Categoria: Geral

  • Governo volta a adiar regra que restringe trabalho em feriados; entenda o que está em jogo

    A regra, que já foi adiada pelo menos cinco vezes, impacta 12 atividades econômicas, exigindo negociação prévia entre empregadores e trabalhadores para autorizar o trabalho em feriados.

    Geral – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) decidiu, mais uma vez, adiar a entrada em vigor da portaria que estabelece as regras para o funcionamento do comércio em feriados. Agora, a entrada em vigor fica prevista para o final de maio deste ano.

    Com o adiamento, o governo amplia o prazo para que trabalhadores e empregadores avancem nas negociações. O MTE defende que a prorrogação reforça o compromisso com o diálogo social e com a valorização da negociação coletiva.

    A norma — que já foi postergada ao menos cinco vezes — enfrentou forte pressão de empresários e parlamentares. O último adiamento havia movido a entrada em vigor para 1º de março deste ano.

    Como parte do processo de adiamento, o governo criará uma comissão bipartite com 20 integrantes:

    • 10 representantes dos trabalhadores
    • 10 representantes dos empregadores

    O grupo será assessorado pelo ministério e terá a missão de discutir as regras para o trabalho em feriados no comércio, buscando construir um consenso. As entidades terão cinco dias para indicar os nomes ao MTE.

    Publicada originalmente em novembro de 2023, a portaria reforça a exigência de convenção coletiva entre empregadores e empregados para autorizar o trabalho em feriados, conforme determina a Lei nº 10.101/2000, atualizada pela Lei nº 11.603/2007. Além disso, é preciso seguir as normas da legislação municipal.

    O texto revoga a Portaria nº 671/2021, editada no governo anterior, que autorizava o trabalho em feriados sem necessidade de acordo coletivo.

    Com a mudança, o MTE afirma que restabelece a legalidade e valoriza a negociação coletiva como instrumento de equilíbrio entre os interesses de empregadores e trabalhadores.

    A texto publicada pelo MTE do governo Lula não muda totalmente a medida da gestão Bolsonaro, afetando apenas 12 das 122 atividades cujo funcionamento foi liberado pelo governo anterior.

    Entenda a regra

    Conforme a Portaria nº 3.665/2023, empresas dos setores mencionados acima só poderão funcionar em feriados se houver uma convenção coletiva de trabalho firmada entre empregadores e sindicatos de trabalhadores.

    Ou seja, a decisão do empregador não será mais suficiente para abrir nesses feriados — será necessário que trabalhadores e empresas negociem e firmem um acordo formal.

    Essa convenção deve definir as condições para o trabalho nesses dias, como pagamento em dobro, folgas compensatórias ou benefícios extras, por exemplo.

    A medida anula parcialmente uma regra anterior, de 2021 (gestão Bolsonaro), que liberava o funcionamento do comércio nos feriados sem necessidade de negociação coletiva. Mas a nova regra não vale para todos os setores: apenas 12 atividades comerciais seriam afetadas.

    Segundo o governo, o objetivo da mudança é fortalecer o papel das negociações coletivas, oferecer mais garantias aos trabalhadores e alinhar a portaria à Lei Federal nº 10.101/2000, que determina que o trabalho em feriados no comércio só pode ocorrer mediante acordo entre as partes.

    Fonte: G1

  • Com risco alto de deslizamentos e alagamentos, Juiz de Fora deve ter temporais até sexta; veja previsão para MG

    Regiões como Zona da Mata, Vale do Rio Doce e sul e sudoeste de Minas Gerais podem registrar volumes acima de 100 milímetros de chuva por dia.

    Geral – Com os grandes volumes de chuva registrados nos últimos dias, a região de Juiz de Fora segue com risco alto para deslizamentos e alagamentos nesta quinta-feira (26), de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

    A região da Zona da Mata de Minas Gerais foi a mais atingida do estado pelos temporais nesta semana. São ao menos 46 mortos e 21 desaparecidos nas cidades de Juiz de Fora e Ubá.

    O boletim do Cemaden divulgado na tarde de quarta-feira (25) indica para manutenção do risco muito alto para deslizamentos em Juiz de Fora.

    Segundo o órgão, o alerta é uma consequência da previsão de continuidade de chuva com intensidade moderada a forte ao longo dos próximos dias – o que se soma aos acumulados já altos registrados nos últimos dias, superiores a 200 milímetros em 72 horas em alguns locais.

    As atuais situações críticas de drenagem, junto à expectativa de novas chuvas, fizeram o órgão também manter os alertas para alagamentos na região. O risco segue muito alto para enxurradas em Juiz de Fora.

    Os avisos do Cemaden se dividem em duas categorias: risco hidrológico e risco geológico. Enquanto os hidrológicos englobam eventos como alagamentos urbanos e inundações de pequenos córregos, por exemplo, os geológicos se referem a deslizamentos de terra e quedas de barreiras.

    🚨Os alertas para cada risco podem ser de três níveis:

    • 🟡Moderado: quando não se descarta a possibilidade do fenômeno alertado e, caso ocorra, é previsto um impacto moderado para a população.
    • 🟠Alto: a probabilidade de ocorrência do desastre é alta, assim como seu potencial impacto. Nesse cenário, recomendam-se ações como verificação das áreas de risco e acionamento dos órgãos locais de apoio.
    • 🔴Muito alto: existe alta probabilidade de ocorrência do fenômeno, com chances de grande impacto para a população. Há a recomendação para acionamento do sistema de sirenes, possibilidade de desocupação das áreas de risco e deslocamento de equipes para atendimento nas áreas de risco.

    Previsão de novos temporais

    De acordo com os meteorologistas, o tempo deve seguir instável em Minas Gerais ao menos até a próxima sexta-feira (27).

    🔴O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um aviso meteorológico para os acumulados elevados de chuva esperados para a região. A situação é classificada como “grande perigo”.

    Regiões como Zona da Mata, Vale do Rio Doce e sul e sudoeste de Minas Gerais podem registrar volumes acima de 100 milímetros de chuva por dia.

    Há grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

    O aviso também é válido para o litoral de São Paulo, todo o estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e extremo sul da Bahia.

    Apesar dessa região ser a mais atingida, todo o estado de Minas Gerais tem previsão de chuvas intensas até o fim da semana.

    🟠Nas demais regiões, segundo o Inmet, o aviso meteorológico é de “perigo”, com os acumulados de chuva ficando entre 50 a 100 milímetros por dia e com ventos intensos, de até 100 km/h.

    Também há risco de alagamentos e queda de árvores em todo o estado.

    Fonte: G1

  • Compare as decisões do desembargador que absolveu e condenou homem de 35 anos acusado de estuprar menina de 12

    Magid Nauef Láuar, da 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que tinha votado pela absolvição dos réus, voltou atrás e condenou homem e mãe da vítima.

    Geral – O desembargador Magid Nauef Láuar, da 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), voltou atrás e condenou, nesta quarta-feira (23), o homem de 35 anos acusado de estupro de vulnerável contra a menina de 12, em Indianópolis, no Triângulo Mineiro, e a mãe da vítima. Os dois já foram presos.

    No dia 11 de fevereiro, o magistrado havia votado pela absolvição dos réus por considerar que havia “vínculo afetivo consensual” entre o homem e a vítima.

    Na nova decisão, ele reconheceu que havia  e falou da necessidade de se “repensar o Direito”.

    Compare abaixo o que dizem as duas decisões sobre:

    • Vulnerabilidade da vítima
    • Aplicação do “distinguishing”
    • Participação da mãe da vítima no crime

    Vulnerabilidade da vítima

    • Decisão que absolveu os réus

    O desembargador considerou que a vítima havia tido “relações anteriores, […] inclusive com prática de atos sexuais”, e que a “vulnerabilidade que usualmente se observa […] não restou evidenciada nas declarações” da menina.

    Decisão que condenou os réus

      O magistrado avaliou que a diferença de 23 anos entre a idade da vítima e do acusado expõe a vulnerabilidade e incapacidade da menina “de discernir e expressar validamente a sua vontade de ‘estar’ e ‘querer’ se relacionar afetivamente com uma pessoa adulta”

      Aplicação do “distinguishing”

      • Decisão que absolveu os réus

      O Código Penal estabelece que ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos configura estupro de vulnerável. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já firmou entendimento de que o consentimento da vítima, eventual experiência sexual anterior ou a existência de relacionamento amoroso não afastam a ocorrência do crime.

      No entanto, Magid Nauef Láuar havia entendido que as “peculiaridades do caso” autorizavam a adoção do “distinguishing”, técnica que permite a um magistrado deixar de aplicar os precedentes vinculantes quando entende que o caso em julgamento possui diferenças relevantes.

      Ele considerou que o “relacionamento” entre o acusado e a adolescente “ocorreu sem violência, coação ou fraude, com conhecimento e aquiescência dos genitores da vítima, vivenciado publicamente e com características de entidade familiar”.

      • Decisão que condenou os réus

      O desembargador declarou que não se pode aplicar o “distinguishing” no caso, sobretudo pela discrepância entre as idades da vítima e do réu.

      Ele escreveu, ainda, que, devido à repercussão do caso, o momento é oportuno para que o poder judiciário “se posicione como garantidor da proteção dos direitos fundamentais da criança e do adolescente”.

      Participação da mãe da vítima no crime

      • Decisão que absolveu os réus

      Magid Nauef Láuar entendeu que, com a absolvição do homem acusado de estupro, a mãe da vítima, denunciada pelo Ministério Público por ter se omitido diante do crime, também não poderia ser condenada.

      O desembargador considerou que não havia “conduta penalmente relevante a ser impedida ou evitada”.

      • Decisão que condenou os réus

      O magistrado avaliou que, embora a mulher tenha afirmado que não sabia que a “relação” entre o homem e a filha era crime, a “considerável diferença etária […] era um indicativo relevante de que o relacionamento não poderia ser consentido ou tolerado”.

      Fonte: G1

    • Prazo para pagamento do boleto do concurso do Ipaam termina nesta quarta-feira (25) no Amazonas

      A quitação do boleto é obrigatória para confirmar a participação dos candidatos no certame, conforme previsto no edital.

      Geral – O prazo para pagamento da taxa de inscrição do concurso público do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) encerra nesta quarta-feira (25). A quitação do boleto é obrigatória para confirmar a participação dos candidatos no certame, conforme previsto no edital.

      O boleto está disponível na página do concurso no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do certame, no endereço eletrônico.

      A taxa de inscrição é de R$ 90 para os cargos de nível superior e de R$ 70 para o cargo de nível médio, podendo ser paga em bancos, casas lotéricas ou por meio eletrônico. As provas objetivas estão previstas para o dia 29 de março de 2026, em Manaus.

      O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, ressalta que a confirmação da inscrição dentro do prazo é fundamental para assegurar a participação dos candidatos.

      O presidente da Comissão do Concurso do Ipaam, o analista ambiental Alexandre Souza e Silva, explica que o pagamento da taxa é a etapa final para validação da inscrição no sistema.

      Vagas disponíveis

      O certame oferece 140 vagas imediatas, sendo 90 para o cargo de Analista Ambiental, distribuídas em 19 especialidades de nível superior, e 50 para Assistente Ambiental, de nível médio. O certame também irá disponibilizar 195 vagas para cadastro de reserva.

      Para concorrer ao cargo de Analista Ambiental, é exigida formação em áreas como Administração, Análise de Sistemas, Antropologia, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental ou Sanitarista, Engenharia Civil, Engenharia de Pesca, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Geografia, Geologia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Química ou Sociologia, conforme estabelecido no edital.

      Para informações sobre o concurso do Ipaam, os candidatos podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Candidato da Cebraspe, pelo telefone 0800 722 1125. Dúvidas e demandas específicas podem ser encaminhadas ainda para o e-mail sac@cebraspe.org.br, canal oficial de atendimento da banca organizadora.

      Fonte: G1

    • Em carta, Marcinho VP diz que o filho Oruam ‘tem que pagar pelo que fez’

      Textos mostram a perspectiva do pai, que é uma das lideranças do Comando Vermelho, sobre as atitudes do rapper

      Geral – Preso há quase 30 anos, Marcinho VP, apontado como uma das lideranças do Comando Vermelho, escreveu cinco cartas recentemente. Em um texto direcionado ao ex-desembargador Siro Darlan, em setembro de 2025, ele comentou a situação do filho, o rapper Oruam — acusado de tentativa de homicídio contra dois policiais.

      Num trecho, Marcinho VP, que está em presídio federal, escreveu que lamenta por tudo o que Oruam está passando, mas pondera que o filho “não vigiou” .

      “Ele tem que pagar (somente) apenas pelo que fez de verdade, e não por acusações levianas e armas portadas como estão tentando fazer com o menino.”

      Nesta carta, o chefe do CV diz que o filho errou e não abona sua conduta. E volta a dizer: “Ele tem que pagar pelo que fez.”

      Atualmente, Oruam é considerado foragido após ter a liberdade revogada em razão de violações no monitoramento da tornozeleira eletrônica.

      Fonte: R7

    • Desemprego no Amazonas fecha 2025 em 8,4%, acima da média nacional, diz IBGE

      Em todo o Brasil, 12 estados ficaram abaixo da média nacional, enquanto 15 registraram índices superiores.

      Geral – O Amazonas fechou 2025 com taxa de desemprego de 8,4%, acima da média nacional de 5,6%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice no estado se manteve estável em relação a 2024 e é um dos mais altos do país.

      O levantamento do IBGE considera pessoas a partir de 14 anos, em qualquer tipo de ocupação, com ou sem carteira assinada. É classificado como desempregado quem buscou trabalho nos 30 dias anteriores à entrevista. Ao todo, são visitados cerca de 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

      No ranking nacional, o Amazonas tem uma das maiores taxas de desocupação, atrás apenas de Bahia (8,7%), Pernambuco (8,7%), Piauí (9,3%) e outros estados do Nordeste. Em todo o Brasil, 12 estados ficaram abaixo da média nacional, enquanto 15 registraram índices superiores.

      Apesar do cenário nacional positivo, com a menor taxa de desemprego da série histórica iniciada em 2012, o Amazonas não acompanhou a melhora. O Brasil encerrou 2025 com taxa de 5,6%, resultado atribuído ao aquecimento do mercado de trabalho e ao aumento do rendimento real, segundo o IBGE.

      Informalidade passa de 50% no Amazonas

      Além do desemprego elevado, o estado também registra alto nível de informalidade. Em 2025, 50,8% dos trabalhadores amazonenses estavam em ocupações informais, sendo acima da média nacional, que foi de 38,1%.

      Isso significa que mais da metade dos trabalhadores no estado não tem garantias como carteira assinada, 13º salário, férias ou seguro-desemprego.

      Rendimento médio é um dos menores

      O rendimento médio mensal do trabalhador no Amazonas foi de R$ 2.733 em 2025, também abaixo da média nacional, que ficou em R$ 3.560.

      No ranking nacional de renda, o estado aparece entre os menores valores do país. O maior rendimento médio foi registrado no Distrito Federal (R$ 6.320), seguido por São Paulo (R$ 4.190) e Rio de Janeiro (R$ 4.177).

      Segundo o IBGE, o maior rendimento já registrado no Amazonas foi de R$ 2.838, em 2012, considerando valores corrigidos pela inflação. Em 2025, o estado permaneceu abaixo desse recorde.

      Fonte: G1 Amazonas

    • Justiça do AM investiga juízas e servidores por erro em mandados que resultaram na prisão de inocente deportado dos EUA

      Homem, de 43 anos, foi detido no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, após ter o CPF incluso em mandados de prisão de um foragido com o mesmo nome.

      Geral – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) abriu uma sindicância para investigar duas juízas e dois servidores por supostos erros na expedição de dois mandados que resultaram na prisão de um homem inocente, de 43 anos, no momento em que ele desembarcou de um voo com deportados dos Estados Unidos em Belo Horizonte, em agosto de 2025.

      Segundo os autos do processo obtidos pelo g1, o homem desembarcou no Aeroporto Internacional de Confins no dia 13 de agosto de 2025. Ao consultar o Banco Nacional de Mandados de Prisão durante o desembarque, policiais federais encontraram contra ele mandados de prisão em aberto, expedidos pelo TJAM.

      Após a detenção, no entanto, os agentes perceberam que a foto e o CPF do verdadeiro foragido não correspondiam ao do homem preso. A situação foi relatada no mesmo dia ao TJAM.

      O erro foi reconhecido pelo juiz Túlio de Oliveira Dorinho, da Vara de Garantias Penais de Manaus, que expediu um contramandado e determinou a soltura do carpinteiro dois dias após a prisão, em 15 de agosto.

      A decisão pela sindicância para apurar o erro foi assinada pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Hamilton Saraiva, em 12 de fevereiro. Os investigados tem 60 dias, a contar da data da decisão, para apresentar a defesa.

      Segundo o magistrado, os mandados com informações erradas foram assinados por juízas e servidores das comarcas de Uarini e Barreirinha, no Amazonas, entre 2020 e 2021. Em ambos os documentos, foi inserido o CPF do homem inocente, que tem o mesmo nome do verdadeiro suspeito, investigado por aplicar golpes em comerciantes no interior do Amazonas e pelo roubo de R$ 16 mil em aparelhos celulares.

      Agora, a comissão criada pela Corregedoria vai analisar os documentos e ouvir os envolvidos para esclarecer como os erros ocorreram e se houve falha funcional dos magistrados e servidores.

      Fonte: G1 Amazonas

    • Feirão Limpa Nome começa nesta segunda com descontos de até 99% para renegociar dívidas

      Mutirão vai até 1º de abril, reúne mais de 2.200 empresas e permite negociação online ou presencial em mais de 7 mil agências dos Correios.

      Geral – O Feirão Limpa Nome da Serasa começa nesta segunda-feira (23) oferecendo descontos de até 99% para quem quer renegociar dívidas e sair da inadimplência. A 35ª edição do maior mutirão de negociação de dívidas do Brasil vai até 1º de abril de 2026. 

      As negociações ocorrem por telefone, de forma online, pelo site, aplicativo e WhatsApp oficial da empresa, e presencialmente, em mais de 7 mil agências dos Correios em todo o país. Segundo a Serasa, as ofertas e condições são as mesmas em todos os canais, digitais ou presenciais. 

      Segundo a empresa de proteção de crédito que funciona como um grande banco de dados sobre o histórico financeiro dos brasileiros, o país encerrou 2025 com um recorde de 81,2 milhões de inadimplentes — quase metade da população adulta (49,7%).

      Nesta edição, mais de 2.200 empresas parceiras, como bancos, financeiras, operadoras de telefonia, varejistas, empresas de energia, universidades e cooperativas de crédito, oferecem condições especiais para a quitação de débitos.

      Descontos, parcelamento e PIX

      Durante o Feirão, os consumidores têm acesso às melhores condições do ano para renegociar dívidas, com descontos que podem chegar a 99% e parcelamento facilitado, segundo a empresa. Em alguns casos, é possível limpar o nome na hora ao pagar a dívida via PIX. As parcelas podem começar a partir de R$ 9,90, com opções de pagamento por boleto, PIX ou cartão. 

      Segundo a empresa, a plataforma permite negociar dívidas de diferentes segmentos, como bancos, comércio, telefonia, universidades e serviços essenciais — como contas de luz, água e gás — desde que a empresa seja parceira da Serasa na região do consumidor.

      Dívidas negativadas e também débitos com mais de cinco anos podem aparecer com ofertas especiais. Para acessar as empresas parceiras, acesse este link

      Após a quitação, o pagamento é feito diretamente à empresa credora, que tem até cinco dias úteis para comunicar a baixa da dívida aos cadastros de inadimplência.

      Onde negociar

      As negociações são gratuitas e podem ser feitas pelos canais oficiais da Serasa: 

      • Site e aplicativo (disponível para Android e iOS);
      • WhatsApp oficial: (11) 99575-2096, com atendimento automatizado;
      • Telefone 3003-6300: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, para capitais e regiões metropolitanas;
      • Atendimento em Libras: por videochamada, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h;
      • Telefone Alô, Serasa: 0800 591 5161, disponível gratuitamente de 25 de março a 1º de abril, das 8h às 20h;
      • Presencialmente, em mais de 7 mil agências dos Correios em todo o Brasil, durante o período do Feirão.

      O que não pode ser negociado

      Não é possível renegociar pelo Feirão dívidas protestadas em cartório, débitos ativos com o governo (como impostos), cheques sem fundo e casos de falência. Nessas situações, o consumidor deve procurar diretamente o cartório, a empresa credora ou a Receita Federal. 

      Consulta gratuita

      Antes de fechar um acordo, o consumidor pode consultar gratuitamente se há dívidas em seu nome pelo Extrato Serasa, disponível no site e no aplicativo. O documento reúne informações sobre negativações, protestos, cheques sem fundo, ações judiciais ou falências vinculadas ao CPF.

      Fonte: G1

    • Peter Mandelson, ex-embaixador britânico investigado no caso Epstein, é preso

      Polícia de Londres confirmou a prisão de um homem de 72 anos sob suspeita de má conduta em cargo público, mas protegeu sua identidade e não confirmou que é Peter Mandelson, assim como no dia da detenção do ex-príncipe Andrew.

      Geral – O ex-embaixador do Reino Unido nos Estados Unidos Peter Mandelson foi preso e levado de sua casa por policiais nesta segunda-feira (23).

      A informação foi noticiada em primeira mão pelo jornal britânico “The Times”. Procurada para confirmação, a Polícia Metropolitana de Londres confirmou a prisão de um homem de 72 anos sob suspeita de má conduta em cargo público, mas protegeu sua identidade e não confirmou que é Peter Mandelson, assim como no dia da detenção do ex-príncipe Andrew.

      “Agentes prenderam um homem de 72 anos sob suspeita de má conduta em cargo público”, disse a Polícia Metropolitana de Londres em um comunicado referente a uma investigação sobre um ex-ministro do governo.

      O diplomata, que tem 72 anos, está sendo investigado criminalmente pela polícia desde o começo do mês, depois que arquivos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA indicaram que ele recebeu dinheiro de Jeffrey Epstein e vazou documentos sigilosos do governo britânico. 

      Mandelson, que é casado com um brasileiro, renunciou ao cargo que tinha no Parlamento britânico depois que o escândalo veio à tona.

      Caso abalou o governo britânico

      No dia 10 deste mês, depois do anúncio da abertura de investigação contra Mandelson, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, negou que renunciaria a seu mandato por causa da polêmica. 

      Foi o premiê quem nomeou Mandelson, pivô do escândalo do caso Epstein no Reino Unido — documentos revelaram que ele recebeu dinheiro do empresário, condenado por comandar rede de tráfico sexual e abuso de menores. 

      “Jamais abandonarei o mandato que me foi confiado para mudar este país”, disse Starmer a jornalistas nesta terça. “Jamais abandonarei o povo pelo qual tenho a responsabilidade de lutar, e jamais abandonarei o país que amo”.

      A baixa popularidade de Starmer – na casa dos 18% – já trazia fragilidade para o governo. O caso Epstein e o erro na escolha de Mandelson, abalaram ainda mais a credibilidade do primeiro-ministro. O partido dele, o Trabalhista, está dividido: uma ala pede renúncia, outra demonstra apoio total. Essa queda de braço interna pode ser o início da ruptura do governo britânico. 

      Dois dias antes de negar deixar o cargo, no dia 8, o chefe de gabinete do governo britânico, Morgan McSweeney, que sugeriu o nome de Mandelson a Starmer, renunciou por conta da crise (veja no vídeo abaixo). No dia 9, o diretor de Comunicação, Tim Allan, apresentou renúncia.

      Os arquivos de Epstein também atingiram a família real. O ex-príncipe Andrew, irmão do rei Charles, foi preso na quinta-feira (19) sob a mesma suspeita. 

      Andrew, que há anos está profundamente envolvido nas acusações que surgiram contra Jeffrey Epstein, passou a ser investigado depois que mensagens liberadas pelo governo americano mostraram que ele teria passado informações sigilosas sobre oportunidades de investimento para Epstein na época em que atuava como representante comercial do Reino Unido. 

      Entre uma das fotos que surgiram nos novos arquivos também está uma em que ele aparece agachado sobre uma mulher. 

      A ex-mulher do irmão de Charles, Sarah, também é citada. Em uma troca de mensagens com Epstein, ela relata detalhes íntimos da própria filha, a princesa Eugenie. E isso tudo depois da primeira condenação de Epstein por prostituição de menores em 2008. 

      Um porta-voz do príncipe William e da princesa Kate afirmou que eles estão “profundamente preocupados” e pensando nas vítimas. O Palácio de Buckingham também se manifestou e disse que está pronto para auxiliar os trabalhos da polícia contra Andrew.

      Fonte: G1

    • OMODA & JAECOO supera 10 mil veículos vendidos no Brasil

      Jaecoo 7 é o carro chefe da marca que projeta expansão em 2026

      Geral – A Omoda & Jaecoo alcançou a marca de 10 mil veículos vendidos no Brasil durante o período do Carnaval. O volume foi alcançado dez meses após o início das vendas no país, iniciado em abril do ano passado, e ocorre em meio à expansão da operação da marca no mercado nacional.

      Segundo a empresa, o resultado reflete a evolução da sua estratégia comercial no Brasil, baseada em ampliação gradual de participação de mercado, estruturação da rede de concessionárias e foco em tecnologias de eletrificação. Atualmente, a marca conta com mais de 70 lojas distribuídas em 24 estados, com operação em fase de consolidação.

      O crescimento acompanha o avanço do portfólio e da presença física no país, sustentado por planejamento de médio e longo prazo, logística estruturada e oferta de modelos com foco em eficiência energética. Mesmo em um cenário de concorrência elevada, a montadora mantém ritmo contínuo de vendas desde o início da operação.

      A tecnologia híbrida plug-in é apontada como o eixo central da estratégia da OMODA & JAECOO no Brasil. Nesse contexto, o Jaecoo 7 concentra o posicionamento da marca no segmento de eletrificados, ao combinar propulsão eletrificada com proposta voltada ao uso urbano e rodoviário.

      Com o marco de 10 mil unidades, a empresa reforça sua aposta na consolidação da tecnologia híbrida plug-in no mercado brasileiro e na expansão gradual da sua operação ao longo de 2026.

      “Atingir a marca de 10 mil veículos vendidos em pleno Carnaval tem um simbolismo muito forte para nós. É a prova de que a Omoda & Jaecoo entrou no Brasil no ritmo certo, conectada com o consumidor e com uma estratégia sólida de crescimento sustentável. Mais do que número, é uma missão sendo fortalecida: a de acelerar a adoção da tecnologia híbrida e híbrida plug-in no País. O Jaecoo 7, com o Sistema Super Híbrido, materializa esse compromisso ao entregar um dos conjuntos mais eficientes do mundo, unindo performance, autonomia e eficiência de forma jamais percebida em nosso mercado”, diz Roger Corassa, vice-presidente executivo da Omoda & Jaecoo Brasil.

      Fonte: R7