Manaus amplia fiscalização e ativa 34 novos radares de trânsito a partir deste domingo

Escrito por

em

Equipamentos passam a monitorar velocidade, avanço de sinal vermelho e circulação irregular de veículos pesados em avenidas e cruzamentos da capital.

Manaus – A cidade de Manaus passa a contar, a partir deste domingo (1º/2), com 34 novos equipamentos de fiscalização eletrônica em operação. A medida é coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e amplia o monitoramento do trânsito em pontos considerados críticos da capital.

Os novos dispositivos incluem radares de velocidade, lombadas eletrônicas, sistemas de fiscalização de avanço de sinal vermelho e detectores de eixo, tecnologia usada para identificar a circulação irregular de veículos pesados em áreas com restrição.

Segundo o IMMU, a ativação foi precedida por ações educativas, reforço na sinalização viária e divulgação prévia dos locais fiscalizados. O objetivo, de acordo com o órgão, é reduzir acidentes e preservar vidas, principalmente em vias com histórico de excesso de velocidade e alto índice de ocorrências.

“O foco da fiscalização eletrônica é a segurança viária. Esses equipamentos não têm caráter arrecadatório, mas preventivo, para proteger condutores, ciclistas e, principalmente, pedestres”, afirmou o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Leda Júnior.

Os equipamentos atuam em três frentes principais: controle de velocidade de até 60 km/h em avenidas de grande fluxo; lombadas eletrônicas com limite de 40 km/h em trechos que exigem maior atenção; e fiscalização do avanço de sinal vermelho em cruzamentos considerados de risco.

Manaus também passa a utilizar detectores de eixo, capazes de identificar caminhões e outros veículos pesados trafegando em locais proibidos ou utilizando faixas de forma irregular, o que pode comprometer a segurança e a fluidez do trânsito.

De acordo com o IMMU, todos os equipamentos seguem as normas da Resolução nº 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foram aferidos pelo Inmetro. Nos pontos de controle de velocidade, há sinalização obrigatória com placa R-19, além de reforço na sinalização horizontal e vertical.

Os novos radares foram instalados em importantes corredores viários da capital, como as avenidas Djalma Batista, Constantino Nery, Ephigênio Salles, Pedro Teixeira, das Torres, do Turismo e General Rodrigo Otávio, além de cruzamentos distribuídos pelas zonas Norte, Sul, Oeste, Centro-Oeste e Centro. Detectores de eixo também foram posicionados em áreas estratégicas próximas à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no Coroado, Petrópolis e em vias de grande circulação.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *