Estrutura de captação no Rio Javari afundou parcialmente e deixou cidade em situação emergencial.
Amazonas – O município de Benjamin Constant está enfrentando falta de água após o afundamento parcial de uma balsa utilizada para a captação no Rio Javari. A estrutura pertence à Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e é responsável por parte do fornecimento de água à população local.
O problema foi registrado por um morador da cidade, que gravou um vídeo mostrando a balsa parcialmente submersa no rio. As imagens circularam nas redes sociais e evidenciaram a gravidade da situação enfrentada pelos moradores.
Morador alerta para demora no conserto e sugere alternativa
No vídeo divulgado, o residente afirma que o reparo da balsa pode levar tempo e defende a adoção de uma medida alternativa para reduzir os impactos da falta de água. Segundo ele, uma bomba poderia ser instalada provisoriamente na balsa pertencente à associação de moradores.
“Olha aí como se encontra a balsa da nossa Cosama. Só tem uma solução. Para ajeitar essa balsa vai custar muito tempo. É colocar essa bomba aqui nessa balsa da associação, para o nosso povo não passar dificuldade com água”, disse o morador no registro.
Defesa Civil confirma fornecimento comprometido
Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil confirmou que o município está com o abastecimento de água comprometido em razão do problema no flutuante de captação da Cosama.
O órgão informou ainda que está sendo realizado um abastecimento emergencial exclusivo para o hospital da cidade, com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços essenciais de saúde. Até a última atualização, não havia previsão para a normalização do fornecimento de água no município.
Fonte: AM POST