Categoria: Sem categoria

  • Carro com vestígios de sangue é apreendido em investigação da morte de cabo da PM no interior do Amazonas

    Cabo Ironei Nogueira Gonçalves foi deixado na entrada do hospital regional de Tefé sem vida, na última quinta-feira (12). A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte.

    Policial – A Polícia Militar localizou um veículo que teria sido usado no homicídio do cabo Ironei Nogueira Gonçalves, em Tefé, no interior do Amazonas. O policial foi deixado na entrada do hospital regional do município, na última quinta-feira (12), sem vida.

    Após a confirmação da morte de Ironei Nogueira, a polícia iniciou buscas que levaram à detenção de nove suspeitos. Entre os detidos estão um primeiro-tenente e um primeiro-sargento da corporação.

    De acordo com o 3º Batalhão da PM, a equipe recebeu denúncia de que o carro estaria estacionado na garagem do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No local, os policiais confirmaram que se tratava do veículo investigado e acionaram a Polícia Civil para a perícia.

    Durante a vistoria, foram encontrados vestígios de sangue no banco traseiro e uma munição. O automóvel foi removido por guincho e levado para a 5ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).

    Em nota, a Polícia Militar lamentou a morte do cabo Ironei Nogueira Gonçalves, prestou solidariedade à família e declarou que não admite práticas criminosas entre seus integrantes.

    A Polícia Civil informou que instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias da morte. Segundo a instituição, as investigações seguem em andamento, com a análise de elementos periciais, realização de oitivas e demais diligências necessárias.

    Fonte: G1

  • Duas universidades do Amazonas sofrem sanções do MEC após desempenho insatisfatório no Enamed

    Centro Universitário Fametro (Ceuni-Fametro) e a Universidade Nilton Lins estão entre as instituições penalizadas. Medidas foram divulgadas nesta terça-feira (12).

    Educação – O Ministério da Educação (MEC) aplicou sanções a cursos de Medicina em todo o país após resultados considerados insatisfatórios no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2025. No Amazonas, duas instituições foram afetadas: o Centro Universitário Fametro (Ceuni-Fametro) e a Universidade Nilton Lins.

    O Enamed é uma prova anual aplicada pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para avaliar a qualidade da formação médica no país. Na primeira edição, divulgada em janeiro, 107 dos 351 cursos avaliados receberam notas 1 e 2 — níveis considerados insatisfatórios e passíveis de sanção.

    As sanções foram publicadas em cinco portarias nesta terça-feira (17) e incluem medidas como a suspensão de ingresso de novos alunos, redução de vagas e abertura de processos de supervisão.

    g1 entrou em contato com as duas universidades citadas. A Universidade Nilton Lins informou que não vai se manifestar sobre o assunto. A Ceuni-Fametro não respondeu aos questionamentos até a publicação desta reportagem.

    Fametro e Nilton Lins terão corte de vagas

    Já o Centro Universitário Fametro e a Universidade Nilton Lins foram enquadrados em uma faixa intermediária de desempenho, também com conceito Enade 1, mas com percentual de alunos proficientes entre 30% e menos de 40%.

    Nesses casos, as sanções incluem:

    • Redução de 50% no número de vagas;
    • Suspensão de novos contratos do Fies;
    • Proibição de ampliar vagas;
    • Restrições a programas federais.

    Entenda as sanções

    De acordo com o MEC, as punições variam conforme o desempenho dos estudantes em cada curso. Quanto menor o percentual de alunos considerados proficientes, mais severas são as medidas aplicadas.

    Cursos com desempenho um pouco melhor, mas ainda abaixo do esperado, também podem sofrer sanções mais leves, como redução de 25% das vagas e limitações em programas federais.

    Além disso, algumas instituições passarão apenas por supervisão, sem punições imediatas, tendo prazo para apresentar defesa ao ministério.

    Fonte: G1

  • Raio destrói casa de família em zona rural do AM; ninguém ficou ferido

    No imóvel viviam um casal de idosos e o neto, de 11 anos. Ninguém se feriu, já que os três estavam fora no momento

    Interior – Um raio atingiu e destruiu a casa de uma família na comunidade Lopes Filho, no km 182 da BR-174, em Presidente Figueiredo , interior do Amazonas, na segunda-feira (16). No imóvel viviam um casal de idosos e o neto, de 11 anos. Ninguém se feriu, já que os três estavam fora no momento.

    Ao retornar, a família encontrou a casa em chamas. O fogo se espalhou rápido e destruiu todo o imóvel, segundo testemunhas.

    Um vídeo feito pela filha da proprietária mostra o cenário de destruição. Com a voz embargada, ela afirma que o fogo atingiu todos os cômodos e eletrodomésticos. “Destruiu tudo que foi construído com tanto sacrifício, destruído tudo pelo fogo”, disse

    Em entrevista à Rede Amazônica, a agricultora Cleonice Barros, dona da residência, disse que tentou salvar móveis com a ajuda do marido e de vizinhos, mas não conseguiu.

    Segundo ela, havia risco de choque elétrico na casa e até no chão, o que impediu qualquer tentativa de resgate de objetos.

    A Defesa Civil de Presidente Figueiredo esteve no local e deve elaborar um relatório sobre o caso.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Vaticano muçulmano’? Europa pode ganhar novo menor país do mundo

    Primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, anunciou, em 2024, os planos para a criação de um Estado soberano para a corrente islâmica Bektashi.

    Mundo – A Albânia pode ceder parte de sua capital, Tirana, para a criação de um Estado muçulmano soberano. Segundo o primeiro-ministro, Edi Rama, a intenção é preservar e promover a tolerância religiosa

    Os planos do líder albanês foram divulgados em 2024, e ainda geram debate. Em março de 2026, o projeto está na fase de elaboração legislativa, sem votação parlamentar realizada. A proposta continua sendo um tema politicamente sensível no país.

    Caso passe pelo Congresso, a medida resultará na criação do menor país do mundo, que superaria o Vaticano. Segundo uma reportagem do New York Times, o tamanho do Estado seria equivalente a cinco quarteirões de Nova York, o que equivale a cerca de 100 mil m² — o país do papa tem cerca de 440 mil m².

    O território proposto fica em um complexo no leste de Tirana e deve funcionar como um enclave soberano, nos moldes do Vaticano, com administração própria, passaportes e fronteiras. A área pertence à Ordem Bektashi, uma corrente de tradição sufista dentro do islamismo, conhecida por uma interpretação mais flexível e heterodoxa da religião.

    Rama disse que o estado simbólico seria “sem muros, sem polícia, sem exército, sem impostos ou outros atributos, mas uma sede, um estado espiritual”.

    Segundo o primeiro-ministro, a criação do microestado também busca enviar uma mensagem internacional de que o islamismo não deve ser associado ao extremismo. “Não deixem que o estigma dos muçulmanos defina quem são os muçulmanos”, afirmou.

    Ainda segundo o New York Times, o país, nos planos de Rama, vai permitir o consumo de álcool, dar liberdade para as mulheres se vestirem como quiserem e não impor regras de estilo de vida.

    A ideia é que o país seja comandado pelo líder religioso Edmond Brahimaj, conhecido como Baba Mondi. Ele afirma que pretende governar com base em uma visão moderada do islamismo. “Deus não proíbe nada; é por isso que nos deu mentes”, disse, ao explicar sua abordagem.

    A proposta não é consenso dentro da própria Albânia e enfrenta resistência de lideranças religiosas e especialistas. Na época do anúncio, a Comunidade Muçulmana da Albânia afirmou ver a iniciativa como “um precedente perigoso para o futuro do país” e destacou que é a única representante oficial do Islã no território.

    “Esta iniciativa, da qual tomamos conhecimento através da mídia, não foi discutida com as comunidades religiosas”, afirmou a instituição, na época. A Comunidade citou, ainda, o Conselho Inter-religioso da Albânia como o fórum adequado para discutir a questão.

    Para o pesquisador Besnik Sinani, ouvido pela agência Deutsche Welle (DW) em 2024, o plano pode afetar negativamente o equilíbrio entre as religiões no país.

    Sinani avalia ainda que, se implementada, a medida pode “perturbar os arranjos históricos da relação entre religião e Estado na Albânia”, estabelecidos desde a fundação do país.

    Outro ponto levantado por especialistas é o risco de a iniciativa levar a Albânia a ser rotulada como um “Estado islâmico”

    Apesar das críticas, a Ordem Mundial Bektashi sustenta que o projeto tem caráter exclusivamente espiritual e afirma que o novo Estado “não terá outro objetivo senão a liderança espiritual”.

    Fonte : G1

  • Centro de Manaus ganhará Parque Tecnológico com investimento de mais de R$ 14 milhões

    O projeto prevê a restauração do casarão histórico da ilha de São Vicente, em frente ao mirante Lúcia Almeida.

    Manaus – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta terça-feira (17) mais de R$ 14 milhões para a criação do Parque Tecnológico do Distrito de Inovação do Largo de São Vicente, no centro da cidade. O investimento vem de um convênio entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

    A proposta faz parte da estratégia da Prefeitura de transformar o centro histórico em polo de tecnologia, empreendedorismo e economia criativa.

    Do total, R$ 10.237.624,28 milhões vêm do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), repassados pela Finep. A Prefeitura vai investir cerca de R$ 4 milhões como contrapartida.

    O projeto prevê a restauração do casarão histórico da ilha de São Vicente, em frente ao mirante Lúcia Almeida. O espaço será adaptado para receber startups, universidades, empresas de tecnologia e iniciativas da economia criativa

    David Almeida afirmou que a ideia é unir revitalização urbana e desenvolvimento econômico, levando tecnologia para o centro histórico de Manaus

    O Distrito de Inovação busca preparar Manaus para a nova economia da Amazônia, criando oportunidades para startups e pesquisas voltadas a desafios urbanos e ambientais.

    O secretário da Semtepi, Alonso Oliveira, disse que o projeto é um passo importante para consolidar Manaus como referência em inovação na região Norte.

    O convênio terá duração de até 60 meses, tempo previsto para a recuperação do imóvel, implantação da infraestrutura e início das atividades do parque tecnológico.

    O projeto faz parte da política da Prefeitura de diversificar a economia, estimular novos negócios e gerar empregos ligados à inovação e tecnologia.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Casal atropelado por ‘barco pirata’ durante beijo: Marinha vai investigar colisão em Balneário Camboriú

    Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí informou que busca entender as causas, circunstâncias e responsabilidades relacionadas ao acidente. Vítimas estavam em moto aquática

    Geral – A Marinha do Brasil abriu um inquérito para investigar o caso do casal atropelado por uma embarcação turística que simula um barco pirata em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. As vítimas estavam se beijando em uma moto aquática parada, no domingo (15), quando foram atingidas (assista acima).

    Em nota, a Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí informou que busca entender as causas, circunstâncias e responsabilidades relacionadas ao acidente registrado na saída da Barra do Rio Camboriú. O casal não sofreu ferimentos graves.

    Após a colisão, uma equipe de quatro militares da Delegacia de Itajaí se deslocou até o local para levantamentos preliminares e colher depoimentos dos envolvidos. Outros detalhes não foram informados.

    A situação ocorreu em uma área onde há circulação de embarcações de turismo e veículos aquáticos, comuns na cidade, que é um dos principais destinos de lazer no litoral catarinense.

    O piloto do barco não teria visto os dois, que estavam parados no canal de manobra. Nas imagens, é possível ouvir pessoas em uma estrutura longe das embarcações tentando alertar o barco maior sobre a moto pouco antes da batida.

    Em nota, o Grupo Barco Pirata afirmou que a moto estava fora do campo de visualização do barco e o tempo de resposta da embarcação é lento. Disse ainda que manobras de desvio com embarcações desse porte não são imediatas, exigindo tempo e espaço

    Já a empresa que alugou a moto ao casal afirmou que o condutor era habilitado e toda a documentação estava regular, e que os clientes teriam recebido a assistência necessária e, em paralelo, informações já teriam sido repassadas à Marinha

    A empresa Nautiusados, especializada na venda e locação de motoaquáticas, vem a público prestar esclarecimentos sobre o acidente ocorrido neste final de semana envolvendo o Barco Pirata, em Balneário Camboriú.

    Informamos que, no momento do ocorrido, a embarcação estava com condutor devidamente habilitado, documentação regular e seguro vigente. Desde o primeiro momento, foram prestados apoio imediato e atendimento às vítimas, bem como toda a assistência necessária.

    Grupo Barco Pirata esclarece que tomou conhecimento da colisão envolvendo a embarcação e um jetski na tarde deste domingo por meio de um vídeo que circula nas redes sociais.

    A empresa informa que até o momento não foi procurada pelo piloto do jetski, razão pela qual ainda não possui informações precisas sobre as circunstâncias do ocorrido.

    O grupo destaca ainda que, no campo de visualização do barco, não foi identificado o jetski. Ressalta também que manobras de desvio com embarcações desse porte não são imediatas, exigindo tempo e espaço maiores para mudança de direção.

    Além disso, a embarcação navegava dentro do canal de navegação, que é a rota adequada e segura para esse tipo de embarcação naquele trecho, sendo uma área de passagem, portanto inadequada para que embarcações ou motos aquáticas permaneçam fundeadas ou paradas.

    O Grupo Barco Pirata informa ainda que está notificando a Marinha do Brasil sobre o ocorrido e irá prestar todas as informações necessárias às autoridades competentes, colaborando integralmente com a apuração dos fatos

    Fonte: G1

  • Mais de 35 mil inscritos no 1º dia do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Manaus

    A seleção é feita pela Caixa Econômica Federal, responsável por operar os recursos, analisar documentos, aprovar financiamentos e entregar os imóveis às famílias.

    Manaus – Mais de 35 mil pessoas se inscreveram no primeiro dia do programa federal Minha Casa, Minha Vida, em Manaus. O cadastro foi feito pelo Sistema Municipal de Habitação (Simhab). Com isso, já são mais de 220 mil famílias registradas na capital do Amazonas.

    As inscrições estarão disponíveis até o dia 29 de maio, período em que famílias que ainda não conseguiram se cadastrar poderão entrar no banco de dados habitacional da prefeitura e concorrer às próximas unidades que serão destinadas ao município.

    A Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) recomenda que as inscrições sejam feitas pelo site oficial do Simhab. O sistema permite cadastro pelo computador ou celular, sem necessidade de deslocamento. A medida busca evitar filas e aglomerações na sede da secretaria.

    Quem já está inscrito e precisa atualizar dados ou corrigir CPF deve aguardar até 25 de março. A Semhaf começará a atender esses casos após o processamento das novas inscrições.

    COMO SE CADASTRAR

    Para se cadastrar, os interessados podem:

    • Acessar o site do Simhab e clicar na aba “Minha Casa, Minha Vida”;
    • ou presencial, na sede da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), localizada na travessa Arthur Bernardes, bairro São Geraldo, Zona Centro-Sul da cidade.

    Lista dos primeiros contemplados

    A lista dos primeiros contemplados deve ser publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (13).

    A seleção é feita pela Caixa Econômica Federal, responsável por operar os recursos, analisar documentos, aprovar financiamentos e entregar os imóveis às famílias.

    A entrega das primeiras unidades está marcada para 24 de março, em cerimônia que deve beneficiar centenas de famílias em Manaus.

    Fonte: G1

  • Iraque pede adiamento da repescagem para a Copa devido à guerra

    Com espaço aéreo do país fechado, seleção tem dificuldade para se deslocar; técnico não consegue sair dos Emirados Árabes

    Esporte – A Associação de Futebol do Iraque solicitou formalmente à Fifa o adiamento do seu jogo decisivo pela repescagem mundial para a Copa do Mundo de 2026, devido à dificuldade da seleção deixar o país em meio à guerra no Oriente Médio, informa uma reportagem do jornal inglês “The Guardian”. O ge fez uma consulta à Fifa e aguarda o posicionamento da entidade.

    Quinto colocado nas Eliminatórias da Ásia, o Iraque está a apenas um jogo de disputar pela segunda vez a Copa do Mundo, 40 anos após sua participação no Mundial do México-1986, quando perdeu suas três partidas na fase de grupos.

    Por ser a segunda seleção mais bem classificada no ranking da Fifa (58º lugar) entre as seis que disputam a repescagem, o Iraque aguardará o vencedor de Bolívia x Suriname para conhecer seu adversário no jogo que decidirá a vaga, no dia 31 de março, em Monterrey, no México. A República Democrática do Congo (56ª do ranking) tem o mesmo benefício na outra chave, e decidirá a classificação contra a vencedora do jogo entre Jamaica e Nova Caledônia, em Guadalajara.

    Em seu requerimento à Fifa, o Iraque alega que, por ordem do Ministério do Transporte, o espaço aéreo do país permanecerá fechado enquanto durarem os conflitos entre Irã e a aliança formada entre Estados Unidos e Israel, com reflexos em diversos países da região. Técnico do Iraque, o australiano Graham Arnold, enfrenta a mesma situação nos Emirados Árabes Unidos, sem conseguir deixar Dubai.

    Segundo o “Guardian”, a Fifa sugeriu que a delegação iraquiana viajasse de ônibus até a Turquia, onde poderia embarcar para o México, mas a proposta foi rejeitada pelo desgaste de um deslocamento de 25 horas de duração, além do risco de atravessar o norte do país, uma região que tem sido alvo de ataques nos últimos dias.

    A seleção do Iraque aguarda uma solução da Fifa nos próximos dias. Por ter sido a quinta colocada nas Eliminatórias e a seleção mais bem classificada da Ásia no ranking da Fifa, entre as que não têm vaga na Copa, os iraquianos vivem também a expectativa em relação a uma eventual retirada do Irã do Mundial. Neste caso, a seleção do Iraque poderia herdar a vaga do país vizinho.

    Fonte: Globo Esporte

  • Quaest, 2º turno: Lula e Flávio aparecem empatados pela 1ª vez, ambos com 41%

    Diferença entre o presidente e o senador era de dez pontos na pesquisa de dezembro, passou para sete em janeiro, cinco em fevereiro e, agora, não existe mais.

    Política – Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) mostra que o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) estão empatados numericamente, ambos com 41% das intenções de voto, no cenário de 2º turno.

    É a primeira vez na série histórica que os dois candidatos empatam numericamente.

    A vantagem do presidente era de dez pontos em dezembro, passou para sete em janeiro, cinco em fevereiro e, agora, não existe mais.

    Na pesquisa anterior, de fevereiro, Lula tinha 43% e Flávio, 38%.

    Cenário Lula x Flávio

    • Lula: 41% (eram 43% em fevereiro e 45% em janeiro);
    • Flávio Bolsonaro: 41% (eram 38% em fevereiro e janeiro);
    • Indecisos: 2% (eram 2% em fevereiro e janeiro);
    • Branco/nulo/não vai votar: 16% (eram 17% em fevereiro 15% em janeiro).

    O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 6 e 9 de março.

    A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

    Disputa pelo voto independente

    Entre os eleitores que se consideram independentes — aqueles que não se declaram nem de direita, nem de esquerda, nem lulistas, nem bolsonaristas —, Flávio aparece numericamente à frente de Lula pela primeira vez, com 32%. O presidente tem 27%, e outros 36% afirmam que preferem não votar nesse cenário.

    Na pesquisa anterior, Lula tinha 31% nesse grupo, contra 26% de Flávio.

    Os eleitores independentes correspondem a 32% do total, conforme os números da Quaest.

    Índices de rejeição

    Em relação à rejeição, 56% dos entrevistados dizem que não votariam em Lula e 55% afirmam que não votariam em Flávio. Em fevereiro, a rejeição de Lula era de 54%, e a de Flávio, 55%.

    Considerando somente os eleitores independentes, Lula tem rejeição de 65%, e Flávio, de 61%.

    Cenários com outros candidatos na disputa

    A Quaest apresentou aos eleitores sete cenários de segundo turno, com o presidente Lula em todos e seis adversários.

    Exceto no cenário com Flávio, em que há empate, Lula aparece à frente nos demais. A maior vantagem é contra Aldo Rebelo (DC). Veja os números a seguir:

    Cenário 2: Lula x Ratinho Júnior (PSD)

    • Lula: 42% (eram 43% em fevereiro e janeiro);
    • Ratinho Júnior: 33% (eram 35% em fevereiro e 36% em janeiro);
    • Indecisos: 3% (eram 3% em fevereiro e 4% em janeiro).
    • Branco/nulo/não vai votar: 22% (eram 19% em fevereiro e 17% em janeiro).

    Fonte: G1

  • Trump diz que oferecerá asilo a seleção iraniana de futebol feminino após jogadoras não cantarem hino

    Jogadoras participam da Copa da Ásia, que ocorre na Austrália. Elas foram rotuladas de ‘traidoras’ pelo governo iraniano. Fala de Trump contrasta com a política anti-imigração de seu governo, que deportou centenas de iranianos no ano passado.

    Mundo- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (9) que está disposto a conceder asilo à seleção de futebol feminino do Irã, caso o governo australiano não conceda. As jogadoras estão na Austrália para a Copa da Ásia.

    A declaração do republicano contrasta com a política anti-imigração de seu governo, que deportou centenas de iranianos no ano passado.

    O governo do Irã classificou a equipe como “traidora em tempos de guerra” após as jogadoras se recusarem a cantar o hino do país antes de uma das partidas do campeonato. A seleção iraniana perdeu o último jogo e teria de regressar ao Irã, mas associações de torcedores iniciaram um movimento pedindo que a Austrália conceda asilo ao time.

    Segundo torcedores, as jogadoras vinham enviando sinais de socorro durante as partidas e pela janela do hotel onde ficaram hospedadas. O governo da Austrália ainda não sinalizou se vai conceder asilo.

    Em publicação na sua rede social Truth Social, Trump disse que a Austrália estava “cometendo um terrível erro humanitário” ao permitir que a seleção feminina de futebol iraniana fosse enviada de volta ao Irã. Ele pediu ao primeiro-ministro australiano que concedesse asilo às jogadoras da equipe e disse que estava disposto a acolher o grupo, caso a Austrália se negue.

    Após a publicação, Trump disse ter falado com o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, e afirmou que o premiê “está cuidando” do assunto. Segundo o presidente norte-americano, Albanese afirmou que cinco jogadoras da seleção do Irã já haviam sido “atendidas” pelo governo australiano, mas não informou o tipo de atendimento a que foram submetidas.

    “Ele (Anthony Albanese) está cuidando disso! Cinco jogadoras já foram atendidas e as demais estão a caminho. Algumas, no entanto, sentem que precisam voltar porque estão preocupadas com a segurança de suas famílias, incluindo ameaças que seus familiares podem sofrer caso não retornem. De qualquer forma, o Primeiro-Ministro está fazendo um excelente trabalho lidando com essa situação bastante delicada. Deus abençoe a Austrália!”, escreveu.

    Declaração de Trump contrasta com deportações

    No ano passado, o governo dos EUA expulsou centenas de cidadãos iranianos dos Estados Unidos, dentro da política de imigração de Trump. O governo iraniano disse que cerca de 400 iranianos que vivam nos EUA foram deportados no ano passado.

    Uma reportagem do jornal norte-americano “The New York Times” afirmou que pelo menos cem cidadãos iranianos deportados eram refugiados e foram expulsos por um acordo secreto entre Washington e Teerã. Os dois governos não comentaram a reportagem.

    A Associação Internacional de Jogadores de Futebol (FIFPRO, na sigla em inglês) afirmou nesta segunda-feira (9) ter “sérias preocupações” com a seleção feminina iraniana de futebol.

    A campanha das iranianas na Copa da Ásia, sediada na Austrália, começou no último fim de semana, justamente quando os Estados Unidos e Israel lançaram ataques aéreos contra o Irã.

    A equipe iraniana foi eliminada no domingo (8), após perder por 2 a 0 para as Filipinas. Torcedores agitaram a bandeira iraniana anterior a 1979, vaiaram o hino nacional e tentaram impedir a saída do técnico da equipe, gritando “Salvem nossas meninas!”, em meio a preocupações com a segurança das jogadoras após o silêncio durante o hino.

    Portanto, estamos realmente preocupados com as jogadoras, mas nossa responsabilidade agora é fazer tudo ao nosso alcance para garantir que elas estejam seguras”.

    Busch disse que a organização está trabalhando com a Fifa, a Confederação Asiática de Futebol e o governo australiano para garantir que “toda a pressão seja exercida” para proteger os jogadores e dar a eles “autonomia sobre o que acontecerá a seguir”.

    “É uma situação realmente desafiadora”, disse ele. “Pode haver jogadoras que queiram retornar. Pode haver algumas jogadoras dentro do grupo que gostariam de pedir asilo e permanecer na Austrália por mais tempo”.

    Fonte: G1