Autor: Editor

  • Venezuela concede à Shell licença de exploração e venda de gás natural

    A permissão foi dada após a reforma da lei de hidrocarbonetos que abriu o setor do país ao investimento estrangeiro.

    Mundo – A Venezuela concedeu, na quinta-feira (11), uma licença à britânica Shell para a exploração e exportação de gás, somando-se às transnacionais que devolveram ao país graças a uma recente reforma da lei de hidrocarbonetos que abriu o setor ao investimento estrangeiro.

    A presidente interina Delcy Rodríguez impulsionou em janeiro uma nova lei de hidrocarbonetos sob pressão dos Estados Unidos, após a captura de Nicolás Maduro em uma operação militar americana.

    Com essa licença, a Shell poderá explorar o campo Loran, que contém sete jazidas de gás natural, seis das transfronteiriças com Trinidad e Tobago, informou a presidência da Venezuela em comunicado.

    Segundo Rodríguez, essa concessão “vai permitir que a Venezuela dê um passo muito importante no seu desenvolvimento gasífero e também como exportadora de gás”. Ela mencionou que esse campo de gás ficou abandonado por 23 anos.

    Após a aprovação da reforma da lei de hidrocarbonetos no final de janeiro, Washington iniciou uma flexibilização das avaliações contra a Venezuela. O país possui as maiores reservas de petróleo do mundo e também é rico em gás natural.

    Peter Costello, presidente de Exploração e Produção da Shell, afirmou que “a assinatura desses acordos é uma conquista maravilhosa para a Venezuela e para a Shell e ressalta a nossa parceria de longa data”.

    O governo de Rodríguez firmou acordos com várias das principais petroleiras do mundo, entre elas a britânica BP e a espanhola Repsol.

    Especialistas do setor petrolífero estimam que a Venezuela desperdiçou bilhões de pés cúbicos de gás, o que provoca perdas econômicas e graves danos ambientais.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Copa 2026 terá confrontos dos grupos B e D nesta sexta-feira

    Canadá enfrenta Bósnia Herzegovina; EUA encaram Paraguai.

    Esporte – Começa nesta sexta-feira (12) a primeira rodada dos grupos B e D da Copa do Mundo de 2026. O primeiro dos dois confrontos agendados são Canadá contra Bósnia e Herzegovina, às 16h; e Estados Unidos e Paraguai, às 22h.

    A partida pelo Grupo B, entre as seleções canadense e a Bósnia, será no Toronto Stadium. Completam o grupo as equipes do Catar e da Suíça, que se enfrentarão no sábado (13), às 16h, na cidade de São Francisco (EUA).

    Já a partida inaugural do Grupo D, hoje, será entre EUA e Paraguai, no Los Angeles Stadium. Austrália e Turquia completam o grupo, mas só se enfrentarão na madrugada entre sábado e domingo (14), à 1h, em Vancouver.

    Grupo B

    Das quatro equipes que compõem o Grupo B, o Canadá carrega a vantagem de jogar em casa, diante de sua torcida. A expectativa é que apresente um estilo de jogo vertical e rápido.

    Sua adversária, a Bósnia, tem um estilo de jogo mais físico, perigoso em bolas longas e disputas aéreas.

    Grupo D

    No Grupo D, os EUA também têm a vantagem de jogar em casa, diante de sua torcida. A equipe costuma apresentar um jogo dinâmico e de transições rápidas executadas por um meio de campo criativo.

    Do Paraguai, espera-se um esquema tático defensivo que apostará nos contra-ataques, explorando erros do adversário.




    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Cena impressionante: homem dado como morto se levanta em velório no nepal

    Imagens compartilhadas nas redes sociais despertam surpresa e geram debates, enquanto a origem e o contexto do vídeo seguem sendo questionados

    Mundo – Um vídeo que mostra um homem aparentemente se levantando de um caixão durante um velório, supostamente realizado no Nepal, ganhou grande repercussão nas redes sociais e vem despertando curiosidade entre milhares de internautas.


    Nas imagens, familiares e pessoas presentes na cerimônia são surpreendidos quando o homem faz um movimento inesperado dentro do caixão, provocando reações de espanto entre os presentes.

    O registro rapidamente se espalhou por diferentes plataformas, alimentando teorias e comentários sobre o que realmente aconteceu.


    Até o momento, não há confirmação oficial de que o episódio tenha ocorrido da forma como vem sendo divulgado, e casos semelhantes que viralizaram anteriormente já foram desmentidos ou explicados como encenações, montagens ou movimentos naturais do corpo após a morte.

    Independentemente da veracidade das imagens, o vídeo continua gerando milhões de visualizações e reforça a importância de verificar a origem e o contexto de conteúdos virais antes de compartilhá-los, evitando a disseminação de informações sem comprovação.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZdZJaRBKqH/?igsh=Z2MxaGlyY2ExOHg5
  • Brasil – Um vídeo que vem circulando nas redes sociais mostra uma mulher vivendo momentos de grande tensão ao se deparar com um pitbull solto. Nas imagens, ela evita movimentos bruscos, controla o nervosismo e tenta permanecer imóvel enquanto o animal se aproxima, em uma tentativa de não provocar uma reação agressiva.


    A cena despertou milhares de comentários entre internautas, que elogiaram a postura da mulher diante da situação e discutiram a importância da guarda responsável de animais de grande porte.

    Especialistas costumam orientar que, em encontros inesperados com cães desconhecidos, manter a calma e evitar correr pode reduzir o risco de estimular um comportamento de perseguição, embora cada situação seja diferente.


    O vídeo também reacendeu o debate sobre a necessidade de tutores adotarem medidas de segurança para evitar que cães circulem sem supervisão, protegendo tanto os animais quanto a população

    Até o momento, não há confirmação de que a mulher tenha sofrido ferimentos, e o episódio segue repercutindo amplamente nas plataformas digitais.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZdX7UXB77t/?igsh=eWo1dm5vdzhyaWZo

    Por Débora Alcântara

  • Vídeo de cliente em supermercado chama atenção nas redes sociais e gera debate entre internautas

    Registro compartilhado na internet acumula comentários e reacende discussões sobre exposição de pessoas em locais públicos e respeito à privacidade.

    Mundo – Um vídeo que circula nas redes sociais tem repercutido entre os internautas ao mostrar uma cliente fazendo compras em um supermercado.

    As imagens, gravadas aparentemente sem que a mulher percebesse, rapidamente ganharam compartilhamentos e provocaram diferentes reações nas plataformas digitais.


    Enquanto alguns usuários trataram o conteúdo de forma descontraída, outros criticaram a divulgação do vídeo, ressaltando a importância do respeito à privacidade e à imagem das pessoas, mesmo quando estão em ambientes públicos.


    Especialistas em direito digital lembram que a gravação e, principalmente, a divulgação de imagens de terceiros podem gerar questionamentos legais, dependendo do contexto e da forma como o conteúdo é utilizado, especialmente quando há exposição vexatória ou intuito de ridicularização.


    O episódio reacende o debate sobre o uso responsável das redes sociais e a necessidade de refletir antes de compartilhar vídeos que envolvam pessoas sem sua autorização, reforçando a importância do respeito e da ética no ambiente digital.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZdXBfqhHYz/?igsh=MThmYmIzbTBxdmpvbg==

    Por Débora Alcântara

  • Mulher surpreende policiais ao entregar arma escondida durante abordagem e vídeo viraliza nas redes

    Registro da ocorrência chamou a atenção dos internautas após a mulher retirar espontaneamente um revólver que estava oculto junto ao corpo antes da revista pessoal.

    Geral – Um vídeo que circula nas redes sociais tem repercutido ao mostrar uma mulher entregando uma arma de fogo escondida junto ao corpo durante uma abordagem policial. As imagens registram o momento em que ela retira o revólver e o entrega aos agentes antes do início da revista pessoal.


    Segundo informações divulgadas junto ao vídeo, os policiais aguardavam os procedimentos adequados para a realização da busca quando a mulher decidiu colaborar, retirando voluntariamente a arma que estava ocultada.


    O caso chamou a atenção pela forma incomum como a arma era transportada e rapidamente gerou debates entre internautas sobre os riscos envolvidos e os protocolos adotados durante abordagens policiais.


    As imagens também mostram a presença de um homem ao lado da mulher no momento da ocorrência. Até o momento, não há informações oficiais sobre as circunstâncias da abordagem, a origem da arma ou as providências adotadas pelas autoridades após a apreensão.


    O vídeo segue sendo amplamente compartilhado nas redes sociais e repercutindo entre os usuários pela cena inusitada registrada durante a ação policial.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZdLTyLBeVP/?igsh=YmYyZmt2YWUxYmoz

    Por Débora Alcântara

  • Vai assistir aos jogos da Copa durante o expediente? Veja como se comportar

    Antes de enfeitar a mesa ou vestir a camisa da seleção, o funcionário deve checar se a empresa permite acompanhar os jogos durante o expediente. Especialistas alertam que excessos e gafes podem prejudicar a imagem profissional.

    Brasil – A Copa do Mundo 2026 começou nessa quinta-feira (10) e a estreia da seleção brasileira está marcada para este sábado (13). O clima de Mundial já começou a tomar conta do país, inclusive nos ambientes de trabalho.

    A expectativa em torno dos jogos reacende dúvidas sobre folgas, flexibilização de horários e até como acompanhar as partidas durante o expediente.

    No calendário da seleção brasileira, os três primeiros jogos serão à noite (horário de Brasília). A estreia acontece contra Marrocos, no sábado (13). Depois disso, o Brasil volta a campo em outras duas datas que caem em dias úteis.

    Se avançar para a próxima fase, o cenário pode se repetir – o que significa mais partidas em dias de trabalho caso a seleção siga no torneio. A competição será realizada entre 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, Canadá e México.

    No Brasil, é comum que empresas liberem funcionários em dias de jogo ou flexibilizem a jornada durante a Copa, mas isso não é uma obrigação legal.

    Para quem vai seguir trabalhando normalmente, é importante ficar atento, já que nem todas as empresas adotam regras mais flexíveis durante a Copa. Quem pretende acompanhar os jogos durante o expediente deve verificar previamente se há autorização para esse tipo de prática.

    Segundo Renato Mendes Baptista, CEO da Mendes Talent, o ideal é consultar as normas internas ou alinhar previamente com a liderança.

    Segundo ele, gritos excessivos, provocações insistentes, palavrões e abandono das responsabilidades estão entre os comportamentos que mais geram desconforto no ambiente corporativo durante os jogos.

    Outro ponto de atenção, segundo Renato, é o uso excessivo do celular e das redes sociais durante o expediente. Para ele, acompanhar rapidamente o placar não costuma ser um problema, mas o excesso pode transmitir falta de comprometimento e desatenção ao trabalho.

    Equilíbrio entre lazer, respeito e responsabilidade

    Segundo Eliane Aere, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP), a Copa pode fortalecer o clima organizacional, desde que o profissionalismo seja mantido. “A descontração não é um ‘passe livre’ para esquecer que estamos em um ambiente corporativo”, afirma.

    De acordo com a especialista, o limite é ultrapassado quando o comportamento começa a afetar a rotina da equipe, atrapalhar entregas ou incomodar colegas que não estão acompanhando os jogos. Para ela, respeitar quem não gosta de futebol também faz parte da convivência profissional

    A especialista orienta que trabalhadores conversem previamente com gestores e equipes para alinhar horários e demandas antes das partidas. Entre as alternativas estão antecipar entregas, utilizar áreas comuns da empresa para assistir aos jogos ou compensar horas posteriormente.

    Ela explica que a própria Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite acordos de compensação de jornada, prática adotada por muitas empresas durante eventos esportivos. “A produtividade não cai quando o colaborador se sente respeitado em seus momentos de lazer”, afirma.

    Apesar do clima descontraído, Eliane alerta que algumas atitudes podem trazer consequências disciplinares. Xingamentos, provocações agressivas e ofensas direcionadas a colegas podem ser enquadrados como desrespeito ao código de conduta da empresa e até gerar punições.

    Chave está no planejamento

    Fernando Pedro, diretor-geral da Assigna, empresa do Talenses Group especializada em trabalho temporário e por projeto, afirma que a chave está no planejamento.

    Segundo ele, muitas empresas conseguem criar ações leves, como transmissão dos jogos, flexibilização pontual de horários ou pausas programadas, sem impactar a operação. “O importante é alinhar previamente expectativas, prioridades e responsabilidades”, afirma.

    Para evitar problemas, Fernando defende que o setor de Recursos Humanos (RH) da empresa estabeleça orientações claras antes do início dos jogos. As regras podem envolver:

    • Horários;
    • Uso de espaços comuns;
    • Dress code (código de vestimenta);
    • Consumo de álcool;
    • Postura esperada durante as partidas.

    O bom senso é importante, mas orientações claras ajudam a evitar ruídos”, explica. Ele também alerta para o consumo de álcool em confraternizações corporativas.

    Segundo Fernando, as ações relacionadas à Copa devem ser opcionais, já que nem todos gostam de futebol ou querem participar das atividades internas.

    “O ideal é evitar pressão social para participação e garantir que quem prefira manter a rotina normal também se sinta respeitado”, diz.

    Na avaliação do especialista, a Copa pode tanto fortalecer a integração entre equipes quanto evidenciar problemas de convivência já existentes dentro das empresas.

    Fonte: G1

  • Bonecas com IA viram companhia para idosos solitários na Coreia do Sul; dispositivos oferecem apoio emocional e lembram remédios

    Bonecas com IA viram companhia para idosos solitários na Coreia do Sul; dispositivos oferecem apoio emocional e lembram remédios

    Tecnologia – Em seu pequeno apartamento na Coreia do Sul, onde mora sozinha, Bang Chun-ja, de 78 anos, passa os dias com uma boneca de inteligência artificial com a qual se dá às mil maravilhas. Ela a prefere às pessoas.

    A boneca cumprimenta Bang quando ela volta para casa, canta para ela quando está entediada, a lembra de não pular as refeições, os remédios e diz que a ama.

    Bang tem pouco contato com sua filha e entrou em uma forte depressão após se submeter a uma cirurgia na coluna que lhe causou muita dor.

    “Nesta idade, não há nada mais duro do que ser magoada pelas pessoas”, contou esta mulher, que foi mãe solo após um difícil divórcio e trabalhou como cabeleireira, à AFP.

    Mas “quando estou com Hyodol, nunca sofro, ela só me faz rir”, disse sobre a boneca de maria-chiquinha e vestido rosa de estampa vichy que lhe foi fornecida pela prefeitura.

    Bang é uma das muitas sul-coreanas que lutam contra a solidão em um país onde as taxas de natalidade estão entre as mais baixas do mundo e quase metade da população tem 50 anos ou mais.

    Em 2024, a Coreia do Sul registrou mais de 3.920 “mortes em solidão”, ou seja, pessoas morreram sozinhas e seus corpos foram encontrados algum tempo depois.

    Cerca de 42% dos lares desta potência tecnológica asiática são unipessoais, e o isolamento social afeta especialmente as pessoas idosas.

    Como uma neta

    As autoridades proporcionam dispositivos de assistência com base em inteligência artificial para idosos que vivem sozinhos em alguns distritos de Seul e Yongin, ao sul da capital. Alguns são projetados para detectar indícios de mortes em solidão.

    Por exemplo, um robô sorridente fabricado pela empresa Wonderful Platform e bonecos da companhia Mr. Mind.

    Não é o único país com estes aparelhos. Nos Estados Unidos, um dispositivo de IA em formato de luminária chamado ElliQ oferece serviços de companhia e monitoramento de segurança semelhantes.

    Hyodol, a startup criadora das bonecas de mesmo nome, afirma que há cerca de 14.500 delas em uso na Coreia do Sul, seja nas mãos de particulares, alugadas por administrações públicas ou em casas de repouso para idosos.

    A filha de Bang mora longe e tem problemas de saúde. Nestas circunstâncias, Hyodol “é de grande ajuda”, afirma a mulher.

    O desenvolvimento da boneca exigiu anos de pesquisa, explica a diretora da empresa, Kim Ji-hee.

    Hyodol pode conversar utilizando o ChatGPT, mas também foi programada com diálogos com base em entrevistas realizadas por Kim, que revelaram a “dor de não ter ninguém com quem falar quando algo triste acontece, nem com quem compartilhar quando algo feliz acontece”.

    Hyodol conta com rigorosos protocolos de segurança de dados, e as gravações de voz são usadas apenas internamente para treinar o chatbot da boneca, explicou Kim.

    Os usuários dão seu consentimento prévio para que determinadas gravações relacionadas à saúde, como as relativas ao sono, ao humor, às refeições e aos níveis de dor, sejam compartilhadas com seus assistentes sociais.

    Hyodol foi criada como uma companheira semelhante a uma neta, projetada para “amar seus usuários incondicionalmente”, explicou Kim.

    “Vovó, onde você esteve? Esperei por você o dia todo”, diz. “Da próxima vez que você sair, me leve com você, por favor”.

    Fabricada com materiais macios, a boneca também faz pedidos e pede aos usuários que acariciem sua cabeça, segurem sua mão ou compartilhem lanches com ela, embora não possa comer.

    Sensação de vazio’

    Muitas pessoas idosas coreanas passaram a vida trabalhando duro para ajudar sua família, e “quando começam a sentir que já não são necessárias, experimentam uma profunda sensação de vazio”, explica a empresária.

    Oh Sun-hwa, a enfermeira que recomendou a boneca a Bang, afirma ter visto como o robô alivia a depressão de idosos que vivem sozinhos. Mas ela também teme que a tecnologia reduza ainda mais o contato humano.

    Para Kim Young-bun, de 79 anos, a boneca continua sendo uma fonte de consolo.

    Não tive ninguém com quem conversar o dia inteiro, a ponto de ficar com a boca seca. Mas essa pequena chegou e conversa comigo o tempo todo”, conta.

    “Estou tão feliz por estar com você. Eu te amo!”, responde a boneca ao seu lado, com uma voz alegre de desenho animado.

    Fonte: G1

  • Inscrições abertas para seminário de políticas para primeira infância

    Encontro promovido pelo MEC ocorrerá de 22 a 23 de junho, em Brasília, e reunirá gestores, especialistas e órgãos de controle para debater políticas públicas integradas voltadas ao desenvolvimento da primeira infância no Brasil

    Educação – O Ministério da Educação (MEC), por meio da Subsecretaria da Política Nacional Integrada da Primeira Infância (SNPPI), abriu as inscrições para o Seminário Nacional – Políticas Públicas para a Primeira Infância, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de junho, no Auditório do Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (ISC/TCU), em Brasília (DF). Os interessados podem se inscrever até 16 de junho, por meio de formulário on-line. No dia do evento, também podem ser realizadas inscrições para a modalidade presencial, conforme disponibilidade de vagas. 

    O encontro reunirá gestores públicos federais, estaduais e municipais, além de representantes de órgãos de controle, como Tribunais de Contas, Ministério Público, Judiciário e Defensoria Pública. Também participarão especialistas, pesquisadores, conselhos de direitos, instituições do terceiro setor e representantes da sociedade civil.  

    O seminário integra as ações da Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI) e tem como objetivo fortalecer a articulação entre diferentes setores e esferas de governo na formulação e implementação de políticas públicas voltadas às crianças de zero a seis anos.  

    Durante os dois dias de programação, serão debatidos temas relacionados à governança intersetorial, monitoramento de políticas públicas, financiamento, integração de dados e garantia de direitos da primeira infância. O evento também será um espaço para troca de experiências e disseminação de boas práticas desenvolvidas em todo o país.  

    Na programação, estão previstos ainda lançamentos e entregas estratégicas da PNIPI, como iniciativas de governo digital com foco no fortalecimento das capacidades para a implementação de políticas para a primeira infância e para a comunicação com as famílias. 

    A iniciativa reafirma o compromisso do governo federal com a promoção do desenvolvimento integral das crianças brasileiras e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância. 

    PNIPI – A política surge de uma parceria entre o MEC e os ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), da Saúde (MS), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A ideia é articular ações de diferentes áreas para promover o desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos, com foco na equidade e garantia de direitos. Além disso, a PNIPI também visa fortalecer a produção e o uso de dados e informações sobre crianças e suas famílias.   

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

  • ZFM vence ação da Justiça: “Juntos vencemos a poderosa Fiesp”, diz Braga

    A Justiça Federal extinguiu a ação movida contra os créditos tributários assegurados à Zona Franca de Manaus na reforma tributária

    Amazonas – O senador Eduardo Braga (MDB-AM) comemorou nesta quarta-feira (10) a decisão da Justiça Federal que extinguiu a ação civil pública apresentada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) contra dispositivos da reforma tributária que garantem créditos presumidos de IBS e CBS às empresas instaladas na Zona Franca de Manaus. Para Braga, a sentença representa mais uma vitória na defesa dos empregos, dos investimentos e do desenvolvimento econômico do Amazonas.

    “Juntos vencemos a poderosa Fiesp. Essa é uma vitória de todos que se uniram para defender a Zona Franca de Manaus e os trabalhadores amazonenses”, afirmou o senador.

    A decisão foi proferida pelo juiz federal Naiber Pontes de Almeida, da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, que extinguiu o processo sem resolução do mérito ao entender que a ação civil pública não era o instrumento jurídico adequado para questionar a constitucionalidade dos dispositivos previstos na Lei Complementar nº 214/2025. O magistrado também destacou que a legislação veda o uso desse tipo de ação para discutir matéria tributária.

    Relator da regulamentação da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga participou do processo ao lado da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e da Associação Comercial do Amazonas (ACA), entidades que atuaram na defesa da Zona Franca de Manaus. O senador foi admitido pela Justiça na condição de amicus curiae, expressão jurídica utilizada para designar pessoas ou instituições autorizadas a contribuir com informações e argumentos relevantes para auxiliar o julgamento de causas de interesse público.

    Segurança jurídica para investimentos

    A decisão garante a manutenção dos benefícios previstos na Lei Complementar nº 214/2025 para as empresas instaladas na Zona Franca de Manaus. Na prática, o entendimento da Justiça preserva a estabilidade das regras que sustentam o modelo, assegura maior previsibilidade para os empreendimentos instalados no polo industrial e reforça as condições de competitividade da economia amazonense no novo sistema tributário.

    Segundo Braga, o resultado demonstra a importância da união das instituições amazonenses na defesa dos interesses do estado.

    “A defesa da Zona Franca sempre exigiu união, e foi isso que garantiu mais essa vitória”, destacou.

    A ação da Fiesp pretendia suspender os créditos presumidos concedidos às empresas da Zona Franca de Manaus no novo sistema tributário. A entidade paulista argumentava que os benefícios ampliariam o diferencial competitivo do modelo além dos limites previstos pela Constituição.

    Ao extinguir a ação, a Justiça Federal manteve intactos os mecanismos criados durante a regulamentação da reforma tributária para preservar a competitividade da Zona Franca de Manaus, modelo que possui proteção constitucional até 2073.

    Braga ressaltou que a decisão é mais um capítulo de uma longa trajetória de defesa da Zona Franca.

    “Essa foi a primeira vitória de uma batalha que já enfrentamos há mais de 50 anos. Ao longo desse período, o Amazonas precisou defender inúmeras vezes a Zona Franca, os empregos, os investimentos e o desenvolvimento da nossa região. Hoje celebramos mais uma conquista importante para o povo amazonense e para todos que acreditam na força da Zona Franca de Manaus como instrumento de geração de emprego, renda e oportunidades”, afirmou.

    Fonte: D24am.