Palmeiras saiu com a bola nos 2 tempos contra o Fluminense: o que acontece agora?

Escrito por

em

Árbitro Felipe Fernandes de Lima (MG) recebeu advertência da CBF após erro na derrota por 2 a 1 do time carioca em Barueri (SP)

Esporte – A falha da arbitragem de Felipe Fernandes de Lima (MG) na vitória do Palmeiras sobre o Fluminense por 2 a 1 na última quarta-feira (25), ao permitir que o time paulista começasse o primeiro e o segundo tempos com a bola, é grave e representa um “erro de direito”. 

Por isso, o Tricolor das Laranjeiras poderia levar o caso para a Justiça Desportiva e, eventualmente, até pedir a anulação da partida.

Porém, o Fluminense não deverá buscar a eventual reparação porque se trata de um pequeno potencial ofensivo ao resultado do jogo e não teve implicação no resultado da partida, explica o analista de arbitragem da RECORD, o ex-árbitro Sálvio Spínola.

“É erro de direito, sim. Agora, o que é importante é o Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Erro de direito é não cumprimento da lei. O árbitro descumpriu a regra 10 do futebol. Na minha opinião, o Fluminense não vai pedir [revisão da partida] porque sabe que não vai prosperar. Mas pode pedir. Dificilmente prospera porque não teve influência no resultado”, explica.

Na regra, está escrito: “A equipe que escolheu a meta que prefere atacar no primeiro tempo executará o tiro de saída no segundo tempo”.

Spínola usa um caso do Brasileirão de 2024 para explicar por que o caso de ontem não deve prosperar.

Na regra, está escrito: “A equipe que escolheu a meta que prefere atacar no primeiro tempo executará o tiro de saída no segundo tempo”.

Spínola usa um caso do Brasileirão de 2024 para explicar por que o caso de ontem não deve prosperar.

“Teve o exemplo do jogo São Paulo X Fluminense, em que o São Paulo pediu a anulação por erro de direito porque o árbitro não marca uma falta e o zagueiro Thiago Silva [na época, do Fluminense] pega a bola com a mão e cobra a falta. O tribunal reconheceu erro de direito, mas não anulou a partida. Mesmo saindo o gol do Fluminense, não teve impacto no jogo”, relembra. 

Punição ao árbitro

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou que advertiu o árbitro mineiro, mas não disse que Felipe Lima será suspenso. Para Spínola, trata-se de um “erro de técnica, de posicionamento, de mecânica de arbitragem”.

O árbitro deve sempre iniciar o jogo do mesmo lado. Ele deve ficar posicionado sempre do lado do mesmo assistente. Quem vai dar a saída fica de um lado no primeiro tempo, assim como o árbitro. De onde vai sair a bola, no segundo tempo, [o árbitro] tem que ficar do mesmo lado. O Felipe Fernandes está cada tempo de um lado, então, está errado”, detalha. 

O comentarista da RECORD, porém, alerta que a equipe de arbitragem também falhou ao não avisar o juiz de campo. “É uma técnica de equipe de arbitragem, é inadmissível que os assistentes não alertem. […] Erro básico de arbitragem, total falta de concentração”, diz. 

“É um árbitro profissionalizado, não pode cometer um erro grave desse de protocolo de arbitragem”, encerra Spínola. 

Fonte: R7 Esporte

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *