Categoria: Sem categoria

  • Águas de Manaus intensifica obras de esgoto em todas as zonas da capital

    Manaus – A Águas de Manaus inicia o mês de março com frentes de obras de esgotamento sanitário em todas as zonas da cidade. Entre os dias 2 e 7, nove áreas recebem serviços de implantação de redes coletoras e novas ligações domiciliares. Todas as intervenções serão realizadas no período diurno.

    A iniciativa faz parte do plano de expansão do sistema de esgoto na capital amazonense. Atualmente, a cobertura do serviço já alcança 40% da área urbana de Manaus, e a meta é ampliar esse índice, garantindo mais qualidade de vida, saúde pública e preservação ambiental.

    Na zona Norte, os bairros Nova Cidade e Osvaldo Frota já contam com frentes de obras em andamento. Nas zonas Sul e Centro-Sul, os serviços chegam aos bairros Japiim e Nossa Senhora das Graças. Já nas zonas Oeste, Centro-Oeste e Leste, as equipes atuam nos bairros Planalto, Alvorada, Ponta Negra, Jorge Teixeira e Tancredo Neves.

    Durante a execução dos trabalhos, as vias passam por sinalização e interdição temporária para garantir a segurança das equipes, pedestres e condutores que circulam pelos locais. Em caso de dúvidas ou para mais informações, os moradores podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 092 0195, disponível para ligações e mensagens via WhatsApp.

    Fonte: Águas de Manaus

  • Amazonas segue entre estados que mais desmatam, apesar da queda histórica na Amazônia

    Canutama, Lábrea e Apuí, no Amazonas, concentraram as maiores áreas devastadas entre agosto de 2025 e janeiro de 2026.

    Manaus – O desmatamento na Amazônia registrou o menor índice dos últimos sete anos no semestre encerrado em janeiro de 2026. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), houve redução de 41% em relação ao período anterior. Apesar da queda expressiva, o Amazonas aparece entre os três estados que mais derrubaram floresta, ao lado do Pará e do Acre.

    Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento mostram que, entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, três municípios amazonenses concentraram as maiores áreas devastadas:

    Isso é um alerta importante nos últimos meses: o avanço da destruição no norte do estado, onde há o maior bloco de áreas protegidas do mundo”, ressalta Raíssa Ferreira, pesquisadora do Imazon.

    Por outro lado, o Amazonas registrou uma das maiores reduções na degradação florestal — provocada por queimadas e extração de madeira. A área degradada caiu de quase 3 mil km² para apenas 53 km², uma queda de 98%.

    De acordo com o Imazon, a queda no desmatamento é essencial para que o Brasil alcance a meta de desmatamento zero até 2030. No Amazonas, o desafio é equilibrar os avanços na redução da degradação com o fato de ainda estar entre os estados que mais derrubam floresta na Amazônia Legal.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Botafogo negocia retorno de Júnior Santos, do Atlético-MG

    Clube carioca propõe empréstimo sem custos

    Esporte – De saída do Atlético-MG, Júnior Santos negocia o retorno ao Botafogo, que propôs um empréstimo desde que os mineiros paguem o salário do atacante. Júnior defendeu o clube carioca entre 2023 e 2024. Em fase final de transação, os clubes alinham o modelo de negócio e as questões financeiras.

    O Botafogo quer um empréstimo sem compensação financeira, mas propôs bônus por performance no contrato. Desta forma, o Atlético-MG receberia algum valor no futuro.

    A ideia inicial dos cariocas é não ter o custo mensal com o atleta e tenta convencer os mineiros. No entanto, a tendência é que os clubes entrem em acordo para uma divisão no salário do atleta.

    Ainda faltam detalhes, mas a negociação é dada como encaminhada nos bastidores do Atlético-MG. Pelo lado do Botafogo, o clube adota cautela para celebrar o retorno do atacante.

    Júnior Santos esteve próximo de defender o Bahia nesta temporada, mas o acordo esbarrou justamente nas questões salariais.

    Na rede social, Júnior Santos parece estar em clima de despedida do clube mineiro. O meia Reinier publicou uma imagem no Instagram e escreveu: “Meu irmão, te amo. Seja feliz, Deus te abençoe, jacaré”.

    Aos 31 anos, o atacante sofreu com lesões na última temporada e anotou apenas dois gols e duas assistências em 28 jogos. Ele entrou em campo pela última vez em setembro de 2025.

    Nesta temporada, ele foi relacionado pra um jogo, na primeira fase, contra o Itabirito, mas não foi utilizado. Recentemente, chegou a apagar as fotos com a camisa do Galo, mas reativou.

    Fonte: Ge

  • Família de Barros recebe ameaças após eliminação do Vasco: “Eles não merecem viver com medo”

    Volante publicou um texto com pedido de desculpas nas redes sociais depois do clássico contra o Fluminense

    Esporte- O volante Barros revelou que recebeu ameaças à família após a eliminação do Vasco para o Fluminense, na semifinal do Campeonato Carioca, no último domingo. Na mensagem, publicada nas redes sociais, o jogador também pediu desculpas pelas falhas no clássico.

    “Preciso fazer um apelo: aceito as críticas, as cobranças e as vaias. Elas fazem parte do jogo. Mas as ameaças aos meus familiares cruzam uma linha que ninguém deveria atravessar. Minha família não entra em campo”, escreveu Barros em trecho.

    Barros recebeu críticas após cometer dois pênaltis no empate em 1 a 1 no clássico deste domingo, no Maracanã. O jogador foi eleito o pior em campo do Vasco em enquete realizada pelo ge.

    O primeiro pênalti cometido aconteceu ainda no primeiro minuto de jogo, quando derrubou Canobbio dentro da área. Renê desperdiçou a cobrança na sequência. O segundo foi determinante para o resultado.

    Já nos minutos finais, Barros colocou a mão na bola, depois de desvio de Jemmes em cruzamento de Ganso, e o VAR entrou em ação para marcar o segundo pênalti para o Fluminense no jogo. O camisa 10 tricolor deslocou Léo Jardim e empatou a partida. O resultado em 1 a 1 acarretou a eliminação do Vasco, que havia perdido o primeiro confronto por 1 a 0, na última semana, no Nilton Santos.

    Fonte: Ge

  • Jogadores podem ser proibidos de cobrir a boca em discussões em campo

    International Board anuncia que buscará desenvolver medidas para coibir gesto como o de Prestianni, atacante do Benfica acusado de racismo contra Vinicius Junior

    Esporte- Associação internacional que regula as regras do futebol, a International Football Association Board (IFAB) anunciou neste sábado que fará consultas para desenvolver medidas nos casos em que jogadores cubram a boca ao confrontar adversários, como fez o meia-atacante Prestianni com o atacante Vinicius Junior, no jogo do Real Madrid contra o Benfica na Champions League.

    O debate sobre esse tema específico ficou para a próxima assembleia da IFAB, visando mudanças nas regras do futebol a serem implementadas a partir de julho de 2026. A associação anunciou neste sábado uma série de novidades já válidas para a Copa do Mundo de 2026, como por exemplo novas contagens regressivas.

    Prestianni foi suspenso provisoriamente pela Uefa depois de ser acusado por Vinicius Junior de ter proferido ofensas racistas durante o jogo de ida do confronto entre Benfica e Real Madrid pelos playoffs da Champions League. O episódio ocorreu logo depois de o brasileiro marcar um golaço e abrir o placar no Estádio da Luz, em Lisboa.

    A comemoração de Vinicius após o gol gerou reclamações dos jogadores do Benfica e iniciou uma confusão no gramado. Vini foi punido com um cartão amarelo e, poucos minutos depois, denunciou Prestianni de racismo — o francês Mbappé também fez essa acusação.

    O meia-atacante do Benfica perdeu a partida de volta no Santiago Bernabéu, e o time espanhol despachou a equipe portuguesa, por 2 a 1, com mais um gol do atacante brasileiro.

    Fonte: Globo Esporte

  • Desfile das Campeãs: escolas entram novamente na Sapucaí em noite marcada por críticas aos jurados e público fiel ao Mestre Ciça

    Ao todos, seis escolas voltaram à avenida neste sábado (21) e madrugada deste domingo (22).

    Cultural – O Desfile das Campeãs do Rio reuniu as seis melhores escolas do Grupo Especial, com a noite marcada por críticas intensas aos jurados do carnaval.

    O vice-presidente da Mangueira, Moacyr Barreto, expressou descontentamento, afirmando que “algumas coisas os jurados não entenderam” sobre o enredo da escola.

    André Vaz, diretor do Salgueiro, questionou a punição ao samba-enredo da escola, declarando: “Não consigo entender porque o samba a mais cantado na Marquês de Sapucaí foi punido.”.

    Apesar das controvérsias, escolas como Imperatriz Leopoldinense anunciaram renovações de contratos, enquanto a rainha Iza não descarta permanecer na agremiação.

      Fonte: G1

    • Piovani critica Virginia após silêncio em caso de racismo contra Vini Jr.

      Jogador foi alvo de falas preconceituosas em jogo contra o Benfica na terça-feira (17)

      A atriz Luana Piovani, 49, voltou a criticar a influenciadora Virginia Fonseca, 26, nas redes sociais na tarde da última sexta-feira (21). Piovani repreendeu o silêncio da empresária sobre o caso de racismo sofrido por Vinicius Jr., 25, em um jogo realizado na terça-feira (17). Na partida do Real Madrid contra o Benfica, logo após o elenco espanhol abrir o placar, um atleta argentino proferiu ofensas preconceituosas contra o brasileiro.


      Embora o adversário tenha se defendido e negado as acusações, o protocolo antirracismo no futebol foi iniciado em campo e diversas entidades e pessoas influentes no meio prestaram apoio a Vini. 

      Até o momento, a namorada do atleta não se pronunciou nas redes sociais sobre o caso, ação que foi criticada por Luana e parte de seus seguidores.

      “Por que a tal da Virgínia não comentou absolutamente nada sobre o ato de racismo que o namorado Vini Jr. sofreu em campo? A mulher tem mais de 50 milhões de seguidores. Uma frase sobre o caso, um posicionamento simples e objetivo, atingiria muita gente”, escreveu ela em uma publicação no Instagram.

      Embora não tenha feito uma declaração direta nas redes, quando questionada após seu desfile no Sambódromo Marquês de Sapucaí, pela Acadêmicos do Grande Rio, Fonseca defendeu o amado e afirmou que sempre estará ao seu lado. 

      “A gente tem que falar sobre a coragem dele, a força por ter passado por tudo isso em campo e continuado. Ele fez um belíssimo jogo, fez o gol da vitória. Eu sou apaixonada por ele. Estou com ele em todo momento e torço por ele sempre”, finalizou Virginia.

      Até o momento, a rainha de bateria está seguindo sua rotina pós-carnaval e não rebateu os questionamentos feitos por Luana.

    • Anitta confirma pausa no namoro com Ian Bortolanza: “Comemorei cedo”

      Cantora revelou que volta da rotina de apresentações teve impacto no relacionamento

      Geral – A cantora Anitta confirmou que deu uma pausa no namoro com o empresário Ian Bortolanza. Segundo a cantora, o retorno de alguns compromissos profissionais no início deste ano teve um impacto no relacionamento.

      “É babado ser pessoa pública, né? Porque coisas que acontecem, normalmente, em qualquer relacionamento… Quando você é uma pessoa pública, vira uma coisa que você tem que ir falando. O que eu posso falar sobre isso? Acho que comemorei cedo demais esse negócio de conciliar namoro com trabalho”, disse em entrevista ao colunista Lucas Pasin, do Metrópoles.

      Anitta revelou que em 2025 não teve uma agenda profissional muito apertada, o que ajudou no início do relacionamento.

      “Tive um ano muito tranquilo, em que eu trabalhei muito pouco, quase nada. Então, foi muito fácil viver todas nuances e uma relação nessa tranquilidade. Quando eu comecei a trabalhar muito em janeiro, aí o bicho pegou um pouco mais. A gente custou para se adaptar”, explicou Anitta.

      A cantora ressaltou que a decisão foi conjunta e teceu elogios ao empresário, que segundo ela, respeitou o momento que ambos estão vivendo.

      “A gente decidiu dar um tempinho para botar a mão na massa, trabalhar. Não sei, estamos aí. O trabalho vai dar uma melhorada agora. Acho que o ritmo de Carnaval é bem intenso, eu trabalho muito. Nem tudo está perdido. Ele é uma pessoa magnífica, maravilhosa. Não tenho nem palavras, nada de ruim para falar do Ian. É uma pessoa incrível”, disse Anitta. Anitta não descartou uma possível reconciliação com Ian Bortolanza. “Não sei… Vai que o Carnaval acaba e a gente conversa, volta, resolve. Encontra uma equação para eu trabalhar. E eu não comemoro tão cedo assim”, finalizou na entrevista.

      Ian Bortolanza é um empresário natural de Santa Catarina, formado em Administração de Empresas. Atualmente é empresário e diretor de uma marca de consultoria, marketing esportivo e produção de conteúdo, trabalhando com atletas e empresas do segmento.

      Desde que apareceram pela primeira vez juntos, no Carnaval do ano passado, Bortolanza passou a ser visto com frequência em cliques publicados pela cantora.

      O rapaz também esteve nas festas de comemoração do aniversário de 31 anos de Anitta em março, e costumava aparecer em álbuns de viagens dela.

      Fonte: CNN Brasil

    • Fundação de Vigilância Sanitária FVS-RCP ampliam prevenção às ISTs no Carnaval de Manaus

      Saúde – Com atuação estratégica nos circuitos da folia, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) fortaleceu o acesso à informação e à proteção durante o Carnaval na Floresta 2026, promovendo saúde, autonomia e redução de vulnerabilidades, por meio da distribuição de insumos estratégicos para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

      A diretora-presidente FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que eventos de massa são oportunidades estratégicas para fortalecer o autocuidado para além do período festivo.

      “As atividades incluem a distribuição de insumos como preservativos e géis lubrificantes, mas também aproveitamos esses momentos de grande mobilização para incentivar a prevenção contínua e o acesso aos serviços de saúde”, afirmou a diretora-presidente FVS-RCP.

      Segundo o coordenador do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs da FVS-RCP, Rodrigo Pedroza, a educação sexual atualizada fortalece a prevenção e reduz vulnerabilidades.

      “Buscamos de forma permanente ampliar o acesso a informações de qualidade, orientar sobre os recursos disponíveis de forma gratuita, como utilizá-los e, em caso de urgência, indicar os serviços adequados”, disse o coordenador.

      Quem participou da folia aprovou a iniciativa. A autônoma Karolina Lima ressaltou a importância da conscientização e do uso do preservativo como medida essencial de proteção. “Vamos ter consciência e usar preservativo. Proteção em primeiro lugar. A gente tem que se cuidar”, declarou.

      Prevenção Combinada

      Durante o período carnavalesco, as equipes volantes da FVS-RCP distribuíram preservativos externos e internos, além de versões texturizadas e “sensitive”, ampliando as opções de proteção e incentivando o uso correto durante a relação sexual. Além disso, orientaram sobre a importância do gel lubrificante como estratégia complementar para aumentar a segurança e o conforto.

      Foto – Divulgação FVS-RCP/AM

      Ao mesmo tempo, reforçaram informações sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada antes de uma possível exposição ao HIV, com acompanhamento regular e testagens periódicas. Por outro lado, em situações de risco, destacaram a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que deve ser iniciada o mais rápido possível em uma unidade básica de saúde (UBS), após avaliação profissional.

      Fonte: Porta FVS-RCP/AM

      portal8viu.com.br/

    • Tragédia aérea na Colômbia: o que já se sabe sobre a queda de avião que deixou 15 mortos

      Aeronave caiu em região montanhosa após enfrentar forte nebulosidade; autoridades apontam clima como principal hipótese.

      Mundo – As autoridades colombianas avançam na investigação sobre a queda de um avião da companhia estatal Satena, que resultou na morte de 15 pessoas na terça-feira (28), no nordeste do país. A aeronave fazia o voo NSE 8849, entre as cidades de Cúcuta e Ocaña, transportando 13 passageiros e dois tripulantes. Não houve sobreviventes.

      O avião caiu em uma área rural do município de La Playa de Belén, em uma região de difícil acesso e considerada sensível do ponto de vista da segurança pública, o que dificultou as primeiras ações de resgate e localização dos destroços.

      Destroços foram encontrados após denúncia

      Segundo a Satena, a localização da aeronave foi informada pelo presidente da junta de ação comunal da vereda Curasica, que alertou as autoridades sobre a presença de restos do avião em um corregimento da região. A partir da denúncia, equipes de emergência e investigação foram mobilizadas para confirmar o acidente e iniciar os procedimentos técnicos.

      Condições climáticas estão no centro da apuração

      As condições meteorológicas surgem como a principal linha de investigação até o momento. Informações preliminares indicam que a região enfrenta chuvas intensas há mais de uma semana, especialmente no trecho montanhoso entre Cúcuta e a área de Catatumbo.

      A forte nebulosidade teria reduzido drasticamente a visibilidade, fator que pode ter contribuído para o acidente. Imagens feitas após a localização dos destroços mostram nuvens baixas cobrindo a região, cenário confirmado por moradores da zona rural.

      Último contato ocorreu minutos antes do pouso

      De acordo com a companhia aérea, o avião decolou do aeroporto de Cúcuta às 11h42 e tinha previsão de pouso em Ocaña às 12h05. O último contato com o controle de tráfego aéreo foi registrado às 11h54, poucos minutos antes do fim do trajeto. Após a perda de comunicação, os protocolos de emergência foram acionados imediatamente.

      Investigação segue em andamento

      A aeronave envolvida no acidente é um Beechcraft 1900, de matrícula HK-4709, operado pela empresa SEARCA. As investigações estão sendo conduzidas pelo Centro de Comando e Controle da Força Aeroespacial Colombiana, em conjunto com a Direção Técnica de Investigação de Acidentes da Aeronáutica Civil.

      As equipes analisam dados de voo, condições climáticas e relatos de moradores que auxiliaram na localização do local do impacto. As causas exatas da tragédia ainda serão confirmadas após a conclusão dos laudos técnicos.