Pé-de-Meia: quando quem se formou no ensino médio ganhará o incentivo de R$ 3 mil? Datas variam de um estado para outro; veja cronograma

Escrito por

em

Nem todos os beneficiários que concluíram a educação básica no último ano receberam a quantia até 5 de março, que era a primeira data prevista. Segundo o MEC, depósitos só podem ser feitos depois que a rede estadual de ensino enviar ao governo federal os nomes dos aprovados em 2025.

Educação – Parte dos beneficiários do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), não havia recebido, até esta quarta-feira (11), o pagamento de duas parcelas previstas, mesmo atendendo a todos os pré-requisitos:

R$ 1 mil a todos os participantes que terminaram o ensino médio em 2025 (além do desbloqueio de R$ 2 mil referentes aos outros dois anos desta etapa escolar);

    A princípio, o calendário de pagamento teria se encerrado em 5 de março. Segundo a pasta, no entanto, as redes de ensino ainda estão no prazo para enviar informações ao MEC e confirmar quais alunos foram aprovados. Os valores podem ser depositados nas contas dos jovens até junho.

    Veja as próximas datas previstas mais abaixo e a previsão de pagamento no seu estado.

    Se a rede enviou em janeiro as informações, garantiu que seus alunos recebessem o dinheiro na primeira janela de pagamento (26 de fevereiro a 5 de março).

    Já nos estados que não entraram nesse lote, mas que mandaram as listas de alunos até 6 de março, os jovens poderão sacar a quantia na próxima janela (23 a 30 de março).

    Possíveis ajustes e inclusões de novos alunos (como aqueles aprovados após programas especiais de recuperação) podem ser feitos no sistema até 8 de maio. O último período de depósitos ocorrerá de 29 de junho a 6 de julho de 2026

      g1 perguntou a cada secretaria estadual quando os dados foram ou serão enviados ao governo federal. Veja abaixo:

      Estados em que a maioria recebeu o pagamento até 5 de março:

      • Alagoas (90% dos beneficiários receberam; alunos de escolas que não enviaram os dados estarão nos próximos lotes)
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia (246 mil receberam; outros 95 mil receberão entre 23 e 30 de março)
      • Maranhão (processo continuará ocorrendo até junho)
      • Minas Gerais
      • Paraíba
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte (88% receberam)
      • Rio Grande do Sul (parte ainda vai receber nos próximos lotes)
      • Tocantins (8.710 receberam; 6 mil nomes estão em processamento e estarão nos próximos lotes)
      • Distrito Federal

      Estados em que o pagamento cairá entre 23 e 30 de março:

      • Acre
      • Ceará
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Pará
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí (os que foram enviados em 28/01 receberam)
      • Roraima
      • São Paulo
      • Sergipe
      • (além de cerca de metade dos alunos do Tocantins e de 95 mil da Bahia)

      Até a última atualização desta reportagem, as redes de Santa Catarina e de Rondônia não haviam informado as datas e o status de envio dos dados.

      Janelas seguintes de pagamento, para nomes enviados posteriormente:

      • 27 de abril a 4 de maio de 2026
      • 25 de maio a 1º de junho de 2026
      • 29 de junho a 6 de julho de 2026

      O pagamento para os concluintes do ensino médio ocorre de acordo com o mês de nascimento de cada um:

      • Janeiro e fevereiro: 1º dia da janela de pagamento
      • Março e abril: 2º dia da janela de pagamento
      • Maio e junho: 3º dia da janela de pagamento
      • Julho e agosto: 4º dia da janela de pagamento
      • Setembro e outubro: 5º dia da janela de pagamento
      • Novembro e dezembro: 6º dia da janela de pagamento

      💰Valores prometidos pelo Pé-de-Meia

      • Após efetuar matrícula: R$ 200 (parcela anual)
      • Ao cumprir a frequência mínima nas aulas: R$ 1.800 por ano, pagos em nove parcelas
      • Ao concluir o ensino médio: R$ 1.000 depositados ao final de cada ano eletivo (o valor total só pode ser sacado após a formatura)
      • Ao fazer o Enem no último ano: R$ 200 (parcela única)

      Quais os pré-requisitos?

      Os valores do Programa Pé-de-Meia serão depositados na conta bancária apenas dos estudantes de baixa renda do ensino médio público, desde que eles:

      • possuam CPF;
      • estejam cadastrados no CadÚnico (instrumento do governo federal para coleta de dados de pessoas em vulnerabilidade);
      • tenham se matriculado no início do ano letivo;
      • alcancem frequência escolar de pelo menos 80% das horas letivas;
      • participem do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

      No caso dos bônus, é exigido que:

      • não tenham sido reprovados no fim do ano letivo;
      • façam o Enem no fim do 3º ano do ensino médio.

      Fonte: G1

      Comentários

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *