e incômodo em seu olho direito.

    Ela atribuiu o problema a uma possível ruptura em sua lente de contato, à secura geral que sentia desde que começou a usar lentes mensais em vez de diárias, ou ao seu corpo possivelmente combatendo alguma doença.

    Mas o que ela só descobriria três meses depois era que um pequeno invasor estava travando uma guerra contra sua córnea, destruindo permanentemente sua visão e causando uma dor intensa e ardente que se irradiava por toda sua cabeça.

    “Eu não podia manter as persianas do meu quarto abertas, porque isso desencadeava uma dor muito, muito forte no meu olho”, conta Sanchez, de 33 anos, moradora de Las Vegas, sobre um momento angustiante após cerca de três meses sendo diagnosticada incorretamente por optometristas. “Foi assim que percebi que era algo sério e comecei a fazer minha própria pesquisa.”

    Sanchez descobriu online que seus sintomas pareciam consistentes com os de uma doença rara, a ceratite por Acanthamoeba. Um especialista em olhos posteriormente confirmou a suspeita de Sanchez. Ceratite refere-se à inflamação da córnea, a camada externa protetora do olho em forma de cúpula que desempenha um papel fundamental na visão.

    A Acanthamoeba, um organismo unicelular que não precisa de um hospedeiro para sobreviver e é comumente encontrado em fontes de água e solo, é um dos muitos patógenos ou micróbios que podem causar ceratite, explicou por e-mail Jacob Lorenzo-Morales, professor de parasitologia da Universidade de La Laguna, na Espanha.

    Uma vez que o parasita oportunista está na superfície do olho, ele adere à córnea, segundo Paul Barney, médico optometrista e diretor do Instituto Pacific Cataract and Laser em Anchorage, Alasca. Se houver rupturas no epitélio corneano — uma fina camada de células de barreira extremamente sensíveis à dor — elas permitem que o parasita se infiltre na córnea, explicou Barney.

    A ceratite por Acanthamoeba é uma doença rara, observou Barney, que também é administrador da Associação Americana de Optometria.

    Existem mais de 23 mil casos em todo o mundo anualmente, de acordo com dados de 2023 referentes a apenas 20 países, incluindo Brasil, Canadá, Reino Unido, Índia e Estados Unidos.

    Vale ressaltar que cerca de 85% a 95% das pessoas infectadas usam lentes de contato, que criam condições favoráveis para a acantamoeba. As lentes podem causar abrasões na córnea que fornecem um ponto de entrada para o patógeno; a acantamoeba também pode se alojar na superfície da lente ou ficar presa entre a lente de contato e o olho, possibilitando uma penetração mais profunda.

    “A ceratite por acantamoeba pode ser devastadora se não for diagnosticada rapidamente e tratada de forma agressiva”, diz Barney. “Ela basicamente usa a córnea como fonte de alimento, causando inflamação e danos aos tecidos, podendo eventualmente causar perda permanente da visão.” A visão de alguns pacientes pode ser parcialmente restaurada com o tratamento adequado ou totalmente recuperada com um transplante de córnea.

    O parasita resistente também é altamente sensível a ameaças e responde com mecanismos de defesa formidáveis — prolongando um processo de tratamento que já é longo, durando de meses a anos, e frequentemente repleto de outros obstáculos e dor. Devido à extraordinária resiliência da acantamoeba e à sensibilidade do olho, é crucial trabalhar em estreita colaboração com seu profissional oftalmologista e seguir suas orientações.

    Um caminho difícil para o diagnóstico

    O diagnóstico precoce da ceratite por acantamoeba pode ser desafiador por várias razões.

    A raridade da condição significa que muitos optometristas não têm conhecimento sobre ela — o que provavelmente explica por que muitos usuários de lentes de contato nunca ouvem falar da ceratite por acantamoeba até contraírem a doença ou verem publicações virais nas redes sociais sobre a condição, como o vídeo do TikTok de Sanchez.

    Muitos usuários de lentes de contato que comentam sobre esse assunto dizem estar chocados por nunca terem sido alertados por oftalmologistas ou pelas instruções nas embalagens das lentes sobre não tomar banho ou nadar usando lentes.

    A Sociedade Americana de Lentes de Contato (CLSA) afirmou por e-mail que “as lentes de contato são dispositivos médicos, e as instruções de cuidado e higiene — incluindo evitar contato com água durante natação, banho ou sono — são parte importante dos cuidados rotineiros com lentes de contato.” A CLSA é uma rede de membros da área de cuidados oculares e da indústria de fabricação e serviços de lentes de contato.

    A sociedade acrescenta que “incentiva a comunicação clara e contínua pelos profissionais e o engajamento ativo dos pacientes — incluindo fazer perguntas, revisar materiais escritos e discutir quaisquer dúvidas sobre o uso seguro das lentes.”

    Além de dor, sensibilidade à luz e visão turva, a ceratite por acanthamoeba também pode causar vermelhidão, ressecamento, lágrimas excessivas e sensação de corpo estranho no olho.

    A falta de conhecimento sobre a doença e alguns sintomas da ceratite por acanthamoeba que se assemelham aos de outras infecções da córnea facilitam o diagnóstico incorreto pelos oftalmologistas, segundo Barney. O diagnóstico errôneo mais comum é a ceratite por herpes simplex, uma das principais causas de cegueira induzida por infecção.

    Nos estágios iniciais, a ceratite por acanthamoeba pode até parecer conjuntivite, que Sanchez diz ter sido o diagnóstico de seu oftalmologista quando ela o consultou cerca de um mês após o início dos sintomas.

    Consequentemente, os tratamentos prescritos incorretamente podem ser ineficazes na melhor das hipóteses e prejudiciais na pior, enquanto o parasita continua destruindo a córnea. Sanchez conta que os colírios para conjuntivite viral embaçaram sua visão. Um segundo oftalmologista achou que Sanchez tinha conjuntivite bacteriana; os colírios antibacterianos funcionaram por um tempo antes que ela perdesse completamente a visão no olho infectado.

    Grace Jamison, uma jovem de 20 anos do oeste dos Estados Unidos, teve uma experiência semelhante. Jamison desenvolveu ceratite por acanthamoeba em ambos os olhos após usar suas lentes durante o banho na República Dominicana em maio. Quando voltou para casa algumas semanas depois, seu oftalmologista fez um diagnóstico incorreto e prescreveu colírios com corticoides.

    Após apenas uma semana, Jamison ficou cega — e permaneceu assim por cerca de dois meses antes de iniciar o tratamento adequado.

    “Muitas vezes, não percebemos como a vida é boa ou quantas coisas podem dar errado”, afirma Jamison. “É muito triste que não valorizemos o que temos enquanto o temos. Quando fiquei completamente cega dos dois olhos, me arrependi de não ter aproveitado melhor minha visão anterior.”

    “Me arrependi de não ter passado menos tempo em frente às telas, de não ter observado mais a beleza do exterior, ou de não ter olhado mais para as pessoas que conheço e amo.”

    A causa da perda de visão de Jamison foi um dano causado pela resposta inflamatória ao patógeno.

    “Há momentos em que fico muito triste e queria que meu olho direito não parecesse não ter pupila”, diz Jamison. “E ocasionalmente as pessoas em público perguntam: “O que aconteceu com seu olho?””

    Uso seguro das lentes de contato

    Quer reduzir suas chances de contrair ceratite por acantamoeba? Ao limpar e guardar as lentes de contato, sempre use solução para lentes comprada em estabelecimentos comerciais ou com prescrição médica, nunca água, alertam os especialistas. A solução no estojo das lentes também deve ser trocada diariamente.

    Lavar e secar as mãos antes de colocar as lentes é importante para prevenir infecções oculares de várias origens. Nunca use suas lentes enquanto dorme, pois isso pode causar ressecamento, irritação, abrasões e aprisionamento de germes que podem levar a infecções graves. Usar lentes descartáveis diárias em vez de mensais também pode reduzir o risco de infecções.

    Se realizar atividades aquáticas sem lentes de contato não for seguro para você, pode tentar usar óculos ou óculos de natação com grau. Mas essa preocupação também pode ser um bom motivo para discutir cirurgia de correção visual com seu médico, segundo Ashley Brissette, oftalmologista do Kelly Vision, um centro de cirurgia LASIK e catarata em Nova York.

    Tais procedimentos incluem Smile, PRK (ceratectomia fotorrefrativa) ou LASIK — todas cirurgias a laser — e EVO ICL, que significa “lente colâmer implantável de evolução”, explicou Brissette.

    Cada uma dessas cirurgias tem seus prós e contras, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, dependendo do formato do olho, saúde e grau de correção. Brissette passou por LASIK e considerou a experiência “transformadora”, afirma.

    As chaves para um diagnóstico adequado

    O diagnóstico preciso da ceratite por acantamoeba começa com um histórico detalhado dos hábitos recentes de uso e cuidados com lentes de contato do paciente, diz Barney.

    Existem alguns testes, incluindo raspagem da córnea, coleta com swab ou biópsia que podem ser processados em laboratório por meio de cultura ou teste de reação em cadeia da polimerase (PCR), que diagnosticam com base nas informações genéticas do organismo, explicaram os especialistas. A microscopia confocal, uma técnica avançada de imagem, permite aos profissionais visualizar a ameba na córnea quando ela se encapsula como um cisto, segundo Barney.

    Nessa forma, o organismo pode permanecer dormente por meses ou anos em resposta a ambientes hostis, incluindo aqueles criados pela resposta imunológica do hospedeiro humano ou medicamentos destinados a matar o parasita.

    No entanto, esses testes, especialmente os mais avançados, não estão prontamente disponíveis em todos os lugares, assim como os especialistas que os realizam. Os exames geralmente são encontrados em ambientes universitários ou realizados por especialistas em córnea, e não há muitos deles.

    Não receber um diagnóstico preciso até consultar um especialista em córnea, como nos casos de Sanchez e Jamison, é uma experiência comum para pacientes com ceratite por acantamoeba.

    Os desafios em eliminar um parasita

    Tentar eliminar uma acantamoeba enquanto se protege o olho é complicado.

    Os tratamentos de primeira linha são colírios anti-amébicos como clorexidina, isetionato de propamidina, hexamidina ou PHMB, que não é licenciado em alguns países, incluindo os Estados Unidos, segundo Lorenzo-Morales.

    Algumas dessas gotas, especialmente a clorexidina, podem causar dores intensas devido aos efeitos tóxicos na córnea, somando-se à agonia já causada pelo parasita — daí a necessidade de novos tratamentos, acrescenta Lorenzo-Morales.

    “As gotas são muito, muito dolorosas, mas não é uma dor profunda — é mais superficial, como se estivesse extremamente ardido e seco”, diz Hannah, uma mulher de 26 anos que tem ceratite por acanthamoeba desde setembro de 2024. Hannah pediu para não ter seu sobrenome divulgado por questões de privacidade.

    No entanto, o tratamento não foi tão ruim quanto a dor da própria infecção, que causou em Hannah “a pior enxaqueca da minha vida”, afirma. “Eu ficava no chão do banheiro em posição fetal, chorando e vomitando.”

    Os pacientes às vezes recebem prescrição de dois tipos de medicamentos simultaneamente e precisam aplicar várias gotas de cada um a cada meia hora ou hora, durante dias ou semanas, antes de começarem a reduzir a dosagem e a frequência.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Confira o discurso emocionante de Wagner Moura ao fazer história no Globo de Ouro

    Em sua fala, Wagner ressaltou que O Agente Secreto aborda temas como memória, trauma geracional e valores.

    Famosos – A edição do Globo de Ouro, realizada na noite de domingo (11), entrou para a história do cinema brasileiro. O ator Wagner Moura conquistou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama por sua atuação em “O Agente Secreto”, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer a categoria desde a criação da premiação.

    Ao ser anunciado como o campeão, o ator agradeceu aos colegas indicados, à equipe envolvida no filme e destacou a parceria com o diretor Kleber Mendonça Filho, a quem chamou de “irmão”.

    Em sua fala, Wagner ressaltou que O Agente Secreto aborda temas como memória, trauma geracional e valores, reforçando que, assim como os traumas, princípios e ideais também podem ser transmitidos entre gerações.

    Wagner Moura também dedicou o prêmio à família e fez uma menção direta ao público brasileiro. “Viva o Brasil, viva a cultura brasileira”, declarou, encerrando o discurso sob aplausos. Veja o vídeo:



    Veja a tradução:

    “Obrigado, Globo de Ouro. Meus colegas indicados, vocês são atores extraordinários. Compartilho isso com vocês. Muito obrigado. Obrigado, Neon, à minha equipe. Obrigado pela amizade. Kleber Mendonça Filho, irmão! Você é um gênio, você é meu irmão, e eu agradeço por isso e por muitas outras coisas. Muito obrigado. O Agente Secreto é um filme sobre memória, ou sobre a falta de memória, e sobre trauma geracional. Acho que, se o trauma pode ser passado entre gerações, os valores também podem. Então isso é para aqueles que permanecem fiéis aos seus valores em momentos difíceis. Ao meu filho, aos nossos filhos, à nossa vida juntos: eu te amo muito. Para todo mundo no Brasil assistindo a isso agora: viva o Brasil, viva a cultura brasileira. Muito obrigado.”

    “O Agente Secreto”

    Além do reconhecimento individual, o longa dirigido por Kleber Mendonça Filho também saiu vencedor como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, marcando um feito inédito: é a primeira produção totalmente brasileira a levar dois prêmios na mesma edição do Globo de Ouro.

    A cerimônia aconteceu em Beverly Hills, na cidade de Los Angeles, e reuniu os principais nomes do cinema e da televisão mundial.

    Ambientado no Recife de 1977, em meio ao período da ditadura militar, O Agente Secreto acompanha a trajetória de um professor de tecnologia que tenta reconstruir a própria vida enquanto lida com marcas profundas do passado. A narrativa política e sensível foi um dos pontos mais elogiados pela crítica internacional.

    A vitória consolida o momento histórico vivido pelo cinema nacional e reforça a presença do Brasil no cenário das grandes premiações internacionais.


    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Operações contra o garimpo ilegal no AM destruíram 375 estruturas e causaram prejuízo de mais de R$ 1 bilhão

    Dados obtidos revelam que ações ocorridas ao longo de 2025 avançaram sobre a cadeia financeira do ouro ilegal no estado.

    Polícia – As operações contra o garimpo ilegal e a comercialização clandestina de ouro feitas pela Polícia Federal no Amazonas em 2025 resultaram na destruição de mais de 375 dragas, balsas e outras estruturas de mineração usadas por garimpeiros no estado e prejuízos estimados que somam R$ 1,408 bilhão apenas nas operações com valores oficialmente divulgados, segundo dados.

    🔎 Garimpo ilegal é a extração de minérios sem autorização do Estado, feita em áreas proibidas. A atividade ocorre principalmente na Amazônia, dentro de terras indígenas e unidades de conservação. Ela provoca destruição ambiental, contamina rios com mercúrio e ameaça comunidades tradicionais.

    O número exato de operações não foi divulgado. As ações, realizadas em rios federais, unidades de conservação e terras indígenas — inclusive em áreas com povos isolados — tiveram como objetivo reduzir de forma estrutural a rentabilidade dessa atividade criminosa, atingindo diretamente o núcleo financeiro das organizações envolvidas.

    Além da destruição de equipamentos, a PF avançou sobre a cadeia financeira do ouro ilegal. Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão, além do bloqueio de mais de R$ 74 milhões em ativos, atingindo grupos estruturados para exploração, lavagem e comercialização do minério.

    “Durante todo o ano de 2025, houve diversas operações neste sentido. Isso nos leva a conclusão de que o garimpo ilegal deixa de ser uma prática criminosa isolada e ganha contornos das grandes organizações criminosas, que trazem prejuízos a ambientais, sociais e aos direitos humanos”, explicou o delegado e chefe da Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Federal no Amazonas, em exercício, Jonathas Simas.

    De acordo com a PF, as operações também revelaram graves violações de direitos humanos. Trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão, evidenciando que o garimpo ilegal não se limita a crimes ambientais, mas envolve exploração humana, usurpação de bens da União e lavagem de dinheiro. A atuação contou com apoio de órgãos como:

    ➡️Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)

    ➡️Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

    ➡️Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)

    ➡️Ministério Público do Trabalho (MPT)

    ➡️Forças Armadas

    A Polícia Federal realizou uma ação que percorreu três rios em Jutái. Durante a operação, foram encontradas e destruídas 16 dragas de garimpo ilegal, estruturas usadas para extração clandestina de ouro. A ofensiva reforçou a presença do Estado em áreas remotas e mostrou que a fiscalização alcança regiões de difícil acesso.

    Uma das maiores operações do ano ocorreu em setembro, quando a PF anunciou a destruição de mais de 270 dragas em diferentes pontos de Humaitá e Manicoré. A ação teve caráter ostensivo e representou um duro golpe contra a logística do garimpo ilegal, atingindo diretamente a capacidade de exploração em larga escala.

    Em novembro, a Polícia Federal atuou em parceria com a polícia da Colômbia em uma operação na região de fronteira da Amazônia. Foram destruídas 14 dragas de garimpo ilegal, mostrando que o problema ultrapassa fronteiras e exige cooperação internacional para conter a exploração clandestina de recursos minerais

    Segundo a PF, a operação reforçou a estratégia de descapitalizar o crime organizado, atingindo não apenas os equipamentos, mas também a logística de exploração em áreas remotas.



    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Sensação de 2025, Mirassol bate São Paulo em estreia no Paulistão

    Pelo Carioca, sub-20 do Flamengo busca empate com Portuguesa-RJ.

    Esporte – A sensação do futebol brasileiro em 2025 iniciou a temporada mostrando que deseja continuar surpreendendo. No jogo que encerrou a rodada de abertura do Campeonato Paulista, na noite de domingo (11), o Mirassol recebeu o São Paulo no Maião e ganhou por 3 a 0.

    Um dos dez reforços anunciados pelo Leão Caipira para 2026, Lucas Mugni abriu o marcador aos seis minutos, na sobra da finalização do também meia Shaylon, que parou na trave. Aos 19, o atacante Alesson chutou, a bola desviou no zagueiro Alan Franco e foi para as redes, aumentando a vantagem dos anfitriões.

    Na etapa final, o São Paulo apostou nas entradas do atacante Lucas Moura, recuperado de uma lesão no joelho, e do meia Danielzinho, reforço contratado para a temporada e que veio justamente do Mirassol, onde era capitão. O Tricolor até conseguiu chegar ao ataque mais vezes, mas sem êxito.

    No fim, a equipe da capital perdeu o lateral Maik, expulso, e viu o Mirassol marcar o terceiro. Aos 43 minutos, o lateral Daniel Borges cruzou, o goleiro Rafael deu rebote para o meio da área e o meia José Aldo concluiu para as redes, dando números finais ao jogo.

    A noite de domingo foi movimentada por outros dois jogos do Paulistão. No Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru (SP), o Red Bull Bragantino derrotou o Noroeste por 1 a 0. O atacante Jhon Jhon marcou o gol da vitória do Massa Bruta, no fim do segundo tempo. Já no Benitão, em Rio Claro (SP), o Velo Clube empatou sem gols com o Botafogo-SP.

    Meninos do Flamengo arrancam empate

    O Campeonato Carioca teve início neste domingo, com o empate por 1 a 1 entre Flamengo e Portuguesa-RJ, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). A partida foi válida pela quinta rodada do Estadual e antecipada devido à Supercopa Rei, entre o Rubro-Negro e o Corinthians, marcada para 1º de fevereiro, às 16h (horário de Brasília), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília.

    Como o elenco profissional ainda nem iniciou a pré-temporada, o que está marcado para segunda-feira (12), o Flamengo foi a campo com a equipe sub-20. A Portuguesa, que nada tinha a ver com isso, saiu na frente com o atacante Rhuan, aos 12 minutos do segundo tempo. Já nos acréscimos, o zagueiro Iago deixou tudo igual.

    Sem Hulk, Atlético-MG empata em casa

    Com um time misto, o Atlético-MG decepcionou o torcedor na Arena MRV, em Belo Horizonte, neste domingo, ao ficar no 1 a 1 com o Betim, pela rodada de abertura do Campeonato Mineiro. O meia Reinier, aos 21 minutos, colocou o Galo à frente. No minuto inicial da etapa final, porém, o atacante Diego Jardel empatou.

    O atacante Hulk, que interessa ao Fluminense e vive um impasse na negociação para renovar seu vínculo com o Atlético, foi uma das ausências na formação escalada pelo técnico Jorge Sampaoli. Ele assistiu à partida em um dos camarotes da Arena.

    Em outro compromisso de domingo pelo Mineiro, o América-MG bateu o Athletic por 3 a 0. Os atacante Thauan e Éverton Brito e o meia Eduardo Person balançaram as redes na Arena Independência, em Belo Horizonte.

    Inter sofre golaço, mas vence de virada

    O Internacional estreou com vitória no Campeonato Gaúcho. Com uma equipe mesclando jogadores da base e pouco aproveitados no time principal, o Colorado saiu atrás do Novo Hamburgo, mas buscou a virada e ganhou por 2 a 1 no Beira-Rio, em Porto Alegre, neste domingo.

    O meia Allison, de bicicleta, colocou a equipe do Vale dos Sinos à frente, aos sete minutos do primeiro tempo. Aos 15 minutos da etapa final, o zagueiro João Marcus fez contra e igualou para o Inter. No fim, aos 40, o atacante Diego Coser garantiu o triunfo colorado.

    A rodada de abertura do Gauchão teve outros dois jogos neste domingo. Em Ijuí (RS), no Estádio 19 de Outubro, São Luiz e Caxias empataram por 1 a 1. Já no Passo D’Areia, em Porto Alegre, São José e Inter de Santa Maria não saíram do zero.

    Furação “alternativo” empata no interior

    Outro clube da Série A do Campeonato Brasileiro que inicia 2026 com jovens da base e atletas de pouca minutagem da equipe profissional é o Athletico-PR. Neste domingo, o Furacão visitou o Cianorte no Estádio Albino Turbay e empatou por 1 a 1, pela segunda rodada do Campeonato Paranaense.

    O Furacão, que tinha estreado com uma vitória por 2 a 1 sobre o Andraus na Ligga Arena, em Curitiba, foi a quatro pontos. Já o Leão do Vale, que vinha de um 3 a 3 com o Maringá, em casa, somou o segundo ponto.

    Aos 15 minutos, Bruno Dentinho abriu o marcador para o Cianorte. O também meia João Cruz, aos sete do segundo tempo, igualou para o Athletico, que teve dois gols anulados, um em cada tempo. A primeira fase do Paranaense não tem árbitro de vídeo (VAR).

    Ainda neste domingo, o Andraus venceu o São Joseense por 2 a 0 na Ligga Arena, chegando aos mesmos três pontos do rival. Em casa, no Estádio do ABC, o Foz do Iguaçu ficou no 1 a 1 com o Azuriz. O time anfitrião foi a quatro pontos. O visitante chegou a dois pontos.

    O Galo Maringá, por sua vez, recebeu o Cascavel no Estádio Willie Davies, perdeu por 1 a 0 e segue zerado. Já a Serpente, que empatou sem gols com o Azuriz em casa, no Estádio Olímpico Regional, na rodada de abertura, chegou a quatro pontos.

    Fortaleza não sai do zero pelo Cearense

    Na estreia do técnico Thiago Carpini, o Fortaleza empatou sem gols com o Ferroviário neste domingo, no Estádio Presidente Vargas, pela segunda rodada do Campeonato Cearense. O Leão do Pici, que ainda não tinha ido a campo pelo Estadual, somou o primeiro ponto. O Ferrão, que vinha de uma vitória por 1 a 0 sobre o Maracanã no Prefeitão, em Maracanaú (CE), foi a quatro pontos na competição.

    Ainda neste domingo, o Maranguape conquistou os primeiros três pontos no Cearense ao receber o Tirol no Moraisão e ganhar por 1 a 0. A equipe visitante sofreu o segundo revés e continua zerada na tabela.

    Nesta quarta-feira (14), às 21h30 (horário de Brasília), o Ceará, atual bicampeão, enfrenta o Maranguape no Presidente Vargas, pela terceira rodada do Cearense. A partida em Fortaleza será transmitida ao vivo pela TV Brasil , em parceria com a TV Ceará.


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Mulher fica ferida durante grave acidente na Zona Sul de Manaus

    Vítima tentava atravessar a via no bairro Japiim quando foi atingida; impacto causou pânico entre testemunhas.

    Manaus – Uma mulher ficou gravemente ferida após ser atropelada por uma motocicleta na noite deste domingo (11), na Avenida Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona sul de Manaus. O acidente ocorreu no momento em que a vítima tentava atravessar a via a pé, logo após sair de um posto de combustíveis acompanhada do companheiro.

    Segundo relatos de testemunhas, o casal iniciou a travessia quando o motociclista se aproximou. O companheiro da mulher conseguiu desviar do veículo, mas ela acabou sendo atingida em cheio. Com a força do impacto, a vítima foi arremessada a uma distância considerável sobre a pista, provocando momentos de desespero entre pessoas que presenciaram a cena.

    Ainda conforme testemunhas, a violência da colisão levou muitos a acreditarem, inicialmente, que a mulher havia morrido no local. A vítima permaneceu caída no asfalto até a chegada do socorro. A identidade dela não foi divulgada pelas autoridades.

    O motociclista envolvido no acidente sofreu apenas escoriações leves. Ele permaneceu no local durante todo o tempo, prestando assistência e aguardando a chegada das equipes de atendimento e das autoridades competentes.

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, realizou os primeiros procedimentos de emergência no local e encaminhou a mulher para uma unidade hospitalar da capital. O estado de saúde da vítima não foi informado.

    O trecho da avenida ficou parcialmente congestionado durante o atendimento. As circunstâncias do atropelamento deverão ser apuradas, e o caso será analisado pelas autoridades responsáveis.

    Fonte: AM POST

  • Número de mortos em protestos no Irã passa dos 500

    O presidente Masoud Pezeshkian prometeu abordar as queixas econômicas, mas não mostrou sinais de recuar de uma severa repressão.

    Mundo – O número de mortos pela repressão à onda de protestos no Irã subiu para 538, informou a Iran Human Rights, uma organização não governamental com sede na Noruega que monitora a situação no país. Outras 10.600 pessoas foram detidas durante as duas semanas de protestos, segundo a entidade. O mais recente balanço de mortes nos protestos contra o regime teocrático do aiatolá Ali Khamenei ocorre em meio à denúncias de violência policial feitas por manifestantes. O chefe da polícia do Irã, Ahmad-Reza Radan, afirmou neste domingo que “o nível de confronto contra os manifestantes se intensificou”. Enquanto isso, mais protestos foram convocados.

    O governo do Irã descreveu a luta contra o que chamou de “tumultos” como uma “batalha de resistência nacional iraniana contra os Estados Unidos e o regime sionista”. O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, prometeu abordar as queixas econômicas, mas não mostrou sinais de recuar de uma severa repressão. Ao contrário: ele conclamou a população a participar de uma “marcha de resistência nacional” com manifestações em todo o país na segunda-feira (12), para denunciar a violência, que o governo atribuiu a “criminosos e terroristas urbanos”, informou a televisão estatal.

    “Nosso dever é resolver e atender às queixas do povo. Mas também temos o dever de não deixar que manifestantes desestabilizem o país”, disse o presidente, Masoud Pezeshkian, em uma entrevista à televisão estatal iraniana no sábado. Ele falou enquanto os manifestantes no Irã enfrentam uma repressão intensificada e letal por parte das autoridades.

    À medida que os protestos escalam, a teocracia do Irã parece cada vez mais vulnerável, e altos funcionários procuraram culpar os Estados Unidos e Israel, dizendo que ambos apoiam os manifestantes.

    As instalações militares e nucleares do Irã foram danificadas por uma guerra de 12 dias com Israel em junho passado, e o país vem afundando em uma grave crise econômica após a reativação de sanções econômicas da ONU no ano passado.

    Aumentando a pressão, o Presidente Trump disse que poderia atacar o Irã se as autoridades matassem manifestantes pacíficos, e vários funcionários dos EUA disseram ao The New York Times no sábado que ele foi informado sobre novas opções de ataques militares.

    O novo balanço de mortes nos protestos contra o governo do aiatolá Ali Khamenei, que tomaram as ruas do país há quase duas semanas, ocorre em meio a denúncias de violência policial feitas por manifestantes. Iranianos ouvidos por jornais dos EUA e do Reino Unido afirmaram que policiais atiraram contra manifestantes ao longo das mais de 100 cidades que registraram protestos pelo país.

    “Desde o início dos protestos, a Iran Human Rights confirmou a morte de pelo menos 490 manifestantes e 48 agentes de segurança”, afirmou a ONG Iran Human Rights, com sede na Noruega O número real de mortos pode ser muito maior, já que um bloqueio de internet que dura dias dificulta a verificação dos dados.

    O governo iraniano não divulgou números oficiais de vítimas das manifestações. Há o temor de que o bloqueio cibernético esteja encorajando o regime do país a reprimir os manifestantes de forma sangrenta.

    Maiores protestos em 15 anos; líder fala em ‘vândalos’ e acusa EUA

    As manifestações, iniciadas há duas semanas por insatisfação com a situação econômica do país, são as maiores em uma década. Para além da pauta econômica, os protestos passaram a ecoar contra o regime político do Irã. O país está sem acesso à internet há 48 horas, após um apagão nacional imposto pelas autoridades do regime teocrático, segundo a ONG de cibersegurança Netblocks. Apesar do bloqueio à rede, os protestos seguem em crescente.

    O líder supremo do Irã criticou os “vândalos” que, segundo ele, estão por trás dos protestos, e acusou os Estados Unidos de incitá-los.

    “Estamos em plena guerra”, declarou Ali Larijani, um dos conselheiros do aiatolá e chefe da principal agência de segurança do país, denunciando “incidentes orquestrados no exterior”.

    No sábado, a televisão estatal exibiu imagens dos funerais de integrantes das forças de segurança mortos durante os protestos. Na cidade de Shiraz, no sul do país, o comparecimento nos ritos fúnebres foi expressivo.

    Ameaça aos EUA; Israel em ‘alerta máximo’

    O Irã afirmou que atacará alvos militares e navios dos EUA no caso de um ataque dos Estados Unidos em apoio aos manifestantes durante a onda de protestos em curso no país, afirmou o presidente do parlamento neste domingo.

    Em meio aos protestos, a Guarda Revolucionária do Irã, organização militar que tem como foco a defesa do regime Khamenei, afirmou que proteger a “segurança nacional é um ponto inegociável”.

    As Forças Armadas dos EUA afirmaram que, no Oriente Médio, estão “posicionadas com forças que abrangem toda a gama de capacidade de combate para defender nossas forças, nossos parceiros e aliados e os interesses dos EUA”.

    Tais ameaças ganharam força após a captura do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, pelas forças dos EUA, no início deste mês. “Se os Estados Unidos tomarem ação militar, tanto os territórios ocupados quanto as rotas militares e marítimas dos EUA serão nossos alvos legítimos”, disse Mohammed Ghalibaf, presidente do parlamento do Irã, em um comunicado no domingo, de acordo com a agência de notícias semi-oficial do Irã, Tasnim. Bases militares dos EUA e de Israel também poderiam ser alvos, ele acrescentou.

    O exército de Israel disse estar “preparado defensivamente” para qualquer ataque, enquanto o primeiro-ministro do país, Binyamin Netanyahu, elogiou os manifestantes.

    “Israel apoia a luta deles pela liberdade e condena firmemente os assassinatos em massa de civis inocentes”, disse ele. “Todos nós esperamos que a nação persa em breve seja libertada do jugo da tirania, e, quando esse dia chegar, Israel e Irã serão novamente parceiros fiéis”.

    As autoridades iranianas vêm tentando um delicado equilíbrio em sua resposta aos protestos, ao reconhecer as queixas econômicas e tomar medidas para abordá-las, enquanto também acusam tanto os Estados Unidos quanto Israel de apoiar os “arruaceiros” que eles retratam como “sequestradores das manifestações”.

    Os protestos dos últimos dias não apenas cresceram significativamente em tamanho, mas parecem ter se tornado cada vez mais violentos de ambos os lados. Edifícios do governo foram incendiados, enquanto o chefe da polícia do Irã, o brigadeiro-general Ahmadreza Radan, culpou as mortes e ferimentos em “soldados não pagos dos inimigos do Irã”.

    “Uma parte significativa dos mortos morreu por armas brancas e ferimentos de faca. Nos casos envolvendo tiros, a distância dos disparos era muito próxima, indicando que essas ações não foram realizadas pelas forças de segurança, mas por elementos treinados e dirigidos”, disse o General Radan.

    Alguns ativistas relataram forças de segurança iranianas invadindo hospitais para procurar os feridos. Skylar Thompson, diretora adjunta da HRANA, disse que as dificuldades de comunicação com pessoas dentro do Irã tornaram difícil assegurar o que estava acontecendo dentro das instalações médicas. Mas ela disse que a organização havia confirmado casos de manifestantes feridos sendo removidos dos hospitais.

    “Temos documentos hospitalares que mostram indivíduos afetados por gás lacrimogêneo, temos casos semelhantes de pessoas atingidas por balas – balas de borracha e munição real – e sendo transferidas para instalações de detenção sem o devido cuidado”, disse ela.

    Ao contrário de alguns oficiais de segurança iranianos e até do líder supremo, o Aiatolá Ali Khamenei, Pezeshkian anteriormente tentou adotar um tom de responsabilidade governamental pelas dificuldades econômicas que muitos iranianos estão sentindo, oferecendo pequenas reformas, embora economistas digam que não são suficientes para solucionar a severidade da crise.

    Papa reza pelas vítimas

    No Vaticano, o Papa Leão XIV rezou pelas vítimas da repressão e afirmou que, caso não haja distensão, “muitas vidas serão ceifadas”.

    “Meus pensamentos se voltam para o que está acontecendo atualmente no Oriente Médio, particularmente no Irã e na Síria, onde tensões persistentes estão causando a morte de muitas pessoas”, disse o pontífice. “Espero e rezo pelo cultivo paciente do diálogo e da paz, para o bem comum de toda a sociedade.”



    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Homem é preso suspeito de agredir mulher em motel em Manaus

    A polícia foi acionada por funcionários do estabelecimento.

    Polícia – Um homem, 18,  foi preso no último sábado (10), suspeito de agredir fisicamente uma mulher dentro de um motel no bairro Nova Cidade, na zona norte de Manaus. A polícia foi acionada por funcionários do estabelecimento.

    Segundo a vítima, o suspeito a atingiu com socos e empurrões. Outros hóspedes e os próprios funcionários se mobilizaram para separar a briga e chamaram a equipe policial.

    Ao chegar ao local, a polícia encontrou tanto o suspeito quanto a vítima com lesões. Os dois foram encaminhados ao SPA do Galiléia para atendimento médico e, posteriormente, apresentados na delegacia, onde o suspeito foi autuado por violência doméstica.

    Fonte: D24am.