Autor: Editor

  • Jovem de 17 anos morre após tentar provocar o próprio aborto com um lápis

    Adolescente que já era mãe de uma menina, entrou em desespero após reação por parte do companheiro que queria um menino

    Interior – Uma adolescente de 17 anos, grávida, morreu nesta quarta-feira (17) após a tentativa de aborto provocado. A jovem, que já era mãe de uma menina e havia descoberto que estava grávida de uma segunda menina, decidiu realizar o procedimento clandestino após a reação de rejeição por parte do companheiro, que não aceitou a notícia por desejar que o filho fosse um menino. O caso ocorreu no município de Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus).

    De acordo com informações publicadas inicialmente pelo perfil do Instagram Zé Real, a jovem decidiu realizar o procedimento clandestino após uma reação de rejeição por parte do companheiro. Ao fazer o exame de ultrassom e confirmar o sexo do bebê, ela comunicou a gravidez ao parceiro, que não aceitou a notícia por desejar que o filho fosse um menino.

    Relatos apontam que a adolescente entrou em estado de desespero e chegou a desabafar com uma amiga próxima, afirmando que não saberia como criar a criança diante da rejeição do companheiro.

    Em um ato extremo, a jovem tentou interromper a gestação introduzindo um lápis nas partes íntimas. O objeto acabou quebrando em seu corpo, causando perfurações internas e um sangramento severo.

    A adolescente chegou a ser socorrida e encaminhada a uma unidade de pronto atendimento, mas não resistiu à gravidade das lesões e ao choque hemorrágico, indo a óbito. A Polícia deve apurar o caso

    Fonte: D24am.

  • PF apreende 55 mil dólares e 33 mil euros em endereços ligados a Jaques

    Senador foi alvo de nova fase da operação Compliance Zero, deflagrada nesta quinta-feira (18)

    Política – A Polícia Federal apreendeu cerca de 55 mil dólares (R$ 284,1 mil) e 33 mil euros (R$ 196,3 mil) em endereços ligados ao senador Jaques Wagner (PT), em Brasília e na Bahia.

    O parlamentar foi alvo de busca e apreensão nesta quinta-feira (18) no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura a suposta fraude financeira do Banco Master.

    O montante foi apreendido em um quarto de um hotel da capital federal onde o petista costuma se hospedar quando está em Brasília. A Polícia Federal pretende questionar o senador petista sobre a origem do dinheiro.

    Além do quarto do hotel, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em um apartamento do senador petista em Salvador.

    A investigação aponta que a família do senador teria recebido de Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, um apartamento avaliado em mais de R$2,4 milhões.

    A expectativa é de que ainda nesta quinta-feira (18) o senador se posiciona publicamente e esclareça os pontos detalhadas na investigação.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deve conversar com o senador petista sobre a sua permanência na liderança do governo na Casa Legislativa

    Fonte: CNN Brasil

  • Pará recebe investimento histórico de R$ 154,2 milhões do Ministério da Saúde

    Recursos incluem obras do Novo PAC, veículos do Agora Tem Especialistas e equipamentos hospitalares e odontológicos para qualificar atendimento no SUS. Ministro da Saúde também habilita unidade para realização de terapia gênica

    Saúde – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (16/06), durante agenda em Belém (PA), investimentos que somam R$ 154,2 milhões para o estado. Os recursos federais incluem o Pix da Saúde, que impulsiona obras do Novo Pac. Também foram entregues veículos do Agora Tem Especialistas, que facilitam o acesso dos pacientes aos tratamentos. No conjunto de ações, há ainda novos equipamentos para o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), que também passa a ser habilitado para a realização de terapia gênica. Já o Hospital Municipal de Santarém e o Hospital Porto Dias receberam certificações de unidades de ensino durante a agenda.

    “O que a gente precisa é garantir os atendimentos e deixar o SUS cada vez mais forte no estado. Vamos dar continuidade às obras de saúde e ampliar a capacidade da rede pública por meio dos investimentos do Novo PAC Saúde. Com os novos veículos, aquilo que antes era um caminho de sofrimento passa a ser o Caminhos da Saúde, levando mais dignidade, cuidado e conforto aos pacientes e seus acompanhantes”, ressaltou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

    Do valor total destinado ao Pará, R$ 78 milhões são do Pix Day, que inclui recursos do Novo PAC Saúde para 10 obras em oito municípios: Belém, Altamira, Anajás, Itaituba, Marabá, Moju, Paragominas e Santarém. A capital receberá uma Policlínica; Santarém será contemplada com um Centro Especializado em Reabilitação (CER) e uma Unidade Básica de Saúde (UBS); e os demais municípios receberão UBSs. Além disso, mais 16 obras serão retomadas em nove municípios.

    O Pix Day Pará também abrange oito combos de cirurgias, entre gerais e oftalmológicas. Para a realização de exames de imagem, a população de Cametá (PA) recebe um novo tomógrafo. O pacote prevê ainda mais 319 equipamentos odontológicos para reforço da assistência à saúde bucal no estado.

    Agora Tem Especialistas: transporte para pacientes

    No âmbito do programa Agora Tem Especialistas, 71 veículos vão atender municípios do Pará, por meio do eixo Caminhos da Saúde. O Programa garante transporte gratuito, com direito a acompanhante, para pessoas em tratamento de radioterapia e terapia renal substitutiva (hemodiálise) que residem a mais de 50 quilômetros dos serviços de saúde onde realizam o tratamento, ampliando o acesso à atenção especializada no SUS.

    O Governo do Brasil investiu R$ 40,5 milhões para a compra dos 36 micro-ônibus e das 35 vans do Caminhos da Saúde. O valor também inclui 22 Unidades Odontológicas Móveis, com recursos do Novo PAC, que vão garantir atendimento adequado de saúde bucal para os moradores da região.

    O Programa Agora Tem Especialistas também conta com a modalidade “créditos financeiros”, que permite que recursos devidos pelos prestadores privados (estabelecimentos com e sem fins lucrativos) sejam compensados por meio da oferta direta de consultas, exames e cirurgias para a população. Durante a agenda desta quinta-feira, foi assinado o termo de execução para que o Hospital Porto Dias faça parte da iniciativa. O contrato anual é de R$ 16,6 milhões.

    Mais recursos e nova habilitação para o Hospital Universitário João de Barros Barreto

    O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), em Belém, vai contar com R$ 19,1 milhões em novos equipamentos. Ventiladores pulmonares, monitores multiparâmetros, arcos cirúrgicos, aparelhos de anestesia e macas são alguns dos itens estratégicos para modernizar a unidade e expandir a assistência. A iniciativa qualifica a realização de procedimentos de média e alta complexidade e contribui para mais segurança, eficiência e resolutividade no cuidado prestado à população.

    Durante a visita ao complexo hospitalar da Universidade Federal do Pará, o ministro da Saúde foi ao Laboratório de Genética Humana e Médica, que desempenha papel crucial no desenvolvimento da pesquisa genômica na região Norte. Localizado no HUJBB, o laboratório é considerado Centro Âncora do Pará (CA-PA), e conta com equipe que atua em toda a região Amazônica. Com infraestrutura moderna e equipamentos de ponta, a unidade já sequenciou 2.944 amostras. O Ministério da Saúde já destinou cerca de R$ 14,8 milhões ao Centro nas duas fases do projeto Genoma SUS.

    Para além da pesquisa, nesta quinta-feira (16), Padilha habilitou o HUJBB para a realização da terapia gênica destinada ao tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. Com a medida, a instituição passa a ofertar o Zolgensma pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso, na Região Norte, a uma das terapias mais avançadas da medicina. O tratamento, cujo custo varia entre R$ 6,5 milhões e R$ 8,5 milhões por paciente, poderá ser disponibilizado gratuitamente a crianças elegíveis.

    O HFPA está entre os 22 serviços de saúde que concluíram o treinamento promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a farmacêutica Novartis, para a administração do Zolgensma. Desde 2020, o SUS investiu mais de R$ 1 bilhão no tratamento de AME, que atualmente conta com mais duas opções terapêuticas  nusinersena e risdiplam.

    Certificação de estabelecimentos hospitalares

    O Hospital Municipal de Santarém e o Hospital Porto Dias receberam, nesta terça-feira (14), certificação de Hospital de Ensino – Nível 1. Com a titulação, as unidades passam a ter reconhecimento de integração ensino-serviço e ambiente de prática e aprendizagem. Para receber a certificação, é preciso atender a critérios de integração entre ensino, assistência, gestão, pesquisa e comunidade.  

    Fonte: Eduarda Paixão – Juliana Soares Ministério da Saúde

  • Neymar não viaja para a Filadélfia e está fora do jogo contra o Haiti

    O atleta ainda se recupera de lesão e não viajará à Filadélfia para enfrentar o Haiti no segundo jogo da Seleção na Copa do Mundo

    Esportes – Neymar não viajará para a Filadélfia e está fora do jogo da Seleção Brasileira contra o Haiti. Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que o camisa 10 está em fase final do processo de recuperação e seguirá utilizando as estruturas do hotel e do CT do Brasil em Nova Jersey.

    O craque da Amarelinha também ficou fora do jogo contra o Marrocos, na estreia da Copa do Mundo. Na ocasião, ele esteve no estádio MetLife Stadium, mas não foi relacionado para a partida.

    Rodrigo Lasmar, médico da equipe nacional, estimava que o camisa 10 do Brasil já estaria recuperado nesta quinta-feira (18/6) e que poderia estar em campo contra o Haiti.

    Na ocasião, Lasmar divergiu do relatório da equipe médica do Santos, que afirmava que Neymar tinha apenas um edema na panturrilha. O médico da Seleção Brasileira declarou que o jogador teve uma “lesão muscular de grau dois”.

    Mesmo com o problema, Neymar foi convocado e iniciou trabalho de recuperação. O camisa 10 só voltou a treinar com bola nessa quarta-feira (17/6). Nos 15 minutos de treinamento aberto à imprensa, o atacante foi visto com o grupo no início da atividade, em que realizou trabalhos individuais e participou de uma roda de bobinho no CT.

    A expectativa agora gira em torno da participação de Neymar contra a Escócia, na próxima quarta-feira (24/6), no último compromisso da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.

    Fonte: Metrópoles

  • Messi lidera ranking da Fifa na Copa e Vini Jr. se destaca. Veja lista

    A Fifa divulgou o power ranking de ataque na Copa do Mundo após o fim da primeira rodada da competição

    Esportes –  A Fifa divulgou o power ranking de ataque da Copa do Mundo de 2026 após o fim da primeira rodada da competição. Dentre os melhores jogadores ofensivos estão nomes como Lionel Messi, Kylian Mbappé e Vini Jr.

    A lista, divulgada nesta quinta-feira (18/6), foi baseada em dados sobre o desempenho dos atletas na competição. Confira!

    1. Lionel Messi (Argentina)
    2. Elijah Just (Nova Zelândia)
    3. Kylian Mbappé (França)
    4. Yasin Ayari (Suécia)
    5. Harry Kane (Inglaterra)
    6. Erling Haaland (Noruega)
    7. Amad Diallo (Costa do Marfim)
    8. Alexander Isak (Suécia)
    9. Vinicius Junior (Brasil)
    10. Luis Diaz (Colômbia)

    Para realizar os cálculos, a Fifa usou um novo sistema de classificação baseado nos dados de desempenho dos jogadores coletados durante as partidas e dividiu em três categorias, sendo as outras duas defesa e criatividade.

    O iraniano Ramin Rezaeian ficou em primeiro lugar na criatividade, com 8,23 pontos no quesito. Na defesa, o líder é Derek Cornelius, do Canadá, com 7,28 pontos.

    A partir da segunda rodada, os rankings serão atualizados após cada jogo disputado

    Fonte: Metrópoles

  • Pets no período de chuvas: saiba como proteger cães e gatos de doenças

    Minimizar os efeitos do período chuvoso exige a adoção de hábitos importantes

    Geral – O período de chuvas frequentes traz mudanças na rotina que vão muito além de adiar os passeios diários com os animais de estimação. A alta umidade do ar e o contato direto com a água criam um ambiente propício para o surgimento de problemas de saúde em cães e gatos, exigindo cuidados redobrados dos tutores dentro de casa.

    O maior perigo para os pets durante essa época do ano está no desenvolvimento de doenças dermatológicas. A combinação de pelos molhados e abafados funciona como um cenário ideal para a proliferação de fungos e bactérias, que encontram na pele úmida o local perfeito para se multiplicarem rapidamente.

    Um erro bastante comum que agrava essa situação é o uso prolongado de roupinhas ou acessórios sem a devida verificação. Se o animal tomar chuva ou apenas transitar por quintais molhados usando essas peças, o tecido absorve a água e permanece úmido em contato com o corpo, disparando quadros severos de dermatite, coceira e descamação

    Como identificar os sinais de problemas
    Os sintomas de que a umidade já está afetando o bem-estar do bicho costumam se manifestar de forma visível na pelagem e no comportamento. O tutor deve ficar atento a sinais como vermelhidão na pele, falhas no pelo, odor mais forte do que o habitual e o hábito frequente do animal de lamber ou morder as patas e outras regiões do corpo

    Além dos problemas físicos, os dias seguidos de chuva também interferem na saúde emocional dos cães e gatos. O isolamento forçado dentro de casa e a falta de gastos de energia provocam episódios de estresse, ansiedade e tédio, que muitas vezes resultam em comportamentos destrutivos ou isolamento

    Para os felinos, que costumam ser ainda mais sensíveis a mudanças climáticas e ruídos, o barulho dos trovões e das tempestades pode desencadear crises severas de medo e, consequentemente, fugas. Esse estresse também reduz as defesas imunológicas do animal, deixando o organismo mais vulnerável ao aparecimento de outras doenças oportunistas

    Fonte: UOL

  • Homem sofre descarga elétrica ao tentar fazer ‘gato’ em Manaus

    Vítima teve queimaduras em várias partes do corpo e foi socorrida para uma unidade de saúde da capital.

    Manaus – Um homem, que não teve o nome divulgado, ficou ferido na quarta-feira (17), ao fazer uma ligação clandestina de energia em um poste na rua D, no bairro Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul de Manaus.

    De acordo com a polícia, o homem com uma escada, teria subido no poste e durante a tentativa de “gato”, sofreu uma descarga elétrica, resultando em queimaduras nas nádegas, mãos, costas, pernas e partes íntimas.

    Agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), policiais militares e funcionários da Âmbar Energia estiveram no local, onde ocorreu o acidente.

    O homem, após o acidente o homem foi levado para uma unidade de saúde na capital amazonense.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • O orgulho autista começa onde termina a comparação

    No mês do orgulho autista, entenda sobre os impactos das comparações na infância e defende um olhar que reconheça a singularidade de cada pessoa.

    Saúde – Junho é reconhecido internacionalmente como o mês do orgulho autista, um movimento que convida a sociedade a enxergar o autismo para além dos diagnósticos, dos estereótipos e das limitações frequentemente associadas à condição. Mais do que celebrar diferenças, essa data nos leva a refletir sobre um dos principais fatores de sofrimento vivenciados por muitas famílias: a comparação constante.

    A comparação costuma surgir muito cedo. Pais observam outras crianças da mesma idade e se perguntam por que o filho ainda não fala, não brinca da mesma forma, não faz amigos com facilidade ou não acompanha determinadas expectativas escolares. Embora seja uma reação compreensível, ela pode transformar diferenças legítimas de desenvolvimento em uma fonte permanente de angústia.

    Quando uma criança autista é avaliada apenas a partir do que outras crianças fazem, corre-se o risco de enxergar apenas aquilo que lhe falta. Aos poucos, as conversas passam a girar em torno do que precisa ser corrigido, treinado ou alcançado. O foco se desloca das potencialidades para os déficits, das conquistas para as ausências.

    Essa dinâmica também afeta os pais e muitos carregam um sentimento de inadequação, como se estivessem falhando ao ver o filho seguir um caminho diferente daquele que imaginaram. Quanto mais rígidas as expectativas, maior tende a ser a frustração. E, muitas vezes, a criança percebe esse olhar, sentindo-se constantemente cobrada a ser alguém diferente de quem é.

    Orgulho não é negar desafios

    Isso não significa ignorar os desafios reais que podem acompanhar o autismo. Algumas pessoas necessitam de apoio significativo em diferentes áreas da vida, e reconhecer essas necessidades é fundamental para garantir qualidade de vida, inclusão e acesso a recursos adequados. O orgulho autista não consiste em negar dificuldades, mas em compreender que elas não definem integralmente uma pessoa.

    Neurodiversidade: uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento

    Nos últimos anos, o conceito de neurodiversidade tem contribuído para ampliar essa compreensão. A ideia parte do princípio de que existem diferentes formas de funcionamento cerebral e que essas diferenças fazem parte da diversidade humana. Na prática, isso significa abandonar a expectativa de que todas as pessoas aprendam, se comuniquem, socializem ou percebam o mundo da mesma maneira.

    Quando adotamos essa perspectiva, uma mudança importante acontece. Em vez de perguntar “por que essa criança não faz como as outras?”, passamos a perguntar “como ela aprende?”, “como ela se comunica?” e “quais são seus pontos fortes?”. Essa mudança de olhar não elimina as intervenções necessárias, mas permite que elas sejam construídas a partir do respeito à individualidade e não da tentativa de apagar diferenças.

    Muitas pessoas autistas apresentam habilidades notáveis, interesses profundos, criatividade, honestidade, pensamento original e formas únicas de compreender o mundo. Essas características nem sempre são valorizadas quando a atenção está concentrada apenas em comparações e expectativas padronizadas.

    O verdadeiro orgulho autista nasce quando entendemos que desenvolvimento não é uma corrida e que valor humano não pode ser medido pela proximidade com um padrão. Ele começa quando deixamos de perguntar o quanto uma pessoa autista se parece com os demais e passamos a reconhecer quem ela é. Afinal, inclusão não significa fazer todos serem iguais. Significa garantir que cada pessoa possa ser respeitada em sua singularidade.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Boi Caprichoso terá primeira Tuxaua Trans no Festival de Parintins

    Lup Moara fará história ao defender um dos itens mais simbólicos do bumbá azul e branco na arena do Bumbódromo.

    Amazonas – O Boi-Bumbá Caprichoso anunciou oficialmente a artista visual e performática Lup Moara como a primeira mulher trans a assumir o item Tuxaua no Festival de Parintins. A escolha representa um marco histórico para o boi da estrela na testa e para a cultura popular amazônica, reforçando pautas de diversidade, representatividade e inclusão dentro do maior espetáculo folclórico do país.

    Símbolo de liderança, força e ancestralidade indígena, o item Tuxaua ocupa posição de destaque na apresentação dos bois-bumbás. Com a chegada de Lup Moara à função, o Caprichoso amplia ainda mais sua tradição de inovação e valorização das múltiplas identidades presentes na cultura do Baixo Amazonas.

    Torcedora apaixonada do Caprichoso desde a infância, Lup afirma que sempre encontrou no pavilhão azul e branco um espaço de acolhimento e pertencimento. Para ela, assumir o item significa levar a voz, a estética e a resistência da comunidade LGBTQIAPN+ para o centro do espetáculo na arena do Bumbódromo.

    A artista destaca que sua conquista é coletiva e representa mais um capítulo na trajetória pioneira do Caprichoso. Segundo Lup, ser a primeira mulher trans a defender o item Tuxaua reforça a capacidade do bumbá de inovar e fazer história dentro do Festival de Parintins.

    A caminhada até chegar ao posto de Tuxaua começou ainda na infância. Lup iniciou sua formação artística na Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale, a tradicional Escolinha de Arte do Boi Caprichoso, onde desenvolveu as primeiras experiências ligadas à dança, ao teatro e às manifestações culturais da ilha.
    Posteriormente, integrou o Corpo de Dança Caprichoso e participou de diversas manifestações folclóricas locais. Entre elas, destacou-se nas Pastorinhas como Rainha das Flores e também nos bois mirins, consolidando uma trajetória marcada pela dedicação às expressões culturais de Parintins.

    A artista também ganhou notoriedade como Porta-Estandarte e Cunhã-Poranga do Boi-Bumbá Rasgadinho, agremiação reconhecida por seu papel histórico como espaço de resistência e representatividade da comunidade LGBTQIA+ na ilha tupinambarana.

    Nos bastidores do Caprichoso, Lup Moara foi influenciada por importantes nomes da arte parintinense. Ao lado de familiares e artistas consagrados, como Ericky Nakanome, Paulo Rojas, Tarzio e Paulo Brasil, ela aprofundou seus conhecimentos e construiu uma sólida rede de colaboração criativa.

    Em 2018, Lup assinou seus primeiros trabalhos como figurinista e, em 2020, passou a atuar diretamente na criação e produção das indumentárias do espetáculo do Caprichoso. Sua assinatura artística é reconhecida pela combinação entre tradição e contemporaneidade, aliando inovação visual e excelência estética.

    Integrante da nova geração de artistas do Baixo Amazonas, Lup Moara chega ao Festival de Parintins 2026 como um dos símbolos de renovação do Boi Caprichoso. Sua presença como Tuxaua representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um importante capítulo na história do folclore amazônico e da representatividade dentro da cultura popular brasileira.

    Fonte: AM POST

  • Aliados temem revogação de domiciliar após PM apreender arma de Bolsonaro

    Segundo parlamentares da oposição ouvidos, avaliação é que decisões do STF têm sido desfavoráveis ao ex-presidente, o que aumenta a apreensão dentro do grupo.

    Política – Aliados de Jair Bolsonaro (PL) temem a revogação da prisão domiciliar do ex-presidente depois que a Polícia Militar do Distrito Federal apreendeu, durante uma blitz, uma arma de fogo registrada no nome do dirigente de direita.

    Segundo parlamentares da oposição ouvidos, a avaliação é que decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) têm sido desfavoráveis a Bolsonaro, o que aumenta a apreensão dentro do grupo.

    Reservadamente, integrantes do entorno do ex-presidente afirmam que “tudo pode acontecer” diante do novo episódio. Eles citam como exemplo decisões tomadas pelo Supremo ao longo das investigações e do julgamento envolvendo Bolsonaro. Os aliados também têm reforçado críticas à atuação da Corte, argumentando que o país vive um “Estado de exceção” e que o ministro Alexandre de Moraes atua como um “agente político”.

    Deputados da oposição reforçaram nesta quarta essa percepção. Em coletiva no Congresso, o líder da oposição na Câmara, Cabo Gilberto (PL-PB), alegou que Moraes “persegue” a família de Bolsonaro e tem atuado em várias frentes no Supremo. O deputado citou ainda a condenção do ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação no curso do processo que apurou uma tentativa de golpe de Estado no Brasil.

    “Infelizmente o STF insiste em persegui-lo. Muitos inocentes foram presos, e o juiz Moraes fez todos os papéis: vítima, acusador, processador”, disse o congressista.

    Os aliados insistem que, mesmo depois da apreensão da arma, “não há motivo” para que a Corte mude a decisão sobre a prisão domiciliar de Bolsonaro. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar humanitária temporária em sua casa, em Brasília, desde março. A medida foi concedida devido a problemas de saúde do político. O prazo de 90 dias para que o Supremo reavalie a medida termina em 25 de junho.

    Defesa esclarece apreensão de arma

    Em esclarecimento enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a defesa de Jair Bolsonaro admitiu que a arma apreendida em blitz pela Polícia do Distrito Federal de fato pertencia ao ex-presidente.

    Os advogados, porém, disseram que Bolsonaro teria pedido a um segurança de sua equipe que levasse o equipamento para “manutenção”, após o ex-presidente identificar uma “falha”.

    Segundo a defesa, integrantes da equipe de segurança de Bolsonaro decidiram, sem conhecimento prévio do ex-presidente, retirar o percussor da arma, peça essencial para o disparo. Isso porque o ex-mandatário faz uso de medicamentos psiquiátricos que afetam sua cognição, o que poderia causar um acidente.


    Fonte e Foto: CNN Brasil