Autor: Editor

  • Homem é preso por violência doméstica contra a ex-companheira em Barreirinha

    O autor não aceitava o fim do relacionamento e a perseguia a vítima no interior do Estado.

    Polícia – Policiais civis da 42ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus) cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 30 anos, por descumprimento de medida protetiva, perseguição e lesão corporal contra a ex-companheira, de 28 anos.

    De acordo com o delegado Elton Vieira, o crime ocorreu no dia 5 de janeiro deste ano e as diligências iniciaram no dia seguinte, quando a vítima compareceu à delegacia para relatar que teria sido agredida fisicamente pelo autor em uma via pública.

    “Ela informou que tem medidas protetivas, solicitadas em outubro de 2025, ocasião em que também foi agredida por ele. A mulher relatou, ainda, que o homem passou a persegui-la, abordando-a frequentemente em via pública, por não aceitar o término do relacionamento”, relatou o delegado.

    Segundo o delegado, após tomar conhecimento dos fatos, foi representada pela prisão preventiva do suspeito junto ao Poder Judiciário e a ordem judicial foi cumprida no bairro Santa Luzia, no município.

    O indivíduo responderá pelos crimes de descumprimento de medida protetiva, perseguição e lesão corporal no contexto de violência doméstica e está à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Daniel Vorcaro e familiares são alvos de busca e apreensão pela PF

    Mandados judiciais, expedidos pelo STF, estão sendo cumpridos pela Polícia Federal nesta quarta-feira (14); Operação Compliance Zero investiga suposto esquema de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.

    Brasil – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a segunda fase da Operação Compliance Zero, que investiga um suposto esquema de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. A ação tem como alvos endereços ligados a Daniel Vorcaro, proprietário da instituição, além de parentes do empresário, em São Paulo.

    A operação apura a prática de crimes como organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de capitais. Ao todo, estão sendo cumpridos 42 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

    Além das buscas, a Justiça determinou medidas de sequestro e bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 5,7 bilhões. Segundo a Polícia Federal, as ações têm como objetivo interromper a atuação do grupo investigado, garantir a recuperação de ativos e dar continuidade às apurações sobre o esquema financeiro suspeito.

    1ª Fase da Operação Compliance Zero

    A Polícia Federal prendeu, no Aeroporto de Guarulhos (SP), o dono do banco Master, Daniel Vorcaro, que tentava deixar o país. A prisão de Vorcaro ocorreu no âmbito da primeira fase Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF com o objetivo de combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional.

    Segundo nota da Polícia Federal, as investigações começaram em 2024, depois que o Ministério Público Federal requisitou que se investigasse a possível fabricação de carteiras de crédito falsas por uma instituição financeira.

    Entenda o caso do Banco Master

    Em novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master após identificar uma grave crise de liquidez e indícios de irregularidades financeiras.

    A decisão, considerada extrema, transformou o episódio em um dos casos mais complexos e mais debatidos do sistema financeiro brasileiro, envolvendo investigações da Polícia Federal, embates institucionais entre órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Supremo Tribunal Federal (STF), além da expectativa de mais de 1,6 milhão de clientes que aguardam o ressarcimento de seus investimentos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).



    Fonte e Foto:  JP Notícias

  • MPAM pede revisão de decisão sobre flutuantes e preservação do Tarumã-Açu

    Agravo de instrumento pede revisão de decisão que indeferiu barreiras de contenção, retirada de flutuantes e criação de unidade gestora.

    Amazonas – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) ajuizou, nesta terça-feira (13), um agravo de instrumento contra decisão judicial que negou a adoção de providências urgentes para assegurar o cumprimento de uma ação civil pública (ACP) relacionada à organização da área do Tarumã-Açu. O recurso busca reverter o indeferimento de medidas consideradas essenciais para a preservação ambiental da orla.

    Promotoria aponta risco de retrocesso ambiental


    Para a promotora de Justiça Lilian Maria Pires Stone, o agravo tem como objetivo evitar retrocessos ambientais. Segundo ela, o MP não pretende apenas a interrupção pontual de ilícitos, mas a reorganização progressiva de uma situação que considera incompatível com a Constituição Federal.

    Barreira de contenção e princípios ambientais

    Entre as medidas solicitadas estão a instalação de barreiras de contenção nos 11 igarapés afluentes da bacia do Tarumã-Açu. O pedido foi negado sob a justificativa de ausência de estudos técnicos e possível impacto na navegabilidade. O MPAM contesta o entendimento e afirma que a decisão desconsidera os princípios constitucionais da precaução e da prevenção ambiental.

    Atualização de flutuantes e retirada parcial


    Outro ponto questionado é a dispensa da atualização do levantamento de flutuantes, com base em dados da Semmas de 2023. Para o MP, a ocupação da área é dinâmica e exige monitoramento contínuo. A decisão também limitou a remoção apenas a flutuantes classificados como poluidores, excluindo flutuantes-garagens, que, segundo o órgão, estimulam a ocupação irregular.

    Unidade gestora e execução da sentença


    O MPAM também contesta o indeferimento da criação de uma unidade gestora da bacia. A promotoria defende uma instância ativa de governança para coordenar e acompanhar a execução da sentença, ressaltando que a medida visa garantir efetividade e não criar burocracia.

    Fonte: AM POST

  • Trump diz que EUA vão tomar ‘medidas duras’ se Irã executar manifestantes

    Anúncio veio no mesmo dia em que o regime iraniano informou que nesta quarta-feira (14) irá executar um manifestante que participou dos protestos contra o governo.

    Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, na terça-feira (13) que ‘tomará medidas duras’ se o Irã enforcar manifestantes. “Patriotas iranianos, continuem protestando – ocupem suas instituições!!!! Guardem os nomes dos assassinos e abusadores”, escreveu Trump em sua conta nas redes sociais. “Eles pagarão um preço alto. Cancelei todas as reuniões com autoridades iranianas até que o assassinato sem sentido de manifestantes pare. A ajuda está a caminho”, acrescentou.

    O anúncio veio no mesmo dia em que o regime iraniano informou que na quarta-feira (14) irá executar um manifestante que participou dos protestos contra o governo. A vítima é Erfan Soltani, de 26 anos. Ele foi mantido em detenção sem acesso a um advogado, e as autoridades não o acusaram formalmente.

    A população do Irã denunciou ao jornal The New York Times que as manifestações no país estão sendo reprimidas de forma “brutal”. Os relatos são de que as forças armadas foram autorizadas a “atirar para matar”. Segundo informou dois funcionários do Ministério da Saúde iraniano ao veículo, pelo menos 3.000 pessoas foram mortas desde o início dos protestos.

    Diante dos relatos e do aumento de número de mortos, Trump, que no final de semana disse que ajudaria os iranianos se libertarem do regime islâmico, informou que atacar o Irã é mais provável que improvável. As informações são do jornal The Wall Street Journal. Um funcionário da Casa Branca afirmou ao veículo que “todas as opções” de medidas contra o Irã foram apresentadas ao presidente dos Estados Unidos.

    Há duas semanas, os iranianos estão indo às ruas em manifestações que são as maiores já vistas desde 2022, quando Mahsa Amini foi presa por supostamente violar o código de vestimenta feminino. Dessa vez, os protestos são contra o governo com pressão econômica, que é um dos problemas do país há anos devido às sanções dos Estados Unidos e da União Europeia devido às ambições nucleares iranianas.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Mulher é procurada pela polícia por tentativa de homicídio no bairro Flores

    O crime foi praticado no dia 30 de dezembro de 2025 contra duas mulheres na zona Centro-Sul de Manaus.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), divulga a imagem de Islane dos Santos João, de 32 anos, investigada por tentativa de homicídio contra duas mulheres, de 28 e 30 anos. O crime foi praticado no dia 30 de dezembro de 2025, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

    De acordo com o delegado Wenceslan de Queiroz, na ocasião do crime, Islane desferiu dois golpes de faca nas costas de uma das vítimas e feriu a outra no braço esquerdo. Ambas foram socorridas e seguem hospitalizadas.

    Disque-denúncia

    A PC-AM solicita que qualquer informação sobre o paradeiro de Islane dos Santos João seja repassada pelos números (92) 98513-3618, disque-denúncia do 12º DIP; 197 e (92) 3667-7575, da PC-AM, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do informante será preservada em absoluto sigilo.

    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Defesa de Bolsonaro cita queda em novo pedido de prisão domiciliar a Moraes

    Advogados alegam que incidente altera as circunstâncias desde o último requerimento por domiciliar, negado pelo ministro em 1º de janeiro.

    Política – A defesa de Jair Bolsonaro (PL) citou a queda que o ex-presidente sofreu na noite do último dia 6 ao protocolar um novo pedido de prisão domiciliar humanitária ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

    Os advogados alegam que o incidente altera as circunstâncias desde o último pedido por domiciliar, que foi negado por Moraes em 1º de janeiro.

    “O evento não constitui episódio isolado ou fortuito. Ao contrário, ele materializa, de forma inequívoca, os riscos clínicos concretos e reiteradamente advertidos pela equipe médica que acompanha o Peticionário há anos, riscos esses amplamente documentados nos autos e que, até então, vinham sendo tratados como projeções teóricas. Agora, converteram-se em realidade objetiva”, argumentam.

    O requerimento ainda cita trechos dos relatórios médico e fisioterapêutico para defender a necessidade de presença humana contínua junto ao ex-presidente.

    “Nesse contexto, a prisão domiciliar não se apresenta como medida de conveniência ou favor, mas como única forma juridicamente adequada de compatibilizar a execução da pena com a preservação mínima da saúde e da vida do apenado, sob fiscalização rigorosa, monitoramento eletrônico e demais condições que Vossa Excelência entender necessárias”, afirmam os advogados.

    “A manutenção do Peticionário em ambiente prisional, após o evento ora narrado, transfere ao Estado um risco que já se mostrou concreto, expondo-o a responsabilidade objetiva por eventuais desfechos mais graves, plenamente previsíveis à luz dos laudos médicos ora anexados”, acrescentam.

    Bolsonaro teve um traumatismo craniano leve após cair na cela onde está detido na Superintendência da PF (Polícia Federal) de Brasília.

    Exames realizados pelo ex-presidente após a queda evidenciaram uma “densificação das partes moles na região frontal e temporal direita”.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Transferências escolares na rede municipal começam em Manaus nesta quarta-feira (14)

    Responsáveis devem solicitar mudança de escola no sistema e confirmar presencialmente para garantir a vaga.

    Educação – A Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia, nesta quarta-feira (14), o período de transferência para alunos matriculados na rede pública municipal de Manaus.

    O processo é voltado a estudantes que desejam mudar de unidade escolar em 2026, seja por mudança de endereço, necessidade de adequação de turno ou demais justificativas apresentadas pelas famílias.

    A janela de solicitações se estende até 23h59 da quinta-feira (15), com prazo rigoroso e sem previsão de prorrogação.

    Solicitação digital ou presencial


    A Semed informou que o pedido pode ser realizado pelo portal oficial de matrículas (matriculas.am.gov.br) ou presencialmente em qualquer escola municipal próxima da residência dos responsáveis.

    Mesmo quem inicia o processo on-line precisará confirmar a transferência presencialmente.
    Segundo o órgão, essa etapa é indispensável para validar o procedimento e garantir a vaga do estudante.

    “É fundamental que pais ou responsáveis compareçam à unidade escolar para confirmar a transferência no sistema. Isso evita perda de vaga e organiza a distribuição de turmas”, destacou a gerente de matrículas Darlene Liberato.

    Documentos exigidos para a confirmação


    Os responsáveis devem ficar atentos à documentação obrigatória no ato da validação:

    RG ou certidão de nascimento do aluno

    Documento com foto do responsável

    Comprovante de residência atualizado

    Declaração escolar, caso solicitada

    A Semed reforça que a ausência de documentos pode atrasar a efetivação do pedido.

    Vagas dependem da capacidade das escolas


    O órgão municipal esclareceu que as transferências serão finalizadas apenas se houver vaga disponível na escola pretendida.

    A distribuição de alunos será feita conforme o número de turmas e estrutura de cada unidade.

    Processo garante continuidade dos estudos
    A transferência interna faz parte do calendário anual de matrículas e ajuda a rede a reorganizar alunos de acordo com a demanda por região, turno e modalidade de ensino.

    Com o prazo reduzido, a Semed orienta pais e responsáveis a fazerem o procedimento dentro do período estipulado e ressaltou que todas as escolas estarão aptas a orientar famílias durante o atendimento.

    A etapa antecede o início do ano letivo de 2026 e busca garantir que todos os estudantes sigam matriculados na rede pública municipal de Manaus.

    Fonte: AM POST

  • Dinheiro esquecido em bancos ultrapassa R$ 10 bilhões; saiba se você tem direito

    Sistema do BC aponta que 49 milhões de pessoas físicas e 4,9 milhões de empresas ainda não resgataram recursos esquecidos em contas bancárias.

    Economia – O Banco Central atualizou na terça-feira (13) os dados sobre os valores esquecidos pelos brasileiros no sistema financeiro. Segundo a instituição, ainda há R$ 10 bilhões disponíveis para resgate, referentes a recursos deixados em contas bancárias e outros serviços financeiros.

    Até o momento, o BC já devolveu R$ 12,9 bilhões aos cidadãos e empresas que fizeram a consulta e solicitaram os valores.

    Quem tem dinheiro a receber

    De acordo com o Banco Central, cerca de 49 milhões de pessoas físicas podem resgatar, juntas, R$ 7,8 bilhões. Já entre as pessoas jurídicas, aproximadamente 4,9 milhões de empresas têm R$ 2 bilhões esquecidos.

    A maior parte dos beneficiários tem valores baixos a receber: 65% das pessoas possuem até R$ 10 disponíveis para resgate. Por outro lado, pouco mais de 1 milhão de contribuintes têm valores acima de R$ 1.000, o que representa cerca de 1,85% do total.

    Como consultar e recuperar os valores

    Para verificar se há dinheiro a receber, o cidadão deve acessar o sistema oficial do Banco Central por meio do site.

    No portal, é necessário informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para realizar a consulta.

    Alerta contra golpes

    O Banco Central reforça que há apenas um site oficial para consulta e solicitação da devolução dos valores, inclusive nos casos de empresas ou pessoas falecidas:

    valoresareceber.bcb.gov.br

    A instituição alerta para que os cidadãos fiquem atentos a tentativas de golpe e não forneçam dados pessoais fora do canal oficial.


    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS

    Imunizante foi considerado caro diante do impacto da doença.

    Saúde – O Ministério da Saúde decidiu não incorporar a vacina para a prevenção de herpes-zóster ao Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão está em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

    De acordo com relatório divulgado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), disponível online, a vacina foi considerada cara diante do impacto que poderia ter em relação ao combate a doença.

    A vacina recombinante adjuvada para prevenção do herpes-zóster é voltada para idosos com idade maior ou igual a 80 anos e indivíduos imunocomprometidos com idade maior ou igual a 18 anos.

    “O Comitê de Medicamentos reconheceu a importância da vacina para a prevenção do herpes-zóster, mas destacou que considerações adicionais sobre a oferta de preço precisam ser negociadas, de modo a alcançar um valor com impacto orçamentário sustentável para o SUS”, afirma o relatório.

    O relatório apresenta também um cálculo dos custos em relação a população que seria beneficiada pelo imunizante. “Ao vacinar 1,5 milhão de pacientes por ano, o custo seria de R$ 1,2 bilhão por ano e, no quinto ano, a vacinação dos 471 mil pacientes restantes com um custo de R$ 380 milhões. Ao final de cinco anos, o investimento total seria de R$ 5,2 bilhões. Dessa forma, a vacina foi considerada não custoefetiva”, diz o texto publicado.

    Segundo a portaria publicada nesta semana, a matéria poderá ser submetida a novo processo de avaliação pela Conitec, caso sejam apresentados fatos novos que possam alterar o resultado da análise efetuada.

    Herpes-zóster

    O herpes-zóster é uma condição de saúde causada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo que causa a catapora. Quando a pessoa tem catapora, o vírus permanece no organismo e pode ser reativado ao longo da vida, ocasionando o herpes-zóster. Essa reativação é mais comum em pessoas idosas ou com a imunidade baixa.

    Os primeiros sintomas são queimação, coceira, sensibilidade na pele, febre baixa e cansaço. Depois de um ou dois dias, surgem manchas vermelhas que evoluem para pequenas bolhas cheias de líquido. Essas bolhas podem secar e formar crostas. As lesões aparecem em apenas um lado do corpo e seguem o caminho de um nervo, o que dá ao herpes-zóster seu aspecto característico. As áreas mais afetadas costumam ser o tronco, a face, a lombar e o pescoço. Esse processo dura cerca de duas a três semanas.

    Segundo informações do relatório divulgado pela Conitec, o herpes-zóster geralmente melhora sozinho, mas em alguns casos pode causar complicações graves, como alterações na pele, no sistema nervoso, nos olhos e nos ouvidos.

    Tratamento no SUS

    Nos casos leves e sem risco de agravamento, o SUS oferece tratamento sintomático com remédios para aliviar a dor, febre e coceira, além de orientações de higiene e cuidados com a pele. Quando o risco é maior, como em pessoas idosas, imunocomprometidas ou com doença grave, recomenda-se o uso do antiviral aciclovir.

    De acordo com dados dos Sistemas de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) e hospitalares (SIH/SUS), entre 2008 a 2024, foram registrados 85.888 atendimentos ambulatoriais e 30.801 internações de pacientes com herpes-zóster no Brasil.

    Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do SUS, entre os anos de 2007 e 2023, 1.567 pessoas morreram por herpes-zóster no país, o que representou uma taxa de mortalidade pela doença de 0,05 óbitos por 100 mil habitantes no período. Do total de óbitos registrados, 90% foram de pessoas com idade maior ou igual a 50 anos, sendo 53,4% em idosos mais de 80 anos de idade.


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Quarto Branco volta com força total e decide as últimas vagas no BBB26

    Dinâmica inédita do “Laboratório” coloca nove pipocas da Casa de Vidro em prova extrema; só dois resistem e entram no reality.

    ENTRETENIMENTO – O Big Brother Brasil 26 confirmou o retorno de uma de suas dinâmicas mais temidas e emblemáticas: o Quarto Branco. Desta vez, o espaço ganha um papel ainda mais decisivo logo na largada do programa e se transforma no palco final da disputa pelas últimas vagas no reality.

    A dinâmica integra a nova fase chamada “Laboratório” e reúne os nove participantes pipocas que passaram pela Casa de Vidro, mas não foram escolhidos pelo público para entrar diretamente na casa mais vigiada do país. Todos serão confinados no ambiente completamente branco e precisarão enfrentar uma prova de resistência física e psicológica.

    No centro do quarto, um botão vermelho representa a desistência. Quem apertá-lo abandona imediatamente a disputa e perde qualquer chance de entrar no BBB26. Apenas os dois últimos resistentes garantem vaga oficial no programa e seguem no jogo.

    Conhecido por levar os participantes ao limite, o Quarto Branco marcou momentos históricos desde sua estreia no BBB9, em 2009, quando desistências, crises emocionais e reviravoltas estratégicas mudaram o rumo do jogo. Ao longo das edições, a dinâmica já significou eliminação direta, ida ao Paredão, imunidade e até prêmios importantes, sempre cercada de tensão e desgaste extremo.

    Agora, no BBB26, o formato ganha uma nova camada de pressão ao decidir, de forma direta, quem terá a chance de viver o sonho do confinamento. Sem privilégios, sem torcida externa e sem margem para erro, os nove pipocas entram em uma disputa silenciosa, onde resistência, autocontrole e estratégia podem valer uma vaga no reality mais assistido do país.

    Com estreia marcada para esta semana, o Quarto Branco promete fortes emoções, desistências dramáticas e uma seleção implacável — apenas dois sobreviverão ao laboratório do BBB26.