Categoria: Geral

  • PF deflagrou 3 operações por dia contra crimes de abuso sexual infantil na internet em 2025

    Foram quase 1,2 mil operações, e número de vítimas resgatadas aumentou 24%. ECA Digital entra em vigor nesta terça (17) para proteger crianças e adolescentes no ambiente online

    Geral – A Polícia Federal (PF) realizou 1.132 operações policiais em 2025 contra crimes cibernéticos relacionados a abuso sexual de crianças e adolescentes, 6% a mais do que em 2024.

    Isso equivale a 3 operações por dia, em média. Os casos envolvem produção, armazenamento e compartilhamento de material ilegal na internet com menores de idade.

    As operações de 2025 resultaram no resgate de 123 vítimas — um crescimento de 24% em relação ao ano anterior.

    Os crimes estão previstos nos artigos 240 e 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tratam da produção, venda e divulgação de imagens ou vídeos de sexo explícito com menores.

    Com mais crianças e adolescentes no ambiente digital e mais expostos a esses crimes nas redes, foi sancionado o ECA Digital.

    A nova lei entra em vigor nesta terça-feira (17) e cria obrigações para provedores de serviços digitais, como redes sociais e aplicativos. Entre elas estão vincular os perfis de crianças e adolescentes a um responsável e a remover conteúdo considerado abusivo para esse público.

    Conhecida como PL da Adultização, a medida busca fortalecer a proteção de crianças e adolescentes no ambiente online diante do aumento desses crimes (veja mais no final da reportagem). Esse debate ganhou impulso no ano passado após denúncias feitas pelo influenciador Felca.

    A PF é responsável por essas operações porque os crimes têm alcance transnacional. Ao circular em plataformas digitais de alcance global, o material abusivo viola tratados internacionais de proteção à criança. As ações podem envolver prisões, resgate de vítimas e cumprimento de mandados de busca e apreensão.

    Além do abuso infantil, o departamento responsável também investiga crimes de ódio, fraudes bancárias eletrônicas e delitos de alta tecnologia. Ainda assim, o abuso sexual de crianças e adolescentes concentra a maior parte das ações, representando 9 em cada 10 operações contra crimes cibernéticos.

    Para Juliana Cunha, diretora da SaferNet Brasil, os dados fazem parte de um contexto ainda maior: “É só ver, por exemplo, as denúncias recebidas na SaferNet ano passado: foram cerca de 60 mil denúncias recebidas de conteúdos de abuso e exploração sexual”.

    Segundo relatório recente da Unicef, uma a cada cinco crianças e adolescentes de 12 a 17 anos foi vítima de exploração ou abuso sexual facilitados pela tecnologia. Isso representa cerca de 3 milhões de pessoas.

    Apesar do aumento de casos e operações policiais, Juliana avalia de forma positiva as ações recentes. Segundo ela, o foco não está só em punir quem consome ou explora esse conteúdo, mas também em identificar e resgatar as vítimas

    Segundo os dados da PF, somente em janeiro de 2026, 17 operações foram iniciadas para combater esse tipo de crime.

    Também neste ano, foi deflagrada a Operação Apertem os Cintos, que investiga um esquema liderado por um ex-piloto de avião de 60 anos, preso no Aeroporto de Congonhas.

    Segundo as investigações da 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia, do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil de São Paulo, Sérgio Antônio Lopes é suspeito de participar de uma rede de exploração de pornografia infantil e estupro de vulnerável há pelo menos oito anos.

    As investigações indicam que o suspeito contava com a conivência de familiares das vítimas para o aliciamento. Até o momento, a polícia identificou sete vítimas dessa rede, em São Paulo e no Espírito Santo, mas as investigações continuam para mapear outros envolvidos e possíveis vítimas em outros estados.

    Outra ação recente foi a Operação Carcará 40, deflagrada no Piauí. Um homem suspeito de produzir, adquirir e compartilhar conteúdo de abuso sexual infantojuvenil foi preso em Picos, no sul do estado.

    Já em Duque de Caxias, uma mulher de 33 anos foi presa por abusar das próprias filhas e publicar vídeos delas na dark web. Agentes cumpriram um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão na cidade da Baixada Fluminense, durante a Operação Guardiões.

    Embora o total de operações no combate desses crimes tenha aumentado nacionalmente, isso não aconteceu em todos os estados.

    Em Rondônia, o estado com mais vítimas resgatadas, o número operações subiu 148%. Passou de 23 em 2024 para 57 em 2025.

    Em números absolutos, o estado com mais operações policiais realizada em 2025 foi São Paulo, com 193. Apesar disso, o número representa uma redução de 19% em relação a 2024.

    Veja os números por estado:

    • São Paulo: 193 operações e 6 vítimas resgatadas
    • Minas Gerais: 98 operações e 2 vítimas resgatadas
    • Paraná: 92 operações e 7 vítimas resgatadas
    • Rio Grande do Sul: 84 operações e 8 vítimas resgatadas
    • Rio de Janeiro: 65 operações e 5 vítimas resgatadas
    • Santa Catarina: 59 operações e 13 vítimas resgatadas
    • Rondônia: 57 operações e 21 vítimas resgatadas
    • Bahia: 50 operações e 15 vítimas resgatadas
    • Mato Grosso: 43 operações e 8 vítimas resgatadas
    • Paraíba: 42 operações
    • Rio Grande do Norte: 38 operações
    • Espírito Santo: 34 operações e 5 vítimas resgatadas
    • Pará: 33 operações e 3 vítimas resgatadas
    • Piauí: 30 operações e 4 vítimas resgatadas
    • Goiás: 29 operações e 2 vítimas resgatadas
    • Mato Grosso do Sul: 28 operações e 2 vítimas resgatadas
    • Maranhão: 20 operações
    • Pernambuco: 19 operações
    • Roraima: 17 operações e 5 vítimas resgatadas
    • Tocantins: 17 operações e 3 vítimas resgatadas
    • Ceará: 15 operações e 3 vítimas resgatadas
    • Amazonas: 15 operações
    • Alagoas: 13 operações e 2 vítimas resgatadas
    • Amapá: 11 operações e 3 vítimas resgatadas
    • Acre: 9 operações
    • Distrito Federal: 9 operações
    • Sergipe: 9 operações

    Em setembro de 2025, o presidente Lula sancionou o ECA Digital, conhecido como PL da Adultização. A lei estabelece obrigações para provedores de serviços digitais, como a exigência de vincular contas de crianças e adolescentes a um responsável e remover conteúdos inadequados para esse público.

    A legislação foi motivada por denúncias de influenciadores sobre a exposição de crianças a comportamentos inadequados nas redes sociais. O objetivo é garantir a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, abrangendo qualquer produto ou serviço de tecnologia da informação utilizado por esse público.

    Fonte: G1

  • Mulher morre e mais 113 pessoas vão a hospital após comerem em pizzaria na Paraíba

    Pacientes deram entrada em duas unidades de saúde em Pombal apresentando sintomas de intoxicação após relatarem ter consumido pizza em um estabelecimento da cidade, no Sertão da Paraíba.

    Geral – Uma mulher morreu com suspeita de intoxicação alimentar na manhã desta terça-feira (17) em Pombal, no Sertão da Paraíba. Ela é uma das 114 pessoas que procuraram atendimento médico após terem consumido pizza em uma pizzaria da cidade.

    A informação foi confirmada pelo Hospital Regional da cidade, onde ela estava internada desde a segunda-feira (16). A vítima foi identificada como Rayssa Maritein Bezerra e Silva, de 44 anos,

    Segundo o Hospital Regional de Pombal, a mulher deu entrada na unidade nesta segunda-feira (16) apresentando diarreia, vômitos e dor abdominal, sintomas associados à ingestão alimentar

    Em nota, a unidade de saúde afirmou que a “paciente apresentou rápida evolução clínica, sendo prontamente assistida pela equipe médica e encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), já em estado geral gravíssimo, com sinais compatíveis com um quadro infeccioso grave”. Por volta das 8h59 desta terça-feira (17), a morte foi confirmada

    Um familiar da vítima relatou que ela comeu na pizzaria com o namorado na noite do domingo (15). Após retornarem para casa, os dois começaram a passar mal e foram para o Hospital Regional de Pombal, receberam atendimento e foram liberados. No entanto, na manhã desta segunda-feira (16), a mulher deu entrada novamente na unidade de saúde, onde permaneceu internada até vir a óbito nesta terça-feira (17

    De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes apresentaram sintomas como náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia e mal-estar geral. Os atendimentos ocorreram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e no Hospital Regional de Pombal.

    Segundo nota encaminhada pela UPA à Vigilância Sanitária, 40 pacientes foram atendidos na unidade com sintomas relacionados ao quadro de intoxicação alimentar até a manhã desta terça-feira (17). No local, os pacientes relataram em comum o consumo de pizza proveniente do mesmo estabelecimento comercial da cidade, consumida na noite do domingo

    No Hospital Regional de Pombal, outras 74 pessoas também deram entrada com sintomas semelhantes, sendo 36 atendimentos no domingo (15) e 38 na segunda-feira (16), totalizando 114 atendimentos relacionados ao caso.

    O Hospital Regional de Pombal informou que apenas um dos pacientes, uma criança de oito anos, permanece internado. A UPA de Pombal disse que todos os 40 que deram entrada na unidade receberam atendimento e tiveram alta.

    Na manhã desta terça-feira (17), uma equipe da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) foi até Pombal para realizar uma vistoria no estabelecimento que está interditado. O g1 entrou em contato com a pizzaria La Favoritta, mas até a última atualização desta reportagem não recebeu uma resposta.

    Após os casos, a pizzaria citada foi interditada pela Vigilância Sanitária de Pombal. Para realizar a interdição, equipes realizaram uma vistoria técnica no local e apreenderam materiais e insumos para coleta e análise laboratorial.

    A prefeitura informou ainda que todas as medidas legais foram adotadas desde as primeiras notificações registradas nas unidades de saúde do município. O caso será encaminhado para análise da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), que dever acompanhar o desenrolar da situação.

    Até o momento, as autoridades de saúde seguem monitorando a situação e orientam que pessoas que apresentem sintomas como vômitos, náuseas ou dores abdominais procurem atendimento médico.

    Fonte: G1

  • Fachin defende instituições sólidas e diz que democracia exige ‘vigilância constante’

    Declaração foi dada nesta terça durante sessão da Corte Interamericana de Direitos Humanos realizada no Supremo Tribunal Federal (STF).

    Geral – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, afirmou nesta terça-feira (17) durante sessão da Corte Interamericana de Direitos Humanos realizada no Supremo, que a democracia “não é uma dádiva perene”, mas uma construção humana que exige “vigilância ativa e constante”.

    Em um discurso centrado no papel das instituições, o ministro defendeu que não há democracia possível sem um Judiciário forte e independente, capaz de garantir direitos e atuar como baliza constitucional.

    Seja na efetiva garantia do governo da maioria, seja na defesa dos direitos fundamentais de todos – inclusive das minorias –, um Judiciário independente tem, por definição, papel decisivo a desempenhar”, completou.

    Nesta segunda (16), em outro discurso feito durante uma aula magna em uma faculdade particular de Brasília a estudantes de direito, o presidente do Supremo adotou a mesma linha.

    Na ocasião, ministro destacou a importância do comportamento do juiz, que segundo ele deve ser “irrepreensível na vida pública e privada”.

    Segundo Fachin, o fortalecimento democrático depende de um compromisso permanente

    Para ele, o cenário atual — no Brasil e no mundo — reforça o alerta de que direitos e garantias “não podem ser tomados como conquistas definitivas, mas como espaços que precisam ser continuamente protegidos”.

    O ministro destacou que direitos como liberdade de expressão e de pensamento formam a base para a participação cidadã, e que democracia e direito são “mutuamente dependentes”.

    Tensão institucional

    O ministro lembrou ainda que a construção democrática envolve todos os atores institucionais, não apenas os Poderes da República.

    Ele citou imprensa e academia como participantes essenciais dessa estrutura, que tem na Constituição suas regras e limites.

    Fachin afirmou que o STF não faltou “à causa da Constituição quando interpelado pelas circunstâncias”, reforçando o papel da Corte em momentos de tensão institucional.

    Este é um momento que exige não apenas reflexão crítica, como do mesmo modo um compromisso renovado com os organismos multilaterais, fortalecendo-os, bem como com os tratados e convenções que estruturam o sistema internacional. Investir nessas instâncias e valorizar os marcos normativos delas decorrentes é fundamental para sustentar uma ação coletiva voltada à promoção da paz entre as nações e à efetivação da justiça”, prosseguiu.

    A sessão contou com a presença de todos os ministros do Supremo, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (União-PB), que acompanharam os trabalhos da Corte Interamericana no plenário do tribunal

    Fonte: G1

  • Prazo para aderir acordo de descontos ilegais do INSS termina nesta sexta-feira (20)

    760 mil brasileiros ainda não formalizaram adesão para receber o dinheiro.

    Geral – Termina nesta sexta-feira (20) o prazo para o adesão ao acordo que vai devolver o dinheiro descontado ilegalmente das contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

    Segundo dados da Previdência, 760 mil pessoas que já contestaram os descontos ainda precisam formalizar a adesão ao acordo para receber o dinheiro.

    Esses beneficiários tiveram o direito à devolução reconhecido pelo INSS, mas ainda não concluíram o procedimento necessário para o ressarcimento. Eles só vão receber de volta o dinheiro que foi descontado indevidamente depois que voltarem ao site ou aplicativo Meu INSS, ou a uma agência dos Correios, para fazer a adesão formal ao acordo.

    Ressarcimento do INSS

    Os descontos indevidos foram feitos por organizações sindicais e entidades associativas, que passaram a ser investigadas e também respondem judicialmente pelas irregularidades.

    No total, mais de 5 milhões de beneficiários tiveram direito à restituição.

    Desde que o escândalo dos descontos indevidos veio à tona, em abril de 2025, quase R$ 3 bilhões já foram devolvidos a aposentados e pensionistas.

    Quem acredita que sofreu descontos não autorizados e ainda não procurou o INSS também pode fazer a contestação até sexta-feira (20). O pedido pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, nas agências dos Correios ou pelo telefone 135.

    Para receber os valores, o beneficiário precisa acessar o aplicativo ou site Meu INSS, entrar com CPF e senha e seguir o caminho:

    • acessar a aba “Consultar pedidos”;
    • clicar em “Cumprir exigência”;
    • rolar a tela até o final e selecionar a opção “aceito receber”
    • E selecionar “sim” e “enviar”.

    O valor será depositado na mesma conta em que o beneficiário recebe aposentadoria ou pensão

    Autoridades também alertam para novos golpes envolvendo falsos aplicativos que prometem ressarcimento.

    Um dos exemplos é um aplicativo chamado “INSS Reembolso”, que aparece principalmente em celulares com sistema Android.

    O INSS reforça que o único aplicativo oficial para esse serviço é o “Meu INSS”.

    Especialistas também orientam os segurados a não clicarem em links enviados por e-mail ou mensagens de celular que prometam a devolução de valores.

    Segundo o instituto, toda a comunicação oficial é feita exclusivamente pela plataforma Meu INSS, e o órgão não entra em contato por telefone, SMS ou mensagens para tratar de acordos.

    Beneficiários que já entraram na Justiça para pedir ressarcimento também podem aderir ao acordo administrativo. Nesse caso, porém, será necessário abrir mão da ação judicial.

    Fonte: G1

  • Após busca da PF contra blogueiro do Maranhão, ministro Flávio Dino diz que seus deslocamentos estavam sendo monitorados ilegalmente

    Na operação, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, foram apreendidos aparelhos celulares e um computador. Associações de imprensa divulgaram uma nota conjunta na qual classificam como preocupante a decisão.

    Geral – O ministro Flavio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou uma nota nesta quinta-feira (12) em que afirma que a área responsável pela sua segurança foi alertada em 2025 que os seus deslocamentos em São Luís, no Maranhão, estavam sendo monitorados ilegalmente.

    A Polícia Federal (PF) cumpriu, na terça-feira (10), na capital maranhense, um mandado de busca e apreensão contra o blogueiro Luís Pablo, no âmbito de uma investigação que apura o crime de perseguição contra o ministro Flávio Dino.

    A medida foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes. Na operação, foram apreendidos aparelhos celulares e um computador.

    A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgaram uma nota conjunta nesta quinta-feira (12) na qual classificam como preocupante a decisão do ministro Alexandre de Moraes.

    Ainda de acordo com a nota do ministro Flávio Dino, houve a publicação das placas dos veículos e da quantidade e dos nomes dos agentes de segurança.

    As informações, segue a nota do ministro Flávio Dino, foram enviadas para a PF e para a Procuradoria Geral da República (PGR) para a instauração do procedimento investigativo cabível.

    O assunto, prossegue a nota, “não tem correlação com crimes contra a honra ou liberdade de expressão ou inquérito das fake news.”

    Fonte: G1

  • Polícia prende 7 em operação contra o Comando Vermelho; mãe e primo de Oruam estão foragidos

    O objetivo da operação, segundo a polícia, é desarticular a estrutura nacional da facção criminosa. Vereador Salvino Oliveira foi preso por suposto acordo com a cúpula do CV para fazer campanha.

    Geral –

    A Polícia Civil do RJ iniciou nesta quarta-feira (11) a Operação Contenção Red Legacy, contra a estrutura nacional do Comando Vermelho (CV).

    Agentes da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD) saíram para cumprir, no total, 13 mandados de prisão. Até a última atualização desta reportagem, 7 pessoas haviam sido presas, e 4 alvos já estavam encarcerados.

    Entre os presos nesta quarta estão 6 PMs e o vereador carioca Salvino Oliveira (PSD). Márcia Gama dos Santos Nepomuceno, mulher de Márcio Gama dos Santos Nepomucemo, o Marcinho VP, e mãe de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, o Oruam, é considerada foragida. Outro procurado era Landerson Lucas dos Santos, sobrinho de Marcinho VP.

    O objetivo da operação, segundo a polícia, é desarticular a estrutura nacional do Comando Vermelho, “identificada como uma organização criminosa com características de cartel e atuação interestadual altamente estruturada”.

    A polícia acrescentou haver “indícios de cooperação entre o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC)”.

    Os alvos

    1. Arnaldo da Silva Dias, o Samurai, já encarcerado;
    2. Francisco Glauber de Oliveira, o GL, já encarcerado;
    3. Hélio da Costa Silva, major da PM, preso nesta quarta;
    4. Landerson Lucas dos Santos, sobrinho de Marcinho VP, foragido;
    5. Leandro Oliveira Loiola, PM, preso nesta quarta;
    6. Luiz Claudio Machado, o Marreta, já encarcerado;
    7. Márcia Gama dos Santos Nepomuceno, mulher de Marcinho VP, foragida;
    8. Marcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, já encarcerado;
    9. Reuel de Almeida Silva Fernandes, capitão da PM, preso nesta quarta;
    10. Rodrigo Paiva Lopes, PM, preso nesta quarta;
    11. Salvino Oliveira Barbosa, vereador, preso nesta quarta;
    12. Thiago Monteiro Gomes Marcelino, PM, preso nesta quarta;
    13. Thomás dos Santos Machado, PM, preso nesta quarta.

    Polícia Civil diz ter descoberto “tentativas de interferência política em áreas dominadas pelo tráfico”, a fim de transformar esses territórios em bases eleitorais.

    “Segundo os elementos reunidos pela investigação, o vereador Salvino Oliveira teria negociado diretamente com o traficante Edgar Alves de Andrade, o Doca, autorização para realizar campanha eleitoral na comunidade da Gardênia Azul, área sob domínio do Comando Vermelho”, afirmou a instituição.

    “Em contrapartida, o parlamentar teria articulado benefícios ao grupo criminoso, apresentados publicamente como ações voltadas à população local”, prosseguiu.

    “Um dos exemplos investigados envolve a instalação recente de quiosques na região”, destacou. A definição de parte dos beneficiários teria sido determinada diretamente por integrantes da facção, sem processo público transparente, segundo as investigações.

    Salvino negou qualquer ligação com o traficante Doca, afirmou não ter envolvimento com a instalação de quiosques na Gardênia Azul e disse não conhecer o sobrinho do traficante Marcinho VP.

    O papel da família de VP

    A polícia afirma que Marcinho VP “continua exercendo papel central na estrutura de comando da facção” mesmo após quase 3 décadas no sistema prisional. As investigações indicam que VP é um dos integrantes do “conselho federal permanente” do CV.

    delegacia especializada afirma que Márcia Nepomuceno, mulher de Marcinho VP, atua na intermediação de interesses do grupo fora do sistema prisional, “participando da circulação de informações e de articulações envolvendo operadores da organização e agentes externos”.

    Landerson, sobrinho do chefão, segundo a polícia, “exerce papel de elo entre lideranças da facção, integrantes que atuam em comunidades dominadas pelo grupo e pessoas envolvidas em atividades econômicas exploradas pela organização criminosa, como serviços e imóveis”.

    Quem é Salvino

    Salvino Oliveira tem 29 anos e nasceu na Cidade de Deus. Quando era criança vendeu balas e água em ônibus para reforçar o orçamento da família.

    Aos 7 anos, entrou no Colégio Pedro II por meio de um sorteio. Além de ambulante, foi garçom e ajudante de pedreiro. Formou-se em Gestão Pública pela UFRJ.

    Em 2021, foi escolhido como secretário municipal especial da Juventude pela gestão de Eduardo Paes. Tinha 22 anos.

    Foi eleito vereador pelo PSD com mais de 27 mil votos. Está no primeiro mandato.

    O projeto mais conhecido do vereador é o de regulação do aluguel por temporada na cidade, que procura definir regras para o setor e discute a necessidade de compartilhamento de informações pelas empresas do setor de hospedagem.

    Fonte: G1

  • Polilaminina: por que o estudo não foi publicado por revistas científicas e quais os próximos passos da pesquisa

    g1 revelou que pesquisadora admite erros em gráfico e necessidade de melhora escrita do texto. Cientista afirma que texto será revisado e que substância é eficaz

    Geral – Revistas científicas que avaliaram o estudo sobre a polilaminina apontaram dois problemas principais para recusar a publicação do texto: divergências sobre a taxa de recuperação de pacientes usada como referência no trabalho e a ausência de registro prévio do ensaio clínico em um banco internacional de pesquisas.

    A pesquisa ganhou repercussão após relatos de melhora em pacientes com lesão na medula espinhal e foi divulgada em 2024 como pré-print — uma versão preliminar de artigo científico que ainda não passou pelo processo formal de revisão por pares. Até agora, o trabalho não foi aceito por nenhum periódico científico.

    A pesquisadora responsável pelo estudo, Tatiana Sampaio, afirmou ao g1 com exclusividade que o texto será corrigido e revisado após as críticas recebidas durante as tentativas de publicação. Segundo ela, a nova versão deve corrigir erros identificados no manuscrito e trazer explicações adicionais sobre pontos que foram questionados por editores e especialistas.

    Nesta reportagem, o g1 explica quais foram as críticas feitas pelas revistas científicas, quais ajustes a pesquisadora afirma que fará na e quais são os próximos passos da pesquisa para avaliar se a polilaminina é segura e eficaz.

    Por que o texto foi recusado em revistas?

    Quando um estudo é submetido a uma revista especializada, ele passa pela chamada revisão por pares. Ou seja, é avaliado por pesquisadores e, quando aceito nesses periódicos, isso indica que o trabalho passou por uma avaliação técnica considerada um dos principais filtros de qualidade da ciência na pesquisa.

    De acordo com Tatiana, ela teve três recusas de sua versão já revisadas: Nature Communications, uma outra revista do grupo Nature e o Journal of Neurosurgery.

    De acordo com a pesquisadora, os pontos alegados foram:

    • Divergência na taxa de melhora sem a polilaminina

    Na pesquisa, Tatiana afirma que cerca de 9% dos pacientes com lesão medular completa recuperam algum grau de função motora sem tratamento. Essa comparação é o que, segundo os autores do estudo, torna os resultados com a polilaminina tão impressionantes.

    No entanto, durante o processo editorial, revisores questionaram esse número e argumentaram que a taxa de recuperação poderia ser significativamente maior — em alguns casos chegando perto de 40%, segundo estudos citados pelos editores. A pesquisadora afirma que contestou essa interpretação com base em dados de um estudo que usa como referência

    Fonte G1

  • Mais de 30 países vão disponibilizar 400 milhões de barris de petróleo para conter preço de combustíveis

    Esta é a maior liberação de reservas já feita pelas nações da Agência Internacional de Energia (AIE). Até então, o recorde havia sido de 182,7 milhões de barris, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 2022.

    Geral – Os 32 países-membros da Agência Internacional de Energia (AIE) concordaram nesta quarta-feira (11) em disponibilizar 400 milhões de barris de petróleo de suas reservas de emergência para conter a alta do preço dos combustíveis provocada pela guerra no Oriente Médio.

    É a maior liberação de reservas já feita pelos países da AIE. Até então, o recorde havia sido de 182,7 milhões de barris, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 2022.

    A guerra no Oriente Médio tem pressionado os preços do petróleo, que voltaram a subir nesta quarta-feira devido ao bloqueio no Estreito de Ormuz, uma rota de trânsito crucial por onde passa 20% do petróleo e do gás natural consumidos em todo o mundo.

    Segundo a AIE, uma média de 20 milhões de barris por dia de petróleo bruto e derivados transitou pelo Estreito em 2025. E, entre petróleo bruto e derivados, a produção global é de 100 milhões de barris por dia.

    Atualmente, os membros da AIE mantêm mais de 1,2 bilhão de barris de estoques públicos emergenciais de petróleo, além de outros 600 milhões de barris em estoques da indústria mantidos por obrigação governamental.

    O cronograma de liberação ainda será definido.

    “A pressão veio principalmente do governo dos Estados Unidos, que quer essa liberação”, disse um diplomata da União Europeia à Reuters, antes do anúncio.

    Mais cedo, a Alemanha, a Áustria e o Japão, que fazem parte da AIE, já tinham anunciado que iriam disponibilizar as suas reservas.

    O Ministério da Economia do Japão informou, inclusive, que planeja liberar cerca de 80 milhões de barris de reservas públicas e privadas. Já o Reino Unido disse que contribuirá com 13,5 milhões de barris.

    Segundo a ministra da Economia da Alemanha, Katherina Reiche, os Estados Unidos e o Japão serão os maiores fornecedores da liberação emergencial.

    O secretário do Interior dos EUA, Doug Burgum, saudou as notícias sobre a liberação planejada.

    “Este é o momento perfeito para pensar em liberar parte dessas reservas para aliviar um pouco a pressão sobre o preço global”, disse em entrevista à Fox News.

    Burgum afirmou, no entanto, que não acredita que o mundo esteja enfrentando uma escassez de energia.

    Fonte: G1

  • Violência é citada por 27% como maior preocupação no Brasil, diz Quaest; corrupção aparece em seguida

    Pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 9 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos

    Geral – A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) mostra que 27% dos entrevistados apontam a violência como a maior preocupação em relação ao Brasil atual.

    A corrupção aparece em seguida, com 20% das menções. Outros temas citados incluem problemas sociais, saúde, economia e educação.

    Veja números:

    • Violência: 27% (eram 27% em fevereiro)
    • Corrupção: 20% (eram 17% em fevereiro)
    • Problemas sociais: 18% (eram 20% em fevereiro)
    • Saúde: 13% (eram 13% em fevereiro)
    • Economia: 10% (eram 12% em fevereiro)
    • Educação: 6% (eram 6% em fevereiro)

    O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 9 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%

    Fonte: G1

  • Fachin se reúne com Mendonça para discutir caso Master

    O encontro não estava na agenda do presidente do Supremo Tribunal Federal e ocorre após Mendonça ter autorizado a 3ª fase da Operação Compliance Zero, que prendeu o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

    Geral – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, se reuniu na noite desta segunda-feira (9) com o ministro André Mendonça, relator das investigações sobre as fraudes envolvendo o Banco Master.

    O encontro não estava na agenda de Fachin e acontece após Mendonça ter autorizado a Terceira Fase da Operação Compliance Zero e de o jornal O Globo revelar que Daniel Vorcaro mandou mensagens para o ministro do Supremo Alexandre de Moraes no dia em que o banqueiro foi preso pela primeira vez, em novembro de 2025.

    Ao longo do dia, o presidente do Supremo também conversou com outros ministros sobre a crise. O assunto também já foi tratado por Fachin com o ministro Alexandre de Moraes, que é o vice-presidente da Corte.

    Na última quarta-feira (4), o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, voltou a ser preso pela Polícia Federal em São Paulo na terceira fase da Operação Compliance Zero, uma investigação que apura um esquema bilionário de fraudes financeiras.

    O banqueiro foi transferido nesta sexta-feira (6) para o Penitenciária Federal de Brasília.

    Nos bastidores, ministros do Supremo estão reclamando da postura da Polícia Federal na condução do caso Master e também há cobranças para que Fachin se posicione publicamente sobre as mensagens envolvendo Moraes.

    Na noite desta segunda, o presidente do Supremo também se reuniu com a diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Avogados do Brasil (OAB). No encontro, a investigação sobre o Banco Master também foi discutida.

    Fachin teria defendido as investigações e reiterou que tudo será investigado “doa a quem doer” para preservar a instituição STF.

    Ao final da reunião, o presidente da OAB, Beto Simonetti, disse que a ordem dos advogados decidiu que irá pedir acesso irrestrito ao material já produzido na apuração. Além disso, afirmou que há pedido de reunião com André Mendonça, relator do caso, ainda sem data.

    Mensagens atribuídas a Moraes

    Dias após a nova prisão, na sexta-feira (6), uma reportagem publicada pelo blog da jornalista Malu Gaspar, do jornal “O Globo”, trouxe novos prints de mensagens atribuídas ao banqueiro Daniel Vorcaro enviadas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no dia 17 de novembro de 2025, horas antes de Vorcaro ser preso pela primeira vez.

    Segundo a reportagem, as mensagens foram obtidas pelo sistema de perícia da Polícia Federal (PF), que apreendeu celulares e outros dispositivos eletrônicos de Vorcaro.

    Após a publicação, a comunicação do STF divulgou uma nota, na qual o ministro Alexandre de Moraes nega que as mensagens enviadas pelo banqueiro foram para ele.

    Fonte: G1