Categoria: Sem categoria

  • Haddad deixará Fazenda na próxima semana para concorrer ao governo de São Paulo

    Ministro acatou pedido de Lula para concorrer ao governo do estado. Resultados de pesquisas mostram que cenário presidencial pode ser mais apertado.

    Geral – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o comando da pasta na próxima semana para concorrer ao governo de São Paulo, segundo fontes próximas ao ministro ouvidas pelo blog.

    A previsão é que Haddad deixe o governo na quinta-feira (19), a tempo de cumprir o período estabelecido pela Constituição.

    Pela legislação eleitoral brasileira, ministros que desejam disputar eleições precisam se desincompatibilizar — ou seja, deixar seus cargos oficiais — até seis meses antes da votação: o que neste ano ocorre no início de abril.

    Apesar de ter demonstrado resistência, Haddad aceitou o pedido de Lulaque disse precisar dele na disputa ao Palácio dos Bandeirantes, contra o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.

    O acirramento da disputa presidencial, em especial depois da divulgação da pesquisa Datafolha no último sábado (7), foram o argumento final para convencer o ministro.

    Haddad argumentava, em conversas internas do governo, que Lula estava em uma situação bem mais positiva na corrida presidencial do que em 2022, quando disputou com Bolsonaro ocupando a cadeira de presidente.

    Só que as pesquisas têm mostrado um segundo turno muito apertado entre Lula e Flavio Bolsonaro.

    Por isso, a presença dele na disputa em São Paulo, importante colégio eleitoral, tem sido considerada fundamental para o governo.

    Disputa em SP

    Outro ponto importante é que, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada no domingo (8), Haddad apresenta um desempenho melhor que outras possibilidades ventiladas pelo governo, como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e a ministra Simone Tebet (MDB).

    O ministro da Fazenda, no entanto, ainda aparece atrás de Tarcísio nas intenções de voto. O atual governador do estado tem 44% das intenções de voto, na pesquisa, ante 31% do ministro da Fazenda.

    Fonte: G1

  • Ageman multa Águas de Manaus em R$ 531,5 mil por descumprimento de protocolo regulatório após pane na ETA Ponta das Lajes

    Manaus –

    A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) multou em R$ 531,5 mil a empresa Águas de Manaus pela demora em comunicar, oficialmente, ao órgão regulador, a ocorrência de uma pane elétrica que resultou na suspensão de 30% da captação e tratamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Ponta das Lajes, responsável pelo abastecimento de água de bairros na zona Leste e parte da zona Norte da capital amazonense.

    Segundo comunicado da empresa, o problema ocorreu na madrugada de quinta-feira, 5/3. No entanto, a comunicação oficial somente foi feita à Ageman quase 24 horas após o registro da paralisação do abastecimento de água. A falha representa o descumprimento de protocolo regulatório.

    “A ausência de comunicação imediata à agência reguladora sobre qualquer ocorrência que comprometa a qualidade, a continuidade ou a segurança dos serviços configura infração contratual e regulatória. Diante dos transtornos causados à população e da demora na comunicação formal do problema, lavramos o auto de infração com aplicação de multa, conforme previsto no contrato de concessão e nas normas que regem a prestação do serviço. Também solicitamos à empresa o histórico da ocorrência para avaliar se houve falha na adoção de medidas preventivas”, explicou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.

    Diante dos fatos, equipes da agência reguladora estão desde as 8h desta sexta-feira, 6/3, acompanhando e fiscalizando os serviços de manutenção elétrica realizados pela concessionária na Estação de Tratamento de Água da Ponta das Lajes.

    Engenheiros das áreas de saneamento e elétrica foram destacados para monitorar a execução dos trabalhos também no Centro de Controle de Operações da empresa e permanecerão em regime de plantão durante todo o final de semana, realizando vistorias para assegurar o cumprimento das obrigações contratuais por parte da empresa até a conclusão dos serviços, prevista para ocorrer até a noite de segunda-feira, 9/3, quando deverá ocorrer a retomada do abastecimento nas áreas impactadas.

    A agência também determinou que a concessionária mantenha reforçada a operação de carros-pipa para atendimento emergencial às áreas mais afetadas, com prioridade para unidades de saúde, hospitais e serviços essenciais.

    A Ouvidoria da Ageman permanece à disposição da população para registrar demandas relacionadas ao abastecimento de água pelos canais de atendimento via WhatsApp (92) 98842-2919 e (92) 98410-3247, além das redes sociais oficiais da agência.

     A Ageman orienta ainda que os moradores das áreas impactadas adotem o consumo consciente da água, evitando desperdícios e priorizando o uso para atividades essenciais até a completa normalização do sistema de abastecimento.

    A agência seguirá acompanhando a situação e adotará todas as medidas regulatórias cabíveis para garantir a adequada prestação do serviço à população de Manaus.

    Após o recebimento do auto de infração, a empresa tem até 15 dias úteis para apresentar defesa administrativa. O recurso poderá ainda ser apreciado pelo Conselho Municipal de Regulação (CMR).

  • 6 perfumes árabes para chamar muita atenção à noite

    Com alta fixação e ingredientes nobres, as fragrâncias árabes viraram febre entre as apaixonadas pela perfumaria. Conheça as opções que se destacam no mercado

    Curiosidade – Os perfumes árabes são conhecidos pela alta potência, fixação e durabilidade. As formulações, mais oleosas e concentradas do que as fragrâncias ocidentais, ajudam a prolongar a presença do perfume na pele ao longo do dia. Além disso, seus ingredientes nobres, como oud, almíscar e especiarias, dão origem a aromas luxuosos. 

    Não por acaso, eles se tornaram fenômenos nas redes sociais. Desde que criadores de conteúdo passaram a compartilhar experiências com as fragrâncias, o interesse só cresceu.

    Vídeos acumulam milhões de visualizações, e consumidores querem testar e depois relatar a própria descoberta. Em 2024, o mercado registrou crescimento de 380% e movimentou mais de R$ 20 milhões, segundo dados da circana.

    Por serem marcantes, essas fragrâncias costumam ser associadas à noite, a eventos especiais ou a ocasiões em que se deseja causar impacto, como um encontro amoroso ou um jantar. Mas, para quem quer se aventurar nesse universo, a variedade pode gerar dúvidas. A seguir selecionamos 6 perfumes árabes que se destacam

    1° Yara by Lattafa

    2° Assala Prime Vanilla Latte

    3°Al Wataniah Sabah Al Ward

    4° Maison Alhambra Delilah

    5° Eclaire Lattafa

    6° Mawwal Halem Eau de Parfum

    Fonte: Lorraine Moreira

  • Centro de Cooperação da Cidade realiza treinamento tecnológico para equipe da Defesa Civil

    Manaus –  O Centro de Cooperação da Cidade (CCC), realizou, na manhã desta sexta-feira, 6/3, um treinamento voltado à equipe de despacho da Defesa Civil municipal que atua na sede do CCC, localizada entre as avenidas Ephigênio Salles e Umberto Calderaro Filho, na zona Centro-Sul. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a integração operacional e tecnológica entre os órgãos e aprimorar o atendimento às ocorrências registradas na cidade.

    O treinamento faz parte da implementação da solução Hexagon Mobile, sistema que permite o registro digital das ocorrências diretamente pelas equipes em campo e a integração imediata dessas informações ao sistema do CCC. A ferramenta possibilita que os atendimentos sejam registrados em tempo real, com envio de fotos, vídeos, relatórios técnicos e localização exata por GPS.

    Com a nova tecnologia, as equipes do CCC passam a acompanhar as ocorrências de forma mais dinâmica, visualizando em um mapa digital a localização das equipes de campo e o andamento de cada atendimento. A integração amplia a capacidade de resposta e garante maior agilidade no direcionamento das equipes para as demandas mais urgentes.

    De acordo com o superintendente do CCC, Sandro Diz, a modernização do sistema representa um avanço significativo na gestão das ocorrências relacionadas à Defesa Civil.

    “O treinamento da equipe de despacho da Defesa Civil é fundamental para deixar claro como essa integração tecnológica com o Centro de Cooperação da Cidade muda completamente o nosso processo de trabalho. Agora, o fluxo passa a ser 100% digital e integrado. As equipes de campo registram tudo em tempo real, enviando não apenas informações em texto, mas também fotos, vídeos e a localização exata por GPS, o que praticamente elimina qualquer erro de comunicação entre quem está na rua e quem está na base”, destacou.

    Segundo o superintendente, a integração também fortalece o papel estratégico do CCC no monitoramento e na análise das ocorrências registradas na cidade.

    “Aqui, no CCC, conseguimos visualizar em um mapa dinâmico onde cada equipe está e o status de cada ocorrência. Isso dá mais agilidade para priorizar os atendimentos mais urgentes. Além disso, todos esses dados passam a alimentar um histórico inteligente, permitindo a criação de mapas de calor que mostram onde alagamentos ou deslizamentos acontecem com maior frequência”, explicou.

    Com o armazenamento e a análise dessas informações, o CCC amplia sua atuação, passando a contribuir também para ações preventivas.

    “Com esse banco de dados estruturado, o CCC deixa de ser apenas um receptor de chamados e passa a atuar como uma central de inteligência, ajudando a Defesa Civil a agir de forma preventiva e a planejar intervenções antes mesmo que as situações de risco se agravem”, completou Sandro.

    A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com o uso da tecnologia e a integração entre os órgãos municipais para fortalecer a gestão de riscos e otimizar o atendimento à população. Os treinamentos fazem parte de um processo contínuo de capacitação das equipes que atuam no CCC.

    Fonte: Fábia Lima – CCC

  • CBF oficializa Brasil x Panamá no Maracanã antes do embarque para a Copa do Mundo

    Duelo será realizado no dia 31 de maio, no Rio de Janeiro, e será penúltimo teste da seleção brasileira antes do Mundial

    Esporte – A CBF oficializou nesta sexta-feira a realização do amistoso entre Brasil e Panamá, no Maracanã, no dia 31 de maio – véspera da viagem da Seleção para a Copa do Mundo. O confronto marcará a despedida brasileira da torcida local e também o penúltimo teste do time de Carlo Ancelotti antes da disputa do Mundial, a partir do dia 11 de junho.

    – Gosto muito do Maracanã, é um palco grandioso, que carrega muita história. Temos tudo para fazer uma Copa em alto nível, estamos nos preparando muito bem, os jogadores sentem orgulho em servir à Seleção e vai ser muito bom essa troca de energia antes da disputa – afirmou Ancelotti ao site da CBF.

    A Seleção já desenhou toda a programação até a estreia na Copa, no dia 13 de junho, diante do Marrocos, em Nova Jersey. Até lá, o Brasil terá quatro amistosos. Neste mês, os rivais serão a França, dia 26, em Boston, e a Croácia, dia 31, em Orlando. O Panamá será o adversário na despedida do país, no dia 31 de maio – e o Egito deve ser o último teste, já nos EUA, no dia 6 de junho.

     data de viagem para os Estados Unidos também já está definida: dia 1º de junho. A programação prevê folga após a partida contra os panamenhos, no Rio de Janeiro, e apresentação na sede da CBF para confraternização antes do embarque rumo a Nova Jersey.

    – Eu acho muito simbólico que essa despedida seja num palco tão importante e emblemático. O Maracanã é a casa da Seleção Brasileira, um estádio conhecido no mundo inteiro e que sempre foi palco de grandes apresentações. Receber o carinho e o apoio dos torcedores vai ser fundamental para que o time, que já no dia seguinte embarcará para os EUA – opinou o presidente da CBF, Samir Xaud

    A preparação para o Mundial começa uma semana antes da viagem. O previsto é que a comissão técnica siga para a Granja Comary já no dia 25 de maio, avaliando caso a caso a data da apresentação dos jogadores de acordo com o desgaste de fim de temporada europeia. Há possibilidade de que alguns atletas sejam liberados dos primeiros dias de trabalho com o grupo completo por volta do dia 27 – com exceção de quem estiver na final da Champions, dia 30, em Budapeste.

    CBF já tem previstas as datas de convocação: no dia 16 de março será realizada a divulgação da lista para os jogos com França e Croácia. Para a Copa do Mundo, a expectativa é de que os 26 nomes sejam conhecidos no dia 19 de maio, em evento na sede da CBF.

    A Seleção está no Grupo C do Mundial e estreia no dia 13 de junho, diante do Marrocos, em Nova Jersey, às 19h (de Brasília). A segunda rodada será no dia 19, contra o Haiti, às 22h, na Filadélfia, até encerrar a primeira fase dia 24, em Miami, enfrentando a Escócia, às 19h.

    Fonte: Globo Esporte

  • Jovem tem parte do nariz arrancada em briga dentro de ônibus em SP

    Agressão em ônibus de Cajamar destaca falhas na segurança pública

    Geral – Laís, uma jovem de Cajamar (SP), teve parte do nariz arrancada após uma discussão que começou em um ponto de ônibus e continuou dentro do veículo.

    A briga ocorreu com um casal que a provocou, resultando em agressões severas presenciadas por outros passageiros.

    Laís foi levada ao hospital, onde recebeu tratamento e deve passar por cirurgia de reconstrução do nariz.

    A polícia investiga o caso, que também gerou pedidos de medidas protetivas contra os agressores. Além disso, foi solicitado que a empresa de ônibus seja responsabilizada por não fornecer assistência durante o incidente.

    Fonte: R7

  • Alckmin deixará Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços em 4 de abril

    Alckmin deixará o ministério em 4 de abril, mas seguirá como vice-presidente

    Geral – O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, deixará o comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços no dia 4 de abril. A informação foi confirmada pelo próprio vice-presidente a imprensa. Até o momento, ele não informou quem deverá assumir a pasta após sua saída.

    Apesar de deixar o ministério, Alckmin continuará exercendo o cargo de vice-presidente da República no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como ocupa a Vice-Presidência, ele não precisa cumprir o prazo de descompatibilização exigido pela legislação eleitoral para determinados cargos públicos.

    A descompatibilização é o afastamento obrigatório de funções públicas dentro de um período determinado antes das eleições, regra aplicada a ocupantes de alguns cargos que pretendem disputar pleitos eleitorais. No caso do vice-presidente, entretanto, não há essa exigência legal, o que permite que Alckmin permaneça no posto mesmo após deixar o ministério.

    Desde o início do atual governo, Alckmin acumula as funções de vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. À frente da pasta, ele tem atuado em agendas ligadas à política industrial, à ampliação de investimentos produtivos e ao fortalecimento das relações comerciais do Brasil.

    A saída do ministério ocorre em meio ao calendário político que antecede as eleições deste ano, quando integrantes do governo que desejam disputar cargos eletivos precisam deixar suas funções dentro do prazo previsto pela legislação.

    Até agora, o governo federal ainda não anunciou quem deverá substituir Alckmin no comando do Ministério. A escolha caberá ao presidente Lula, que deve definir o novo titular da pasta nas próximas semanas.

    Fonte: R7

  • Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e do cunhado e determina transferência para presídio estadual em SP

    Decisão também vale para o cunhado Fabiano Zettel. Ambos foram levados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarulhos. Os dois são alvos da nova fase da Operação Compliance Zero, que investiga esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo a venda de títulos de crédito falsos.

    Banqueiro Daniel Vorcaro é preso pela Polícia Federal em SP

    Geral – A Justiça Federal em São Paulo manteve nesta quarta-feira (4) a prisão preventiva do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e determinou que ele seja encaminhado diretamente ao sistema prisional estadual após a audiência de custódia realizada na capital paulista. O cunhado dele, Fabiano Zettel, teve a mesma destinação definida.

    Ambos serão levados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Guarulhos, na Grande São Paulo.

    Com a decisão, Vorcaro e Zettel não retornaram à Superintendência Regional da Polícia Federal, onde estavam após serem presos na manhã desta quarta em uma investigação que apura um esquema bilionário de fraudes financeiras.

    Eles chegaram à Justiça Federal para a audiência de custódia por uma portaria lateral, em viatura descaracterizada. Ao todo, três carros participaram do deslocamento, e os investigados deixaram o prédio em um veículo não ostensivo.

    A defesa dele disse que Vorcaro “sempre esteve à disposição das autoridades” e “jamais tentou obstruir o trabalho das autoridades ou da Justiça”. A defesa negou “categoricamente as alegações atribuídas” a ele e disse confiar “que o esclarecimento completo dos fatos demonstrará a regularidade de sua conduta”. Reiterou ainda a “sua confiança no devido processo legal e no regular funcionamento das instituições”.

    Em nota, a assessoria de imprensa de Daniel Vorcaro disse que o empresário informou, no momento de sua prisão, “que jamais teve intenção de intimidar ou ameaçar jornalistas e que suas mensagens foram tiradas de contexto.”

    “Afirmou textualmente que “sempre respeitei o trabalho da imprensa e, ao longo de minha trajetória empresarial, mantive relacionamento institucional com diversos veículos e jornalistas. Não me lembro de minhas conversas por telefone, mas, se em algum momento me exaltei em mensagens no passado, o fiz em tom de desabafo, em privado, sem qualquer objetivo de intimidar quem quer que seja. Jamais determinei ou determinaria agressões ou qualquer espécie de violência.”

    Vorcaro segue colaborando com as autoridades competentes e confia que a análise completa das informações esclarecerá definitivamente as interpretações equivocadas que vêm sendo divulgadas.”

    cunhado dele, Fabiano Zettel, também era alvo de mandado de prisão e se entregou na Superintendência da PF. A defesa disse que “em que pese não ter tido acesso ao objeto das investigações, Fabiano está à inteira disposição das autoridades”.

    As prisões aconteceram como parte da terceira fase Operação Compliance Zero, que, segundo a PF, tem o objetivo de investigar a “possível prática dos crimes de ameaça, corrupção, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivos informáticos, praticados por organização criminosa”.

    A medida foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), em sua primeira ação como relator do caso, que assumiu no mês passado.

    Segundo a PF, o esquema financeiro envolve a venda de títulos de crédito falsos pelo Banco Master. O nome da operação é uma referência à falta de controles internos nas instituições envolvidas para evitar crimes de gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e manipulação de mercado.

    Vorcaro já havia sido preso em novembro do ano passado ao tentar embarcar para a Europa em um avião particular que sairia do aeroporto de Guarulhos, na Grande SP. Para a PF, não havia dúvidas de que ele iria fugir do país.

    Havia um mandado de prisão preventiva contra Vorcaro, que já foi levado para a Superintendência da PF na capital paulista.

    Além de Vorcaro e Zettel, foram alvo da operação o coordenador de segurança Luiz Phillipi Mourão, apelidado de “Sicário”, e o policial federal aposentado Marilson Roseno da Silva.

    Também foram determinadas ordens de afastamento de cargos públicos e sequestro e bloqueio de bens, no montante de até R$ 22 bilhões, com o objetivo de interromper a movimentação de ativos vinculados ao grupo investigado e preservar valores potencialmente relacionados às práticas ilícitas apuradas.

    CPI

    Vorcaro era aguardado para depor nesta quarta à CPI do Crime Organizado, em Brasília. No entanto, o dono do Banco Master já havia sinalizado que iria comparecer apenas à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

    O ministro André Mendonça tinha decidido na terça-feira (3) que a ida dele à CPI seria facultativa.

    Fonte: G1

  • Reconhecimento acadêmico celebra contribuição de servidoras da FVS-RCP à saúde do Amazonas

    Saúde – Na colação de grau das residências em Infectologia e Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), duas servidoras da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) receberam homenagem pelo trabalho desenvolvido na formação de novos especialistas.

    Foram reconhecidas Lara Bezerra, do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, e Vaneli Cappellesso, do Programa Estadual de Hepatites Virais, pela orientação das residentes Gabriela Barros e Bruna Botelho, que realizaram campo de prática na Fundação entre 2024 e 2025.

    Durante a residência, as profissionais participaram de visitas técnicas, ações de testagem rápida extramuros, inquéritos de tuberculose e acompanhamento dos processos de notificação e vigilância. Também atuaram em estratégias de prevenção, como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP), tratamento preventivo da tuberculose e monitoramento de casos de hepatites virais.

    A FVS-RCP destaca a importância da integração entre ensino e serviço como estratégia fundamental, contribuindo para a qualificação de profissionais e para o aprimoramento contínuo das ações de vigilância, prevenção e controle de doenças.

    Fonte: Cândido Miranda/ FVS-RC

  • Caixa retoma financiamento para imóveis acima de R$ 2,25 milhões

    Crédito a unidades de alto padrão virá de recursos da poupança

    Geral – Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (3) a retomada do financiamento para compra de imóveis residenciais acima de R$ 2,25 milhões com recursos da caderneta de poupança.

    A modalidade, enquadrada no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), estava suspensa desde outubro de 2024 para contratações individuais. À época, o banco decidiu dar prioridade ao crédito para imóveis de menor valor, diante da redução de recursos disponíveis na poupança.

    Com a decisão, pessoas físicas voltam a poder financiar imóveis de alto padrão com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), principal fonte de crédito imobiliário do país.

    Em nota, a vice-presidenta de Habitação da Caixa, Inês Magalhães, informou que o pacote habitacional do fim do ano passado ampliou a disponibilidade de recursos da poupança para o crédito habitacional, permitindo a retomada gradual das operações nessa faixa de valor.

    “A reabertura amplia o escopo de atuação do banco no crédito habitacional, fortalece o relacionamento com clientes de alta renda e contribui para o aquecimento do mercado imobiliário e da construção civil”, afirmou a executiva em nota.

    No fim do ano passado, o governo lançou um novo modelo de crédito imobiliário. Entre as mudanças, está a redução gradual na destinação dos depósitos da caderneta para o compulsório, dinheiro que os bancos são obrigados a manter parados no Banco Central (BC), até que 100% dos recursos da poupança possam servir de referência para o crédito habitacional.

    Suspensão

    Desde 2024, a Caixa vinha destinando os recursos da poupança para imóveis enquadrados no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que atende unidades de menor valor.

    Segundo o banco, a estratégia buscava democratizar o acesso ao crédito, atender maior número de famílias e ajustar a oferta à menor captação da poupança, que têm registrado mais retiradas que depósitos nos últimos anos.

    Com a melhora na liquidez (dinheiro disponível ) do SBPE após as mudanças regulatórias, o banco decidiu ampliar novamente a atuação no segmento de alto padrão.

    Selo de sustentabilidade

    A Caixa havia retomado o financiamento para a construção de imóveis no SFI, mas com uma exigência adicional: os projetos precisam obter o Selo Casa Azul Uni, certificação de sustentabilidade concedida pelo banco.

    O selo avalia critérios ambientais e de eficiência das obras e classifica os empreendimentos nos níveis Bronze, Prata ou Ouro. A medida está alinhada às metas ambientais, sociais e de governança (ESG) da instituição.

    Com a decisão, a Caixa volta a atuar em todas as faixas do crédito imobiliário com recursos da poupança, ampliando a oferta tanto para imóveis populares quanto para unidades de maior valor.

    Fonte: R7