Delegação brasileira pela primeira vez marca presença no quadro de medalhas graças ao ouro de Lucas Pinheiro Braathen. Noruega lidera pela quarta vez seguida
Esporte – O Brasil pela primeira vez marcou presença no quadro de medalhas das Olimpíadas de Inverno. Neste domingo, a delegação verde-amarela encerrou a participação em Milão-Cortina 2026 com a melhor campanha de sua história nos Jogos. O ouro de Lucas Pinheiro Braathen no esqui alpino levou o Brasil ao 19º posto. A Noruega foi a líder do quadro de medalhas, com 18 ouros, 12 pratas e 11 bronzes.
Começamos bem, aumentando o número de participantes, aumentando o número da delegação. E fechamos literalmente com a chave de ouro, conquistando a primeira medalha olímpica do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno. E logo uma medalha de ouro – celebrou Marco La Porta, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Além da medalha inédita de Lucas Pinheiro Braathen, o Brasil celebrou o recorde de número de atletas, com 14 representantes em Milão-Cortina. Outro marco comemorado foi o número de atletas no top-20. Lucas foi campeão do slalom gigante. Nicole Silveira foi a 11ª colocada no skeleton. Pat Burgener foi o 14º e Augustinho Teixeira o 19º no snowboard halfpipe. Edson Bindilatti pilotou o trenó 4-man (para quatro homens) do bobsled para a 19ª colocação.
Um total de 29 países conquistaram medalhas em Milão-Cortina, mesmo número de Pequim 2022, um a menos que o recorde de 30 delegações medalhistas de PyeongChang 2018.
A Noruega liderou o quadro de medalhas pela quarta vez consecutiva e a 11ª vez na história. Estados Unidos ficaram na segunda posição, com 11 ouros. A Holanda empatou com a Itália com 10 ouros, mas levou a melhor no número de pratas (7 a 6).
Confira abaixo os resultados do Brasil em Milão-Cortina 2026:
🥇 Medalha de ouro – slalom gigante – esqui alpino: Lucas Pinheiro Braathen – melhor resultado entre todas as modalidades
11º – skeleton feminino: Nicole Silveira – melhor resultado na modalidade
14º – snowboard halfpipe: Pat Burgner – melhor resultado na modalidade
19º – 4-man bobsled: Edson Bindilatti, Davidson de Souza, Luis Bacca e Rafael Souza – melhor resultado na modalidade
19º – snowboard halfpipe: Augustinho Teixeira
21º – sprint feminino por equipes: esqui cross-country: Bruna Moura e Duda Ribera – melhor resultado na modalidade
24º – 2-man bobsled: Edson Bindillati e Luis Bacca – melhor resultado na modalidade (no 2-man)
27º – slalom – esqui alpino: Giovanni Ongaro – melhor resultado na modalidade (no slalom)
31º – slalom gigante – esqui alpino: Giovanni Ongaro
Fonte: GE
Deixe um comentário