Especialistas explicam sintomas, indicam confirmação com duas medições e alertam que tratamento indevido pode causar infertilidade e outros efeitos adversos.
Saúde – O cantor Zé Felipe contou recentemente nas redes sociais que, após alguns exames, descobriu que estava com testosterona baixa e usou um chip hormonal para tratar a condição. O g1 ouviu especialistas para explicar os sintomas da testosterona baixa, como e quando ela deve ser reposta e os riscos do uso abusivo do hormônio.
Ao explicar o ocorrido, Zé Felipe afirmou que seu cortisol estava alto por causa de sono errado e a testosterona baixou. Ele contou ainda que, após usar um chip hormonal, começou a ter mais disposição e “vontade de viver”.
A queda é de cerca de 1,2% ao ano na testosterona total, mas muitos homens mantêm níveis normais ao longo da vida, explica o coordenador do Departamento de Andrologia, Reprodução e Medicina Sexual da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Gustavo Marquesine Paul.
Estudos recentes indicam que o que mais influencia a queda não é apenas a idade, mas sim fatores como:
- Obesidade
- Sedentarismo
- Má qualidade do sono
- Estresse crônico
- Doenças metabólicas
Os sintomas da queda de testosterona em homens podem ser variados e muitas vezes inespecíficos, mas os principais são:
- Sintomas sexuais: redução da libido, disfunção erétil, diminuição da frequência de ereções matinais
- Sintomas físicos: fadiga e baixa energia; perda de massa muscular; aumento de gordura corporal e redução de força
- Sintomas cognitivos e emocionais: desânimo; irritabilidade; dificuldade de concentração e queda na motivação
- Outros sinais possíveis: osteopenia (redução da densidade mineral óssea); osteoporose; anemia; redução de pelos corporais.
A dosagem da testosterona deve ser feita preferencialmente pela manhã, entre 7h e 10h, quando os níveis hormonais estão mais elevados e estáveis. Além disso, é fundamental que o paciente esteja em condições adequadas: evitar privação de sono, preferencialmente em jejum.
O resultado do exame precisa ser confirmado. As principais diretrizes internacionais recomendam que a testosterona baixa seja confirmada com pelo menos duas dosagens em dias diferentes. Isso porque os níveis hormonais podem variar de forma significativa ao longo do dia e existem fatores transitórios. Em alguns casos, pode ser necessário complementar com: testosterona livre; SHBG, LH e prolactina, explica Paul.
O médico destaca que a testosterona em níveis elevados não é sinônimo de saúde. O objetivo do tratamento é normalizar os níveis, e não elevá-los acima do fisiológico.
Além disso, a reposição de testosterona não deve ser iniciada sem avaliação médica adequada, especialmente em homens com desejo reprodutivo, já que pode comprometer a fertilidade, acrescenta o médico.
O urologista da SBU Fernando Facio acrescenta que os urologistas só prescrevem a testosterona se o paciente tiver queixas de função sexual, como perda de libido e dificuldade de ereção, e nível de testosterona fora da faixa da normalidade.
Os pacientes que não têm a quantidade mínima de testosterona e sintomas do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) são chamados de hipogonádicos.
Mas, em homens com deficiência de testosterona que têm entre 45 e 50 anos de idade e ainda pretendem ter filhos, é preferível usar uma medicação chamada citrato de clomifeno, que estimula o testículo a produzir a testosterona a partir da gordura queimada. Dessa forma, o paciente melhora os níveis de testosterona sem alterar a chance de ser fértil.
O testículo é uma glândula que, quando entende que está entrando testosterona exógena (que não foi produzida pelo corpo), para de trabalhar.
Pacientes com glóbulos vermelhos aumentados também devem evitar a reposição com testosterona.
As contraindicações para o uso sem necessidade e para o uso abusivo da testosterona são:
- Hipertrofia da musculatura cardíaca
- Alteração hepática
- Acne
- Queda de cabelo
- Infertilidade na faixa entre 40 e 55 anos de idade
- Piora do câncer de próstata ou de mama em pacientes com a doença
Zé Felipe é cantor e compositor de música sertaneja e filho do cantor Leonardo. Ele foi casado com a influenciadora digital Virgínia Fonseca, com quem teve três filhos (Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo).
Fonte: G1
Deixe um comentário