Autor: Editor

  • Adolescente é apreendido após invadir residência e cometer grave ato contra jovem no interior do Amazonas

    Suspeito de 17 anos foi localizado pela Polícia Civil poucas horas após a ocorrência; aparelho levado da vítima foi recuperado durante a ação.

    Polícia – Um adolescente de 17 anos foi apreendido pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) no município de Urucurituba, a 208 quilômetros de Manaus, por invadir uma casa e estuprar e roubar uma jovem de 15 anos. A ocorrência foi registrada na quinta-feira (18) e contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

    Segundo informações da 41ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), o caso chegou ao conhecimento das autoridades após familiares da adolescente procurarem a unidade policial para relatar o ocorrido. A vítima passou pelos procedimentos necessários, que auxiliaram na confirmação dos fatos investigados.

    As apurações apontam que o adolescente teria entrado na residência da jovem durante a madrugada. Além da violência praticada, ele também teria levado o aparelho celular da vítima antes de deixar o local.

    Após receber a denúncia, os policiais iniciaram diligências e localizaram rapidamente o suspeito. Durante a ação, o telefone pertencente à adolescente foi encontrado e recuperado.

    De acordo com a Polícia Civil, o jovem já possui histórico de envolvimento em ocorrências semelhantes, fato que também está sendo analisado pelas autoridades responsáveis pelo caso.

    Após a apreensão, ele foi encaminhado para os procedimentos legais e deverá passar por audiência junto aos órgãos competentes. Em seguida, ficará à disposição da Justiça para as medidas cabíveis.

    O caso segue em investigação.

  • Desafio ancestral impressiona ao mostrar homens se lançando de torre feita de cipós

    Vídeo que circula nas redes sociais registra um tradicional ritual de coragem e passagem, despertando curiosidade de internautas pela prática centenária.

    Mundo – Um vídeo que vem circulando na internet tem chamado a atenção ao mostrar homens se lançando do alto de uma torre construída com madeira e cipós, em uma cerimônia marcada pela coragem e pela tradição cultural.


    As imagens registram participantes saltando em direção ao solo presos apenas por cipós amarrados aos tornozelos, em um ritual realizado por um povo indígena do arquipélago de Pentecost, em Vanuatu.

    A prática é conhecida mundialmente como um antigo rito de passagem e também simboliza uma boa colheita, sendo considerada a inspiração para o moderno bungee jump.


    Apesar de parecer extremamente perigoso para quem assiste, o ritual segue costumes transmitidos entre gerações e faz parte da identidade cultural da comunidade local.


    O vídeo segue repercutindo nas redes sociais, dividindo opiniões entre aqueles que se impressionam com a ousadia da tradição e os que destacam a importância de preservar manifestações culturais ancestrais.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZx3L1CBPJ_/?igsh=MWg2dXN6aGJocDVrbA==
  • Crocodilo  ataca adestrador durante apresentação e vídeo impressiona nas redes sociais

    Vídeo que circula nas redes sociais mostra o instante em que um crocodilo avança repentinamente durante uma demonstração, obrigando o adestrador a agir rapidamente para evitar um acidente.

    Mundo – Um vídeo que circula nas redes sociais tem chamado a atenção ao mostrar um crocodilo quase atacando seu adestrador durante uma apresentação.

    Nas imagens, o animal demonstra comportamento inesperado e avança em direção ao profissional, que consegue recuar a tempo e evitar um incidente mais grave.


    A cena gerou grande repercussão entre internautas, reacendendo o debate sobre os riscos envolvidos no manejo de animais silvestres de grande porte, mesmo quando treinados e acostumados ao contato humano.
    Até o momento, não há informações oficiais sobre o local exato onde o episódio aconteceu nem sobre possíveis feridos.

    Apesar do susto, o vídeo serve como alerta para a imprevisibilidade desses animais e para a importância de medidas rigorosas de segurança durante apresentações e atividades de manejo.


    As imagens continuam sendo compartilhadas amplamente nas plataformas digitais, impressionando milhares de pessoas pela rapidez com que a situação quase terminou em tragédia.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZx1lldh-d8/?igsh=MnJtZ2t3cXNpbTV0
  • Brasil tem 25,2 milhões de apostadores em bets ilegais; 1 em cada 4 joga todo dia

    Ministério da Justiça estima que apostas em jogos on-line custam cerca de R$ 38,8 bilhões ao país, em perdas econômicas e sociais

    Brasil – Dados divulgados pelo Ministério da Fazenda nesta sexta-feira (19/6) apontam que uma em cada quatro pessoas que fazem apostas on-line jogam todos os dias em bets ilegais. De acordo com a pasta, o Brasil tem cerca de 25,2 milhões desses apostadores.

    Ainda segundo a pasta, desse total, mais da metade joga pelo menos uma vez por semana — dados que mostram uma recorrência dessas apostas entre a população.

    O governo federal também estima que as apostas, de uma forma geral, custam R$ 38,8 bilhões por ano em perdas econômicas e sociais, e cerca de 80% em danos à própria saúde.

    Os dados traçam ainda um perfil desses apostadores. De acordo com o Ministério da Fazenda, a maioria é jovem de baixa renda: 69% deles têm entre 18 e 29 anos, e 63% têm renda familiar de até dois salários mínimos.

    Tudo isso evidencia o relevo da nossa iniciativa. Não é trivial esse esforço do governo federal – pelo contrário, ele é muito robusto e complementar a outras medidas que estão sendo adotadas“, reforçou o ministro Wellington Lima, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

    Os índices foram divulgados durante evento que anunciou um pacote de medidas do governo federal contra o mercado ilegal de apostas. Ainda nesta sexta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto para bloquear recursos de bets ilegais e enviar os valores ao Fundo de Segurança Pública.

    O governo defende que os mecanismos se assemelham aos aplicados na asfixia financeira ao crime organizado. Entre eles, o “perdimento de bens” das empresas que operavam essas bets ilegais.

    Fonte: Metrópoles

  • Ancelotti prepara Seleção com até três mudanças para enfrentar o Haiti

    Carlo Ancelotti está em dúvida entre Lucas Paquetá e Danilo Santos para uma vaga no meio-campo da Seleção Brasileira

    Esportes – A Seleção Brasileira volta a campo nesta sexta-feira (19/6), às 21h30 (horário de Brasília), pela segunda rodada da Copa do Mundo. A equipe comandada por Carlo Ancelotti enfrenta o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, e deve ter mudanças na escalação.

    Na provável escalação, Danilo deve substituir Ibañez na defesa, enquanto Matheus Cunha assume a vaga de Igor Thiago no ataque. A principal dúvida do italiano está no meio-campo: Lucas Paquetá e Danilo Santo disputam uma posição entre os titulares.

    Provável escalação de Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá (Danilo Santos); Raphinha, Matheus Cunha e Vini Jr.

    O Brasil chega ao duelo após empatar em 1 x 1 contra Marrocos na partida de estreia na Copa do Mundo. Vini Jr. fez o gol da Canarinho.

    Fonte: Metrópoles

  • Gêmeas siamesas são separadas por cirurgia inovadora de 40 horas

    Cirurgia complexa que utilizou recursos tecnológicos avançados separou as irmãs nigerianas que nasceram unidas pelo crânio

    Saúde – Mercy e Goodness, irmãs siamesas do sudoeste da Nigéria, nasceram com os crânios ligados e foram separadas por uma cirurgia inovadora nos Emirados Árabes Unidos. Com duração de cerca de 40 horas, o procedimento foi realizado por 12 médicos e funcionários do Hospital Great Ormond Street.

    Cirurgias como a das nigerianas geralmente levam muito tempo e estudo para serem feitas, pois os cirurgiões precisam analisar todo o cenário para chegar à melhor opção de procedimento.

    No caso de Mercy e Goodness, que tinham apenas um ano e sete meses de vida quando foram operadas, a tecnologia foi uma grande aliada para o sucesso do procedimento.

    Para a cirurgia das gêmeas, os médicos utilizaram inteligência artificial (IA) e realidade aumentada. O planejamento do procedimento foi feito usando modelos 3D dos crânios das irmãs, junto de tecnologia virtual de laboratórios britânicos. A cirurgia foi acompanhada por mais de 50 médicos de diversas regiões do mundo.

    Também foram usados expansores de pele feitos de silicone, instalados nas cabeças das meninas para auxiliar o crescimento de pele dos novos crânios delas.

    Gêmeas sobrevivem com ajuda de instituição de caridade

    Para se ter uma ideia, gêmeos siameses têm pouca expectativa de vida: cerca de 40% dos bebês já nascem mortos e um terço morre nas primeiras 24 horas. Apenas um a cada dez milhões sobrevive o suficiente para ser submetido à cirurgia.

    Mercy e Goodness só sobreviveram porque foram encaminhadas à instituição britânica de caridade Gemini Untwined aos seis meses de vida. Os médicos dizem que o nascimento das irmãs pode ser considerado um milagre, já que elas vieram ao mundo com os crânios grudados e em direções opostas.

    O médico fundador da instituição e também do Great Ormond Street Hospital, professor Noor ul Owase Jeelani, destacou como os avanços tecnológicos ajudaram na cirurgia.

    Após o sucesso da cirurgia, as gêmeas já retornaram para casa e se recuperaram totalmente.

    Jeelani reforça que, além da importância dos avanços tecnológicos, a troca e contribuição de profissionais de outras regiões para o sucesso de procedimentos complicados é fundamental.

    Fonte: Metrópoles

  • Trump se atrapalha com laço de medalha ao condecorar herói de guerra

    A situação arrancou risos do próprio presidente e da plateia presente

    Mundo – Durante uma cerimônia de honra ao mérito na Casa Branca, em Washington, nesta quinta-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, protagonizou um momento de descontração ao se atrapalhar com o cordão de uma condecoração.

    Ao tentar amarrar a Medalha de Honra no pescoço do major Nicholas Dockery, Trump levou cerca de um minuto para finalizar o laço, que acabou ficando apertado demais. A situação arrancou risos do próprio presidente e da plateia presente.

    O evento homenageou militares por atos de bravura. Além de Dockery, que serviu no Afeganistão, os fuzileiros navais James Capers e John Ripley (este em homenagem póstuma recebida pelo filho) foram condecorados por suas atuações na Guerra do Vietnã. Ao discursar, Trump destacou o heroísmo de Dockery, que em 2012 protegeu um colega com o próprio corpo durante uma emboscada do Talibã: “Você deixou um legado como lenda e herói”, afirmou o presidente.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZxnD2pB4j_/?igsh=cjh3dG5jNzBydHlv

    Fonte: D24.am

  • Justiça nega recurso de Renato Junior e manda regularizar licenciamento do Cemitério Tarumã

    A falta de autorização para o funcionamento do cemitério já havia resultado em uma autuação no valor de R$ 200 mil

    Manaus – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) negou, nesta quinta-feira (18), pedido da Prefeitura de Manaus para suspender a ordem judicial que obrigava a gestão do prefeito Renato Junior a regularizar o licenciamento ambiental do Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona oeste da capital.

    Segundo o desembargador Abraham Campos Filho, a Prefeitura de Manaus não apresentou argumentos suficientes para afastar a decisão de primeira instância, assinada pelo juiz Moacir Pereira Batista, da Vara Especializada do Meio Ambiente de Manaus, no dia 14 de abril.

    No recurso, a gestão de Renato Junior argumenta não haver perigo de dano imediato e afirma que o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) acompanhava os fatos desde a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em 2009. O argumento é contestado pelo magistrado.

    “Em matéria ambiental, o transcurso do tempo sem a devida regularização de uma atividade potencialmente poluidora não atenua a urgência; ao revés, agrava-a substancialmente de forma cumulativa e progressiva”, destacou.

    Ainda sobre o assunto: “Com efeito, o descumprimento crônico de um TAC firmado há mais de uma década pelo próprio Município evidencia, a princípio, não a perda do objeto ou da urgência, mas sim uma recalcitrância (desobediência) administrativa intolerável que perpetua o Estado de ilegalidade, atraindo consequentemente a necessidade premente de intervenção do Poder Judiciário para fazer cessar a omissão do Poder Público municipal”, frisou o desembargador.

    Em outro ponto do recurso, a Prefeitura aponta a falta de demonstração técnica de dano ambiental concreto ou de contaminação por “necrochorume”.

    Mais uma vez, o argumento é rebatido pelo desembargador: “A ausência de detecção visual de necrochorume na superfície do terreno, longe de comprovar a inocuidade da atividade, decorre logicamente da natureza oculta e subterrânea desse lixiviado de alta toxicidade e potencial patogênico, cujo fluxo infiltra-se silenciosamente em direção ao lençol freático, potencializando efeitos nocivos que podem ser irreversíveis”, disse.

    Por fim, o desembargador decide: “Do exposto, em consonância com a fundamentação acima delineada, indefiro, inicialmente, o efeito suspensivo vindicado pelo agravante à decisão agravada, sem prejuízo de posterior análise mais aprofundada do mérito, na ocasião de julgamento definitivo do presente instrumento”.

    No último dia 12, a gestão do prefeito Renato Junior pediu a suspensão da decisão que deu 30 dias para que o município regularize o licenciamento ambiental do Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona oeste da capital. No pedido, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) solicitou também que, caso a decisão não seja revogada, o prazo seja prorrogado por 180 dias.

    Em abril, a Vara Especializada do Meio Ambiente determinou o início do licenciamento, com previsão de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. A decisão judicial ressaltou a necessidade de controle ambiental preventivo, levando em conta o volume médio de 25 sepultamentos diários no local.

    Antes da atual fase de judicialização, a falta de autorização para o funcionamento do cemitério já havia resultado em uma autuação no valor de R$ 200 mil, aplicada à Semulsp pelo Ipaam no ano de 2024.

    Fonte: D24am.

  • Quanto custa e como é o novo apartamento de Narcisa Tamborindeguy em Ipanema

    Celebridades – Narcisa Tamborindeguy iniciou uma nova fase de sua vida em um dos condomínios mais exclusivos do Rio de Janeiro. A socialite e influenciadora deixou o icônico Edifício Chopin após 40 anos para morar em um luxuoso apartamento avaliado em cerca de R$ 48 milhões, localizado na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na Zona Sul.

    O novo endereço de Narcisa fica no Cap Ferrat, prédio considerado um dos mais sofisticados da orla carioca. Com aproximadamente 600 metros quadrados, o imóvel reúne características que o colocam entre os mais valorizados da cidade.

    O apartamento conta com quatro suítes, cinco banheiros, amplos ambientes integrados e grandes painéis de vidro que proporcionam vista panorâmica para a Praia de Ipanema. O projeto privilegia a iluminação natural e oferece uma das paisagens mais cobiçadas do mercado imobiliário brasileiro.

    Construído em 1981, o Cap Ferrat mantém um perfil discreto e exclusivo. O edifício possui apenas 16 apartamentos, sendo uma unidade por andar, característica que garante mais privacidade aos moradores. A localização também é um diferencial, posicionando o condomínio entre os endereços mais nobres da zona sul carioca.

    O edifício surgiu em um período de transformação urbanística do bairro, impulsionado por mudanças na legislação que permitiram a construção de prédios mais altos na região.

    Com arquitetura característica da época, o condomínio se destaca pelos pilares aparentes e pelas amplas janelas em alumínio bronze. Em 2019, passou por uma ampla modernização, que incluiu a renovação da fachada com revestimento Dekton, escolhido para harmonizar com os tons naturais da areia da praia.

    O condomínio oferece uma estrutura completa de lazer e bem-estar, com academia recém-reformada, parquinho infantil, quadra de futebol, SPA e sauna.

    O requintado hall de entrada chama a atenção pelo revestimento em mármore travertino e pela decoração com móveis assinados. Na área externa, vidros blindados garantem privacidade e segurança aos moradores. Considerado um dos condomínios mais exclusivos do país, o edifício possui taxas condominiais que ultrapassam R$ 20 mil por mês.

    Fim da história no Chopin
    A mudança marca o fim de uma longa história de Narcisa no Edifício Chopin, onde viveu por mais de 40 anos e chamou a atenção com seu megafone, de onde gritava os nomes de celebridades internacionais que se hospedarem no vizinho ao Copacabana Palace. O prédio, inaugurado em 1956, é um dos símbolos do luxo em Copacabana e oferece vista privilegiada para o mar e para a famosa piscina do hotel.

    Ao longo dos anos, o Chopin se tornou endereço de diversas personalidades e socialites. Entre os nomes ligados ao edifício estão Gilberto Gil e Maitê Proença:. Recentemente, o apresentador Fábio Porchat também passou a integrar a lista de moradores do tradicional condomínio ao alugar um apartamento de Maitê.

    Fonte: Terra

  • Pablo Marçal cobra até R$ 1.497 para assistir ao jogo do Brasil com ele

    “Ingresso” mais acessível para ver o segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo ao lado do empresário custa R$ 497

    Celebridades – Pablo Marçal (União Brasil), ex-candidato à Presidência da República e à Prefeitura de São Paulo, tem cobrado até R$ 1.497 a quem deseja assistir ao jogo do Brasil contra o Haiti com ele em Alphaville, nesta sexta-feira (19).

    A descrição do site de venda dos “ingressos” diz existirem duas modalidades de entradas: a mais barata, que custa cerca de R$ 497, e outra mais cara, em torno de R$ 1497. Esta última é considerada “VIP”.

    Ambas as opções dão direito a levar um acompanhante, mas não há detalhes sobre as diferenças entre as categorias de bilhetes

    Eu tô juntando a turma pra torcermos juntos! Bora?”, escreveu Marçal nas redes sociais.

    Marçal deixou o PRTB e anunciou filiação ao União Brasil em março deste ano. O empresário participou recentemente de inserções da legenda na televisão.

    O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) tornou Marçal inelegível por oito anos devido ao campeonato de cortes que ele promoveu durante o processo eleitoral, mas ainda cabem recursos.

    No início do ano, o influenciador aceitou um acordo com o MPE (Ministério Público Eleitoral) para suspender por dois anos uma ação movida por Guilherme Boulos (PSOL), ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

    O caso envolve a divulgação de um laudo médico falso durante as eleições municipais de 2024.

    Em abril, o pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se encontrou com Marçal como parte da estruturação de sua campanha eleitoral presidencial, segundo apuração da CNN Brasil.

    A reunião, que teve o influenciador como anfitrião, serviu de palco para uma avaliação sobre a estratégia digital da campanha do PL, com direito à gravação de uma série de cortes em vídeo a serem difundidos por Marçal para sua base de seguidores.

    Fonte: CNN BRASIL